domingo, março 22, 2009


Medicina nada alternativa

Jolivaldo Freitas

É até certo ponto surreal o atendimento médico nos municípios baianos, e a atitude dos médicos, notadamente, os recém-formados. Em quase um terço das cidades interioranas médico é um produto raro. Em cada hospital que tem suas portas abertas falta médico. Antigamente eu pensava que a culpa se dava apenas pela falta de empenho dos gestores.

 Com o tempo e vivendo a realidade de atuar em marketing político em grandes e pequenas cidades, constatei que a questão ganhava outra dimensão. Na realidade, na maioria dos casos a falta de atendimento médico nas áreas interioranas é um problema também causado pela má vontade dos médicos.

Acredite que hoje a maioria das prefeituras possui verbas para pagar adequadamente aos profissionais de Saúde. É bom que se diga que de forma até certo ponto numa iniciativa apartidária, os hospitais regionais estão dotados de estrutura. Daí se pergunta: onde está o gargalo? Acredite. Está na relutância do médico em querer sair da capital, notadamente, das áreas litorâneas.
Acredite! Existem milhares de vagas para médicos em hospitais do interior do país. Levantamento feito na Internet revela que na maioria das prefeituras o salário-base para um médico iniciante, principalmente se for clínico, é de R$ 2.500 reais e muitas prefeituras ainda oferecem residência, comida e roupa lavada. Mas os médicos preferem as capitais. Se for na Bahia, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e outras que estejam debruçadas sobre o mar, aí é que não saem, mesmo que estejam sendo explorados e mal pagos. Preferem dar longos plantões nas clínicas, ser mal remunerado a deixar a barraca de praia.
Tive, ano passado, contato com esta realidade quando vivenciei o fato do então prefeito de Juazeiro - que vem a ser a quarta cidade em importância, da Bahia; uma das mais bonitas e aprazíveis do Vale do São Francisco -, ter recuperado vários postos de saúde na sede e nos distritos, bem como construído outras unidades, e elas ficarem sem pode atender aos doentes por não ter médico.A prefeitura colocou anúncio em jornais de todo o país e uns gatos pingados apareceram.

Mas a situação era agravada pelo fato de Juazeiro estar colada com Petrolina, no outro lado em Pernambuco. Por absoluta falta de estrutura de Saúde, os doentes pernambucanos atravessam a ponte e vão em busca de atendimento no lado baiano, sobrecarregando a estrutura existente. Até Salvador sofre com a "invasão" de pacientes alienígenas, Os postos de Saúde são usados por doentes que vêm de diversos municípios. Na falta de médicos em suas cidiades, os prefeitos têm optado por colocar seus doentes em ônibus e vans e trazem para atendimento em clínicas e  consultórios da capital, pagando cash. É aquele negócio: se Maomé não vai à montanha, ela vai a ele
 

______________________________________________________________________

3 Comments:

At 4:43 PM, Anonymous Anônimo said...

Um texto que reflete a tamanho do autor!

 
At 6:25 PM, Anonymous Eduardo Leite said...

Prezado Jolivaldo .

Saúde e esperança, sempre.No meu blog www.eduardoleite.blogspot.com tem vários artigos que referem -se a este tema. Se tiver um tempinho dê uma olhada e o ilustre jornalista poderá mudar de idéia em relação a esse ponto de vista muito bem escrito mas que carece de outras informações.Em muitos dos nossos artigos chamo a atenção sobre a reforma que deve ser feita no ensino médico. Já seria um grande avanço. Só para exemplenficar um fato , o carnavald e Salvador se fosse evitado , traria muitos benefícos e muitas vidas não seriam sacrificadas. Estou tentando ,vou ao MPE, amanhã , tentar convencer as autoridades a adiar a micareta em Feira que, com certeza, fomentará os mesmos absurdos pós carnaval de Salvador, Itabuna e Porto Seguro. O médico tem muita culpa quando não se conscientiza do seu papel social e pensa só no seu sucesso patrimonial-particularidade de quase a totalidade da nossa sociedade-.Temos que rever nossas prioridades e cobrar dos nossos representantes seriedade e compromisso com as necessidades básicas da população.
Um forte abraço,

Eduardo Leite

 
At 1:49 PM, Anonymous Dona Preta said...

Ta devendo atualização aqui visse...

 

Postar um comentário

<< Home