segunda-feira, novembro 10, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Aumento médio da mensalidade escolar será de 10% em 2009

 

 Brasília - A crise econômica e o aumento da inflação afetarão em 2009 o bolso dos pais de alunos de escolas particulares. O aumento no valor das mensalidades será em média de 10%, calcula o presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), José Augusto Lourenço. Segundo ele, cada escola calcula o aumento de acordo com seus custos e tem autonomia para fazer os reajustes.

 

"Mas nós orientamos esses estabelecimentos sobre todos os índices existentes: inflação do período, INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor ], ICV [Índice do Custo de Vida] , IGP-M [Índice Geral de Preços de Mercado ]. Lembramos às escolas que as tarifas de luz, telefonia e aluguéis são indexadas pelo IGP-M e esse índice foi de 15% em julho e de 13% em agosto. Ou seja, está mais de 100% acima da inflação, [cuja meta traçada pelo governo é de 6,5%, no máximo]" , alerta.

 

De 2007 para 2008, o aumento no valor das mensalidades em estabelecimentos particulares de ensino foi de 8%. Segundo Lourenço, esse crescimento de 2% no reajuste se deve à inflação registrada esse ano e às turbulências dos mercados econômicos. Como as escolas só podem ajustar o valor das mensalidades uma vez ao ano, é preciso prever os gastos do ano seguinte.

 

"Costumo dizer que cada diretor precisa ter uma bola de cristal em cima da mesa e fazer previsões para 2009. Infelizmente a inflação desse ano foi muito maior do que a do ano passado e todas as escolas precisam levar isso em conta. O futuro da nossa economia é uma incógnita, mas o aumento da inflação é uma tendência", prevê.

 

Além da oscilição dos mercados e outros fatores econômicos, as escolas incluem em seus cálculos os custos com novos equipamentos pedagógicos e a folha de pagamento de professores, corpo técnico e administrativo. As regras são as mesmas para as instituições privadas de ensino superior, que nessa caso renovam o contrato não uma vez ao ano, mas por semestre. 

 

As escolas e faculdades particulares precisam apresentar os novos valores até 45 dias antes do início das aulas. Lourenço frisa que nenhum estabelecimento pode aumentar os valores no ano corrente. "O pai precisa saber esses valores antes de fazer a matrícula. Conhecer a escola, conversar com os diretores, coordenadores e ver se o valor das parcelas cabe no seu orçamento", recomenda.

 

 

Lula defende na Itália revisão das regras do Consenso de Washington

 

 Roma (Itália) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje (10), na Itália, a revisão das regras contidas no Consenso de Washington. Em pronunciamento à imprensa, ao lado do presidente italiano Giorgio Napolitano, Lula enfatizou que o foco da economia deve ser o trabalhador e a produção e não a especulação financeira.

 

"Penso que essa crise é uma oportunidade extraordinária para fazermos uma reflexão sobre tudo que fizemos de errado a partir do Consenso de Washington. E criarmos um outro consenso em que o ser humano, o trabalhador a produção agrícola, industrial, cultural científica e tecnológica sejam a razão de ser da economia e não a especulação financeira", disse Lula depois de conversa reservada de 40 minutos com o presidente italiano.

 

Lula chamou o ex-integrante do partido comunista da Itália de "caro companheiro" e enfatizou que os governos devem "ouvir menos analistas de mercado" e prestar mais atenção nos problemas sociais.

 

"Meu caro companheiro Giorgio Napolitano, na Assembléia Geral das Nações Unidas eu disse que para resolver a crise era chegado o momento da política. Eu penso que nesse momento os governantes precisam entender que nós precisamos ouvir menos analistas de mercado e mais analistas dos problemas sociais, analistas de desenvolvimento e analistas que conheçam as pessoas humanas", disse Lula.

