domingo, novembro 09, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Marcos falha, Palmeiras perde decisão e Grêmio toma segundo lugar

 

A presença do goleiro Marcos na grande área do Grêmio em quatro cruzamentos, o primeiro aos 30min do segundo tempo, é significativa: o Palmeiras estava desesperado. Com um erro de seu camisa 12, que não conseguiu cortar uma falta cobrada por Tcheco, o time alviverde perdeu por 1 a 0 no Parque Antarctica neste domingo, viu o rival tomar o segundo posto da tabela e se distanciou da luta pelo título do Campeonato Brasileiro.

 

"Além de técnica ou da parte tática, o Grêmio jogou com coração hoje [domingo]. Fomos felizes, conseguimos matar a partida e fomos brilhantes no aspecto disposição", avaliou o goleiro Victor. "Não foi uma vitória convincente, mas foi consistente", concordou o meia Tcheco.

 

O resultado representou uma reação do Grêmio na tabela de classificação. O time gaúcho havia somado apenas um ponto nas duas rodadas anteriores, deixou a liderança e viu o São Paulo se consolidar no topo. Contudo, chegou a 63 pontos neste domingo e ficou a dois da equipe do Morumbi.

 

O Palmeiras, por sua vez, ficou estagnado nos 61 pontos. Assim, além de ter perdido a segunda posição para o Grêmio, foi ultrapassado pelo Cruzeiro nos critérios de desempate e agora ocupa a quarta posição da tabela. "Deixamos escapar um jogo importante. Ainda mais dentro de casa, onde não estamos acostumados a perder. Agora ficou difícil pensar em título", admitiu o atacante Alex Mineiro. Anteriormente, o time alviverde havia sofrido apenas um revés como mandante no Brasileiro.

 

Vitória perde para o Atlético

 

O Atlético Mineiro acaba de vencer o Vitória, num jogo cheio de emoções no Barradão. Pelo placar de 1 a 0 o time mineiro segue ainda em busca de participação da Sul americana, enquanto o Vitória garante apenas sua permanência na elite do futebol brasileiro.

 

 

G20 pede reforma profunda do Fundo Monetário e do Banco Mundial

 

São Paulo - O secretário de Finanças do Tesouro do Reino Unido, Stephen Timms, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ministro das Finanças da África do Sul, Trevor Manuel, durante entrevista coletiva sobre a reunião do G20, que engloba as maiores economias do mundo 

São Paulo - Ministros da área econômica e presidentes de bancos centrais das maiores economias do mundo reconheceram, em comunicado divulgado hoje (9), a necessidade de reformas profundas do Fundo Monetário Nacional (FMI) e do Banco Mundial.

 

No documento final do encontro do G20 realizado em São Paulo, eles informaram que é necessário que essas instituições ajam de forma mais adequada à realidade econômica mundial e estejam mais preparadas para os desafios do futuro.

 

"Nós enfatizamos nosso comprometimento com a profunda reforma das instituições de Bretton Woods para aumentar sua legitimidade e efetividade", afirmaram, em texto assinado por todos os representantes dos 19 países presentes e a União Européia.

 

A Conferência de Bretton Woods, realizada em 1940 e foi a primeira reunião de países para a definição de uma ordem financeira e monetária global. Nela, foram criados o FMI e Banco Mundial, além do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird).

 

O comunicado diz ainda que todas essas instituições devem ter papel importante na estabilização do mercado internacional. Porém, para que isso aconteça, precisam passar por adequações.

 

Do documento, consta ainda a sugestão de que o FMI faça a supervisão dos fundamentos econômicos dos países para, desta forma, evitar novas crises como a atual.

 

Entidades estudantis vão aos locais de prova do Enade pedir que universitários não façam prova

 

Brasília - Uma das salas onde foi aplicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no Centro de Ensino Elefante Branco. O objetivo da prova é avaliar a qualidade dos cursos de graduação das instituições de ensino superior 

Brasília - Estudantes ligados ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB) e à União Nacional dos Estudantes (UNE) foram hoje (9) às portas de locais onde estava sendo aplicada a prova do Exame Nacional de Desempenho do Estudantes (Enade), em Brasília, para convencer os universitários a deixarem o teste em branco.

 

Para o coordenador-geral do DCE da UnB, Fábio Félix, o Enade não é o melhor método de avaliação dos estudantes nem das instituições, e ainda pune as universidades com pior desempenho. "Primeiro, que o governo coloca todos os cursos e todas as universidades no mesmo pacote. Além disso, o Enade é punitivo quando cria um ranking das melhores e piores."

