sexta-feira, novembro 28, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

NACIONAL

 

Pouco mais de 32% das empresas criadas entre 2000 e 2006 sobreviveram

 

 Rio de Janeiro - A pesquisa Demografia das Empresas 2006, divulgada hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que entre 2000 e 2006 foram criadas, por ano, 726,6 mil empresas, enquanto 493,8 mil foram extintas. O saldo médio anual de empresas sobreviventes foi de 233 mil, o equivalente a 32,07% do total de novos estabelecimentos.

 

O crescimento médio anual foi de 5,7% no total de empresas ativas no período. Em 2006, havia pouco mais de 5 milhões de empresas ativas no país.

 

Segundo o relatório, o aumento do número de empresas em 2001 foi resultado tanto do maior número de entradas de empresas do período analisado (829.302) como do mais baixo número de saídas (330.276). Já o baixo crescimento observado em 2006 resultou das entradas abaixo da média (710.868), com o maior número de saídas do período (664.489).

 

O estudo mostra ainda que a taxa média de entrada de empresas no mercado, entre 2000 e 2006, foi de 16,9%, enquanto a de saída foi de 11,2%.

 

As atividades relacionadas à agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal, pesca e serviços representaram as maiores taxas de entrada de empresas. As menores foram registradas nas atividades industriais.

 

Desmatamento anual na Amazônia cresceu 3,8%

 

 Brasília - O desmatamento anual na Amazônia, medido entre agosto de 2007 e julho de 2008, foi de 11.968 quilômetros quadrados, de acordo com o resultado do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), divulgado hoje (28) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

A taxa de 2007-2008 é 3,8% maior que o desmatamento medido no período anterior, quando o Prodes registrou 11,2 mil quilômetros quadrados O Pará foi o campeão de desmatamento no período, com 5.180 quilômetros quadrados, mais de 43% do total. Mato Grosso vem em seguida, com 3.259 quilômetros quadrados de devastação, 27,2%, e em terceiro lugar, o Maranhão, com 1.081 quilômetros de desmate no período, 9% do total. Apesar de pertencer à Região Nordeste, o Maranhão é um dos nove estados da Amazônia Legal.

 

 

 

Rondônia, que ao longo do ano esteve entre os estados que mais desmataram nas medições mensais do Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter), aparece em quarto lugar na lista do Inpe, com 1.061 quilômetros quadrados de floresta derrubada no acumulado do período.

 

Em Roraima, os satélites do Inpe registraram 570 quilômetros quadrados de desmatamento; no Amazonas, 479 quilômetros quadrados; no Acre, 222; e no Tocantins, 112 quilômetros quadrados. O relatório do Inpe não aponta desmatamentos para o Amapá no período. 

 

Banco Central controla valores de cartões pré-pagos a partir de março

 

 Brasília - A partir de 1º de março de 2009, as instituições financeiras terão que repassar informações ao Banco Central sobre emissão ou recarga de valores em cartões pré-pagos. O objetivo da medida é evitar lavagem de dinheiro com esses cartões, que podem recebe carga ou recarga de valores em moeda nacional ou estrangeira.

 

A carga do cartão é paga em dinheiro ou por meio de débito em conta e pode ser usada para saques ou pagamentos no Brasil ou no exterior até o limite do valor carregado. Esses cartões podem ser usados por pessoas ou empresas, em viagens ao exterior ou para pagamento de mesadas, por exemplo.

 

As informações enviadas ao BC pelas instituições financeiras serão repassadas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Pela regra da circular do BC, divulgada ontem (27), deverá ser informada a emissão ou recarga, paga em dinheiro, de valores em um ou mais cartões pré-pagos de pessoa física ou jurídica (empresa), no total igual ou superior a R$ 10 mil ou o equivalente em moeda estrangeira.

 

GERAL

 

Marco Legal para Economia Solidária é discutido em audiência pública

 

A criação do Marco Legal para Economia Solidária (Ecosol) foi o tema da audiência pública realizada ontem (27) na Assembléia Legislativa da Bahia. Para o segmento de economia solidária, a definição do marco legal é um passo importante para o fortalecimento e a ampliação do raio de ação dos empreendimentos, além de ser um instrumento necessário para que sejam aceitos como alternativa segura para a aquisição de bens e serviços.