 

Chama-se de Consenso de Washington o conjunto de dez regras de cunho neo-liberal. Formulado em novembro de 1989 por economistas de instituições financeiras baseadas em Washington, essas regras serviram de base para a política oficial do Fundo Monetário Internacional na década de 1990, e eram impostas aos países pobres em dificuldades como condições para receberem recursos. O neoliberalismo prega que o funcionamento da economia deve ser entregue às leis de mercado e que a presença estatal na economia inibe o setor privado e freia o desenvolvimento.

 

Itaú e Unibanco não fecharão agências

 

Em reunião realizada nesta segunda-feira (10), representantes dos bancos Itaú e Unibanco afirmaram aos sindicatos dos bancários que a fusão das instituições financeiras não implicará no fechamento de nenhuma agência no país. Participaram do encontro os sindicatos de São Paulo, Osasco e região, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Leia mais

Lula autoriza BB a fechar compra da Nossa Caixa 

Itaú e Unibanco: fusão anima pequeno investidor, mas foco tem que ser no longo prazo

Brasil pode ter onda de fusões, diz "Financial Times"

Unibanco estende desconto de 50% em cinema para clientes Itaú

 

O assunto principal foi a manutenção dos empregos e dos direitos dos trabalhadores, além de um processo permanente de negociação entre as partes. "Queremos um compromisso formal de que não haverá demissões", afirma Luiz Claudio Marcolino, presidente do sindicado de São Paulo.

 

Família termina volta ao mundo em Salvador

 

Salvador acolheu a Família Portela que, em 12 de dezembro de 2005, saiu de Paranaguá (Paraná) para dar a volta ao mundo no catamarã "Bravo", com 44 pés. No sábado (8), às 10h40, a pequena embarcação atracou no "píer" B, do Terminal Náutico da Bahia, que é administrado pela Sudesb, encerrando a viagem.

 

O casal Ricardo e Cláudia, acompanhado dos filhos Ricardinho e Giovana e mais o cão Dudu, da raça Yorkshire, desembarcaram felizes, sendo recebidos por Sérgio Portela (irmão mais velho do velejador) e um grupo de amigos, que foram levar as boas-vindas aos velejadores paranaenses.

 

A filha mais velha do casal (Lygia) já havia desembarcado na Praia do Forte,  na sexta (7) à tarde, e seguiu de avião para Curitiba, onde vai prestar vestibular para Engenharia.

 

"A viagem foi fantástica. Vivemos dias maravilhosos e trouxemos um conhecimento que não pode ser mensurável em nenhum aspecto. Principalmente, para as nossas crianças, que ganharam uma bagagem muito rica em cultura", afirmou Ricardo.

 

Nesta aventura marítima por 55 países, a Família Portela percorreu 35 mil milhas náuticas por mares bravios e desconhecidos e trouxe boas lembranças de vários destinos. "O forte da viagem foi, sem dúvida, as nossas passagens pela Ásia, Tailândia e Mar Vermelho", disse Claudia, psicopedagoga e que orientou a educação dos filhos fora do Brasil.

 

Lacen divulga resultado de exames realizados na água em Itapetinga

 

Crescimento de incontáveis colônias de coliformes termo tolerantes (fecais), nas amostras dos bebedouros dos pavilhões 5 e 15, contaminados pelas bactérias escheriachia coli patogênica e klebisiviella, respectivamente.

Esse foi o resultado final do exame realizado pelo Laboratório Central (Lacen), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em nove amostras de água tratada, fornecida aos funcionários da fábrica da Azaléia, em Itapetinga, que ocasionou diarréia em 445 homens e 756 mulheres.

Os técnicos das vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Saúde do Trabalhador estiveram no município para investigar o surto da doença, que começou no dia 23 de outubro, tendo sido coletadas amostras da água e dos alimentos fornecidos aos funcionários e encaminhadas para análise no Lacen.

De acordo com a 14ª Diretoria de Saúde (Dires), inicialmente foi suspenso o consumo de água nos bebedouros da fábrica, passando a ser servida água mineral aos funcionários. A partir daí houve uma redução no número de casos.

