domingo, novembro 30, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

 

ESPECIAL_____________________

 

DIA NACIONAL DO SAMBA FAZ HOMENAGEM A PAULINHO DA VIOLA

 

 

  Na próxima terça-feira (2 de dezembro), comemora-se o Dia Nacional do Samba, em Salvador, na Praça Municipal. Desta vez chama a atenção uma coincidência: Paulinho da Viola é o grande homenageado (ano passado foi Gilberto Gil), e uma das principais atrações é o sambista Benito de Paula. O evento ocorre num momento em que os dois sambistas negam que são inimigos.

   É que alguns meios eletrônicos voltaram a afirmar que os dois se odeiam, por causa de uma querela envolvendo a música "Argumento", que Paulinho da Viola teria feito para espezinhar Benito de Paulo, criticando seu jeito de fazer samba ao piano. Paulinho da Viola negou a lenda urbana, mas Benito de Paula não acreditou e, na época, lançou uma música em resposta, que o compositor da Portela considerou muito agressiva porque insinuava ser um chato e burro.

     O Dia do Samba, na Bahia, será a oportunidade de Benito de Paula render homenagens a Paulinho da Viola e acabar de vez com a questão, conforme observam os sambistas que irão participar do evento. A festa, desta vez, vai reunir a chamada nata do samba baiano com convidados do Rio de Janeiro e São Paulo, e também cantores, cantoras e grupos de expressão que irão mostrar os sucessos de Paulinho da Viola, Ary Barroso e outros compositores. O cast tem, dentre outros, Diogo Nogueira, Edil Pacheco, Paulinho Boca de Cantor, , Aquarela do Samba, Barlavento, Nelson Rufino, Valmir Lima, Marienne de Castro, Gal do Beco, Gal Borges, Claudete Macedo, Guiga de Ogum, Gerônimo, Terra Brasilis, Clécia Queiroz, Rosa Nonato, Roque Betenquê, Muniz do Garcia, Paulinho Camafeu, Márcia Shorts, Ione Papas, Firmino de Itapuã, Lia Chaves e muitos outros, misturando-se a chamada "velha guarda" com grupos e novos compositores e cantores.

      Como acontece todos os anos, aguarda-se a presença de cantores e compositores que aparecem de surpresa e dão canjas, como já aconteceu com Beth Carvalho, João Bosco (que já foi também homenageado especial), Carlinhos Brown, Gilberto Gil e diversos outros. Segundo Edil Pacheco, coordenador do evento, "quem chega tem espaço, pois a festa é do samba e o samba é do povo brasileiro".

  As comemorações começarão a partir das 17 horas, com cada atração cantando duas músicas. O evento tem hora para começar, mas não tem para terminar e irá invadir a madrugada. Na última edição foi registrada a presença de quase 30 mil pessoas na praça. O evento é totalmente gratuito, desde sua origem.

______________________________________________________________________