domingo, dezembro 07, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

NACIONAL____________________

 

 

Aeronáutica apresentará relatório para parentes de vítimas da Gol na quarta-feira

 

 Brasília - O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, por meio de nota divulgada ontem informou que o relatório final do acidente com o vôo 1907 será apresentado aos parentes das vítimas na próxima quarta-feira (10), às 13h, no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, em Brasília.

 

De acordo com a nota, as famílias foram convidadas ontem (5) para participar da apresentação do documento. A Aeronáutica só vai  divulgar o conteúdo do relatório à imprensa depois de cumprir o compromisso de dar as informações primeiro aos parentes das vítimas.

 

Segundo reportagem publicada pela Folha de S.Paulo, o relatório mostra que os pilotos do jato Legacy, que colidiu com o Boeing da Gol, em setembro de 2006, manusearam o transponder de forma errada. A colisão causou a segunda maior tragédia da aviação brasileira, com a morte de 154 pessoas.

 

GERAL____________________

 

Atividades do Progredh serão encerradas na próxima terça-feira

 

 As atividades do Programa de Educação em Direitos Humanos (Progredh) serão encerradas na próxima terça-feira (9), às 15h,  em solenidade que será realizada no auditório do Ministério Público estadual, sob a presidência do procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto. Na oportunidade, os alunos receberão os certificados de participação do curso do programa.

 

         O Progredh é uma iniciativa do Ministério Público estadual em parceria com a Fundação Escola Superior do MP (Fesmip) e a Secretaria Municipal de Educação. O programa foi lançado em 2005 e objetiva capacitar estudantes da 5ª a 8ª séries do ensino público municipal para estimular a redução da violência e da evasão escolar, fomentando uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos.

 

Parque da Cidade recebe o projeto Domingo na Praça

 

 Fundação Pedro Calmon/Secult, por meio da Biblioteca de Extensão, leva,   neste domingo (7), para o Parque da Cidade (Itaigara), animação, diversão e muita leitura em mais uma edição do projeto Domingo na Praça, com o Carro-biblioteca e o Brinquedomóvel. As atividades iniciam a partir das 8h.

 

         O Projeto é destinado às crianças, no entanto jovens e adultos, também podem participar das atividades culturais. O público contará com livros, periódicos, revistas, contação de histórias e brincadeiras educativas. As atividades serão encerradas ao meio-dia.

 

No Carro-biblioteca o público encontra estantes e mesas repletas de livros e revistas, incluindo obras de vários gêneros das literaturas nacional e estrangeira e infanto-juvenil, além de gibis e jornais. As atividades recreativas ficarão por conta da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), por meio do Projeto Brinquedomóvel. A proposta é resgatar as tradicionais brincadeiras infantis como amarelinha, picula e barra-manteiga. Também serão instalados em torno do carro brinquedos educativos que estimulam o raciocínio, a exemplo do xadrez, baralho e gamão, e recreativos, como peteca e boliche entre outras.

 

 

Voluntários são capacitados para cuidar das águas no Oeste do estado

 

 Para envolver a comunidade que vive na bacia hidrográfica do Rio Corrente, na região Oeste do estado, em ações de preservação, recuperação e conservação dos recursos naturais, uma equipe do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) está realizando a segunda etapa do Programa Agentes Voluntários das Águas, em Santa Maria da Vitória.

 

Foram mobilizados mais de 450 pessoas, entre 26 instituições governamentais e não-governamentais, e representantes de 16 comunidades tradicionais, como quilombolas, fundo de pasto, feixes, brejeiros, entre outras, de localidades como Santa Maria da Vitória, Correntina e São Félix do Coribe.

 

O objetivo foi proporcionar a reflexão e construção de conhecimentos socioambientais sobre a região de Corrente e fortalecer ações voluntárias, por meio de integração e articulação das instituições e comunidades.

 

A primeira fase envolveu a elaboração do diagnóstico socioambiental da Bacia do Corrente, com a participação da comunidade, para levantar os problemas ambientais da região que têm efeito direto na vida dos povos e comunidades tradicionais, suas causas e conseqüências.

 

O diagnóstico foi apresentado a mais de 100 pessoas, que estiveram presentes na oficina de apresentação de resultados preliminares, realizado na quinta-feira (4), no Hotel Santa Maria Palace, em Santa Maria da Vitória. Na ocasião, foram apresentados os 50 futuros Agentes Voluntários das Águas, que foram identificados nas comunidades envolvidas.

 

A abertura da oficina contou com a palestra sobre a importância do programa e sobre as políticas nacional e estadual de recursos hídricos e a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável para Povos e Comunidades Tradicionais, ministrada pelo diretor da área Socioambiental Participativa do Ingá, José Augusto Tosato e da Coordenadora de Educação Ambiental, Maria Henriqueta Andrade.

 

ACONTECE____________________

 

Apresentando

 

O  projeto " Il Circo Del Gusto", coordenado pelo  restaurateur italiano Lívio Fancelli e por Lucimar Villas Boas, brasileira radicada na Itália, será apresentado aos baianos dia 12 de dezembro durante um jantar para convidados no Restaurante Veleiro , do Yatch Clube da Bahia. No cardápio preparado pelos chefs Marco Gubbiotti e Ricardo Ferraz  com matéria prima ,  azeites e   vinhos vindos da Úmbria a proposta é  oferecer  uma visão da gastronomia dessa  região cercada pelos montes Apeninos , rica em tradições culturais e históricas. Antes do jantar , às 22h30 os convidados assistem na Sala do coro do TCA a  uma apresentação do famoso Úmbria Jazz ,com a participação do Enrico Rava Quinteto.

 

 Vernissage

 

O vernissage da   mostra "Abraços na Arte: Brasil /Japão" uma homenagem ao centenário da imigração japonesa acontece das 19 às 22h  do dia  11 de dezembro no Palacete das Artes  Rodin Bahia. Na exposição  que tem a curadoria de Yugo Mabe e Roberto Okinaka , três gerações de artistas plásticos da colônia nipo-brasileira como Tomie Othake, Tikashi Fukushima,Flávio Shiro, Yutaka Toyota, Kazuo Wakabayashi, Takashi Fukushima, entre outros mostram  seus trabalhos de 12 de dezembro de 2008  à  01 de  março de 2009.O governador Jaques Wagner confirmou presença no evento que reune empresários ,artistas e a sociedade em geral e tem como  objetivo mostrar como a cultura japonesa influenciou a pintura e a escultura na arte brasileira e como as cores e luzes do Brasil influenciaram os imigrantes japoneses e seus descendentes.  A exposição,  além de receber a visita dos baianos e dos turistas que circulam na cidade espera cerca de 5.000 mil alunos de escolas públicas e particulares, dentro do Projeto "Crianças Visitando o Museu " , além de associações da terceira idade e crianças de ONG's específicas. Promoverá também mesas redondas, workshops, oficinas de origami e  de ikebana.

 

 

______________________________________________________________________