quarta-feira, novembro 12, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Salvador conhecerá hoje os melhores profissionais da gastronomia da cidade eleitos pelo 3º Prêmio Gula Diners 2008

 

 

 

A terceira edição do Prêmio Gula Diners consagrará estabelecimentos e profissionais da cidade de Salvador que se destacaram no último ano e oferecerá aos vencedores troféus assinados pelo artista plástico Guto Lacaz

 

 Com a presença de especialistas do setor enogastrônomico e de 300 convidados - entre empresários, jornalistas e VIPs - a Revista Gula, da Editora Peixes, realizará hoje,dia 12 de novembro, quarta-feira, às 20h00, na Maison Bertan (Rua Deraldo Motta, nº 57 – Piat㠖 Salvador - Bahia ), a 3a edição do Prêmio Gula Diners 2008, da cidade de Salvador.

 

Considerado o mais importante ranking da enogastronomia brasileira, o evento revelará os finalistas e vencedores das 21 categorias do prêmio, na cidade de Salvador, que foram eleitos por um corpo de jurados composto por renomados gourmets, críticos, jornalistas e leitores da publicação, que votaram através do site da revista.

 

Esse ano, a Editora Peixes convidou o consagrado artista plástico Guto Lacaz para interpretar a alma da Revista Gula e desenvolver um registro especial da premiação para os vencedores do evento.

 

"Queríamos entregar mais do que um simples prêmio, mas uma peça assinada que decorasse as paredes dos principais restaurantes do país", explica Cidinha Cabral, diretora de Publicidade da Editora Peixes.

 

 A festa terá a participação da mestre de cerimônias Dina Rachid, que apresentará os finalistas e campeões da noite. 

 

 A 3ª edição do prêmio baiano - que tem o cartão Diners Club International como patrocinador master - recebe os patrocínios da cerveja Gold e da Samsung e os co-patrocínios dos queijos Yema, azeite de oliva Musa, água mineral Schincariol, Café Turmalin, Saquê Hakushika, dos vinhos da Bodegas Nieta Senetiner e das massas Renata.

 

 Relação das 21 Categorias:

 

  Por estilo de cozinha: Árabe, Baiana, Carne, Chinesa, Contemporâneo, Francesa, Italiana, Japonesa, Peixe, Pizzaria, Portuguesa.

Profissionais: Chef do Ano, Chef Revelação e Maître

Outros : Acarajé, Carta de Vinhos, Barraca de Praia, Chopp, Delikatessen, Feijoada, Sorvete

 

 

Sobre a Revista Gula

Reeleita em 2008 pelo jornal Meio&Mensagem como um dos veículos mais admirados do país, o foco da revista GULA é abordar, com muita propriedade e sofisticação, a cultura da boa mesa e copo em seu mais amplo sentido.

 

Ao longo de seus 16 anos de existência, a qualidade editorial do título tem reforçado o respeito e a admiração por esta marca, cujo lançamento, trouxe um novo período para a enogastronomia no país.

 

"GULA se tornou uma referência entre gastrônomos, chefs, empresários e todos os demais interessados pela cultura enogastronômica" - ressalta Dias Lopes, diretor de redação da publicação.

 

Macururé terá oferta de água ampliada

 

A população de Macururé, município situado no nordeste do semi-árido baiano, será beneficiada com a realização de 162 obras para ampliação da oferta de água, dentro do programa Água para Todos, nas comunidades de Baleia, Lotério, Camisa, Logrador, São Francisco, Travessia, Várzea Comprida, Formosa, Marruá, Icó, Riacho Fechado, Xique-Xique/Salgadinho, Serra do Tonan/Baixa do Meio, Rochedo/Caldeirão, Fazenda Cunanã e Baixa do Ribeiro.

 

Os convênios firmados entre as associações comunitárias e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), totalizam investimentos de R$ 2,4 milhões, apoiando pequenos produtores rurais no desenvolvimento de atividades ligadas à agricultura familiar e ao beneficiamento de couro e pele na região. O prazo previsto para execução é de 180 dias.

