quarta-feira, novembro 05, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Lula espera mais atenção dos EUA para o desenvolvimento produtivo na América Latina

 

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (5) que espera do governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, uma política mais voltada para o desenvolvimento produtivo da América Latina.

 

"É preciso que os Estados Unidos construam uma política mais ativa com relação a América Latina, durante toda a década de 60, de 70, tinha a Guerra Fria, agora mudou, a democracia se consolidou no continente e espero que se construa aqui um continente de desenvolvimento, de investimentos nos países mais pobres", disse Lula após participar de cerimônia em comemoração aos 20 anos da promulgação da Constituição.

 

O presidente disse esperar também o fim dos subsídios e do bloqueio econômico dos Estados Unidos a Cuba. "Não existe nenhuma explicação na história da humanidade para o bloqueio a Cuba", avaliou.

 

Os planos de Obama para a América Latina

 

 

Confira algumas das principais políticas prometidas pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, para a América Latina, durante a campanha eleitoral:

 

Diplomacia - Obama planeja reforçar as relações com a América Latina. Ele diz que o governo Bush negligenciou a região devido a seu foco "míope" no Iraque, o que reduziu a influência e a credibilidade dos Estados Unidos e criou um vácuo preenchido pela ascensão de líderes anti-americanos. Obama promete ter um estilo menos agressivo.

 

Comércio - Obama se opôs ao tratado de livre comércio com a Colômbia, que está pendente, porque a Colômbia não conseguiu conter a violência contra os líderes sindicais. Obama fala em "comércio justo" em vez de "comércio livre" e quer aperfeiçoar o Nafta, pacto de livre comércio com o México e o Canadá, a fim de proteger as defesas trabalhistas e ambientais. Especialistas dizem que Obama, assim como o ex-presidente Bill Clinton, provavelmente vai apoiar o livre comércio quando chegar ao poder.

 

Brasil - Obama apóia a imposição de uma tarifa sobre as importações de etanol do Brasil, o maior produtor de biocombustíveis do mundo. A tarifa é popular em muitos Estados norte-americanos produtores de grãos.

 

 

Feministas querem mais verba orçamentária para programas destinados à mulher

 

Brasília - O fortalecimento de ações voltadas para o combate à violência doméstica, para a saúde da população negra e o 2º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM) estão entre as principais reivindicações contidas no documento que o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) entregou à bancada feminina da Câmara. O documento contém sugestões de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual  2009.

 

 

Segundo a autora do estudo, a economista Gilda Cabral, 36 programas que integram o Orçamento Mulher na Lei Orçamentária 2009 tiveram verbas reduzidas. "É um elenco de ações que o governo diz que é ótimo,  faz campanha na televisão, mas na hora do Orçamento não tem dinheiro", conta.

 

Em entrevista hoje (5) ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, Gilda reclama que ainda há ações importantes para a promoção da Lei Maria da Penha e da igualdade que não começaram sequer a ser executadas.

 

"Você chega no fim do ano e o governo não executou nem 60% do orçamento autorizado. Não dá para em um mês implantar um bem estar tão importante da população", explica.

 

Para Gilda, o orçamento não é só coisa de economista. A população pode e deve participar ativamente

 

"Até o dia 14 deste mês [é possível participar] entrando no site da Câmara dos Deputados e propondo uma emenda. Não é possível saber se o recurso vai sair, mas pelo menos você como cidadão vai poder participar e acompanhar os gastos do governo".

 

 

Atividade econômica de Salvador cresce 12,9% em setembro

A atividade econômica em Salvador manteve a tendência de crescimento no mês de setembro, apesar do agravamento da crise financeira mundial e das perspectivas negativas sobre o conjunto da economia global. Nesse mês, o Índice de Movimentação Econômica de Salvador (Imec), índice que mede no nível de atividade econômica da capital baiana, registrou crescimento de 12,9%. Essa foi a segunda maior expansão mensal de 2008, ficando atrás apenas do mês de agosto.

