sábado, novembro 29, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

NACIONAL_____________________

 

 

Prefeitura de Ilhota autoriza uso da força para retirada de pessoas do Morro do Baú

 

 Brasília - A prefeitura de Ilhota começou a adotar medidas mais enérgicas para impedir que moradores do Morro do Baú retornem a suas casas. Ontem (28), o prefeito Ademar Felisky assinou um decreto proibindo o acesso de pessoas aos núcleos habitacionais Braço do Baú, Alto do Baú e Baú Seco, áreas em que a Defesa Civil considera ser altíssima a chance de ocorrerem novos deslizamentos.

 

"Está sendo difícil convencer as pessoas dos riscos dessas áreas. Alertar sobre o perigo de novos deslizamentos não está sendo suficiente, então tivemos que adotar medidas mais severas", informou Ângelo Curioletti Neto, aposentado que, em meio às dificuldades encontradas no município, foi convocado para "voluntariamente" assessorar o prefeito, de quem é amigo pessoal.

 

O decreto autoriza a Polícia Militar a usar a força para retirar as pessoas dos três núcleos. Com isso, a prefeitura espera conseguir convencer os moradores que desde a última quinta-feira (27) vêm sendo retiradas da região a permanecerem nos abrigos. De acordo com Curioletti, muitos dos moradores tentam regressar a suas casas por temerem saques ou por ignorarem os alertas das autoridades.

 

 

Escolas têm até amanhã para corrigir dados preliminares do Censo Escolar 2008

 

 Brasília - As escolas de todo Brasil têm até amanhã (30) para fazer as correções necessárias nos dados preliminares do Censo Escolar 2008. As unidades que ainda não responderam ao censo têm até a mesma data para preencher as informações solicitadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

 

Os dados do Censo Escolar são base para formulação de políticas públicas e para distribuição de recursos. O dinheiro é destinado à merenda e ao transporte escolar, à implantação de bibliotecas e laboratórios de informática e à instalação de energia elétrica.

 

 

O Censo é base também para o cálculo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

 

Para garantir esses repasses é importante que a versão preliminar do Censo, publicada no Diário Oficial da União do dia 29 de outubro, seja conferida e corrigida no Sistema Educacenso. O endereço do Educacenso é: www.educacenso.inep.gov.br

 

GERAL_____________________

 

 

Desenbahia abre credenciamento de sociedades de advogados

 

A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) abre na segunda-feira (1º) o credenciamento para dez sociedades de advogados sediadas em Salvador e para formar cadastro de reserva para a prestação de serviços. A habilitação terá validade de dois anos, podendo ser prorrogada, mediante a atualização da documentação e a critério da agência.

 

O cadastramento pode ser feito nos dias úteis, compreendidos entre 1º de dezembro e 2 de março de 2009, das 9 às 17h, na sede da Desenbahia (Avenida Tancredo Neves, 776, Caminho das Árvores). Para ter acesso ao edital, basta acessar o endereço http://www.desenbahia.ba.gov.br/atendimento/concorrencia.asp ou entrar em contato pelo telefone (71) 3103-1054.

 

 

Convênio viabilizará novo modelo de

desenvolvimento nos Territórios de Identidade

 

Implementar um novo modelo de desenvolvimento que fortaleça os micro-empreendedores dos Territórios de Identidade da Bahia. Com este objetivo a Secretaria do Planejamento (Seplan) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) firmaram convênio, que visa à elaboração de estudos e diagnósticos sobre dinâmicas e tendências sócio-econômicas para o desenvolvimento do território do Vale do Jequiriçá. A súmula deste convênio, que será projeto-piloto da iniciativa, foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 20 deste mês.

De acordo com o secretário do Planejamento, Ronald Lobato, a intenção do Governo do Estado é promover, de forma planejada e articulada, o crescimento econômico dos territórios com maior equidade social. "A idéia é criar uma rede de economia solidária integrada ao sistema produtivo e, para tanto, é necessário reconhecer os empreendimentos existentes, com as suas potencialidades, desafios e pontos de estrangulamento, visando a produção de um ambiente favorável a esses desenvolvimentos" explica.