 

O superintendente de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Helbeth Oliva, afirmou que essa discussão é um divisor de águas. "Com a criação do marco legal, não temos dúvida de que os empreendimentos de economia solidária terão o seu espaço de ação garantido. Não podemos perder de vista que esses empreendimentos são, antes de tudo, agentes de transformação e de desenvolvimento e devem ser compreendidos como grandes prestadores de serviço para a sociedade", disse.

 

Além da criação do marco legal, a audiência, proposta e presidida pelo deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB), debateu a importância da economia solidária  e o papel que ela representa para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado.

 

Segundo o secretário Nilton Vasconcelos, a economia solidária se difere dos outros modelos de produção por ter uma forte vocação política que se propõe a transformar as relações humanas e não apenas as relações comerciais. "Além do seu destaque na geração de trabalho e renda, a economia solidária tem um forte apelo social, por reunir, no mesmo ambiente, pessoas que estão na busca de produzir o seu sustento", explicou.

 

Coordenadora da Rede Nacional de Formadores em Ecosol, Débora Nunes destacou que o Brasil é uma referência internacional em relação ao debate sobre economia solidária. Países como Canadá, Colômbia, Uruguai e Portugal utilizam o modelo brasileiro como exemplo. "É necessário compreender que ainda temos muito que avançar, mas o Brasil está na frente de muitos outros países. Temos um conselho e uma secretaria nacional que trata exclusivamente da economia solidária, e isso já é uma grande conquista",

 

Novo vôo para a Bahia é lançado nos EUA

 

Mais uma vez, a Bahia esteve presente nos Estados Unidos, desta vez na cidade de Miami, para lançar o novo vôo direto e diário para o estado da companhia aérea American Airlines. Cerca de 200 profissionais ligados ao turismo foram apresentados aos principais destinos baianos, através de vídeo e folhetos informativos. O evento aconteceu na quarta-feira (26), no Nikki Beach.

 

"Escolhemos um local que tivesse um ambiente muito parecido com o da Bahia, para que as pessoas se sentissem acolhidas, assim como a Bahia sabe acolher. Os operadores e agentes de viagem se sentiram muito atraídos pelo destino, o que representa um bom resultado desse evento, porque a partir de agora eles começam a vender muito mais o estado", afirmou Leo Moreira, da American Airlines.

 

Nos EUA, a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, participou de reuniões cujo foco era o segmento étnico-afro, além do golfe e do GLS, e falou sobre a importância desses eventos internacionais. "Essas ações de promoção fazem parte de uma estratégia para garantir a sustentabilidade dos vôos".

 

Convention recebe Prêmio Axé

 

O Convention Bureau de Salvador foi homenageado na festa de comemoração dos 40 anos da Bahiatursa, no último dia 13 de novembro, em Salvador. O presidente do Bureau, Cícero Sena, recebeu, em nome da fundação, o Prêmio Axé de Turismo 2008, que substitui o Prêmio Opaxorô, como destaque na Promoção e Comercialização do Destino Bahia em 2007, na categoria Captação de Eventos. A premiação aconteceu no Centro de Convenções da Bahia e reuniu mais de 700 convidados. "Este prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Convention em prol do turismo baiano", destacou Sena.

 

POLÍTICA

 

Oposição trabalha na construção de

candidatura própria para presidência da AL

 

 

 

O líder da Oposição em exercício, deputado João Carlos Bacelar (PTN), acaba de informar que a bancada da Minoria na Assembléia Legislativa da Bahia, composta por 13 parlamentares, trabalha no sentido de viabilizar um destes nomes para a presidência da Casa: o líder da Oposição, deputado Gildásio Penedo Filho (DEM), ou o líder do bloco Independente, deputado Elmar Nascimento (PR), porque representam a possibilidade de um Poder Legislativo que, além de cumprir com as obrigações constitucionais independência e harmonia entre os Poderes, poderá mostrar à sociedade baiana uma nova forma de fazer política, "diferente da mesmice e mediocridade que caracterizam a forma do PT de fazer política".

 

"Não se viabilizando estes dois nomes, poderemos apoiar qualquer outro de fora da nossa bancada, especialmente se for do PMDB, em virtude do sucesso da aliança firmada sobretudo na capital baiana no segundo turno das eleições municipais, e desde que avance e vá além da proposta de defesa da independência do Poder Legislativo", afirmou Bacelar. Caso este nome do PMDB também não se consolide, a bancada estará obrigada a analisar outras candidaturas. Nenhum nome está sendo descartado, enfatizou Bacelar. "Nossa prioridade, entretanto, é pela construção de uma candidatura própria", enfatizou Bacelar.,.