         Os indicadores de longo prazo também apontam manutenção do ritmo de expansão da atividade econômica. No acumulado do ano, a atividade econômica cresceu 8,1% entre janeiro e setembro de 2008. No acumulado dos 12 meses – out/2007 a set/2008 – o crescimento da atividade economia ficou em 8,2%. Esses números são maiores que os registrados até o mês de agosto de 2008, quando a  expansão da atividade econômica foi de 7,5% no ano e 7,3% nos 12 meses.

         Em 2008, apenas a variável,ônibus intermunicipal apresentou retração em relação ao mesmo período do ano anterior. Dentre as variáveis que registram expansão, destaca-se a movimentação de cargas, vendas de combustíveis e consumo de energia elétrica.

 

Convention de Salvador assina convênio com projeto Axé

 

 

O Convention Bureau de Salvador agora é parceiro do Projeto Axé. O Bureau assinou hoje um convênio, no qual passa a contribuir financeiramente para as obras da ONG. Serão R$ 12 mil  repassados anualmente ao projeto, com o objetivo de ajudar no trabalho de  amparo a  crianças e adolescentes em situação de risco de  Salvador. "Este convênio se insere dentro de um dos objetivos do Convention, que é o de reverter  para a cidade parte da contribuição da room tax", assinalou o presidente do Convention, Cícero Sena, destacando que a escolha do Projeto Axé se deu por conta do trabalho que a ONG exerce há 18 anos e que é reconhecido até no exterior.      

 

O presidente e fundador do Projeto Axé, o italiano  Cesare La Rocca , destacou a importância de iniciativas solidárias como a do Bureau. "A arte salva, a arte transforma", assinalou La Rocca , ao falar sobre o trabalho da ONG, que fornece uma formação educativa e artística, com o objetivo de resgatar a cidadania nas crianças e adolescentes, devolvendo-lhes condições dignas de vida.

 

A partir do convênio assinado hoje, o Convention Bureau de Salvador também se compromete a  incentivar e divulgar as ações da ONG entre seus associados, além de possibilitar o aproveitamento de serviços que o Projeto  Axé possa disponibilizar nas suas diversas áreas de atuação profissionalizante e artística.  

 

Seplan projeta Bahia para os próximos 20 anos

 

Como será viver na Bahia em 2028? Certezas sobre o futuro, ninguém as tem. Mas o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), elaborou uma projeção do ambiente em que os baianos possam viver ao final dos próximos 20 anos, com alto padrão de qualidade, graças a uma política capaz de gerar emprego, riqueza e renda bem distribuídas.

 A proposta será articulada com as esferas nacionais e internacionais para que todos tenham acesso amplo, e sem restrições, à produção de bens e serviços.

O passo a passo para concretizar este cenário está descrito no Resumo Executivo do Planejamento Estratégico 2008 - 2028, disponível no site da Seplan (www.seplan.ba.gov.br).

O objetivo da publicação é divulgar e ratificar o plano de desenvolvimento do estado, cuja metodologia e estrutura são consideradas, por especialistas, um reflexo do que há de mais moderno em planejamento e gestão estratégica no setor público.

"O objetivo desse modelo é garantir que o plano estratégico seja executado conforme planejado e que se verifique, por meio do monitoramento, se os resultados correspondem às expectativas de resolução de problemas e necessidade", explica o secretário Ronald Lobato, segundo o qual o Resumo Executivo é a síntese de um projeto de desenvolvimento sustentável.

"Nele visualizamos e definimos os objetivos estratégicos, os indicadores, as metas e os planos de ação. Tudo isso, articulado em uma matriz única, que é o Mapa Estratégico", diz.

Entre as informações de destaque, encontram-se os objetivos que devem ser alcançados com cada ação de governo e os pontos críticos para o seu sucesso, quais indicadores serão utilizados, com detalhes sobre a medição e acompanhamento, metas, identificando o nível de desempenho por programa, e os programas de ação prioritários para se alcançar os objetivos.

 

Faculdade Baiana de Direito divulga resultados da primeira fase

 

 

 

O listão com o nome dos aprovados da primeira fase da Faculdade Baiana de Direito, realizado no último sábado (1º/11), já está disponível no site www.faculdadebaianadedireito.com.br

 

 

Os trezentos classificados prestam a segunda prova no próximo sábado, a partir das 14h30min, na sede da Faculdade (Visconde de Itaborahy, 989 – Amaralina). Os portões serão abertos com 20min de antecedência e a prova compreende 10 questões discursivas e uma redação sobre o tema "os 20 anos da Constituição Federal".