No entanto, com o retorno ao consumo da água nos bebedouros, o surto voltou a crescer e, até o dia 31 de outubro, haviam sido notificados 200 casos.

O quadro clínico apresentava dor abdominal, diarréia e vômitos. Ainda de acordo com a Dires, a empresa não notificou a ocorrência dos casos à autoridade sanitária local e nem à Sesab, apesar de ter adotado as providências para atendimento do grande número de casos.

         Após serem informados dos casos pelo hospital da Santa Casa Cristo Redentor, os técnicos da Dires e da Vigilância Sanitária do município se reuniram com os representantes da Azaléia a fim de obter mais informações, iniciar as ações de investigação epidemiológica e adotar as medidas universais de controle pertinentes.

No dia 4 deste mês, a Sesab deslocou uma equipe técnica da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Estudo em Saúde do Trabalhador (Cesat) para apoiar as equipes locais no processo de investigação.

 

Produtores têm até esta sexta-feira para aderir ao PAC do cacau

 

O prazo estabelecido pelo governo federal para renegociação da dívida agrícola termina nesta sexta-feira (14). Aproximadamente 9,3 mil agricultores assinaram o termo de adesão ao Plano de Desenvolvimento e Diversificação Agrícola na Região Cacaueira (PAC do Cacau), coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).

 

Isso significa que em torno de 80% dos cacauicultores baianos, com pendências junto às instituições financeiras, manifestaram a vontade de renegociar ou liquidar seus débitos para terem acesso à concessão de novos créditos  destinados ao investimento no campo, promovendo a retomada do cultivo de cacau e o acesso aos projetos de diversificação da lavoura cacaueira.

 

De acordo com o secretário de Agricultura e coordenador do PAC, Geraldo Simões, esse é um número muito positivo, o que reitera a confiabilidade dos produtores no plano, elaborado em conjunto pelos governos federal e estadual.

 

"Estamos aportando aproximadamente R$2,5 bilhões, em oito anos, para a recuperação e diversificação da região cacaueira, que vive uma crise há 20 anos. Nossa meta é reerguer a economia, com a realização de um trabalho de base, desde capacitação até a industrialização da matéria-prima", explicou Simões.

 

 Termo de Adesão

 

O documento começou a ser entregue no inicio de agosto, nas agências dos bancos do Brasil e Nordeste, além dos escritórios da Ceplac e da Empresa de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

 

Na tentativa de alcançar o maior número de produtores, extensionistas da Ceplac e da EBDA foram em algumas propriedades mais distantes.

 

Segundo o representante do banco do Nordeste, Delci Andrade, dois fatores determinantes para o número de adesão foi o Dia da Adesão Itinerante, promovido pela Seagri, em parceria com a Ceplac, os bancos do Nordeste e do Brasil e a Desenbahia, que tiveram como objetivo esclarecer as dúvidas dos cacauicultores em relação ao plano e o trabalho de campo dos extensionistas. "O trabalho de equipe está sendo fundamental para a adesão ao PAC. A nossa expectativa é que esse número chegue a 90%", destacou.

 

    O termo de adesão é o instrumento do produtor para manifestar a vontade para a renegociação ou quitação da dívida perante as instituições financeiras, prevista na lei 11.775, sancionada 17 de setembro de 2008.

Fogo na Chapada Diamantina

 

 

O combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina ganhará, esta semana, o reforço de 70 bombeiros. Eles vão se juntar aos 400 homens envolvidos na operação, incluindo 350 brigadistas civis, coordenados pela Defesa Civil do Estado (Cordec), sediados no 11º Grupamento de Bombeiros de Lençóis, como informou, nesta segunda-feira (10), o capitão Jean Vianey.

 

Segundo o relatório mais recente, emitido pelo Comando de Operações do Interior, o fogo atinge localidades de 27 municípios da região, sendo que em maior proporção, nas localidades de Barro Branco (Lençóis), Cachoeira Encantada e Chapadinha (Itaeté), Baixão (Ibicoara), Vale do Pati e Gerais do Vieira (Andaraí), Serra do Gobira (Mucugê), e em Morro do Chapéu.

