domingo, fevereiro 01, 2009


Do Blog Forquilha

Desagravo à jornalista Cintia Kelly


POR VANDA AMORIM

Tenho confabulado no forquilha sobre a ética profissional e sobre a necessidade de termos o nosso conselho profissional. Este, não apenas para que sejamos fiscalizados no cumprimento das nossas atividades, mas também para que tenhamos um instituto a nos defender da sanha de políticos que, protegidos pela imunidade parlamentar, se acham no direito de agredir, de denegrir quem quer que seja do alto da tribuna do Plenário.
Hoje venho em defesa da colega jornalista Cíntia Kelly, que cobre a Assembléia Legislativa e que, no último dia 22, foi vítima da raiva do deputado Gaban. Só o faço hoje porque não tive conhecimento antes. mas estranho que o Sinjorba e a ABI não tenham se manifestado em nota de repúdio ao parlamentar ou de desagravo à jornalista, profissional por formaç ão como eu.
Procurei no site da Assembléia Legislativa a íntegra do discurso feroz de Gaban que atinge Cíntia Kelly, colocando-a como mentirosa e sua inimiga pessoal, segundo relatado pelo blog Política Livre, do jornalista Raul Fonseca . Nada consta ali. Os discursos só estão postados até o dia 12 de janeiro, apesar de já estarmos no dia 30.
É gritante o desrespeito à jornalista, que esclareceu à situação ao Política Livre e que transmito aqui:

" Qui 22 Jan 2009
Repórter se diz espantada com discurso em que deputado a chamou de "inimiga"
Em email a este site, a jornalista Cíntia Kelly, do Correio da Bahia, disse ter ficado espantada "com a irritação e a falta de decoro e de respeito aos profissionais de imp rensa que atuam" na Assembléia Legislativa, exibidos hoje pelo deputado estadual Carlos Gaban, durante discurso em que protestou contra matéria assinada por ela no jornal que o apontava com um dos virtuais candidatos nas eleições para a mesa diretora da Casa. "Em nenhum momento a matéria sob o título "PMDB lança candidatura avulsa para Mesa Diretora" denigre o deputado ou informa qualquer inverdade, como foi afirmado pelo mesmo. O nome do deputado foi citado pelo líder do seu partido na Assembléia, Heraldo Rocha (DEM), em entrevista concedida ao jornal. Causa ainda estranheza o fato de o deputado chamar-me de sua "inimiga pessoal", já que não tenho e nunca tive qualquer relação mais próxima com tal parlamentar", disse Cíntia, observando que, diante do fato, só "tem a lamentar tal postura e afirmar que discursos como este não amedrontam o trabalho dos profissionais de imprensa que buscam levar a informação à população".

Não é correto usar os profissionais de imprensa como saco de pancada. Mesmo que ele, Gaban, não tenha dito a Cíntia Kelly que era provável candidato à Mesa, um outro parlamentar, líder do seu partido, o disse. Espero, sinceramente, que a jornalista tenha gravado a sua entrevista. Sim, porque é uma temeridade dar cobertura a uma Casa como a Assembléia, onde as opiniões mudam de acordo com o interesse político, sem que se faça uso de gravador. Senão, parodiando o ditado, ouviu, não gravou, o pau comeu.
Que Cíntia não se intimide e tenha a coragem de olhar a Assembléia com olhos de ver, levando pautas quentes sobre este nosso parlamento.

______________________________________________________________________