sexta-feira, dezembro 05, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Ibametro e Getax abrem guerra

contra taxímetros irregulares

 

No táxi que o Ibametro apreendeu, em ação conjunta com a Getax, realizada no Aeroporto de Salvador, foi encontrado um aparelho que amplifica o sinal denominado vulgarmente de "piaba". O instrumento acelera o funcionamento do taxímetro, aumentando o valor a ser pago pela corrida.

 

Após analisar o equipamento, constatou-se que a irregularidade ocorre com a  colocação de  uma agulha no fio do taxímetro, que gera uma corrente alternativa e acelera o seu funcionamento. Além disso, é colocado um interruptor ao alcance da mão do motorista, que aciona a irregularidade a qualquer momento.

 

O motorista foi identificado, o veículo suspenso por 10 dias e o proprietário vai responder a processo administrativo, devendo perder a licença. Dos 72 veículos vistoriados, outros cinco não possuíam certificado de verificação do taxímetro e um estava com o selo rompido, embora não apresentasse sinais de violação do aparelho.

 

Outras blitze serão realizadas pelo Ibametro, em parceria com a Getax, até o Carnaval, sobretudo em pontos de maior movimento de turistas, a exemplo do aeroporto, rodoviária, ferry-boate Mercado Modelo.

 

 A fiscalização tem como objetivo proteger o consumidor, identificando os veículos que estão com o taxímetro adulterado, registrando valores acima do estabelecido. O Ibametro realiza verificação anual de taxímetro para que os cidadãos não sejam lesados e possam pagar o preço justo pela corrida.

 

NACIONAL_____________________

 

 

Número de inscritos no Prouni já ultrapassa o dobro das bolsas oferecidas

 

 Brasília - A uma semana do fim das inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), o número de estudantes inscritos já é duas vezes maior do que o das vagas oferecidas. Até hoje (5), 320 mil candidatos já se inscreveram para disputar uma das 156 mil bolsas parciais e integrais dessa edição.

 

Os estudantes interessados devem se inscrever, exclusivamente pela internet, até as 21h (horário de Brasília) da próxima sexta-feira, dia 12 de dezembro. O pré-requisito básico para participar do ProUni é ter cursado todo o ensino médio em escola pública (ou em colégio particular na condição de bolsista) e ter obtido nota mínima de 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008.

 

Do total das bolsas, 95,6 mil são integrais e 60,7 mil parciais. As bolsas parciais, que custeiam 50% do valor da mensalidade, podem ser pleitadas por estudantes cuja renda per capita familiar é de até três salários mínimos. Já as bolsas integrais são restritas a alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Mais informações estão disponíveis na página do ProUni ou pelo telefone 0800 616161.

 

Produção industrial recua, em outubro, em dez dos 14 locais pesquisados pelo IBGE

 

 Rio de Janeiro - A queda de 1,7% na produção industrial brasileira, registrada em outubro em relação a setembro, reflete a retração do setor em dez dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com os dados regionalizados divulgados hoje (5).

 

Os dados do IBGE apontam que o indicador mês/mês (descontados os efeitos sazonais) mostrou que as quedas mais acentuadas, tomando por base a média nacional (-1,7%), ocorreram no Espírito Santo (-5,7%), Rio Grande do Sul (-5,5%) e Região Nordeste (-5,1%). Bahia (-3,9%), Amazonas (-3,5%), Pernambuco (-3,1%), Santa Catarina (-2,2%) e Minas Gerais (-1,9%) também ficaram abaixo da média nacional (-1,7%). As menores quedas ocorreram em São Paulo (-0,2%) e Rio de Janeiro (-0,6%).

 

Na comparação de outubro deste ano com igual mês do ano passado, as taxas foram positivas em dez das 14 regiões. Já o índice acumulado no ano apontou crescimento em todas as áreas investigadas.

 

Os estados que tiveram resultado positivo na comparação de setembro com outubro foram Pará (3,1%), Goiás (2,5%), Ceará (1,3%) e Paraná (1,2%).

 

TRF mantém validade da licença ambiental da Usina Hidrelétrica de Jirau

 

 Brasília - O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Jirair Aram Meguerian, deferiu na noite de ontem (4) o pedido de suspensão da liminar que cancelou a licença ambiental para a Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia. Com isso, a licença, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), continua valendo.

