quinta-feira, novembro 27, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

NACIONAL

 

Atuação da Força Nacional no combate a saques em SC será confirmada em até 48 horas

 

 Brasília - O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse hoje (27) que o governo deve confirmar nas próximas 48 horas a atuação de homens da Força Nacional no combate aos saques em Santa Catarina. A tropa já foi enviada ao estado ontem (26) mas com o intuito inicial de apenas auxiliar no resgate às vítimas de deslizamentos de terra e desabamentos provocados pelos fortes temporais dos últimos 90 dias na região.

 

Tarso afirmou que recebeu ontem (26) uma orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que os homens estejam "de prontidão" para coibir os roubos e garantir segurança aos comerciantes. Segundo ele, o governador do estado, Luiz Henrique, já contatou o ministério e, no máximo em dois dias deve confirmar a solicitação. "Nossa disponibilidade é total, o presidente nos orientou que ficássemos 24 horas à disposição", afirmou o ministro.

 

"São bombeiros preparados para esse tipo de tragédia e que vão auxiliar as autoridades locais na localização de pessoas nos escombros, ajudando o povo catarinense a sair dessa situação brutal que se encontra em função dessa ocorrência trágica. A outra possibilidade de intervenção nossa [no combate aos saques] depende de um auxílio do governador ", disse, ao participar de entrevistas a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, nos estúdios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

 

Consumidor vai deixar de "ser joguete" com novas regras para call centers, diz Tarso

 

Brasília - O ministro da Justiça, Tarso Genro, dá entrevista a emissoras de rádio no estúdio da EBC 

Brasília - O ministro da Justiça, Tarso Genro, garantiu hoje (27) que o consumidor brasileiro vai deixar de ser "joguete nas mãos de gravações absolutamente arbitrárias" reproduzidas pelos Serviços de Atendimento ao Cliente (SACs), ao comentar as novas regras para os chamados call centers.

 

Segundo ele, muitas vezes quem acessa o serviço atualmente é "humilhado" pelas empresas.

 

Tarso acredita que a partir de 1º de dezembro – quando entra em vigor o decreto que estabelece as novas regras – o país irá vivenciar uma fase de transição e, em seguida, de adaptação. Muitas empresas, segundo ele, já estão se enquadrando e não haverá prorrogação de prazo para aquelas que não cumprirem as determinações previstas.

 

 

Oposição se mostra disposta a discutir reforma tributária só em 2009

 

Brasília - Diante do impasse entre governo e oposição quanto ao projeto da reforma tributária, a matéria deve mesmo ser votada apenas em 2009. A oposição se mostrou disposta hoje (27) a suspender as discussões sobre o assunto e retomá-la apenas em fevereiro ou março para que, na prática, a votação ocorra só em abril.

 

"Acho que o governo percebeu que o ambiente não é propício para votar a reforma este ano. Temos a intenção de fazer a busca pelo entendimento com o governo se for realizado nos três primeiros meses do ano que vem. Aí sim começaríamos a trabalhar a partir da semana que vem para buscar refazer esse parecer", disse o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), depois de reunião entre a base governista e o governo.

 

O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), no entanto, mantém o otimismo quanto à aprovação do texto ainda este ano. "O governo trabalha para mobilizar a base e superar a obstrução da oposição", afirmou. "A [reforma tributária] desonera impostos, fortalece a economia, o desenvolvimento econômico e, no momento de crise internacional, ajuda o país a enfrentá-la. Mas, a oposição não se convenceu disso", completou.

 

Edison Lobão diz que empréstimo da Petrobras não se deve a problemas de caixa

 

 Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou hoje (27) o empréstimo de R$ 2 bilhões feito pela Petrobras à Caixa Econômica Federal para pagar despesas correntes. Segundo ele, trata-se apenas de "um empréstimo feito com regularidade".

 

"Isso não é grave em nenhuma empresa. Isso já se fez tantas vezes. A Petrobras já contraiu empréstimo no exterior em outros momentos e no Brasil. [A Petrobras] está apenas repetindo aquilo que sempre fez", comentou ao chegar ao Senado para participar de evento sobre infra-estrutura.

