quinta-feira, novembro 20, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Banco do Brasil confirma aquisição da Nossa Caixa

 

Brasília - Foi confirmada hoje (20) pelo Banco do Brasil a aquisição do Banco Nossa Caixa, que pertencia ao estado de São Paulo. O valor da transação foi de R$ 5,38 bilhões e deve ser pago em 18 parcelas mensais a partir de março de 2009.

 

As parcelas, calculadas em valores atuais, são de R$ 299,2 milhões e serão corrigidas de acordo com a taxa básica de juros (Selic), nas datas de pagamento.

 

Em nota, o Banco do Brasil disse que "o valor da operação foi calculado com base em avaliação econômico-financeira elaborada por consultores contratados pelo Banco do Brasil, a qual levou em consideração, entre outras metodologias, as perspectivas de rentabilidade futura e o fluxo de caixa descontado da Nossa Caixa".

 

A nota também diz que a operação está sujeita à aprovação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e dos demais órgãos competentes. Somente em São Paulo, o BB possui 772 agências em 358 municípios. A Nossa Caixa detém 552 agências e 1672 pontos de atendimento, distribuídos em 645 municípios. Com a aquisição, o BB somará 1.324 agências no estado.

 

Diretor seleciona músicos

 

O diretor francês Gilles Pastor foi convidado pelo Teatro Castro Alves (TCA) para selecionar músicos que irão participar do "A Tempête 10º Sud" (Tempestade 10º Sul), espetáculo integrante da programação do Ano da França no Brasil, em 2009.

 

Os interessados em participar têm até domingo (23), às 18h, para se inscrever pelo site: www.amplacomunicacaototal.com.br. É preciso ser músico polivalente, que saiba tocar percussão e alguns instrumentos clássicos, melódicos, ler partitura e improvisação.

 

O espetáculo é baseado no clássico "A Tempestade", de Willian Shakespeare, e é resultado das pesquisas realizadas pelo diretor, na Bahia. O sincretismo do catolicismo com as religiões afro-brasileiras e o transe no candomblé são alguns dos os temas da montagem, que faz parte de uma trilogia iniciada em 2006.

 

Os produtores buscam três instrumentistas que, por questões ligadas à dramaturgia, devem ser homens, negros ou mestiços e ter domínio de instrumentos musicais de cordas dedilhadas (violão, cavaquinho, violão de sete cordas, bandolim, guitarra baiana, guitarra portuguesa, contrabaixo acústico), sopro (flauta transversa, clarineta, trombone, oboé, trompete, saxofone) e da percussão brasileira (ritmos tradicionais do candomblé).

 

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e integrará a programação do Ano da França no Brasil, com ensaios e apresentações previstos para maio e junho de 2009.

 

 

 

CHOVE FORTE NA CHAPADA DIAMANTINA

 

 Desde esta madrugada a chuva voltou a cair forte na região e a população comemora o fim dos focos de incêndios na Chapada Diamantina. Apesar da grande proporção de áreas atingidas pelo fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina, os roteiros turísticos não foram afetados pelas queimadas e as trilhas estão em perfeitas condições para o treking. Segundo a secretária de Turismo de Lençóis, Michele Nonato, "os turistas podem vir despreocupados, pois os passeios estão garantidos, melhor ainda agora com abundância de água nos rios". O período das chuvas representa uma esperança de renovação para as áreas destruídas e um novo convite aos "amantes" da belíssima Chapada Diamantina, afirma Michele.

 

O presidente da Associação dos Condutores de Visitantes de Lençóis, Aide Andrade, avalia que a maior parte das áreas atingidas pelo fogo são de pouca visitação turística e não atrapalha o desenvolvimento das atividades. A Chapada Diamantina continua a oferecer atrativos naturais da melhor qualidade e "esperamos que os últimos acontecimentos não prejudiquem a bela imagem da Chapada nem o fluxo turístico que estamos esperando para a alta estação", conclui Aide.

 

SAUDAÇÃO DO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA PELA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE BARAK OBAMA

 

O Conselho Estadual de Cultura, reunido em seu pleno na sua 46ª Sessão

Plenária Ordinária, em 19 de novembro de 2008, decidiu saudar o povo

norte-americano pela eleição do Presidente Barak Obama, na esperança de

que as promessas de mudança que ele encarna signifiquem a distribuição

mais justa da riqueza ao redor do

planeta, mais respeito às diferenças de todas as naturezas e que as relações

culturais de seu país, sobretudo com o terceiro mundo, venham a se pautar

pelos princípios do direito universal de todos os povos à cultura e não

mais, apenas, por um sistema comercial de distribuição de mercadorias.

______________________________________________________________________