 

Ao justificar sua decisão, o presidente do TRF disse que, se forem atendidas as condicionantes fixadas pelo Ibama, não há risco de degradação do meio ambiente por causa da mudança. Ele lembrou também que a questão energética é muito importante para a infra-estrutura e o progresso do país. "Não se pode deixar de considerar o grave risco para a economia pública caso não se implemente o programa traçado em virtude da medida liminar", disse.

 

POLÍCIA_____________________

 

 

Polícia Militar lança Operação Verão neste sábado

 

A partir deste sábado (6), 234 homens vão reforçar o policiamento ostensivo da cidade nos finais de semana e feriado, em locais de grande convergência de pessoas. Às 8h30, no Farol da Barra, será lançada a Operação verão 2008/2009, com a presença do governador Jacques Wagner.

 

O objetivo é proporcionar uma maior segurança à população nas praias, sítios turísticos, parques, reservas ecológicas, áreas de museus e igrejas, além de shows e festejos populares.

 

A operação se estende por todo o interior do estado e região metropolitana,  exemplo da Linha Verde, Estrada do Côco, Ilha de Itaparica, Vera Cruz, Valença, Morro de São Paulo, Itacaré, Ilhéus, Porto Seguro, Mangue Seco, Alcobaça, Prado, Caravelas, Lençóis, Santo Amaro, Cachoeira, entre outros municípios. Serão disponibilizados 1.864 policiais militares, empregados regime extra.

 

Operação desmonta quadrilha de roubo de carros

 

Doze integrantes da quadrilha 'Hillux', especializada em roubo de veículos e cargas, foram presos durante a Operação Pegasus, deflagrada na madrugada desta sexta-feira (5) nas cidades de Camaçari, Feira de Santana, Dias D'Ávila e Várzea da Roça. O acusado de assalto Elinaldo Xavier Argolo, mais conhecido como 'Galego', resistiu à prisão e acabou morto no confronto. Entre os presos está Givaldo Oliveira Fagundes, eleito vereador na cidade de Cristinápolis, em Sergipe. 

 

Além das prisões, a polícia apreendeu três armas, seis automóveis, quatro motocicletas, um notebook, um colete à prova de balas, uma roupa camuflada, pneus de carros, cilindros de oxigênio e uma grande carga de queijo. Acusado de ser o líder da quadrilha, Adílson Rodrigues, que usava identidade falsa com o nome de Paulo Silveira, após os assaltos, seguia com a mercadoria para Feira de Santana, onde seria desmanchada ou repassada. No total, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão.

 

O secretário da Segurança Pública, César Nunes, destacou a eficiência das equipes na execução da operação. "Foi difícil chegar às pistas inicias", disse. Nunes afirmou que além de especialistas em roubo de veículos e cargas, eles atuavam com violência contra as vítimas, sendo suspeitos de alguns homicídios.

 

Trabalho integrado

 

"Com mais um excelente trabalho integrado entre departamentos e coordenadorias das polícias Civil e Militar, finalmente tiramos de circulação uma quadrilha que representava grande perigo à população da Região Metropolitana de Salvador", declarou Nunes. A quadrilha é acusada de tentativa de latrocínio ocorrida há três meses contra um policial federal e pela morte de um policial rodoviário estadual, encontrado carbonizado no município de Alagoinhas.         

 

Organizada pela Superintendência de Inteligência da SSP, participaram dessa operação cerca de 150 policiais dos departamentos de Tóxicos e Entorpecentes e de Crimes Contra o Patrimônio, do Centro de Operações Especiais (COE) e da Coordenadoria de Missões Especiais da Polícia Militar. Os presos ficarão custodiados no Complexo Policial dos Barris, aguardando decisão Judicial.

 

GERAL_____________________

 

 

Fenagro inova com estandes de produtos orgânicos

 

Para que os agricultores familiares de todo o estado divulguem e comercializem seus produtos e sua cultura, a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) criou um espaço, com estrutura de vila, dentro da Fenagro/2008, principal evento agropecuário do Norte/Nordeste, que acontece até domingo (7), no Parque de Exposições de Salvador. Ao todo são 25 estandes coordenados pela Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf).

 

A inovação deste ano é a feira de produtos orgânicos, expostos em seis estandes. A artesã e produtora orgânica, Marluce Celeste, montou seu espaço com frutas e legumes produzidos de forma orgânica para demonstração e divulgação dos lugares onde encontrar.

 

"Estou mostrando a importância desses alimentos para a saúde, considerando que é mais limpo e saudável, vindo de um sistema de cultivo que respeita o meio ambiente", explica.

