terça-feira, novembro 25, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

UFBA suspende atendimento da Defensoria Pública Especializada de Direitos Humanos

 

 

A Universidade Federal da Bahia determinou a suspensão do atendimento da Defensoria Pública no núcleo que, até a última sexta-feira, 21, funcionava dentro das instalações da Faculdade de Direito, na Rua da Graça, s/n, Graça. Conforme ofício enviado pelo diretor da faculdade, Jonhson Meira Santos, no dia 20 de novembro de 2008, o motivo da suspensão foi a segurança dos usuários dos serviços e dos estudantes. No documento (em anexo), ele cita que o espaço não comporta o número de pessoas que aguardam atendimento e determina a imediata suspensão do mesmo até que providências sejam adotadas.

 

Desde ontem, segunda, 24, pela manhã, seguranças da universidade impediram os assistidos da instituição de adentrarem o local. Cópias do ofício foram afixadas nas portas da unidade de ensino. A subcoordenadora da especializada, Firmiane Venâncio, e a coordenadora executiva da Defensoria, Gianna Gerbasi, estiveram ontem, segunda, 24, com o diretor para tentar reverter a situação, mas não obtiveram sucesso. Neste momento, a Defensoria está empenhada em procurar outro local para alojar as instalações do núcleo.

 

Por causa disso, a Defensoria Pública Especializada de Direitos Humanos teve o atendimento interrompido, inclusive os agendamentos para a questão dos passes livres, que serão reagendados. Todos os que fizeram agendamento estão sendo contatados e avisados por telefone pelos funcionários. No local, 5 defensores públicos prestavam uma média de 50 atendimentos por dia.

 

Defesa Civil alerta para chuva forte em 10 Estados

 

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Bahia e Goiás.

 

 

 

Nesta terça-feira (25/11), a presença de áreas de instabilidade sobre o norte de Goiás mantém as condições de pancadas de chuva. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas. Amanhã (26/11) e quinta-feira (27/11), o alerta é válido para o centro-norte do Estado.

 

 

 

Entre hoje (25/11) e quinta-feira (27/11), a presença de áreas de instabilidade forma nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no sul do Piauí, no centro-norte do Mato Grosso, no Tocantins, em Roraima, no centro-sul e oeste do Pará, em Rondônia, no Acre, no Amazonas e no sul, sudoeste e centro-oeste da Bahia. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

 

 

 

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

 

 

 

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para o PI, RR, GO e TO são baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec). Os demais alertas são baseados em informações do Cptec e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

Comércio escolhe nesta quarta-feira lojista destaque de 2008

 

O Prêmio Lojista do Ano, que homenageia os destaques do varejo no Estado, terá sua edição 2008 no Trapiche Eventos, nesta quarta-feira, dia 26, às 20h. O evento reúne mais de 400 convidados, entre os quais os maiores nomes do comércio baiano, que comparecem em peso para aplaudir os colegas, para receber o prêmio e confraternizar. Entre os convidados estão o governador Jaques Wagner, o prefeito João Henrique, o presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo, e o presidente da Câmara de Vereadores, Valdenor Cardoso.

 

Doze empresários vão subir ao palco para receber das mãos do presidente da CDL Salvador, Antoine Tawil, um troféu pelo destaque em seu segmento. Os premiados são escolhidos por votação entre os lojistas e apenas no dia da premiação será conhecido o Lojista do Ano, destaque entre os doze selecionados.

 

Concorrem ao prêmio máximo da noite algumas das mais importantes e conhecidas empresas do varejo baiano: Leão de Ouro, Ambiente Móveis, Perini, Insinuante, Antoniu's Jóias, Civilização Brasileira, Comercial Ramos, Ótica Ernesto, O Boticário, Frutosdias, Elementais e Kita Bijouterias.

 

"Esse é um prêmio tradicional que presta um reconhecimento ao trabalho e à dedicação dos nossos empreendedores, que se esforçam diariamente para superar dificuldades e contribuem para o desenvolvimento do Estado", afirma o presidente da CDL, Antoine Tawil. Os critérios de seleção do prêmio levam em conta aspectos como atendimento ao público, empreendedorismo, responsabilidade social, criação de novos empregos e investimento. O troféu concedido ao Lojista do Ano é confeccionado pelo artista plástico Tati Moreno.

 

O Prêmio foi criado pela CDL em 1963 como forma de reconhecer a luta diária empreendida pelo lojista, valorizando a categoria. O primeiro homenageado foi o saudoso lojista Milton Sampaio, pela sua iniciativa de criar o Clube de Diretores Lojistas de Salvador, em 1959, trazendo para a Bahia o movimento lojista que se consolidava no Rio de Janeiro.

______________________________________________________________________