quinta-feira, novembro 20, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

MEMORIAL IRMÃ DULCE PARTICIPA DE
FESTIVAL DE TURISMO NO VATICANO
 
Os dirigentes da OSID – Associação Obras Irmã Dulce receberam ótima notícia esta semana: o Memorial Irmã Dulce (MID) foi convidado a participar do "Primeiro Festival Internacional no Setor de Peregrinação e do Turismo Religioso, que será realizado de 15 a 18 de janeiro de 2009 ", no Estado do Vaticano, Itália. Promovido pela Ópera Romana Pellegrinaggi (ORP), instituição do Vicariato de Roma, Santa Sé, o festival internacional deverá reunir expositores de centros de turismo e peregrinação religiosa de todo o mundo. O Brasil vai participar do evento com um estande institucional destinado a divulgar os pontos turísticos religiosos do país e, nele, o MID vai expor vídeos e objetos de Irmã Dulce e promover o acervo do museu.
O convite para que a vida e obra de Irmã Dulce sejam apresentadas no Vaticano partiu de representantes da Divisão de Feiras e Turismo do Ministério das Relações Exteriores do Brasil que visitarem o estande do MID no 36º Congresso da ABAV, realizado em outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro.
"O convite veio em um momento muito especial para as Obras Sociais Irmã Dulce, um período em iniciamos as comemorações de nosso cinqüentenário e renovamos a expectativa pela beatificação do Anjo Bom", destaca a diretora - superintendente da OSID, Maria Rita Pontes.
E o assessor de Memória e Cultura da OSID, Osvaldo Gouveia, tem outra boa notícia para os admiradores de Irmã Dulce: "o turismo religioso foi incluído pela Bahiatursa, órgão de turismo do Governo da Bahia, como um dos cinco produtos turísticos prioritários para o Estado. E o Memorial Irmã Dulce é o grande destaque do roteiro a ser oficialmente implementado em Salvador. Irmã Dulce foi o tema escolhido para o segmento na rodada de palestras promovida pela entidade e o ônibus estande da Bahiatursa, decorado com símbolos da Bahia, foi 'coroado' pela imagem da freira".

O MEMORIAL - Uma exposição permanente guardando o legado de amor e caridade de Irmã Dulce. Assim é o Memorial Irmã Dulce, inaugurado em 1993, um ano após a morte da freira. A cada ano, cerca de 50 mil pessoas visitam o local, situado num prédio anexo ao Convento Santo Antônio na sede da OSID, em Salvador, Bahia, em busca da memória do Anjo Bom do Brasil. O hábito usado por ela, fotografias, documentos e objetos pessoais podem ser vistos no MID, que ainda preserva, intacto, o quarto de Irmã Dulce, onde está a cadeira na qual ela dormiu por mais de trinta anos por conta de uma promessa. Outros fatos marcantes da vida da religiosa são lembrados através de maquetes, livros, diplomas e medalhas. Entre as peças do acervo, está a imagem de Santo Antônio, do século XVIII, pertencente à família de Irmã Dulce, diante a qual ela costumava rezar. Nas Obras Sociais, ela costumava apresentar o santo aos visitantes como o "tesoureiro da casa". A visita ao Memorial se estende ao túmulo de da religiosa, localizado na Capela do Convento Santo Antônio. Parte integrante do Memorial, o núcleo de Memória da OSID reúne hoje um acervo de mais de nove mil peças, ajudando a preservar e manter vivos os ideais de Irmã Dulce.

______________________________________________________________________