 

O público que visita esse espaço, aprende sobre essa cultura e pode comprar artesanatos em palha de piaçava e colares de sementes e de coco.  

 

O superintendente da Suaf, Ailton Florêncio, afirma que o objetivo é valorizar a importância dos alimentos orgânicos, seu valor nutricional e, dessa maneira, fortalecer essa diferenciada produção no Estado.

 

A maior parte dos produtos é oriunda da agricultura familiar, mas é preciso um trabalho amplo de certificação e assistência técnica para ampliar a produtividade e, sobretudo, o acesso ao mercado.

 

Espanhóis compartilham experiências em segurança de turistas com a Bahia

 

 

 

O I Seminário de Segurança Turística da Bahia será realizado entre os dias 9 e 11 de dezembro, pela Secretaria de Segurança Pública, no Pestana Convento do Carmo Hotel, em Salvador. O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Turismo e Bahiatursa, visa proporcionar uma maior qualificação ao quadro de segurança turística no Estado.

 

 

 

A delegada de polícia, da Delegacia de Proteção ao Turista - DELTUR, Maritta Souza, disse que é muito importante a qualificação dos profissionais que estão envolvidos na segurança do turista, pois cada um tem sua função dentro desse cenário de proteção às pessoas. "Queremos chegar a uma segurança de excelência em Salvador", explica.

 

 

 

Trinta alunos da polícia civil, da polícia militar, polícia rodoviária estadual e federal, da guarda municipal, juizado de menores, seguranças de hotéis, dentre outros multiplicadores, participarão do seminário, ministrado por facilitadores espanhóis que possuem vasta experiência em segurança do turista. O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, e a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, estarão presentes no dia da abertura do evento e falarão sobre a situação do turismo na Bahia.

 

 

 

"Na Espanha há um grande fluxo de turistas, por isso esses instrutores que estarão aqui têm uma vasta experiência no assunto. A segurança lá é bem desenvolvida, queremos essa troca de informações. Esse é o terceiro seminário que eles fazem no Brasil e o primeiro na Bahia. Esperamos que traga bons resultados para que possamos melhorar cada vez mais o nosso atendimento ao turista, no que diz respeito à segurança", disse a delegada Maritta Souza.

 

 

 

Os alunos inscritos participarão de cursos durante os três dias, e para finalizar o seminário, no dia 11/12, quinta-feira, haverá a entrega dos certificados com um jantar no Restaurante Coliseu, no Pelourinho.

 

 

Praia da Boca do Rio é a única considerada imprópria para banho

 

O boletim de balneabilidade divulgado, nesta sexta-feira (5), pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), considera a praia da Boca do Rio como a única de Salvador imprópria para o banho, neste final de semana prolongado.

 

 As praias consideradas próprias são as de S. Tomé de Paripe, Periperi, Penha, Bogari, Pedra Furada, Boa Viagem, Roma, Canta Galo, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris.

 

Conforme a Resolução N° 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), as praias consideradas próprias são aquelas nas quais em 80%, ou mais, de um conjunto de amostras obtidas nas cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 1000 coliformes fecais em 100 ml da amostra de água.

 

Quando o número de coliformes fecais ultrapassa este limite, a praia é considerada imprópria e,  neste caso, o banho é desaconselhável, pois pode causar micoses e outras doenças transmitidas por via hídrica.

 

Mais de 160 mil pessoas devem passar pela rodoviária e ferry-boat no feriado

 

 A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) estima que cerca de 90 mil pessoas deixarão Salvador, pela Estação Rodoviária,  para passar o feriado de Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebrado na próxima segunda-feira (8),  em cidades do interior. No Sistema Ferry-boat, a expectativa é de que o movimento de saída seja de 70 mil passageiros e 10 mil veículos.

 

A Agerba adotou junto às empresas de ônibus do sistema intermunicipal,  a Sinart, operadora do Terminal Rodoviário, e a TWB, concessionária do ferry-boat, medidas para que os usuários possam viajar com mais conforto, segurança e comodidade.

 

De acordo com a Agerba, para atender à demanda as empresas de ônibus esperam colocar aproximadamente 100 horários extras à disposição dos usuários, além dos 540 normais. As cidades mais procuradas são Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Lençóis, Valença, Itaberaba, Paulo Afonso, Juazeiro e as localidades do Litoral Norte.