 

Quatro aeronaves tipo air tractor, quatro helicópteros, quatro veículos projetados para combate ao fogo - cada um com capacidade para transportar quatro mil litros de água - e seis caminhonetes, além de um avião modelo Hercules C-130 cedido pela Força Aérea Brasileira, vêm dando suporte às equipes, nas frentes de combate.

 

Nesta terça-feira (11), às 11h, no Aeroporto de Lençóis, haverá uma reunião de alinhamento, com representantes da Cordec, do 11º Grupamento de Bombeiros Militares, do Instituto do Meio Ambiente da Bahia (IMA), da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e da Casa Militar do Governo, órgãos que compõem o comando unificado da Operação Chapara sem Fogo, prefeitos da região e representantes dos brigadistas.

 

 

Defensoria Pública inaugura regional em Ilhéus

 

A Defensoria Pública do Estado da Bahia inaugura na próxima quinta, 13/11, a sede da 3ª Defensoria Pública Regional, em Ilhéus, a 530 km de Salvador. O local, viabilizado através de um convênio assinado com a prefeitura municipal, irá concentrar todo o atendimento da instituição na cidade, além de ser um ponto de apoio para os defensores que atuam em comarcas e localidades próximas. A solenidade de inauguração será às 9h, na própria sede da Regional, localizada na Avenida Canavieiras, nº 170, Centro, e contará com a presença da defensora pública-geral do Estado, Tereza Cristina de Almeida Ferreira; dos defensores públicos que atuam na área, entre outras autoridades.

 

A inauguração da regional faz parte do processo de fortalecimento da instituição e visa potencializar e estruturar a prestação dos serviços no sul do Estado, no intuito de facilitar o acesso à Justiça, de forma gratuita, para a população mais necessitada. Pela primeira vez, a Defensoria Pública terá instalações próprias no município, pois, até então, funcionava dentro do Fórum Epaminondas Berbert de Castro.

 

Coordenada pela defensora pública Elizete Reis dos Santos, subcoordenadora da Regional, a equipe da instituição conta com seis defensores públicos que realizam uma média de 4 mil atendimentos por mês, abrangendo ainda seis comarcas próximas.

 

 A casa que abriga as instalações da Defensoria passou por uma reforma e adequações de redes lógica e elétrica visando a melhor estrutura para atendimento ao público. O imóvel foi todo estruturado para facilitar o acesso aos serviços, de forma informatizada, contendo gabinetes para atendimento individualizado. São, aproximadamente, 390 metros quadrados , com vários compartimentos, entre estes, sete gabinetes, duas recepções.

 

GERAL

 

Trânsito no Ceasa

Em função da implantação do sistema de abastecimento de água e sistema de esgotamento sanitário da Comunidade Jardim Nova Esperança (Barro Duro e Cepel), bairro Ceasa, sob a responsabilidade da Conder, a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) vai modificar o trânsito na região. Durante o período das obras (10 de novembro de 2008 a 10 de março de 2009) será ocupado 1,00m (um metro), de largura junto ao meio-fio, no leito viário, num total de trechos de 25.522,00m (vinte e cinco mil, quinhentos e vinte e dois metros) de extensão, em etapas sucessivas e concluídas, nas ruas Principal, Ferreira da Paz, Barros Falcão, da Esperança, Nova Esperança, Novo Horizonte, Alto da Bela Vista da Ceasa, Assembléia de Deus, São Roque da Ceasa, Pacaembu, João da Ceasa, suas transversais e interligações locais no período entre 7h e 17h. Ao concluir as obras, a empresa deverá recompor a pavimentação da pista de rolamento, áreas de estacionamento, áreas verdes, calçadas (passeios) e a sinalização viária anteriormente existente. 

