segunda-feira, dezembro 15, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Carlinhos Brown lança "Nanã na Aldeia"

 

"Nanã na Aldeia" é o nome da nova música de trabalho de Carlinhos Brown que

começa a tocar nas rádios a partir de hoje. Assim como outras de suas

canções, a música traz expressões adaptadas da cultura afro-brasileira e faz

uma reverência a Nanã, a orixá mais velha, segundo o candomblé. O lançamento

ao vivo para o público vai acontecer no próximo dia 21, no Museu du Ritmo,

em Salvador, durante o primeiro Sarau du Brown do verão, quando o músico faz

show especial e recebe como convidados a cantora Ivete Sangalo e a banda

Timbalada. Durante o evento, também deverá ser a primeira vez em que Brown

canta junto com a amiga Ivete a nova música de trabalho dela, "Cadê

Dalila?", de composição dele.

 

Uefs promove mostra de xilogravuras

 

A partir desta segunda-feira (15) estará aberta ao público, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a 2ª Mostra de Xilogravuras do Museu Casa do Sertão. São 32 obras de Franklin Maxado, cordelista e xilógrafo feirense, considerado um dos mais importantes nomes da literatura popular nordestina.

 

Serão expostos cinco folhetos de cordel em uma caixinha, tendo como capa xilogravura do autor, com o título Natal dos Povos, apresentado pela poetisa Lita Passos. As obras são Receitas de Cachaça com Folhas de Dr. Sabitudinho, O Cordel do Corde, Saci e o Bicho Folharaz no Reino da Bicharada, O Horóscopo das Bichas e o Coronel de Saia.        

 

O cordelista feirense teve obra lançada recentemente pela Editora Hedra, de São Paulo, que publicou a antologia Cordel de Franklin Maxado. A coleção divulga os mestres nacionais da literatura cordel.

 

A mostra fica em cartaz até 20 de fevereiro de 2008, sempre de segunda a sexta, das 8h às 11h40 e das 14h às 17h40. Mais informações pelo telefone (75) 3224-8099.

 

 

Contribuintes do segmento de balas e bombons terão regime de tributação

 

Após a retirada das empresas do segmento óptico do regime de cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por substituição tributária, chegou a vez dos contribuintes do setor de balas e bombons terem o método de tributação alterado.

 

A medida, que entra em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2009, vai colaborar para que os pequenos empresários do ramo paguem o imposto de acordo com o seu faturamento, reduzindo a informalidade.

 

Na substituição tributária, as empresas pagam o ICMS das mercadorias no momento em que as adquirem, com a adição de um percentual calculado correspondente ao lucro bruto, a MVA (Margem de Valor Agregado).

 

Para a maioria dos segmentos do comércio, o imposto é cobrado nas vendas, ou seja, tributado quando da saída da mercadoria, sob seu valor real. Um produto é normalmente enquadrado nesse regime quando existem poucos fabricantes do mesmo, poucos intermediários e muitos pontos de venda.

 

De acordo com o gerente de substituição tributária, Jorge Sousa, existem atualmente na Bahia, mais de 900 empresas do segmento de balas e bombons, sendo que 893 são de micro e pequeno porte e 45 do setor atacadista.

 

Desse total, 673 contribuintes fazem parte do Simples Nacional. Com a nova forma de tributação, Sousa acredita que muitos outros contribuintes fora desse universo sairão da informalidade, o que colabora para um maior recolhimento do ICMS.

 

 

Pensionistas do Estado têm até hoje para restabelecer pagamentos

 

Mais de 830 pensionistas do Estado, que ainda não efetuaram o recadastramento de seus dados junto à Secretaria da Administração (Saeb), têm até hoje para validar as informações e garantir o recebimento do benefício, incluindo a parcela do décimo terceiro salário.

 

 Quem atender ao chamado da Saeb no prazo será incluído em folha de pagamento adicional, a ser liberada no dia 24 deste mês.

 

O Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) disponibiliza a lista com os nomes dos pensionistas que ainda não se recadastraram. A relação contempla pensionistas que foram convocados nos meses de setembro, outubro e novembro, cujas retenções somam mais de R$ 500 mil.

 

 

______________________________________________________________________