 

MUNICÍPIOS E REGIÃO METROPOLITANA

 

Educação ambiental reúne caatingueiros em Juazeiro

 

Lúcio Conceição Santos, pequeno produtor do município de Canudos, viajou 250 quilômetros até a cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, para contribuir na construção da política estadual de educação ambiental. Ele foi um dos 120 representantes de comunidades tradicionais, sociedade civil, universidades e poder público que participaram do Seminário de Consulta Pública da Minuta do Projeto da Lei de Educação Ambiental.

 

O evento pretende identificar os conflitos socioambientais e as potencialidades dos 26 territórios de identidade do estado, levantando indicativos para a construção dos planos de educação ambiental. O primeiro seminário se encerra hoje (28), no Grande Hotel de Juazeiro, abrangendo 10 municípios do Território Sertão do São Francisco – Remanso, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado, Sobradinho, Curaçá, Campo Alegre de Lurdes, Uauá, Canudos e Juazeiro.

 

"Eu, que nasci, cresci e aprendi a conviver com a seca da caatinga, sei da realidade do meu povo", disse Lúcio, ao destacar que na região "tudo dá, mas tem que saber trabalhar a terra". Segundo ele, que é presidente da Associação de Fundo de Pasto de Canudos, todas as famílias que moram na zona rural criam gado não só como fonte de renda, mas para garantir o alimento da família. "A nossa tarefa é orientar os vizinhos a fazer o manejo correto e a reconstituição da caatinga", explicou.

 

Para a coordenadora-executiva da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), Lilite Cintra, esse encontro é uma forma democrática de consultar os territórios, para que possam manifestar suas peculiaridades e estar inseridos no processo de levantamento das suas necessidades. "Os seminários servem para levar informações sobre educação ambiental e para colher dados da vivência de quem atua nessa área na região", afirmou.

 

Características do território

 

 O representante da entidade coordenadora do Território Sertão do São Francisco, Dário Nunes dos Santos, destacou como peculiaridades da região o Rio São Francisco e o bioma caatinga. "Os problemas ambientais que prejudicam o rio são os despejos de esgotos das cidades ribeirinhas, os drenos dos projetos de irrigação, o uso indiscriminado dos recursos hídricos e a pesca predatória", citou.

 

Ele disse que o território totaliza 58% da população animal de caprinos e ovinos da Bahia. "A supressão de áreas de vegetação para implantação de projetos agrícolas e para criação de bode em sequeiro é um dos conflitos que afetam a biodiversidade do bioma caatinga", afirmou.

 

Estudantes da UESC no Projeto Rondon

 

Um grupo de seis estudantes de graduação e dois professores da UESC  participará, no período de férias, de atividades desenvolvidas pelo Projeto Rondon 2009 em comunidades urbano-rurais localizadas em regiões interioranas do País.  Eles vão integrar ações da Operação Centro-Norte na comunidade de São João da Baliza, no Estado de Roraima. 

 

O projeto, de iniciativa dos próprios alunos, foi orientado pelos professores Augusto Marcos Fagundes Oliveira, do Núcleo de Estudos Sociedade Educação e Políticas Públicas (Nesep), do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, e Maria Ferreira Bittencourt, do Departamento de Ciências da Saúde. A visita precursora a São João da Baliza será feita pela professora Andrea Maria Brandão Meireles, do Departamento de Ciências da Educação.

 

A proposta de trabalho da UESC foi selecionada entre os dias 13 e 17 de outubro, pela Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon, e aprovada, no dia 24 do mesmo do mês, pelo Comitê de Orientação e Supervisão  do Rondon. O Projeto Rondon recebeu 324 propostas de trabalho de instituições de ensino superior interessadas em participar da Operação Centro-Norte e 16 da Operação Verão 2009.

 

A equipe da UESC é formada pelos alunos: Vinicius Santos Ferreira, Fábio Romici Zane Lordelo Nogueira e Laura Regia Oliveira Cordeiro (Medicina), Tilson Nunes Mota,  Lília Claudia Costa Ribeiro e Monaliza Lemos de Souza (Enfermagem). Estudantes de outros cursos, como Biologia e Educação Física, também participaram da construção da proposta. Os professores Augusto e Andrea acompanharão os alunos.

 

O Projeto Rondon é um programa de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. O Rondon envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades carentes.

______________________________________________________________________