 

 

O resultado final do vestibular 2009.1 da Faculdade Baiana de Direito será anunciado no dia 18 de novembro, às 18h40min, na Rádio Metrópole.

 

 

 

A Faculdade Baiana de Direito é a única instituição privada de ensino da Bahia a realizar o processo seletivo em duas fases. Focada no ensino do Direito, a Faculdade busca qualificar a seleção de alunos por meio de um vestibular aprofundado nos temas relacionados ao curso.

Rei de etnia africana visita a Bahia

Nana Osei Asibey I  rei dos povos de etnia Kwahu – de uma localidade rural em Gana, na África -  veio à Bahia em busca de intercâmbio cultural. O vice-governador Edmundo Pereira, recebeu o monarca e sua comitiva nesta quarta-feira (5) em seu gabinete.

O objetivo da visita  foi estabelecer laços culturais entre Gana e Brasil. "A Bahia é o coração da África nas Américas, uma terra de cultura amigável", disse Asibey.

A receptividade do Governo baiano para com os chefes de estado de países africanos faz parte da política do Estado em promover cooperação técnica, estreitar relações e fortalecer laços entre a Bahia e África.

Em setembro, deste ano, o governador Jaques Wagner fez uma viagem ao Benin. Foi o primeiro governador da Bahia a visitar oficialmente um país africano. Em salvador no Pelourinho existem as casas de Angola, do Benin e da Nigéria que reitera essa política de relações bilaterais.

Nana Osei Asibey , de 34 anos nasceu  numa pequena vila chamada Abiren no leste de Gana. Ele fundou a ONG Rural Star of Hope que visa ajudar órfãos e pessoas pobres da zona rural. Formou-se em Ciência da Computação e antes de se tornar rei foi empresário.

A comunidade dos Kwahu possui dois milhões de habitantes e fica numa área montanhosa rica em ouro e bauxita. Suas montanhas atraem turistas de todo o mundo.

 

Chove forte em 12 Estados, alerta Defesa Civil

 

 Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Espírito Santo, Rio Grande de Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará e Amazonas.

 

 

Hoje (05/11), áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva no Espírito Santo; oeste e norte do Rio Grande do Sul; oeste, meio-oeste, planalto sul e litoral sul de Santa Catarina; em boa parte do Paraná; e centro-sul de Goiás. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva forte pode ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de 50 a 60 km/h , especialmente no centro-sul do Espírito Santo e no oeste, sudoeste, sul, centro e norte paranaense. Não se descarta a ocorrência de granizo localizado. Amanhã (06/11), o alerta é valido para todo o Paraná, Santa Catarina e Goiás.

 

Hoje e amanhã (05 e 06/11), áreas de instabilidade associadas à presença de um sistema frontal no oceano (na altura do litoral do Sudeste) provocam pancadas de chuva em Minas Gerais , Rio de Janeiro e São Paulo. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva forte pode ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de 50 a 60 km/h , especialmente no Triângulo Mineiro, oeste, centro, sul, Zona da Mata e leste de Minas Gerais; na região serrana e centro-norte do Rio de Janeiro; e no nordeste-norte, centro e oeste de São Paulo. Não se descarta a ocorrência de granizo localizado.

 

 Nesta quarta e quinta-feira (05 e 06/11), a presença de áreas de instabilidade sobre o Centro-Oeste do Brasil mantém as condições de pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento ( 50 a 60 km/h ), especialmente no centro-sul e leste do Estado. Não se descarta a ocorrência de granizo localizado.

 

 Entre a tarde de hoje e amanhã (05 e 06/11), áreas de instabilidade tropicais dão origem a nuvens carregadas e profundas que provocam pancadas de chuva em áreas isoladas do Tocantins, Pará e Amazonas. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, especialmente no oeste e no centro-sul do Pará e no centro-leste do Amazonas.

 

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

 

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para o PR, SP, MG, RJ e MS são baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas são baseados em informações do Cptec.

