quarta-feira, novembro 26, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

NOVO BLOG POLÍTICO EM A TARDE

 

O conceituado jornalista Paixão Barbosa, lançou hoje o mais novo blog do Grupo A Tarde. O veículo tem como nome POLÍTICA E CIDADANIA e aborda, com opiniões e informações fundamentadas, o instante da notícia. Um espaço com excelente qualidade estética e conteúdo.

Abaixo transcrevemos o último post, hoje, do jornalista no blog. Visite http://www.atarde.com.br/blog/politicaecidadania/index.jsf  

 

Saúde em risco nos pequenos municípios

Paixão Barbosa

Existe uma situação, no interior da Bahia que é tão grave quanto a que A TARDE publicou na edição desta quarta-feira, a respeito de 10 municípios baianos que não têm médicos. Há centenas de pequenos municípios que estão com um péssimo atendimento na área da saúde e uma das causas é a falta de médicos que residam na cidade. Os profissionais atendem em sistema de plantão, em postos ou hospitais públicos, mas residem em cidades próximas, geralmente naquelas maiores, onde encontram mais conforto e melhor qualidade de vida.


Como a matéria do repórter Eder Luís Santana mostrou, o Estado tem médicos em número satisfatório, quando se trata de estabelecer a relação profissional x população, mas isto fica apenas no papel porque, na realidade existe um superpovoamento de médicos na Região Metropolitana de Salvador, especialmente na capital, e nas grandes cidades.


Os médicos são contratados pelas prefeituras, ou pela Secretaria Estadual de Saúde, para trabalhar nos municípios, mas ali não residem nem têm consultórios. O resultado disto é um atendimento deficiente para a faixa de renda mais baixa e também para a classe média. Quem tem plano de saúde, por exemplo, é obrigado a procurar clínicas e médicos nas cidades maiores. E se o problema de saúde acontecer à noite é um Deus nos acuda.


Uma situação muito ruim e que precisa ser alvo da preocupação das autoridades.

 

 

______________________________________________________________________