quinta-feira, dezembro 18, 2008


NOTÍCIAS

Inauguração do busto de Bolívar reforça laços entre Bahia e Venezuela

 

O general e estadista venezuelano, Simon Bolívar, chefe das revoluções que promoveram a independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, foi homenageado, ontem, com a inauguração de um busto no Centro de Convenções da Bahia.

 

 A peça, colocada na Avenida Simon Bolívar, foi doada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para celebrar a parceria do seu país com a Bahia.

 

"Simon Bolívar foi um grande estadista e revolucionário da América Latina e merece essa nossa homenagem. Esse busto também sela um dos objetivos da cúpula, que é a integração da América", afirmou o governador Jaques Wagner. 

 

A solenidade contou com a presença dos presidentes Hugo Chávez, Ivo Morales, da Bolívia, Raul Castro, de Cuba, e Manuel Zelaya, de Honduras.

 

Chávez afirmou que o socialismo bolivariano é a única alternativa para a libertação da América Latina. "Bolívar está mais vivo que nunca na América Latina. Precisamos mostrar que os Estados Unidos não manda mais no nosso continente, que somos livres", ressaltou.

 

Representantes sindicais e de movimentos sociais como o MST, acompanharam o evento, sendo saudados por Hugo Chávez após o término da solenidade.

 

Bolívar

 

Simon Bolívar morreu em 17 de dezembro de 1830, com 47 anos de idade. O estadista venezuelano, que dedicou sua vida à luta contra a presença espanhola na América do Sul, é considerado um dos maiores chefes das revoluções que promoveram a independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

 

Herói de mais de duzentas batalhas, recebeu o título de "O Libertador", conferido pelos parlamentos dos países por ele libertados do jugo espanhol e deu nome à Bolívia.

 

Orador e escritor, deixou alguns ensaios, entre os quais, Meu delírio no Chimborazo. Escreveu sobre sociologia e pedagogia, além de tratados militares, econômicos e políticos.

 

Bahia terá programa específico para população em situação de rua

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), lança, nesta sexta-feira (19), às 9hs, no Sesc/Senac do Pelourinho, o Programa Bahia Acolhe, voltado para atendimento à população em situação de rua.

 

O objetivo é oferecer um conjunto de ações de assistência social a este público, que convive diariamente com a pobreza e a violência, expressas das mais variadas formas.

 

O programa vai implantar centrais de acolhimento, denominadas de Portal Bahia Acolhe, caracterizadas como unidades de referência para a população em situação de rua, representando a porta de entrada na rede de proteção social.

 

 De funcionamento ininterrupto, os portais vão oferecer aos usuários, acesso à alimentação, higienização, serviços de enfermagem e abrigamento provisório, se houver necessidade.

 

O trabalho será executado por uma equipe multiprofissional, de forma individualizada. A primeira central de atendimento, sediada no bairro Boca do Rio, será inaugurada também nesta sexta, após a solenidade no Pelourinho.

 

Além dos portais, estarão integrados ao programa, diversos órgãos da rede de serviço governamental para que, assim, seja garantida a assistência integral aos usuários.

 

A ação também inclui a ampliação de vagas para abrigamento em organizações da sociedade civil que já atuam na área, mediante celebração de convênios.

 

Agentes de proteção

 

 

 

O programa funcionará com abrangência estadual, podendo ser acessado pelas prefeituras municipais que, para isso, terão responsabilidades específicas, a exemplo do acompanhamento das famílias das crianças, adolescentes e adultos atendidos. Os gestores municipais também deverão se comprometer em assumir, em médio prazo, a execução direta dos serviços.  

 

A operacionalização vai acontecer com participação dos chamados "agentes de proteção social", que farão a vigilância das situações de risco e vulnerabilidade, identificando os locais de maior incidência dessa população.

 

 O Bahia Acolhe vai funcionar no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (Suas), seguindo diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

 

Até o final de 2009, o programa terá investimento de R$ 12,6 milhões do Governo do Estado. Os recursos são destinados à contratação de educadores sociais, que farão o trabalho de educação de rua em onze diferentes áreas de Salvador, aquisição de veículos, reforma física e compra de equipamentos para implantação de novas centrais de atendimento.  

 

Península itapagipana ganha projeto de esporte e lazer

 

A partir desta quinta-feira (18), mais de 1.500 crianças e adolescentes dos bairros da Ribeira e de Itapagipe serão beneficiadas com um projeto de esporte, lazer e inclusão social.

 

Eles vão ter aulas de taekwondo, futebol, remo, capoeira, basquete de rua e biodança. O projeto também contempla a terceira idade, oferecendo meios de acesso a atividades corporais.

 

O projeto de inclusão social, que será executado em parceria com a Associação Beneficente Educação, Arte e Cidadania, tem o objetivo de fomentar o esporte - incentivando ou despertando habilidades em idade precoce - como elemento de integração de diferentes faixas etárias adaptadas à realidade local.

 

"A península itapagipana é uma região praieira, que serve de destino para atividades de lazer de uma parcela significativa da comunidade de Salvador", afirmou o diretor geral da autarquia, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô).

 

 As atividades serão desenvolvidas nas quadras das escolas públicas Presciliano Silva, Paulo Américo e Maria José, na Associação de Remo, na quadra da comunidade do Areal, na praia do Bogari e na sede da Abeac.

______________________________________________________________________