 

Na avaliação de Félix, o exame, que "surgiu para ser melhor do que o antigo Provão", não mudou em nada a forma de avaliação do ensino superior proposta pelo governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "O Enade surgiu para superar o Provão, mas acabou sendo a mesma coisa: punitivo e unilateral", criticou o universitário.

 

Perdas de poupança com Plano Verão podem ser requeridas na Justiça até dezembro

 

 Brasília - As pessoas que tinham caderneta de poupança com aniversário entre 1º e 15 de janeiro de 1989 têm até 31 de dezembro deste ano para requerer na Justiça o pagamento das perdas monetárias em virtude do Plano Verão. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) estima que os bancos tenham que pagar cerca de R$ 100 bilhões relativos às perdas monetárias.

 

O advogado Eduardo Antonio Caram, do escritório Caram, Marcos Garcia e Tavares de Almeida Advogados Associados, explicou que, para reivindicar o pagamento, o poupador tem que ter em mãos o extrato da poupança. "Aquele que não tem o extrato bancário da poupança, terá que ir ao banco solicitar o documento. Ele terá que protocolar um requerimento, por escrito, pedindo os extratos da poupança de janeiro e fevereiro de 1989", orientou Caram, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

 

De posse do requerimento, acrescentou o advogado, a pessoa deve procurar um advogado ou um juizado especial para entrar com uma medida judicial para interromper o prazo da prescrição. Sem o extrato da época, é impossível solicitar o pagamento das perdas, pois o documento é imprescindível para comprovar a data de aniversário da poupança.

 

O advogado aconselha as pessoas que estão tendo dificuldade em obter o extrato nos bancos que, de posse da petição feita à instituição financeira,  procure um advogado, que deve ingressar com uma medida cautelar de exibição de documentos. "Essa ação visa, exclusivamente, a obter  esses documentos que o banco têm dificultado a entrega. Inclusive, os juízes costumam aplicar multas diárias se o banco não entregar os documentos".

 

Obama vai amanhã à Casa Branca para conversar com Bush sobre EUA

 

Barack Obama irá à Casa Branca amanhã, pela primeira vez após a vitória eleitoral do dia 4, para se reunir com o presidente George W. Bush, enquanto sua esposa, Michelle, conhecerá aquela que será sua nova residência pelas mãos de Laura Bush.

 

O líder americano anunciou o encontro na semana passada durante um discurso aos funcionários da Casa Branca, no qual falou sobre temas relativos ao processo de transição até que Obama tome posse no cargo, em 20 de janeiro.

 

Os dois falarão sobre a situação do país, imerso em uma profunda crise econômica, e os assuntos que a nova Administração terá que enfrentar, como os conflitos do Iraque e do Afeganistão.

 

Em seu discurso semanal, o presidente americano expressou seu "pleno apoio" a Barack Obama no processo de transição e assegurou que garantir uma transferência de poderes sem contratempos será uma das prioridades durante o resto de seu mandato.

 

Beyoncé pede para cantar na posse

 

A cantora norte-americana Beyoncé Knowles, 27, disse que seu maior sonho no momento é ser convidada para cantar na cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, em janeiro.  

Cantora Beyoncé disse ter chorado quando soube da vitória de Obama

Beyoncé disse ter se emocionado e até chorado quando soube da vitória de Obama, e admitiu que foi dormir na última terça-feira (4) "chorando e rindo ao mesmo tempo".

 

"Acordei com a maquiagem toda borrada e um sorriso no rosto", contou.

 

A estrela pop disse que espera cantar para seu ídolo político. "Quero estar lá, não vejo a hora deste dia. Sinto que todos nós estamos prontos para fazer o necessário. O que me pedirem, se quiserem que eu seja voluntária, que cante, estarei lá. Estou pronta", afirmou.

 

Ebal busca experiência de outros estados para revitalizar Ceasa Bahia

 

Desenvolver um projeto de revitalização da Ceasa Bahia. Com esse propósito, o presidente da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), Reub Celestino, acompanhado de assessores, visitou as Ceasas de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RG).

 

O objetivo foi conhecer as instalações, o modelo de gestão, a

operação e os projetos desenvolvidos em outros centros de abastecimento para que as melhores idéias sejam aplicadas também na Bahia.

