sexta-feira, janeiro 30, 2009


Bienal do livro cresce

A nona Bienal do Livro da Bahia, maior evento literário do estado, acaba de superar a edição realizada em 2007 no número de estandes de expositores comercializados. O crescimento representa um aumento de 20%, o que acabou contribuindo diretamente na integração de mais uma área dentro do Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções. Com isso, a 9ª Bienal Bahia, que será de 17 a 26 de abril, já alcança um recorde de área de exposição.
 O crescimento, porém, era previsto, já que a área útil cresceu de 5,6 mil m2, na primeira edição, em 1996, para 16 mil m2 na última edição, em 2007, quando abrigou 350 expositores. Além de reunir expositores de todo o país, a Bienal do Livro da Bahia oferece palestras, lançamentos, sessões de autógrafos, programas de incentivo ao resgate do folclore brasileiro, visitação orientada para escolas e debates com importantes autores do cenário nacional.

Comentário
O único problema é que o evento tem mero caráter comercial. O organizador vende3 os espaços e as editoras vendem seus livros. Não existe um lampejo de apoio, descoberta ou divulgação dos autores que ainda buscam o reconhecimento. Ou seja: a bienal existe em sua nona edição, mas a literatura baiana está parada no tempo.

______________________________________________________________________