domingo, dezembro 07, 2008


Especial - Política

Destaque Parlamentar de 2008

 

Por Heraldo Rocha (Deputado estadual)

 

Prezados cidadãos baianos, por dois anos consecutivos (2007 e 2008), fui um dos três parlamentares agraciados pelo Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa da Bahia com o Prêmio Destaque Parlamentar do Ano.

 

2008 foi o ano em que pela primeira vez os 63 parlamentares estiveram aptos a disputar essa escolha, feita em voto secreto, onde cada profissional credenciado junto ao Comitê apontou os nomes dos deputados que desempenharam melhor as suas funções.

 

Como integrante da Bancada de Oposição da Assembléia Legislativa da Bahia e Líder do Democratas na Casa, ganhar novamente este prêmio me deixa muito feliz e realizado, sobretudo por que nos dá a sensação de que estamos no caminho certo e a percepção de que o nosso papel como legislador está sendo cumprido de forma intensa.

 

Vale ressaltar que o posicionamento da oposição na Assembléia Legislativa, nestes quase dois anos da atual administração estadual, nunca foi de natureza sectária.

 

Diferentemente do que se praticava no passado (cujo extremismo era a palavra de ordem) não nos comportamos de maneira radical às questões inerentes ao cotidiano legislativo, haja vista que sempre votamos de maneira consciente e decisiva os projetos que trazem benefícios e melhorias à qualidade de vida do povo da Bahia. E é nesta linha de condução que permanecemos fiéis, buscando sempre honrar a confiança a mim depositada pelos cidadãos baianos que me elegeram.

 

Particularmente, vimos denunciando, bem como pedindo providências - desde o início desta legislatura - sobre a grave crise gerencial por que passa o governo da Bahia, nos mais diversos campos.

 

Muito se discute o que é ser oposição e como deve se comportar esse segmento do parlamento. Na minha percepção, fazer oposição, não é impedir o trabalho de quem governa, não é criar-lhe falsos obstáculos, não é pregar-lhe rasteiras ou armar ciladas - metodologia comum na Bahia, até pouco tempo atrás quando os governistas de hoje eram ferrenhos extremistas.

 

Ser oposição consciente e responsável é criticar e bradar, em alto e bom som, frontal e abertamente, as incoerências e os desmandos do governo. É o que temos feito até agora, haja vista todo o noticiário político registrado em diversos meios de comunicação, nesses dois últimos anos.

 

Quanto aos comentários maldosos e insinuosos, de natureza "anônima", sobre alguns membros do parlamento baiano, não me cabe aqui fazer nenhum juízo de valor sobre o desempenho deste ou daquele deputado estadual, independentemente de sua origem partidária.

 

As críticas e os elogios no mundo político, de parte a parte, são totalmente naturais e imprescindíveis em um regime democrático, desde que sejam feitas de forma honesta, coerente e que correspondam com a verdade. Particularmente, no que concerne às críticas incautas ao nosso desempenho político (tanto na atual conjuntura, como também no passado), o que posso e venho, respeitosamente, responder é que o deputado estadual Heraldo Rocha jamais se comportou como um mero espectador na Assembléia Legislativa da Bahia. A melhor resposta aos críticos de "plantão" é o recebimento, consecutivo, do Prêmio Destaque Parlamentar (2007 e 2008) demonstrando de forma insofismável, com toda legitimidade, que estamos cumprindo o nosso papel de legislador.

 

Tenham a certeza de que este parlamentar estará - como sempre esteve ao longo de cinco mandatos - lutando pela promoção da saúde e do bem-estar da população em geral, bem como na busca da eliminação das desigualdades sociais existentes em nosso território, sempre cumprindo e fazendo cumprir as Leis, a Constituição da República e a Constituição do Estado da Bahia.

 

Estarei sim, como sempre estive, diuturnamente, prestando solidariedade a todos os cidadãos baianos, denunciando publicamente atitudes prejudiciais à cidadania, bem como combatendo, de forma categórica, os descalabros, as injustiças e o desperdício do dinheiro público, o que vem sendo bastante comum na atual conjuntura governamental, e assim sempre agirei, pois ao longo de minha vida pública, um cuidado foi sempre reforçado em minhas ações, ou seja, procurar sempre honrar e valorizar a confiança do povo da Bahia.

 

______________________________________________________________________