sexta-feira, janeiro 16, 2009


Do Blog de Paixão Barbosa

 

Impunidade faz crescer violência

Paixão Barbosa

 
O número de 104 homicídios na Região Metropolitana de Salvador nos primeiros 15 dias de 2009, como revela, em reportagem de hoje o jornal A TARDE, assusta muito. Isto significa a média de sete mortos por dia e já supera, em termos médios, as ocorrências no primeiro mês do ano passado, quando em 31 dias foram registrados 169 crimes, aproximadamente cinco mortos por dia.

 Mas assusta ainda mais quando se verifica que a maior parte desses homicídios está ligada de alguma forma ao tráfico de drogas ou a outras atividades do crime organizado. Porque não se trata de falar mais em sociologia da miséria, mas em como combater este inimigo que cresce e se fortalece à custa da impunidade e da falta de ações eficientes por parte das nossas autoridades. Já se sabe que não basta a repressão policial, mas nem esta acontece de modo eficaz e os traficantes se tornam cada vez mais ousados e violentos.

 Sei bem que falar é mais fácil que agir, mas não custa lembrar que foi com o estímulo da inação e omissão dos poderes públicos que os traficantes do Rio de Janeiro chegaram ao patamar atual, de se declararam "donos" de áreas, nas quais até autoridades têm que pedir licença para entrar. Ainda há tempo de evitar que Salvador chegue a isto. Mas é preciso ação.

______________________________________________________________________