 

Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira, 19 de novembro, vai ser lembrado por todas as escolas da rede municipal. A Secretaria da Educação e Cultura (SMEC) e as 411 unidades de ensino fazem uma comemoração cívica com hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador acompanhados do Hino Nacional. Além dessas atividades a SMEC também estará disponibilizando para todas as escolas um material pedagógico que explica o significado da bandeira, suas cores e que desperta nos alunos um sentimento de cidadania e de identidade nacional.

 

 

Alcoolismo

A Prefeitura publicou no Diário Oficial de 05 de novembro a Lei 7.585/2008 que institui e incorpora ao calendário oficial a última semana do mês de janeiro como de Prevenção e Combate ao Alcoolismo. No período ficam previstas eventos para conscientização dos perigos que o alcoolismo traz à saúde, a estabilidade da família e os meios que podem ser usados na sua prevenção. 

 

Forró invade o Sertão da Pituba

 

 Para quem gosta de um forrozinho, mas não encontra nenhum lugar da cidade para dançar agarradinho, por causa da época do ano, vai poder curtir aos sábados um forró de qualidade. O Forró Sobe Poeira está com uma temporada de shows no restaurante Sertão Bom, a partir das 21h. Ideal para os amantes do ritmo em qualquer época do ano. O Sertão Bom fica na Avenida Octávio Mangabeira, Pituba, de frente para o mar. E os amantes do Forró podem aproveitar o próximo sábado, dia 15 de novembro.

 

 Novas regras para Carteira de Habilitação

 

A partir do dia 1º de Janeiro de 2009, as pessoas que quiserem obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passarão por um processo mais criterioso definido pela Resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que traz algumas mudanças no processo de formação dos condutores.

 

O governo federal determinou as mudanças para aumentar a segurança, reduzir acidentes e melhorar a educação no trânsito. O curso teórico, que atualmente é oferecido com 30 horas aulas, passará a ter carga horária de 45 horas aula.

 

 Já o curso prático de direção veicular, hoje com carga horária de 15 horas aula, será composto de 20 horas aula. A outra novidade é que o aluno, para dirigir carro, terá aulas teóricas sobre motos e vice-versa.

 

A lei determina ainda que todos os candidatos realizem a avaliação prática de direção mesmo em condições climáticas adversas como, por exemplo, na chuva, nevoeiro ou à noite.

 

Com relação ao exame de motocicleta, o Contran deverá abordar questões de  segurança do condutor, da condução de passageiros e cargas, além dos cuidados com a vitima motociclista. Também haverá mudança na prova prática, que passará a ser realizada em vias publicas.

 

Entre agosto e novembro, os instrutores de trânsito serão treinados em todas as capitais brasileiras.

 

Policiais civis se reúnem em assembléia nesta terça-feira (11) para deliberar paralisações

 

 

Diante da insensibilidade do governo Jaques Wagner em não apresentar uma proposta sobre o pagamento da URV (unidade Real de Valor) para a categoria da Polícia Civil na Bahia, além da não sinalização de uma proposta para o início das negociações da campanha salarial 2008, será realizada uma assembléia nesta terça-feira (11/11) às 9h da manhã, na Associação dos Funcionários Públicos da Bahia, na Avenida Carlos Gomes.  Na ocasião, a categoria decidirá sobre as mobilizações a serem realizadas durante o mês de novembro, a exemplo de paralisações de 72 horas e, caso o governo não apresente uma proposta nos últimos dias, a possibilidade de Greve por Tempo Indeterminado. 

 

 

Segundo Carlos Lima, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia, o protesto é um alerta ao governo para forçar as negociações da URV e da campanha salarial. "A categoria exige do governo a abertura da mesa de negociação para discutir a forma de pagamento da URV, já julgada pelo Supremo Tribunal da Justiça (STJ), com ganho de causa para todos os servidores públicos da Bahia, pertencente à administração direta. A classe também exige um posicionamento do governo com relação à campanha salarial e a aprovação do Projeto de Lei Orgânica da Polícia Civil".

 

 

______________________________________________________________________