 

A TWB terá em operação quatro ferry-boats (Rio Paraguaçu, Maria Bethânia, Ivete Sangalo e Juracy Magalhães) na travessia Salvador-Ilha de Itaparica. A previsão da concessionária é de que até as festas de final de ano, mais dois ferries (Agenor Gordilho e Pinheiro) estejam em atividade para atender a demanda. A sétima embarcação da frota,  o Ipuaçu, será reintegrada na  primeira quinzena de janeiro.

 

Bahia é referência nacional no combate à dengue

 

 

         O Ministério da Saúde escolheu a Bahia como referência, em todo o país, no combate à dengue. Nesta sexta-feira (5), durante uma das mobilizações realizadas em Salvador, na região do Bate-Facho (Boca do Rio), equipes do ministério, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), da Embasa, da prefeitura e do Corpo de Bombeiros participaram de uma filmagem que será veiculada nacionalmente na Campanha Contra a Dengue.

 

Cerca de 50 pessoas participaram da mobilização, entre elas, agentes do Comitê Estadual de Combate à Dengue, do Centro de Controle de Zoonose e a população do bairro. A operação conta também com a participação da Fundação Luís Eduardo Magalhães e das Voluntárias Sociais da Bahia.

 

As mobilizações, que são realizadas desde abril deste ano, marcam uma das ações de combate à dengue na Bahia, o que serviu como critério de escolha para o Ministério da Saúde entre os estados que mais se destacaram no combate à doença.

 

"Apresentamos as ações de mobilização na Exposição de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia (Expoep), em novembro, e foram muito bem aceitas, pelos resultados obtidos", afirmou a representante da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Cristina Leal.

 

CIDADE_____________________

 

 

Agendamento de consultas

 

A partir de 10 de dezembro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Coordenadoria de Regulação e Avaliação (CRA), inicia o agendamento de consultas e exames na especialidade de oftalmologia nas unidades de saúde da rede municipal. O agendamento poderá ser realizado das 8 às 17 horas, sendo necessária a apresentação do RG, cartão SUS (caso o paciente possua) e comprovante de residência. Para marcação de consulta não é preciso a solicitação do médico, basta o paciente informar o interesse pelo atendimento oftalmológico.

  

 

Interdição da C&A

A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) emitiu autos de interdição para todas as lojas de departamento da rede C&A, existentes no comércio local. Foi dado o prazo de até 72 horas úteis, a partir de quarta-feira (dia 3), para que a empresa informe à clientela, através dos meios de comunicação, a redução do parcelamento nas compras no crediário de  cinco para três vezes sem juros. De acordo com o coordenador da Codecon, Magide Dracoulakis, reduzir o número de parcelas das compras sem avisar à população representa quebra de contrato, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. O prazo para a C&A atender à ação de interdição expira na manhã da próxima terça-feira (dia 9). Até lá, a empresa deverá informar aos consumidores das mudanças nas compras a crédito.     

 

Cúpula do Mercosul

Fortalecimento das relações internacionais entre os países latino-americanos com a abertura de diálogos e troca de experiências desenvolvimentistas é o objetivo principal da XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, a ser realizada em Salvador e na Costa do Sauípe (Mata de São João), entre os próximos dias 11 e 17 de dezembro. Participarão do evento representantes da Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas, da Cúpula Extraordinário Grupo do Rio, da Cúpula da América Latina e do Caribe. Hoje (dia 4), o ministro do Itamaraty, Eduardo Carvalho, esteve reunido com representantes do governo municipal para definir as estratégias organizacionais do evento.   

 

Combate à dengue

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou hoje (5) mais uma ação de combate à dengue. Desta vez, o alvo da ação é a comunidade do Bate-facho, na Boca do Rio. Durante o "faxinaço" foi feito o descarte de objetos que permitem a concentração de água, e conseqüentemente, a proliferação do mosquito causador da doença. O mutirão conta com a participação de diversos órgãos, entre eles Limpurb, Sumac e Sesp. Os agentes de endemias vão percorrer os imóveis do bairro para a coleta de materiais. Além disso, técnicos vão realizar abordagens educativas, inclusive com a distribuição de material informativo.

