quarta-feira, dezembro 03, 2008


Do blog de Paixão Barbosa

POLÍTICA & CIDADANIA


03/12/2008 às 14:36
   | COMENTÁRIO (0)

Condenação de banqueiro tem pouco efeito

Paixão Barbosa

A condenação do banqueiro baiano Daniel Dantas, a 10 anos de prisão, sob a acusação de corrupção ativa, é histórica, mas a única conseqüência, no momento, é tirar do sentenciado a condição de réu primário. A série de recursos a que têm direito os advogados de Dantas poderá estender o processo por mais seis anos, caso a pena não seja cancelada antes em alguma instãncia superior (nunca se sabe...).


Como não foi pedida a prisão preventiva, o banqueiro responderá ao processo em liberdade. Dantas foi condenado, juntamente com os empresários Hugo Chicaroni e Humberto Braz, por tentativa de suborno a um delegado da Polícia Federal que estava com escuta telefônica e fingiu aceitar a proposta de receber dinheiro para não levar adiante a investigação que resultou na Operação Satiagraha.


Além de determinar a pena de 10 anos de prisão, o juiz da 6ª Vara Criminal Federal, Fausto de Sanctis, aplicou uma multa de R$ 1,4 milhão, a ser paga por Daniel Dantas. Pode ser que, um dia, ele realmente cumpra a pena e pague a multa, mas, como alguém já disse, no Brasil, quem tem dinheiro para pagar advogado não vai para a cadeia.

E isso, o banqueiro tem, sem nenhuma dúvida.

    AVALIAÇÃO: Ruim MédiaBoa Boa 1 voto 
  • Imprimir Imprimir
  • Enviar Indique
  • delicious digg technorati yahoo meneame wikio
  • Enviar Fale com a redação

______________________________________________________________________