 

Ontem (27), o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) falou em plenário sobre o empréstimo. Segundo ele, a empresa estaria "com sérios problemas de caixa". De acordo com relatório trimestral apresentado pela empresa à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a contratação foi feita em 31 de outubro e tem como objetivo "reforçar o capital de giro" da companhia.

 

Segundo Jereissati, as condições negociadas pela Petrobras com a CEF foram as seguintes: prazo de 180 dias para pagamento do valor principal e encargos com amortização única ao fim do prazo; taxa de juros de 104% do CDI Over; incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e, por último, amortização e liquidação do empréstimo tomado.

 

GERAL

 

Operadores e agentes de viagem de Miami dizem muito prazer à Bahia

 

 

 

A Bahia esteve mais uma vez presente nos Estados Unidos, desta vez na cidade de Miami, para lançar o novo vôo direto e diário da companhia aérea American Airlines. Cerca de 200 profissionais ligados ao turismo foram apresentados aos principais destinos do estado, através de vídeo e folhetos informativos. Os operadores, agentes de viagem e jornalistas também tiveram a oportunidade de saborear a comida típica, inclusive o acarajé, assistir uma apresentação de capoeira e ouvir músicas da Bahia.  

 

O evento aconteceu na última quarta-feira, 26/11, no Nikki Beach, em Miami Beach. "Escolhemos um local que tivesse um ambiente muito parecido com o da Bahia, para que as pessoas se sentissem acolhidas, assim como a Bahia sabe acolher. O espaço é repleto de coqueirais, servimos bebidas com frutas típicas e a música era baiana. Os operadores e agentes de viagem se sentiram muito atraídos pelo destino o que representa um bom resultado deste evento, pois a partir de agora eles começam a vender muito mais o Estado", afirmou Leo Moreira da American Airlines.

 

Nos Estados Unidos, a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, participou de reuniões intensas, cujo foco era o segmento étnico-afro, o golfe e o GLS; e falou sobre a importância destes eventos internacionais. "Essas ações de promoção fazem parte de uma estratégia para garantir a sustentabilidade dos vôos. Esse é um trabalho árduo da Bahiatursa, Secretaria de Turismo e American Airlines neste mercado. Há dois anos temos apoiado grandes eventos para o público final, a exemplo do Brazilian Day, em Nova York, e a partir de março do ano que vem, do dia 20 a 24, apoiaremos o Brazil on the Beach com Daniela Mercury".

 

O professor, Dr. Steven Butterman, responsável pelo intercâmbio cultural entre a Universidade de Miami com a UFBA e UCSAL também compareceu à noite da Bahia. "Gostei muito do que vi sobre os costumes, a geografia, os pontos turísticos, a música, a cultura e a culinária que a Bahia apresentou. É isso que mostro aos meus alunos e faz com que eles se motivem para visitar o Estado e aprender. Mesmo com a crise americana, temos estatísticas de que, o número de alunos americanos que vão estudar no Brasil cresceu 7 vezes", disse o professor.

 

          Participaram do lançamento, o coordenador de turismo étnico, Billy Arquimimo e a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França. "Uma das ações que a Bahiatursa prioriza nesse momento, no mercado americano, são ações relacionadas ao turismo étnico, para consolidar a Bahia como um destino certo para os turistas afro-americanos", disse Rosana. Outros dois segmentos que interessam muito aos americanos é o golfe, pois nos Estados Unidos existem cerca de 40 milhões de golfistas, sendo que 30% deles viajam 1 vez por ano, permanecendo em média 10 dias no destino, segundo as estatísticas da Embratur; e o GLS que movimenta no mercado americano de viagem US$ 54 bilhões anuais. Turistas gays e lésbicas gastam 30% mais que os turistas tradicionais em suas viagens, no entanto, são mais exigentes, primam pela qualidade e buscam opções nas áreas de cultura, arte, moda, gastronomia e lazer.