Segundo o diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Benito Juncal, o trabalho será desenvolvido em várias etapas, compreendendo a elaboração da Cartografia sócio-econômico-cultural do Território, visitas e reuniões nos municípios, sistematização dos dados e informações produzidas, audiência pública e, finalmente, a elaboração da versão final do relatório. O produto final servirá para orientar as ações e políticas para o referido território.

O território do Vale do Jequiriçá compreende 21 municípios: Amargosa, Brejões, Cravolância, Elísio Medrado, Irajuba, Iramaia, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayete Coutinho, Lagedo do Tabocal, Laje, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaíra. Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre 0,662 e 0,568, o território teve a população estimada pelo IBGE em 2006, em 335,5 mil habitantes.

 

CULTURA_____________________

Cuba, Colômbia, Venezuela, Holanda, Catalunha, Israel e Madagascar presentes na oitava edição do Mercado  

Mais uma vez Salvador recebe o Mercado Cultural, este ano em sua oitava edição. A cidade presenciará uma programação artística de qualidade, marca registrada de todas as edições anteriores. Mostras de música, exposições de artes plásticas, conferências, oficinas e lançamento de livros farão parte do evento, que acontece de 03 a 07 de dezembro, no Teatro Castro Alves (Sala Principal, Foyer e Jardim Suspenso) e Sala do Coro, além da Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho. 

Música

A participação de artistas de Cuba, Venezuela, Colômbia, Bolívia e Peru mostra a força da participação da América Latina este ano. Na programação, o jazz cubano de Alejandro Vargas Cuarteto (Cuba); as experiências sonoras do C4 (Venezuela), com uso do "quatro", um tipo de violão de quatro cordas; o som urbano da marimba de chonta do La Revuelta (Colômbia). Completam a mostra internacional, Miquel Gil (Catalunha), Silent Disco (Holanda), Rajery (Madagascar) e PercaDu (Israel). Na noite de sábado, o grande encontro de músicos de várias nacionalidades no show "América Contemporânea". 

Dialogando com os artistas internacionais estarão grande nomes brasileiros como Chico Pinheiro, Jards Macalé, André Abujamra e Fernanda Takai. Completa o panorama musical a forte presença da música autoral produzida na Bahia, com a participação de Letieres Leite & Orquestra Rumpilezz, Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta, Kissukilas, Opanijé, Eletropercussiva e Emerson Taquari. 

Artes Plásticas

Nas artes plásticas, o destaque fica para a Bori-performance Art, pelo artista Ayrson Heráclito, que ocupará o Jardim Suspenso do TCA no dia 03 de dezembro, abrindo o evento. As exposições de Florival Oliveira e Jorge Amaro também estarão emprestando o seu brilho à programação. 

Conferências

Um dos aspectos essenciais do Mercado Cultural é o encontro entre participantes locais, nacionais e internacionais. Para fortalecer este conceito, será realizado o ciclo de conferências e oficinas no Hotel da Bahia, nos dias 04, 05 e 06 de dezembro. Trata-se de um espaço privilegiado para troca de informações e conhecimentos.

Dentro da programação, o produtor Patrick de Groote, produtor dos Festivais Sfinks, Zomer van Antwerpen e Worldwide Music e do European Fórum de Festivais, fará o Workshop Criatividade na Produção de Festivais. Outras mesas de trabalho focarão as questões da criação, produção e distribuição da música. O ciclo de conferências e oficinas é, dentro do Mercado Cultural, a grande oportunidade para estabelecer contatos. 


O VIII Mercado Cultural Cultural tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura, da Petrobras e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, além do apoio do SEBRAE, European Fórum of Worldwide Music Festivals, Institut Ramon Llul, Bureau Export de La Musique Française au Bresil, Embaixada da França no Brasil, Embaixada de Israel, Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo através do Centro Cultural São Paulo, Teatro Castro Alves, João Américo Sonorização, Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Tropical Hotel da Bahia. 

Os ingressos para os shows podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Castro Alves, a partir de quarta-feira, dia 26 de novembro. Os ingressos serão vendidos a R$ 8,00 e R$ 4,00 (estudantes) . Para participar das conferências, as inscrições podem ser feitas pelo site do Mercado Cultural – www.mercadocultural .org, onde também estão as informações completas sobre os artistas e a programação.   