 

 

Bahiatursa promove seminário sobre a importância da marca para o desenvolvimento de um destino turístico

 

 A Bahiatursa realiza o seminário "A importância da imagem e da marca para o desenvolvimento de um destino turístico", no dia 10 de novembro de 2008, no salão Xangô do Centro de Convenções, das 8h às 12h30. Estarão presentes o trade turístico local, entidades de classe da categoria, academias dos cursos de graduações em Turismo, História, Marketing, Administração, entre outros.

 

 

 

O seminário discutirá as novas técnicas de abordagens em relação à imagem e a marca dos destinos turísticos. Dentre os palestrantes estão Emília Salvador Silva , presidente da Bahiatursa; Érico Mendonça Júnior, diretor da Prisma Empreendimentos; Cícero Sena, presidente do Salvador Convention Bureau; Luiz Américo Bonfim, professor da Fundação Visconde de Cairu, além da Profa. Dra. Margaret Hart Robertson, diretora do Doutorado em Turismo da Universidade de Las Palmas de Gran Canária – Espanha.

 

 

 

A inscrição para o seminário é gratuita e pode ser feita no Laboratório de Turismo da Fundação Visconde de Cairu, até sexta-feira (07/11), ou pelo telefone (71) 2108-8506 ou e-mail: semetur2008@hotmail.com .

 

 

Consciência negra

A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) promove hoje, quarta-feira (dia 5), uma palestra de sensibilização e abordagem de combate ao racismo institucional para servidores da Superintendência Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e das secretarias municipais de Habitação (Sehab) e de Emprego e Renda (Sempre). O evento vai ocorrer a partir das 14 horas, no auditório do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), no Pelourinho. Esta será a segunda palestra com a temática para funcionários da rede municipal. A primeira ocorreu no dia 30 para servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), dando início ao calendário de eventos para celebrar o dia da consciência negra, próximo dia 20. Na programação constam palestras, seminários, rodas de diálogos, caminhadas, exibição de filmes, entre outras atividades como o lançamento da cartilha Casa dos Orixás, que orienta sobre os procedimentos necessários para aquisição da imunidade tributária e legalização fundiária de templos religiosos.     

 

Combate ao Diabetes

Com inauguração da brinquedoteca, a Unidade Saúde da Família (USF) de Itacaranha comemora hoje, quarta-feira, dia 5, a Semana de Combate ao Diabetes. Aberto ao público, o evento conta com café da manhã, havendo em seguida a distribuição de material informativo sobre a doença e atividades voltadas à educação permanente. Durante a festa, que vai contar com a presença da boneca de pano Emília, serão distribuídos doces e brinquedos para as crianças. A USF Itacaranha fica na Rua Pipira, no bairro de Itacaranha, Subúrbio Ferroviário.

 

Barcelona Meeting Point

Com o objetivo de atrair para o município novos investimentos dos setores imobiliário e de hotelaria, a Prefeitura participa até o próximo domingo, do Barcelona Meeting Point, na Espanha, maior salão turístico da Europa. O município está sendo representado na feira pelos secretários da Fazenda, Flávio Mattos, e de Relações Internacionais, Leonel Leal Neto, e pelo coordenador do Escritório de Revitalização do Comércio, Marcos Cidreira. Durante o evento, serão apresentadas oportunidades para investimentos no setor imobiliário, projetos para o turismo, tais como hotéis, campos de golfe, resorts e marinas, comerciais e industriais, tais como shopping centers e parques empresariais, e em grandes propostas de infra-estrutura, como aeroportos, transportes e parques de estacionamento.

 

Saúde mental

Promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o curso de capacitação de profissionais da área de saúde mental, com início previsto para a próxima sexta-feira (dia 7), terá como foco de trabalho a inserção da arte como instrumento terapêutico.

Os profissionais terão aula de artes plásticas e vão aprender como utilizar materiais como argila, gesso, madeira e tintas, no tratamento psiquiátrico. As oficinas prolongam-se nos dias 14, 21 e 28 de novembro, com duração de 32 horas. O curso acontece na Escola de Belas Artes da UFBA, na Rua Araújo Pinho, no bairro do Canela.