 

Territórios de identidade terão novo modelo de desenvolvimento

 

Implementar um novo modelo de desenvolvimento que fortaleça os microempreendedores dos territórios de identidade da Bahia. Com esse objetivo, a Secretaria do Planejamento (Seplan) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) firmaram convênio para elaborar estudos e diagnósticos sobre dinâmicas e tendências socioeconômicas para o desenvolvimento do território do Vale do Jiquiriçá. A súmula desse convênio, que será projeto-piloto da iniciativa, foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 20 deste mês.

 

Segundo o secretário do Planejamento, Ronald Lobato, a intenção do governo é promover de forma planejada e articulada o crescimento econômico dos territórios com maior eqüidade social. "A idéia é criar uma rede de economia solidária integrada ao sistema produtivo e, para tanto, é necessário reconhecer os empreendimentos existentes, com as suas potencialidades, desafios e pontos de estrangulamento, visando à produção de um ambiente favorável a esse desenvolvimento", explicou.

 

Feira de Santana ganha novos centros digitais de cidadania

 

Eleito com o prêmio A Rede como o melhor programa público de inclusão digital do Brasil, o Cidadania Digital (Programa de Inclusão Sociodigital do Estado da Bahia) inaugura amanhã (28) duas novas unidades no município de Feira de Santana.

 

Os novos centros digitais de cidadania (CDCs) passarão a funcionar no 35° Batalhão de Infantaria e no Colégio Estadual General Sampaio. As inaugurações contarão com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, às 15h30 e 17h, respectivamente.

 

Cada CDC é composto por 10 computadores equipados com softwares livres e conectados à internet banda larga, um servidor e impressora. Com as duas novas unidades, Feira de Santana passa a contar com 31 centros. "Desses, 24 já estão em funcionamento e até o final deste ano entregaremos os outros CDCs para a comunidade", disse o secretário.

 

Além da entrega das novas unidades, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que coordena o Cidadania Digital, lança no município o Programa de Sustentabilidade para as Políticas Territoriais de Inclusão Sociodigital, também amanhã, a partir das 18h, na Casa de Chá (Avenida Senhor dos Passos, 653).

 

 

CULTURA

 

Soterópolis de hoje (27) vai exibir especial sobre o "Música em Todos os Ouvidos"

 

O programa da TVE cobriu os melhores momentos do Projeto "Novembro - Música em Todos os Ouvidos", que realizou debates sobre produção artística na Bahia, no ICBA, e vem trazendo importantes grupos musicais nacionias para tocar com bandas independentes locais, no Pelô

 

O programa Soterópolis vai destacar hoje, às 22h - com reprise domingo, às 18h - na TVE, os melhores momentos, até agora, do Projeto "Novembro – Música em Todos os Ouvidos" que vem agitando o cenário cultural alternativo de Salvador, no mês de novembro. Entre as apresentações musicais registradas pelas lentes do Soterópolis, no largo Pedro Archanjo - Pelourinho, estão Quixabeira da Lagoa da Camisa (BA), Orquestra Conpemporânea de Olinda (PE), Wado (AL), Cidadão Instigado (CE), Subaquático (BA), The Baggios (SE), Cascadura (BA), Vanguart (MT) e Móveis Colonias de Acaju (DF).

 

Além do registro dos shows, realizados nos dias 14, 15 e 22 deste mês, que levaram milhares de pessoas ao Centro Histórico de Salvador - como parte da programação do Pelourinho Cultural - vale a pena também conferir as coberturas de debates do II Fórum de Música, Mercado e Tecnologia, ocorrido no ICBA – Instituto Goethe.

 

O evento

 

O "Música em Todos os Ouvidos" é uma realização da Diretoria de Música da Fundação Cultural do Estado, em parceira com o Programa Pelourinho Cultural, e vem atraindo grande público de jovens antenados com a boa música alternativa e artistas independentes, no Pelourinho.