Programação de música

03 de dezembro: 

17 às 19:00     Jardim Suspenso do TCA
                        Bori-Performance Art:
                        Ayrson Heráclito

 19:00               Foyer do TCA
                        Abertura Oficial VIII Mercado Cultural 

21:00               Sala Principal TCA
                        Percadu – Israel
                        Letieres Leite & Orquestra Rumpilezz – BA 

04 de dezembro: 

18:00               Sala do Coro TCA
                        Alejandro Vargas Cuarteto - Cuba      

19:00               Foyer do TCA
                        Silent Disco com DJ Nico - Holanda 

21:00               Sala Principal TCA
                        C4 – Venezuela
                        Chico Pinheiro – SP 

05 de dezembro: 

18:00               Sala do Coro TCA
                        Opanijé - BA
                        Emerson Taquari – BA     

21:00               Sala Principal TCA
                        Miquel Gil – Sons da Catalunha
                        Jards Macalé – RJ 

06 de dezembro: 

15:00               Praça Pedro Arcanjo Pelourinho
                        Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta – BA
                        Eletropercussiva - BA
                        La Revuelta - Colômbia
                        Kissukilas – BA 

21:00               Sala Principal TCA
                        Rajery – Madagascar
                        America Contemporânea: Álvaro Montenegro (Bolívia), Ari Colares (SP), Aquiles Báez (Venezuela), Benjamin Taubkin(SP),  João Taubkin (SP), Lucia Pulido (Colômbia), Lucho Solar (Peru), Lula Alencar (RN) e Siba (PE).

07 de dezembro: 

16:00               Sala do Coro
                        Roger Mas – Sons da Catalunha 

20:00               Sala Principal TCA
                        André Abujamra – SP
                        Fernanda Takai – MG 

Artes Visuais 

03 a 07 de dezembro

Foyer do Teatro Castro Alves
Artistas:
Florival Oliveira
Jorge Amaro
Ayrson Heráclito

Ciclo de Conferências
3 a 6 de dezembro - Hotel Tropical da Bahia

04 de dezembro (quinta-feira)

8h às 9h

Credenciamento

9h às 11h

Diversidade da música no mundo
Dubi Lenz – Membro do European Forum (Israel)
Lluc Silvestre – Membro da Área de Criação do Institut Ramon Llull (Espanha)

11h às 13h

Diversidade da música latino-americana
Álvaro Montenegro – Saxofonista e flautista do América Contemporânea (Bolívia)
Aquilez Baez – violonista do América Contemporânea (Venezuela)
Lucia Pulido – vocalista do América Contemporânea (Colômbia)
Luis Solar – percussionista do América Contemporânea (Peru)

15h às 17h

Criatividade na produção de Festivais – Parte 1
Patrick de Groote – produtor dos Festivais Sfinks, Zomer van Antwerpen e Worldwide Music (Bélgica)

05 de dezembro (sexta - feira)

9h às 11h

Música sem palavras
Alejandro Vargas – Músico e Professor do Instituto Superior de Arte de Cuba - ISA (Cuba)
Letieres Leite – saxofonista da Orquestra Rumpilezz (Bahia)
Rajery – Músico (Madagascar)

11h às 13h

Distribuição da música no mercado internacional
Bruno Boulay - Bureau Export Musique Française Brésil da Embaixada da França (Brasil)
Christian Mousset - Diretor do Festival Musiques Métisses de Angoulême e gerente do selo Marabi (França)
Philippe Pinet - diretor da Jazz Tour (Uruguai)

15h às 17h

Criatividade na produção de Festivais – Parte 2
Patrick de Groote – produtor dos Festivais Sfinks, Zomer van Antwerpen e Worldwide Music (Bélgica)

06 de dezembro (sábado)

9h às 11h

Música: Cultura em Movimento
Marinilda Bertolete
Boulay
- TOTEMusicais, representante do MIDEM para  o Brasil e América Latina (Brasil)

11h às 13h

Produção da música no mercado brasileiro
André Abujamra - guitarrista e produtor (São Paulo)
Jards Macalé - Compositor, intérprete,

 

 

______________________________________________________________________