domingo, dezembro 14, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Na Cúpula de Chefes do Mercosul, Brasil tentará conseguir fim da dupla cobrança de tarifas

 

 Costa do Sauípe (BA) - Às vésperas de realização da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, o governo brasileiro concentra esforços para tentar cumprir sua promessa e concluir, durante a presidência pro tempore do Brasil, uma das mais complicadas negociações rumo à desejada união aduaneira: o fim da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC). Se tudo correr como previsto, a eliminação da dupla cobrança, prevista no tratado de criação do Mercosul, será anunciada nos próximos dias e deve começar a ser implementada em janeiro de 2009. O prazo foi estipulado pelo Conselho do Mercado Comum, em 2004.

 

Em média, 13% dos livros didáticos da rede pública são perdidos a cada ano

 

Ceilândia (DF) - Os alunos da Escola Classe 34 da Ceilândia Thomas Moraes, e Daniel Neves freqüentam a biblioteca do colégio, onde 92% dos livros didáticos usados pelos estudantes este ano já foram devolvidos 

Brasília - A cada fim de ano letivo, em média 13% dos livros didáticos não são devolvidos pelos alunos da rede pública ou precisam ser aposentados em função do mau estado de conservação.

 

O cálculo é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que coordena o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Cada publicação tem durabilidade prevista de três anos, mas cerca de 10% do orçamento anual do programa é gasto com a reposição de exemplares.

 

Redução do IPI de automóveis atrai compradores a revendedoras no DF

 

Brasília - Redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre veículos aumenta o movimento em concessionárias do Distrito Federal 

Brasília - A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), anunciada pelo governo na última quinta-feira (11), já chegou às revendedoras de automóveis no Distrito Federal. Os preços dos veículos de mil cilindradas, popularmente conhecidos como 1.0, estão, em média, R$ 2 mil mais baixos em comparação com a última semana.

 

E a queda nos preços estimulou a população. Hoje (13), foi grande o movimento de pessoas nas revendedoras de Brasília. Segundo o gerente da concessionária Ford Alvorada, na Asa Norte, Raul Cardoso, houve um aumento de 10% na procura por carros novos.

 

Aeroporto e Praia do Forte ganham postos do Serviço de Atendimento ao Turismo

 

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e a Bahiatursa inauguraram dois novos postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) - no Aeroporto de Salvador e na Praia do Forte. 

 

Com a proposta de oferecer aos turistas informações sobre hospedagem, transporte, restaurantes e opções de entretenimento nas 11 regiões turísticas da Bahia, o SAT conta com atendentes bilíngües e folheteria sobre os destinos do estado e está conectado à internet e ao Disque Bahia Turismo, call center que tem informações sobre 138 municípios baianos.

 

Representantes da Infraero e do trade turístico foram conhecer o SAT Aeroporto, que foi instalado em frente ao desembarque de passageiros. "O serviço no aeroporto representa um salto de qualidade. Saímos de um posto de informações escondido para um serviço de atendimento turístico", destacou o secretário de Turismo, Domingos Leonelli. Ele lembrou que a inauguração dos dois postos não é uma ação apenas para o verão.

 

CAR vai recuperar mais de 549 quilômetros de estradas vicinais

 

Os habitantes dos municípios de Andaraí, Barra, Campo Formoso, Euclides da Cunha, Itaitê, Itaguaçu da Bahia, Itapicuru, Jussara, Lençóis, Marcionílio Souza, Mirante, Nova Redenção e Vitória da Conquista terão até meados de março, melhorias significativas em mais de 549 quilômetros de estradas vicinais.

 

Elas dão acesso a algumas áreas de reforma agrária desses municípios atingidos pela seca e declarados em situação de emergência por decretos municipais homologados pelo governador Jaques Wagner. As estradas estão sendo recuperadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

 

As obras, que consumirão recursos da ordem de R$ 19,1 milhões, são realizadas em regime de emergência devido à precariedade das estradas, que impedem, com segurança, a chegada das equipes de saúde da família, dos programas de cestas básicas e, até mesmo, em algumas localidades, a locomoção da população residente dos distritos e áreas de assentamentos para as sedes dos municípios.

 

A solicitação das obras foi resultado de indicação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (Fetag-BA), do Movimento dos Sem-Terra (MST), do Crédito Fundiário, do Movimento da Luta Pela Terra (MLT), do Movimento de Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas (Ceta), entre outros movimentos sociais.

 

De acordo com o diretor-executivo da CAR, Paulo Cezar Lisboa, a execução dessas obras proporcionará também a melhoria da infra-estrutura e das condições sociais das comunidades assentadas, visando um melhor escoamento dos produtos agrícolas, cujas condições atuais das estradas ameaçam a sua própria sobrevivência. Hoje, a malha viária nessas regiões encontra-se em mau estado de conservação.

 

 

Blitz realizada pelo Detran tem saldo positivo

 

No primeiro dia de blitz realiza pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), após o anúncio da campanha "Sou baiano vivo, quando bebo não dirijo", nenhum condutor foi flagrado dirigindo sob efeito de álcool.

 

Dos 90 veículos vistoriados, que circulavam por diversos pontos da Cidade Baixa, apenas 17 foram notificados, sobretudo porque o condutor estava sem os documentos de porte obrigatório, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou licenciamento.

 

Para o diretor geral do órgão, Carlos Roberto Brandão, "esse saldo positivo" mostra que a massificação na divulgação da campanha teve uma ampla repercussão na capital.

 

Geddel Vieira Lima participa de reunião do Mercosul na Costa do Sauípe (BA)

 

Brasília – O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, participará, na segunda-feira (15/12), da IV Reunião do Pleno do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), na Costa do Sauípe, na Bahia.

 

Na pauta, o balanço da presidência pro tempore brasileira 2008; ações do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o desenvolvimento da América do Sul; agenda da integração produtiva do Mercosul: avanços e desafios; debate de governadores e prefeitos; assinatura de atos; anúncio dos novos coordenadores do Comitê de Municípios e do Comitê de Estados; leitura da declaração final e posse da presidência pro tempore paraguaia para o período de janeiro a julho de 2009, além de anúncios e resoluções.

 

Boca do Rio é praia considerada imprópria pelo IMA

 

O boletim de balneabilidade das praias de Salvador divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) para este final de semana, indica a da Boca do Rio como imprópria para o banho.

 

 O IMA considerou próprias as praias de São Tomé de Paripe, Periperi, Penha, Bogari, Pedra Furada, Boa Viagem, Roma, Canta Galo, Porto da Barra, Santa Mari,; Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris.

 

Uma praia é considerada própria quando em 80% ou mais, de um conjunto de amostras obtidas nas cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, há no máximo 1 mil coliformes fecais em 100 ml da amostra de água. 

 

Quando o número de coliformes fecais ultrapassa este limite, a praia é considerada imprópria e,  neste caso, o banho é desaconselhável, pois pode causar micoses e outras doenças transmitidas por via hídrica. Esse critério é definido pela Resolução N° 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

 

Segundo o órgão, o banho de mar deve ser evitado em tempo chuvoso até mesmo nas praias consideradas próprias, pois, neste período, elas podem estar contaminadas por detritos diversos, carreados através de galerias de águas pluviais, rios, córregos e canais de drenagem, promovendo um considerável aumento na concentração bacteriana nas águas.

 

O IMA também disponibiliza informações sobre a balneabilidade das praias pelo telefone 0800 071 1400 e o site  www.ima.ba.gov.br.

 

______________________________________________________________________