 

Gestão pública para negros

História, memória, religiosidade e políticas públicas são os temas a serem abordados na roda de conversa realizada pelos terreiros de candomblé do Engenho Velho da Federação na próxima sexta-feira (dia 7), às 18 horas, no Terreiro do Cobre, no próprio bairro. O encontro vai reunir representantes das religiões afro-brasileiras, do poder público municipal, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) do movimento negro e da sociedade organizada. O Cobre é um dos mais antigos terreiros de candomblé de Salvador.  Coordenado pela Mãe Valnizia de Ayrá e se destaca pela participação política e articulação das lutas sociais pela melhoria do bairro onde está localizado.

 

Planos inclinados

Mais do que um meio de transporte rápido, barato e eficiente, os planos inclinados Pilar, Gonçalves e Liberdade representam símbolos culturais e históricos da cidade do Salvador, ligando as cidades Alta e Baixa. Totalmente modernizado, mas preservando as características originais da fachada, do piso e da cobertura, o Plano Pilar opera com dois bondinhos, com capacidade para 20 pessoas, cada, com uma demanda mensal de mais de 13 mil pessoas. Com funcionamento diário das 7 às 19 horas, e aos sábados, domingos e feriados até as 13 horas, o Pilar, assim como os planos Gonçalves e Liberdade, tem uma tarifa simbólica de R$ 0,05, além de oferecer condições de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais, com a implantação de um elevador e sanitários próprios, na estação da Rua do Pilar.

 

Curso de inspeção veicular I

A Prefeitura do Salvador, através das Superintendências de Engenharia de Tráfego (SET) e Transporte Público (STP), em parceria com os centros de inspeção veicular Cive, Inspecentro, Cipetran e Ceiv, organismos creditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) está realizando o Curso de Inspeção Veicular. 250 agentes iniciaram o curso que acontece até a próxima sexta-feira (7) e tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos agentes de trânsito para um melhor desempenho de suas funções.

 

   Curso de inspeção veicular II

Durante o curso, os agentes terão apresentações teóricas e práticas, através de palestras e exibição de slides, sobre como desenvolver no dia-a-dia do trânsito o cumprimento das determinações da Resolução 292 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tratam de veículos movidos a gás, acidentes automobilísticos, segurança do veículo e equipamentos obrigatórios e proibidos. Será abordado também como o agente deve proceder em casos de veículos que sofreram modificações (alteração de características), convertidos a gás (1ª inspeção e periódicas anualmente de todos os componentes), e verificação das condições de trafegabilidade de veículos sinistrados.

 

POLÍTICA

 

Rogério Andrade destaca poder de fiscalização da Oposição

 

O vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembléia, deputado Rogério Andrade (DEM), ressaltou hoje a importância do papel das Oposições como agente fiscalizados dos atos do Executivo, ao avaliar decisão do Judiciário baiano em determinar o embargo das obras do Estádio Roberto Santos, o Estádio de Pituaçu, bem como o anúncio da Conder de que em 50 dias irá concluir as obras da Orla de Salvador, que deveriam ter sido entregues em julho, depois de se arrastarem por mais de dois anos. "Quando anunciamos que a Assembléia vai realizar a fiscalização desta obra, a Conder anuncia que finalmente vai concluir esta obra, depois dela se arrastar por dois longos anos", enfatizou o deputado.

 

Rogério Andrade lembrou que as obras na orla de Salvador - um trecho de quatro quilômetros entre Amaralina e o Jardim de Alah -, foram iniciadas em 2006, ainda no governo do Democratas, ficou praticamente paralisada no atual governo por dois anos e agora a Conder informa que os trabalhos serão concluídos em 50 dias. "Não acredito neste prazo dado pela Conder e acredito que a Comissão de Fiscalização deve insistir na sua fiscalização", defendeu. O parlamentar também solicitou informações da Prefeitura de Salvador, por intermédio da bancada do PMDB, sobre as alegações de que os trabalhos estão atrasados em mais de um ano porque o município não fez a relocação de postes de iluminação pública.