  

 

Música no Parque

O Projeto Música no Parque apresenta a sua próxima atração. No próximo domingo (dia 7), pontualmente às 11 horas da manhã, o palco do Anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade, recebe as cantoras baianas Carla Visi, Cátia Guimma e Márcia Short, reunidas na banda EME XXI. A entrada é franca. Cantar o universo feminino, retratado em canções de compositores nacionais e locais. Com essa proposta, a banda EME XXI vem conquistando o seu espaço nesta terra musical e fazendo a diferença ao apresentar um trabalho comprometido com a música de qualidade.

 

 

 

Mudanças no tráfego I

Em função de implantação da rede elétrica subterrânea e de três postes na Avenida Reitor Miguel Calmon, no Canela, sob a responsabilidade da Morel-Montagens de Redes Elétricas Ltda, a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) autorizou as modificações no trânsito no local, de segunda (8) a sexta-feira (12) da próxima semana, entre 21 e 5 horas. Durante a obra serão ocupados 11 metros de via pública em etapas sucessivas e concluídas. Será ocupado um metro de largura de passeio na Avenida Reitor Miguel Calmon, a partir da saída do estacionamento da Escola de Administração da UFBa, sentido Avenida Anita Garibaldi, pelo método convencional. 

  

 

Mudança no tráfego II

A SET também autorizou algumas modificações no trânsito da região do Comércio, de segunda-feira (dia 8) até 8 de janeiro, entre 22 e 5 horas. A medida será realizada devido à implantação de rede subterrânea para dutos telefônicos na Avenida Estados Unidos, sob a responsabilidade da Telenge - Telecomunicações e Engenharia Ltda.

 

Fórum de saúde

 

"Saúde da População Negra: desafios e necessidades de pesquisa". Este é o tema do fórum organizado pela Assessoria para Promoção da Equidade Racial da Saúde (Aspers) realizado hoje (dia 5), no Instituto de Saúde Coletiva/UFBa. O evento, iniciado às 10 horas, teve como objetivo expor os trabalhos desenvolvidos pelo setor, e assim conquistar novas parcerias no enfrentamento da discriminação racial. A palestra será ministrada pela coordenadora da Aspers, Denise Ribeiro, e é direcionada a alunos do ISC/UFBA e população em geral. Mais informações pelos telefones: 3283 7409 ou 3283-7460.   

 

Premiação de receitas

 

A criação de pratos nutritivos e saborosos e a elaboração de receitas originais, onde o aproveitamento integral dos alimentos é fundamental, serão os itens avaliados durante a escolha das melhores receitas do Prato Amigo, programa desenvolvido pela Organização Não-governamental Mais Social, que consiste na coleta de alimentos de qualidade. O concurso, que acontece hoje (dia 5), às 13h30, no auditório do Hipermercado GBarbosa, na Avenida ACM contou com jurados especializados, como a culinarista Elíbia Portela; Beto Pimentel, do Restaurante Paraíso Tropical e a jornalista Elô Sampaio, além de nutricionistas e profissionais da área.

 

POLÍTICA_____________________

 

 

Deputado denuncia uso político de Direc 12

 

O líder da Oposição na Assembléia, deputado Gildásio Penedo Filho (DEM), recebeu denúncia de professores de Serrinha de que a Direc 12, em Serrinha estaria se negando a receber as chapas de diretores que não sejam ligados ao PT, mesmo depois de ter sido notificada pela Justiça, após denúncia dos candidatos. "A Direc 12 é administrada pelo PT que quer assumir o controle das escolas elegendo seus diretores não através de eleições limpas, mas impedindo que adversários façam suas inscrições", afirmou Penedo Filho.

 

Luiz de Deus faz audiência pública

para debater Lei Orgânica da Polícia Civil

 

Na próxima quarta-feira, 10, às 10h, a Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa vai debater a Lei Orgânica da Polícia Civil, projeto que deve ser encaminhado pelo Executivo à Legislativo estadual nos próximos dias. A audiência foi requerida pelo deputado Luiz de Deus (DEM) e ocorrerá um dia após a Polícia Civil deflagrar greve por tempo indeterminado. Um dos motivos da paralisação é exatamente pelo fato do governo não ter enviado à Assembléia o projeto de lei que implementa a Lei Orgânica da Polícia Civil, prometida pelo governador Jaques Wagner ainda em campanha para o governo do Estado. "Será muito oportuna a realização desta audiência pois além de debatermos a proposta de Lei Orgânica da Polícia Civil com a categoria, ainda iremos discutir a situação dos peritos técnicos  com os peritos criminais, de nível superior que pode perder autonomia e a isonomia das carreiras", afirmou Luiz de Deus.

______________________________________________________________________