quinta-feira, novembro 13, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Bombeiros registram incêndios

 

 em desaceleração na Chapada

 

 

 

         "Os incêndios florestais na região da Chapada Diamantina estão em fase de desaceleração", informou o capitão Jean Vianey, do 11º Grupamento de Bombeiros de Lençóis, na manhã de hoje (dia 13). Segundo ele, os focos de incêndios florestais nos municípios de Lençóis, nas localidades de Barro Branco e Remanso, Rio de Contas e Paramirim, já estão controlados.

 

Os dados sobre o controle dos incêndios foram obtidos ontem (12), durante sobrevôo da equipe de Grupamento de Bombeiro, que resultou no monitoramento e levantamento das áreas ainda atingidas pelo fogo.

 

De acordo com o relatório emitido pelo Comando de Operações do Interior, foram verificados focos nos seguintes municípios: Bonito (1), Morro do Chapéu (2), Gentio do Ouro (3), Seabra (2), Palmeiras (1), Itaberaba (2), Andaraí (3), Mucugê, Ibicoara e Lençóis, na região da Estiva. "A chuva não foi suficiente para debelar todos os focos, mas resultou em aumento da umidade do ar, o que facilita o combate", explicou o capitão Vianey.  

 

Hoje, cerca de 300 bombeiros vão combater o fogo na região do Gerais do Rio Preto, dentro do Parna Chapada Diamantina, uma área com atributos naturais que atrai turistas do mundo inteiro. Quatro aeronaves tipo air tractor e três helicópteros, sendo um do Grupamento Aéreo da PMBA e dois do Instituto Meio Ambiente (IMA), estão apoiando as ações.

 

Prevenção - O trabalho de planejamento e prevenção, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), garantiu que apenas pequenas ocorrências fossem registradas no Parque Estadual de Sete Passagens, localizado no município de Miguel Calmon, que abrange uma área de 2.500 hectares e é gerido pelo Governo do Estado. Segundo o diretor de Unidades de Conservação da Sema, Plínio Neto, a ação tem apoio de 25 brigadistas voluntários e dos seguranças do parque.

 

 

Sema fará levantamento de danos causados à natureza

 

 "A Secretaria do Meio Ambiente tem concentrado todos os esforços para controlar os incêndios. Posteriormente faremos o balanço e estudos técnicos necessários, para saber a dimensão dos danos causados à biodiversidade regional", afirmou Plínio Neto, diretor de Unidades de Conservação da Sema, questionado sobre os prejuízos à natureza, causados pelo fogo que atinge a Chapada Diamantina.

 

Segundo a bióloga Daniela Vilar, da coordenação de Manejo de Unidades de Conservação da secretaria, inicialmente, não há como medir o impacto dos incêndios florestais na biodiversidade da Chapada Diamantina, mas alerta que a freqüência das queimadas favorece a perda de diversidade e alteração na estrutura da vegetação regional.

 

Especialista ambiental, subchefe da casa civil, fala amanhã na Câmara Britânica de Comércio

 

 

 

A fiscalização e a aplicação de sanções por parte dos órgãos ambientais é crescente no Brasil. Devido a esse fato, torna-se imprescindível a constante atualização do conhecimento sobre a legislação que fundamenta a atuação desses órgãos. O novo mecanismo legal a ser conhecido é o Decreto Federal nº 6.514, publicado em 22 de julho de 2008, que passou a regulamentar a Lei de Crimes Ambientais e revogou o Decreto Federal 3179/99. Em comparação ao decreto revogado, o atual Decreto Federal objetiva maior rapidez e rigor na aplicação de sanções àqueles que cometem infrações ambientais.

 

 

 

Para esclarecer as dúvidas e polêmicas advindas desse importante Decreto, o Comitê de Meio Ambiente convidou o subchefe Adjunto para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República e especialista em Direito Ambiental Jaime César de Moura Oliveira.

 

Fórum valoriza formação e qualificação na PM

 

Criar condições para a Polícia Militar gerir suas ações de educação continuada, valorizando o policial com investimento na formação e qualificação. Com este objetivo, foi aberto nesta quinta-feira (13), na reitoria da Ufba, o I Fórum de gestores do Programa Organizações Aprendentes (Proa), que registra o início da etapa de consolidação da dinâmica das Organizações Aprendentes na Polícia Militar.

 

         Parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria de Segurança Pública do Estado por meio da Polícia Militar, e da Escola de Administração da Ufba, o Proa é uma iniciativa pioneira no país e tem como meta capacitar profissionalmente mais de 30 mil policiais militares, e, assim, aumentar a interação com a comunidade. Na abertura, o Grupo de Teatro da PM encenou a performance Precisamos aprender a ser nós.

 

PM inaugura novo pelotão em Lauro de Freitas

 

 LAURO DE FREITAS/BA – O efetivo policial de Lauro de Freitas deverá ganhar reforço em breve, assim que os novos 3.200 policiais contratados pelo Governo do Estado completem o curso de aformação. O anúncio, feito pela prefeita Moema Gramacho tranqüilizou os moradores da região de Ipitanga, que assistiram a solenidade de inauguração do novo pelotão de polícia do município, ontem.

 

Moema informou que esteve com o Comando Geral da PM e solicitou reforço para a cidade, que conta hoje com um quadro de 186 policiais. "O comandante ainda não fez a distribuição, mas assegurou que Lauro de Freitas será contemplada", disse a prefeita lembrando que também nos próximos dias será inaugurado o Corpo de Bombeiros do município.

 

Depois de destacar a parceria com a Polícia Militar, a prefeita citou ações importantes no município, como a captação de recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), a qualificação da Guarda Municipal e a formação dos conselhos comunitários de segurança. "Nosso próximo passo será fomentar a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública", completou Moema, com apoio do coronel Gilberto Santana, comandante geral da Região Metropolitana. "Segurança Pública é uma obrigação do Estado, mas é importante que todos façam sua parte. A Prefeitura de Lauro de Freitas tem desempenhado um papel importante no combate à violência", disse o comandante.

 

Santana destacou que a violência reflete a situação social de cada lugar e por isso defende a integração de políticas públicas para redução da criminalidade. "Temos que fazer o policiamento ostensivo, mas além disso, o Estado deve gerar emprego, dar saúde e educação para a comunidade. É isso que estamos buscando, por exemplo, com o Proerd". O Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência, citado pelo comandante, formou no município mais de 3 mil crianças em menos de um ano.

 

______________________________________________________________________