 

"Não acredito nesta alegação, até porque situação semelhante já ocorreu em outras situações como no Hospital do Subúrbio e ficou comprovado que a responsabilidade não era do município. Além disso, a Conder denunciou que terminará a obra em 50 dias, como também afirmou que iria entregar o Estádio de Pituaçu em seis meses e até agora não o fez", afirmou. Na oportunidade, Rogério Andrade ainda parabenizou a ação do Ministério Público e do Judiciário baiano pela persistência e coragem de enfrentar o Executivo e embargar as obras do Estádio de Pituaçu.

 

Sandro Régis sugere auditoria nas contas do Estádio de Pituaçu

 

Depois da decisão do desembargador Olegário Monção Caldas em conceder liminar determinando a suspensão das obras do Estádio de Pituaçu, acatando recurso do Ministério Público contra o andamento do empreendimento sob o argumento de que não há justificativas para o caráter emergencial das obras com dispensa de licitação, podendo causar graves lesões ao erário, o líder do bloco PR/PRTB, deputado Sandro Régis sugeriu que o Judiciário auditasse as contas referentes aos trabalhos.

 

"As obras foram orçadas inicialmente em R$22 milhões e hoje já estão próximas de R$55 milhões com dispensa de licitação e diversos aditivos fazendo com que a obra fique cada vez mais cara e sem previsão de sua conclusão. Esta é a realidade de Pituaçu, que seria entregue em outubro para o jogo Bahia e Corinthians e até agora não ficou pronto", disse.

 

De acordo com o deputado, já foram gastos R$55 milhões e ainda falta muita coisa para ficar pronta. Não existem assentos, traves, placas eletrônico, banheiros, passarelas, estacionamento, o que deverá consumir mais recursos. Temos que em 2008 o Estádio de Pituaçu não ficará pronto para a tristeza da torcida tricolor", concluiu.

 

 

Bacelar denuncia falta de apoio estatal na produção literária baiana

 

O vice-líder da Oposição, deputado João Carlos Bacelar (PTN) lamentou a morosidade do governo do Estado em apoiar a produção literária baiana. "Todos sabem que o Estado é, na maioria dos casos, a única fonte de financiamento de publicações e vemos que o governo baiano levou dois anos para lançar os primeiros editais voltados para a publicação de livros no atual governo, sob a gestão do secretário Márcio Meirelles à frente da Secretaria de Cultura.

 

"Lamentavelmente, o mesmo governo que é ágil em fazer aditivos e dispensas de licitações para as obras do Estádio de Pituaçu não é ágil o suficiente para organizar os editais para incentivar e financiar a produção literária baiana. O próprio governo reconhece ser uma das poucas formas de se conseguir publicar livros, uma vez que as grandes editoras, concentradas no eixo Sul-Sudeste, publicam poucos autores baianos", enfatizou Bacelar. Se ainda não bastasse as dificuldades enfrentadas pelos autores, e a morosidade do governo baiano, a distribuição é outro entrave para a produção literária baiana.

 

"Hoje, o que ainda funciona é a publicidade boca-a-boca, porque a estratégia e apoio para distribuição praticamente inexiste. Esta é a ação da Secretaria de Cultura do Estado, que leva dois anos para lançar um edital para publicar livros na Bahia, esta mesma secretaria que acabou com o Pelourinho, que quase acaba com a Fundação Casa de Jorge Amado e que falha até no processo de democratização dos recursos da cultura, como foi o projeto inicial do secretário e que até hoje não vimos resultado, como ocorre em outros projetos do Estado, que não avançam. Sugiro que o governador aproveite o momento em que anuncia uma reforma administrativa para propor mudanças na Secretaria de Cultura também", concluiu Bacelar.

 

Oposição protesta contra decisão da presidência da AL

 

O líder da Oposição na Assembléia, deputado Gildásio Penedo Filho (DEM) e o líder do Democratas na Casa, deputado heraldo Rocha, protestaram contra as declarações do Presidente da Assembléia, deputado Marcelo Nilo (PSDB), publicadas hoje, 05, sobre a recente decisão do Tribunal da Justiça relacionada à composição  das Comissões  na Assembléia Legislativa. Para eles, não caberia a Casa, oficialmente, se manifestar acerca de processo envolvendo uma das bancadas sob pena de deixar a posição de magistrado que a presidência ocupa, para defender um dois dois lados. Para Penedo Filho, a sensação é que a presidência tenta pressionar o Judiciário para o julgamento favorável do recurso que impetrou contra a decisão do próprio Tribunal, contradizendo até mesmo posição que o próprio presidente tinha tomado em 2001, quando integrava a bancada de Oposição na Assembléia.

