sábado, novembro 22, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Ouvidores da Rede Sesab avaliam trabalho desenvolvido

 

Com o objetivo de avaliar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Ouvidorias da Rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e do Projeto Piloto OuvidorSUS, acontece, segunda e terça-feira (24 e 25), no Hotel Sol Bahia Atlântico, em Patamares, o III Encontro de Ouvidores da Rede SUS/Bahia.

Na ocasião também será avaliado o Projeto Piloto OuvidorSUS, desenvolvido em parceria com o Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, do Ministério da Saúde e Ouvidoria Geral do Estado.

         Entre os assuntos em pauta estão "Nossa rede, uma visão de futuro" e "O fazer das Ouvidorias", contando experiências nas ouvidorias do Hospital Geral do Estado (HGE) e no Centro Estadual de Oncologia (Cican).

A abertura do evento, marcada para as 9h, contará com as presenças do secretário da Saúde, Jorge Solla, do diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, Adalberto Fulgêncio, do ouvidor Geral do Estado, Jones Carvalho e da coordenadora da Ouvidoria SUS/Bahia, Elide Carvalho.

 

Chuvas extinguem focos de incêndio na Chapada Diamantina

 

Os focos de incêndios que queimaram parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina chegaram ao fim nesta sexta-feira (21), segundo informações do coronel PM Carlos Miguel de Almeida Filho, da Casa Militar do Governo do Estado.

         O incêndio, de acordo com o coronel, foi extinto devido às chuvas que caem na região desde a última quarta-feira (19) e à ação do grupo de trabalho composto por Bombeiros do Estado, brigadistas da Secretaria de Meio Ambiente e do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Corpos de Bombeiros da Bahia e do Distrito Federal, Defesa Civil e Casa Militar.

         Mesmo com as chuvas, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros continuarão os trabalhos preventivos, o monitoramento e catalogação das áreas afetadas, objetivando minimizar a ocorrência de incêndios florestais no Parque e regiões circunvizinhas. As cidades mais afetadas foram Mucugê, Itaeté e Ibicoara.

 

SEC lança programa de atenção especial à saúde do professor

 

Os professores da rede estadual de ensino contam agora com um programa de atenção à saúde e valorização, lançado, nesta sexta-feira (21), pelo secretário estadual da Educação, Adeum Sauer.

Focado em quatro eixos - assistência, reabilitação, prevenção e promoção à saúde -, o programa contará com um comitê para acompanhar e reforçar as ações desenvolvidas no setor.

A proposta é que, por meio dessa iniciativa, a SEC possa atuar de forma expressiva na prevenção e também na detecção do problema ainda na fase inicial, possibilitando a redução dos impactos que ele pode causar na vida do profissional.

Sauer expressou a expectativa de que a Educação consiga dar um passo grande e firme na sua política de valorização dos servidores e, com isso, melhorar também os resultados na educação.

 "A política da secretaria coloca, em primeiro lugar, a valorização do servidor, e ao instituir este programa, estamos reafirmando este compromisso de governo", enfatizou.

         Assim como ocorre em todo o país, na Bahia os professores também são alvos de problemas ocupacionais provocados por esforços repetitivos e também pelo uso demasiado da fala, umas das principais ferramentas de trabalho.

O programa pretende promover uma política de prevenção para transformar esta realidade. "Há muitos atestados, há problemas reais e nós podemos intervir", explicou Sauer.

 

Parcerias ampliam benefício

 

O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, presente à solenidade, considerou que a parceria entre as duas pastas será muito importante, porque poderá ser desenvolvidas ações voltadas para a prevenção e saúde do professor, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos profissionais da educação.

 Isso se dará, segundo ele, por meio de uma maior parceria da SEC com o Centro de Saúde do Trabalhador (Cesat), um dos braços da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Além de ser voltado para a detecção de doenças ocupacionais, o centro também possui um ambulatório onde oferece assistência para as questões menos complexas.

À frente do programa, o superintendente de Recursos Humanos da Educação, José Carlos Sodré, informou que a SEC vem tentando, junto ao Planserv, ampliar a capacidade de atendimento e também falou da ampliação da Junta Médica do Estado, que deixará de ser concentrada na capital com a criação de seis novas juntas.

Porém, mais do que cuidar da assistência, ele defendeu que é preciso atuar de forma incisiva na prevenção, "um trabalho que nunca foi feito na Bahia".

O presidente da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, também considerou extremamente positiva a medida o Estado incorporar as propostas do movimento sindical.

"Na formação acadêmica não recebemos orientação acerca da saúde do trabalhador. Portanto, é extremamente sábio investir nisso. É melhor para o governo, para o professor e para a própria educação investir em prevenção para evitar que o professor fique doente", considerou o sindicalista.

 Professor da Universidade de Brasília e autor do livro "Educação: carinho e trabalho", Wanderley Codó afirmou que, qualquer iniciativa que envolva a prevenção à saúde, é sempre importante para o professor, considerada uma categoria de risco.

 

 

______________________________________________________________________