 

O último dia do Projeto será neste sábado (29), às 20h, no largo Pedro Archanjo, quando as cantoras Mallu Magalhães (SP), Silvia Machete (RJ) e a banda Matiz (BA) se apresentam. Os ingressos custam R$2 e R$1. A bilheteria será aberta três horas antes do evento.

 

Hoje é a última oportunidade para assistir ao XII Painel Performático

 

Suavidade, leveza, beleza, harmonia, e muita irreverência. Esses foram ingredientes presentes ontem (26) no penúltimo dia do XII Painel Performático, apresentado pelos alunos da Escola de Dança da UFBA. O evento, que tem encerramento hoje (27) e começa às 17 horas, traz na programação performances, instalações, mostras de vídeo e música, em diversos espaços do Campus de Ondina e nas imediações. A entrada é franca.

 

 

 

As montagens "A sombra" e "Pandenga" se destacaram entre os 20 espetáculos apresentados ontem no evento, justamente pela diferença de proposta. Na primeira, a aluna Vera Passos e a filha Safira Sacramento, de 9 anos, fizeram uma apresentação bastante suave. Com vestidos brancos, soltos, as duas bailarinas expressaram, ao som da música De Usuahia a La Quiaca, de Gustavo Santaolalla (trilha do filme Diários de Motocicleta) a relação de confiança e amizade de ambas.

 

 

 

"Safira me acompanha e sempre assistiu tudo que faço. Há tempo queria fazer alguma coisa com ela e essa foi a oportunidade. Este é um trabalho que já existia e adaptei para apresentá-lo em parceria com ela", revela a aluna de 40 anos, criadora de uma das peças mais aplaudidas do Teatro da Escola de Dança. Passos disse, que embora este não tenha sido um trabalho veiculado à disciplinas, se tivesse que associar a alguma delas seria a "estudo do corpo"

 

 

Roteirizarão dos Lagos de São Francisco

 

 

 

A Bahiatursa realiza até o dia 28 de novembro, na cidade de Juazeiro, uma Oficina de Roteirizarão Turística da Região dos Lagos do São Francisco em Juazeiro – BA.  A oficina, com 3 dias de duração,   aborda conceitos e informações sobre roteiros turísticos da região, com o objetivo de  organizar e integrar atrativos locais, como o Enoturismo, a gastronomia e o entretenimento.

 

 

 

Participam  das oficinas o trade das cidades  baianas  Juazeiro,  Casa Nova e Sobradinho, além da pernambucana Petrolina, A iniciativa está sendo supervisionada pela Diretoria de Serviços Turísticos da Bahiatursa, com o apoio do grupo Miolo. Segundo os técnicos da Bahiatursa que coordenam o projeto a oficina  está tendo uma excelente receptividade da região.

 

 

 

A oficina também promove a inclusão social dos moradores da região, além de trabalhar no sentido de reduzir as desigualdades sociais, proporcionando condições para que os objetivos propostos pela Programação de Regionalização do Turismo – Roteiro do Brasil sejam alcançados.

 

 

Jornada de literatura leva o escritor Antônio Cedraz ao Pelourinho

 

A comunidade do Centro Histórico de Salvador recebe no Mês da Consciência Negra a Jornada de Literatura no Pelourinho. As atividades, gratuitas, realizadas pela Fundação Pedro Calmon/Secult, através do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura (NLLL), acontecem amanhã (28), na Praça das Artes, Praça Pedro Arcanjo e Terreiro de Jesus, das 9 às 18h.

 

Voltada para o incentivo do livro e da leitura, a jornada leva ao Pelô oficinas de contação de histórias, RAP e criação literária em poesia. À tarde, haverá encontro com o escritor Antônio Cedraz, autor da Turma do Xaxado, formada por personagens sertanejos, ganhadora de vários prêmios e menções honrosas.

 

A programação contará também com recital de poema e a população terá à disposição, durante todo o dia, uma biblioteca móvel com 1,5 mil obras, entre livros, revistas e jornais, além de serviços de saúde gratuitos.

______________________________________________________________________