 

O grupo assistiu, na semana passada, a palestras sobre o funcionamento das ceasas e seus projetos. Chamou a atenção de Celestino, um projeto pioneiro, que consiste na substituição de todas as caixas de madeira por caixas plásticas, o que resulta na modernização e maior competitividade do setor, a organização e setorização dos mercados (cada produto permanece em seu devido lugar), e o mercado do produtor, que destina módulos da agricultura familiar.

 

A revitalização da Ceasa/Ba, começou em outubro deste ano, com o asfaltamento, atendendo a uma antiga reivindicação dos trabalhadores locais.

 

Moema recebe visita de rei de Gana

 

LAURO DE FREITAS/BA – A prefeita Moema Gramacho recebeu neste sábado a visita de Nana Osei Asibey I, rei da etnia Kwahu, região do sudoeste de Gana, na Africa. Com as vestes tradicionais de seu país e muitos acessórios de ouro, metal abundante em sua região, Nana Osei iniciou o tour pelo município no terreiro Ibo Ati Asse Oluwo Ogum Megé, no Parque São Paulo, em Itinga. O rei também visitou o terreiro São Jorge Filho da Goméia, em Portão, e conheceu as instalações do Restaurante Popular, antes de um almoço com a prefeita na Barraca Araruama, em Vilas do Atlântico.

 

Em Lauro de Freitas, Nana Osei afirmou que conseguiu encontrar o que estava procurando desde sua chegada às terras baianas: manifestações claras da cultura afrodescendente. "A Bahia e a África estão ligadas como uma mãe ao seu filho", disse o rei ganês contente em ver parte de sua cultura preservada em solo brasileiro. O rei ficou orgulhoso ao ver a oficina Kula de tecelagem, do terreiro São Jorge da Goméia, que utiliza métodos parecidos com os de seu país. "Não podemos deixar nossa cultura ser levada com o vento ou morta pela distância", reiterou.

 

No terreiro Ibo Ati Asse Oluwo Ogum Megé, Nana Osei foi recebido com toques de Oxalá e Ogun, de boas vidas e desejo de paz ao visitante, que dançou com as iaôs e babalorixas da casa. "Os toques daqui são os mesmos da minha terra", afirmou. O rei dos Kwahu também identificou semelhanças com os costumes da sua terra no almoço servido numa barraca na orla do município, à base de peixes e comidas baianas.

 

Nana Osei Asibey I propôs um intercâmbio cultural entre o município baiano e sua terra natal e entregou à prefeita um projeto de implantação de uma oficina de tecelagem. Moema lembrou que Lauro de Freitas é a cidade baiana com maior percentual de afrodescendentes no país (81,39%) e estreitar este laço é importante para valorização e resgate da cultura negra no município. "Nossa raiz afro é muito forte, podemos ver isso na capoeira, na comida, na religião. Temos que fortalecer cada vez mais esta tão importante cultura".

 

Javier apresenta Projeto de Lei em 2007

 

O Projeto de Lei 16.957/2007, que proíbe a participação de animais em espetáculos circenses ou similares no estado, ganhou destaque na mídia da capital baiana durante esta semana. De autoria do deputado estadual Javier Alfaya, o PL foi amplamente discutido em diversos meios de comunicação, principalmente depois que o Ministério Público do Estado da Bahia moveu uma ação civil pública contra o Circo Estoril, que está em Salvador desde agosto, por maus-tratos a animais.

 

Ao longo da semana, Javier concedeu entrevistas a rádios, jornais e a uma emissora de TV explicando o Projeto, que foi criado em novembro de 2007 e atualmente aguarda pareceres das Comissões de Constituição e Justiça e Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. Além da proibição de apresentações de espetáculos que utilizem animais de qualquer espécie, o PL prevê ainda multas diárias no valor de R$ 50.000,00 pelo seu descumprimento.

 

Segundo o parlamentar, práticas de maus-tratos são inerentes ao modelo de treinamento utilizado pelos circos. "Chapas quentes, chicotes, objetos pontiagudos e outros utensílios são freqüentemente usados para fazer os animais se comportarem de forma supostamente artística, alimentando uma cultura de crueldade em relação aos animais", afirma Javier. O deputado comunista também destaca o papel dos meios de comunicação na defesa do tema. "A mídia tem um papel importante ao expor para a sociedade a real situação vivida por esses animais, isso pode ajudar tanto na conscientização da população, quanto na aprovação do projeto na Assembléia".