 

Somente na localidade de Baleia, os moradores vão ganhar 58 cisternas, sendo mais de 90 unidades construídas em Riacho Fechado, Xique-Xique/Salgadinho, Rochedo/Caldeirão, Fazenda Cunanã, São Francisco e Baixa do Ribeiro.

 

Em Lotério, Camisa, Logrador, São Francisco, Travessia, Várzea Comprida e Formosa, o governo vai trabalhar na construção e recuperação de barragens. Serão ainda construídos sistemas de abastecimento de água nas localidades de Marruá e Icó. Já em Serra do Tonan/Baixa do Meio e Rochedo/Caldeirão serão recuperados os sistemas de abastecimento locais.

 

Liderança na AL quer evitar greve

 

As bancadas Independente e de Oposição na Assembléia Legislativa da Bahia se reúnem hoje, dia 12/11, às 17h30, na sala da Liderança da Oposição (Palácio Luiz Eduardo Magalhães, segundo andar) com o presidente do Sindicado dos Policiais Civis (Sindpoc), Carlos Lima e lideranças da Polícia Civil. Os parlamentares querem discutir a pauta de reivindicação da categoria, ver o que o Legislativo pode adiantar a fim de evitar a greve da categoria, até o momento ignorada pelo governo do Estado.     

Em comunicação aos deputados da Assembléia Legislativa, o presidente do Sindipoc, Carlos Lima, confirmou que após assembléia geral da categoria realizada na última terça-feira, 11 em Salvador, a Polícia paralisará suas atividades nos dias 17, 18 e 19 próximos até que o governo do Estado atenda às suas exigências salariais e outros.

No comunicado, a direção do Sindipoc exige, ainda, que o governo do Estado envie à Assembléia Legislativa o Projeto da Lei Orgância da Polícia entre os dias 20 e 21. Diz ainda o comunicado que se isto não ocorrer haverá uma nova paralisação por 72 horas, nos dias 34, 24 e 25 próximos. E mais, se até o dia 30 de novembro, a Lei Orgância não for aprovada, a Polícia pára de vez. Diz ainda a nota que está faltando vontade política do governo para negociar com os policiais civis.

 

Circuito de Artes Perini apresenta Antônio Carlos Rebouças

 

 Na segunda quinzena de novembro,  o Circuito de Artes Perini continua abrindo as portas para que artistas baianos exponham suas obras ao público no espaço Boulevard, na loja da Graça. Depois do sucesso da exposição de Waldo Robatto, é a vez de Antônio Carlos Rebouças mostrar sua arte na terceira edição do Circuito, que acontece entre os dias 13 de novembro e 10 de dezembro. 

 

Antônio Carlos Rebouças é artista autodidata, nascido em Salvador, com 15 anos de carreira e já participou de mostras nacionais, como a CasaCor Brasil, e internacionais. Seus trabalhos já foram vistos no Museu de Pescara e no Circolo Africa, em Ancona, Itália, e em outras exposições individuais e coletivas. Seus primeiros trabalhos têm forte influência do Naif, a chamada pintura ingênua não-acadêmica. O artista é discípulo de Robatto e, a partir desta relação com o mestre, desenvolveu um estilo mais expressionista. "O Naif está nas minhas origens, mas o expressionismo me permite mais liberdade", explica Rebouças. Entre as referências do artista, encontra-se também Joaquim Pedrosa.

 

Influenciadas pela cultura baiana e pelo cotidiano da cidade, suas obras retratam temas religiosos, sociais e figuras típicas da Bahia contemporânea. Suas formas apresentam cores quentes e puras, uma maneira de representar o clima da terra. Antônio Carlos Rebouças desenvolve também trabalhos sociais e mantém uma parceria com o Projeto Jovem Aprendiz. "A desordem social, a música, o jazz, o dia-a-dia, a religião são minhas grandes influências. Tudo no contexto baiano", afirma o artista sobre suas inspirações para produzir.

 

A exposição conta com quinze obras do artista, sendo que todas poderão ser adquiridas no local, e pode ser visitada no espaço Boulevard durante o horário de funcionamento da Perini Graça, das 6h às 22h.

______________________________________________________________________