terça-feira, dezembro 16, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Professor fala de mudanças climáticas

 

O professor Carlos Nobre, considerado a maior autoridade científica brasileira em Mudanças Climáticas, estará em Salvador na próxima quarta-feira (17) para proferir a aula inaugural do Curso de Especialização em Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono. A aula terá como tema "Mudanças Climáticas e Impactos Locais" e será realizada no Pavilhão de Aulas da Federação (PAF) da Ufba, em Ondina, às 14 horas.

 

Rallye Les îles du Soleil chega à Salvador

 

 

 

A 15º edição da Regata Iles Du Soleil está com chegada prevista para às 7h da manhã, desta quarta-feira, 17 de dezembro.

 

 A Marina do Terminal Náutico de Salvador é o local em que os 29 barcos trazendo aposentados, famílias e grupos de amigos irão aportar. O Rallye saiu da Ilha da Madeira, no dia 18 de outubro e tinha a sua chegada prevista para o dia 15 de dezembro. Entretanto, as condições climáticas atrapalharam a navegabilidade do grupo. 

 

A regata, que possui caráter esportivo e turístico, foi o primeiro evento dessa categoria a aportar em Salvador. O ano da estréia na capital baiana é 1996. E desde então, o Rallye Iles Du Soleil traz pessoas de diversos países da Europa – como França, Suíça, Itália e Bélgica. A programação do Rallye inclui diversas cidades do Brasil, mas Salvador é o local onde o grupo irá permanecer por mais tempo, cerca de um mês.

 

As razões do sucesso e da fama da cidade estão relacionadas ao turismo e às facilidades técnicas que os viajantes encontram no Terminal Náutico de Salvador.

 

O Rallye conta com o apoio da Bahiatursa e Secretaria do Turismo, que promove um receptivo com baianas e distribuição de materiais promocionais da Bahia. Cerca de 100 pessoas devem chegar este ano. "Para todo o navegador, uma travessia pelo Atlântico é muito importante. E depois de dias de viagem, chegar e encontrar baianas sorridentes recebendo a gente transmite um sentimento acolhedor", declara Nicolas Tiphagne, organizador do Rallye Les îles du Soleil.

 

Proibida entrada na Bahia de palma forrageira sem certificação

 

Por causa da disseminação da cochonilha do carmim, principal praga que acomete a cultura de palma forrageira, e para manter as plantações das cactáceas estabelecidas no território baiano livre da doença, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão da Secretaria da Agricultura, proibiu por tempo indeterminado a entrada, trânsito e o comércio de plantas oriundas de estados em que a presença da praga já foi constatada. Pernambuco, Paraíba e Ceará estão entre esses estados.

 

O decreto, divulgado na última sexta-feira (12), é fundamentado na Lei 7.439/99. de controle fitossanitário. Seguindo o regulamento de defesa sanitária vegetal da Adab, que estabelece o combate às doenças e pragas de vegetais, só será permitida a entrada de palmas no estado quando elas estiverem acompanhadas do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).

 

Segundo o diretor-geral da Adab, Cássio Peixoto, a fiscalização será intensificada com barreiras fixas e móveis. "Em caso de apreensão, o material será destruído. A palma forrageira tem grande importância socioeconômica para os agricultores familiares do semi-árido da Bahia. Eles utilizam a palma como alimento do rebanho e até mesmo como consumo próprio. Sendo assim, torna-se necessário realizarmos um intenso trabalho de combate à praga, que, uma vez instalada na planta, pode ocasionar uma perda de 100% da produção", disse.

 

 

______________________________________________________________________