 

No Brasil, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco já proibiram o uso de animais em circo, assim como mais de 40 municípios brasileiros, dentre eles Porto Alegre, Florianópolis e Campinas, no interior de São Paulo.

 

AGENDA PELOURINHO CULTURAL

 

De 11 a 16 de novembro

 

 

TERÇA, DIA 11

 

*Magary

Com o movimento Válvula D'Scape, o Lord da música black apresenta um show dançante, embalado pelo ritmo angolano semba.

>> 21h, Gratuito, Largo Tereza Batista

 

*Terça da Benção

Consagrada pelo público, a Terça da Benção vem agitando as noites de terça no Terreiro de Jesus. Este mês o partido alto ganha reforço de cinco bandas, entre elas, Escola Meninos do Pelô Embaixada Pop.

>> 21h, Gratuito, Terreiro de Jesus

 

*Benção de Arcanjo

O evento conta este mês com grupos tradicionais de partido alto e as bandas Baianada e A Sombra.

>> 21h, Gratuito, Largo Pedro Archanjo

 

*Gerônimo - O Pagador de Promessas

O show dançante do cantor e compositor virou tradição no Centro Histórico com clássicos como "Jubiabá" e "Éd'Oxum".

>> 19h, Gratuito, Escadaria da Igreja do Passo

 

QUINTA, DIA 13

 

*Quinta da Dança

O projeto, uma parceria com a Fundação Cultural da Bahia, busca fomentar a criação e a difusão de produções artísticas em dança.

Espetáculo: "Da Rua para a Lua" (Cia. de Dança Gicá do Projeto Axé)

>> 20h, Gratuito, Largo Pedro Archanjo

 

*Paulo Góes

O cantor e compositor apresenta o repertório do seu mais novo trabalho, que mistura música sertaneja e percussão baiana.

>> 21h, Gratuito, Largo Tereza Batista

 

SEXTA, DIA 14

 

*Novembro - Música em Todos os Ouvidos

O projeto da Fundação Cultural da Bahia homenageia o Dia do Músico (22) com shows a preços populares. Atrações: Orquestra Contemporânea de Olinda (PE)/ Wado (AL) /Quixabeira da Lagoa da Camisa (BA)

>> Às 20h, no Largo Pedro Archanjo / Ingresso: R$ 2 e R$1 (meia)

 

*Feira - O Escambal

O livro que você já leu, o instrumento que não quer mais, o CD esquecido no canto da estante. Separe o que não usa mais e venha para o troca-troca do Pelô.

>> 17h às 20h, Gratuito, Galeria Pedro Archanjo

 

*Tem Teatro no Pelô

No Pelourinho também tem Teatro. Chame os amigos e a família e venha se divertir com espetáculos gratuitos!

Espetáculo: O Nariz do Poeta

>> 20h, Gratuito, Galeria Pedro Archanjo

 

*Cof Damu

A banda apresenta o repertório do seu primeiro CD, lançado em maio deste ano, que traz sonoridades variadas como MPB, folk, rock, soul e ijexá.

>> 21h, Gratuito, Largo Tereza Batista

 

*Lucas Carvalho

Aos 17 anos, o cantor apresenta o show "Pra Qualquer Lugar", com músicas autorais e regravações de pop e axé

>> 21h, Gratuito, Largo Quincas Berro D'Água

 

*2º Edição do Festival de Samba de Mesa

Realizado pelos comerciantes e barraqueiros do Centro Histórico, o evento terá como convidados Neto Bala, Nelson Rufino, Gal do Beco e Bier.

>> 19h, Gratuito, Terreiro de Jesus

 

SÁBADO, DIA 15

 

*Novembro - Música em Todos os Ouvidos

O projeto da Fundação Cultural da Bahia homenageia o Dia do Músico (22) com shows a preços populares. Atrações: Cidadão Instigado (CE)/ The Baggios (SE)/ SubAquático (BA)

>> Às 20h, no Largo Pedro Archanjo / Ingresso: R$ 2 e R$1 (meia)

 

*Sesi Bonecos do Brasil e do Mundo

O projeto já foi visto por mais de um milhão de pessoas e vai reunir no Pelô artistas nacionais e internacionais. O público assiste a espetáculos com criações em pano, madeira, isopor, papel, tinta, entre outras possibilidades.

 

Programação:

 

>>a partir das 16h30, Gratuito, Terreiro de Jesus

·         Exposição: Uma Volta ao Giramundo

·         Desfile Bonecos Gigantes com banda tradicional local (PE)

·          Augusto Bonequeiro e o Boneco Fuleiragem (DF)

·         Mamulengo Riso do Povo (PE)

·         Bonecrônicas (RS)

·         A Lenda do Dragão Encantado (BA)

·         As Aventuras de Bambolina (SP)

·         Marama (BA)

·         Sangue Bom (RJ)

·         Teatrin – Diversos Espetáculos

·         Lambe-lambe (BA)

 

>>17h às 21h, Gratuito, Cruzeiro de São Francisco

  • Mestre Mamulengueiros (PE)

DOMINGO, DIA 16

 

*Sesi Bonecos do Brasil e do Mundo (2º Dia)

 

Programação:

 

>> a partir das 16h30, Gratuito, Terreiro de Jesus

  • Exposição: Uma volta ao Giramundo
  • Desfile Bonecos Gigantes com banda tradicional local (PE)
  • Augusto Bonequeiro e o Boneco Fuleiragem (DF)
  • Mamulengo Riso do Povo (PE)
  • Vovô (SP)
  • Sacy Pererê – A lenda da meia noite (RS)
  • Performance (BA)
  • Homem Voa? (MG)
  • Amor e Loucura (BA)
  • Teatrin – Diversos Espetáculos
  • Lambe-lambe (BA)

>>17h às 21h, Gratuito, Cruzeiro de São Francisco

  • Mestre Mamulengueiros (PE)

* Samba na Praça com Neto Bala - dias 16, 23 e 30

 O show conta com a participação de vários músicos, através do projeto Viola Vadia. No repertório, clássicos do samba nacional além de músicas autorais.

>> 15h às 20h, Ingresso: 1kg de alimento não perecível (exceto sal), Largo Quincas Berro D'Água

 

*Ensaio do Bloco Olodum – dias 16, 23 e 30

A banda ensaia para o carnaval e apresenta o consagrado samba-reggae, com batidas percussivas e composições autorais.

>> 19h, Informações: 3321-5010, Largo Pedro Archanjo. Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia)

 

Projeto de qualificação profissional beneficiará jovens

 

Para incluir jovens em situação de risco social no mercado de trabalho e suprir a demanda de profissionais qualificados na construção civil, foi criado o projeto Jovens Construtores, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que começa suas ações na segunda-feira (10), a partir das 9h, no Centro Social Urbano de Castelo Branco, em Salvador.

 

O objetivo é qualificar 180 jovens dos bairros de Castelo Branco, Mussurunga e Mata Escura e Ilha de Bom Jesus dos Passos. Serão oferecidos cursos de qualificação profissional de pedreiro, carpinteiro, encanador, pintor e eletricista. A metodologia pedagógica será desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Habitação Popular (Thaba), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). 

 

Lojista da Baixa dos Sapateiros recebe certificado

 

 Os lojistas e colaboradores da Baixa dos Sapateiros, que participaram da capacitação profissional para aprender técnicas de venda, controle financeiro e melhorar o atendimento ao cliente, receberão o certificado de conclusão de curso, na próxima segunda-feira (10), às 17h, no auditório do SAT, no Pelourinho.

Realizado nas últimas três semanas de outubro, o curso teve como principal objetivo capacitar os comerciantes da região, a fim de alavancar o faturamento dos estabelecimentos comerciais e aumentar o número de empregos formais até 2010.

 

 O professor de técnicas de vendas e atendimento ao cliente, Grimaldo Pinto, ficou impressionado com o empenho dos alunos, e acredita que essa iniciativa ajudará a melhorar o relacionamento do vendedor com o cliente, principalmente em relação à abordagem, evitando assim a postura de "empurrar" a mercadoria.

"A idéia é aprender como se aproximar do cliente de forma sutil e convidativa, sem que ele se sinta invadido. Na simulação do atendimento, passamos essa técnica e eles foram bastante receptivos. Vender é muito mais do que estar ao alcance dos olhos e dos ouvidos do vendedor, é saber compreender os desejos e as necessidades do cliente", afirmou Grimaldo.

 Além de redefinir a imagem do vendedor da Baixa dos Sapateiros como um profissional especialista no atendimento ao cliente, os colaboradores também aprenderam técnicas de como estudar os produtos nas suas dimensões em relação aos benefícios, garantias e serviços de apoio.

 

______________________________________________________________________