 

"Naquela época, o deputado Marcelo Nilo, integrante da bancada de Oposição, ingressou na Justiça exigindo o respeito à proporcionalidade que hoje nos é garantida. Não cabe usar a força do cargo e falar em nome de todos os deputados, quando a bancada de Oposição de hoje é solidária a decisão do Judiciário em fazer valer o princípio basilar a democracia que é o direito à proporcionalidade", disse Penedo Filho.

 

       Heraldo Rocha disse que considerar interferência do Judiciário que a Justiça se pronuncie sobre uma questão suscitada por membros do próprio Poder Legislativo é ilógico e não caberia à presidência se envolver na disputa entre Oposição e Governo. "Caberia a própria base do Governo recorrer da decisão e não a presidência desta Casa que serve como magistrada e não pode pender para qualquer dos lados", disse Rocha.

 

Para o deputado Gaban (DEM), este e muitos outros casos já teriam sido resolvidos se a Casa já tivesse procedido a revisão do regimento interno. "Não seria necessário recorrer ao Judiciário se questões como esta já tivessem sido definidas pela própria Casa, como foi a questão do Código de Ética e Decoro Parlamentar, assim o é com a revisão do Regimento Interno e outras situação igualmente delicadas e importantes a este Legislativos", afirmou.

 

Sessão na Câmara lembra

 

Dia da Consciência Negra

 

Com uma sessão solene regimental, a Câmara Municipal lembra no próximo dia 20, às 15 horas, no plenário Cosme de Farias, o Dia da Consciência Negra. A sessão, que será dirigida pelo presidente do Legislativo, vereador Valdenor Cardoso (PTC), vai contar com a participação de lideranças das entidades e movimentos que lutam contra o racismo e as desigualdades sociais.

 

O Dia Nacional da Consciência Negra foi estabelecido pelo Projeto de Lei nº 10.639 de janeiro de 2003. A data 20 de novembro foi escolhida em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, morto em 20 de novembro de 1695. O Dia da Consciência Negra serve também como um momento de reflexão e de conscientização sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura brasileira.

 

A homenagem a Zumbi dos Palmares é uma reverência a este personagem histórico, que é símbolo da luta do negro contra a escravidão no período do Brasil colônia. Zumbi morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade das forças repressivas da então colônia portuguesa. Ele lutou até a morte em defesa do quilombo, que representava uma resistência ao sistema escravista e uma forma coletiva de manutenção da cultura africana no Brasil.

 

O Quilombo dos Palmares fica no estado de Alagoas e foi transformado num sítio histórico, onde são promovidas programações diárias relacionadas à preservação e dinamização da cultura afro-brasileira. Continua também sendo um marco na luta pela igualdade racial.

 

 Artista plástica Verônica Santana

 

expõe no Memorial da Câmara

 

 

Natural do Rio de janeiro, mas morando na Bahia desde os 3 anos de idade, a artista plástica Verônica Santana promove, de 14 a 28 de novembro, no Memorial da Câmara Municipal, a Iª Mostra Individual Acopla – As cores da sensualidade.

 

"As Cores da Sensualidade nasceu do desejo de exprimir através da pintura, a beleza do corpo humano, principalmente do feminino, através de formas sensuais, de um jeito harmonioso e multicolorido. O objetivo desta exposição é exatamente esse: mostrar a beleza da mulher e dos corpos entrelaçados", define Verônica.

 

Ela argumenta que o ser humano é sensual e belo por natureza, principalmente a mulher. "Não importa se é alta, baixa, gorda, magra, velha ou jovem. A sensualidade impera em todas", diz a artista, frisando que a mostra tem, também, a intenção de quebrar tabus e paradigmas.

 

Verônica Silva Santana morou em Alagoinhas, no interior baiano, antes de se mudar para a capital, onde se formou em secretariado executivo pela Universidade Católica. A vocação para a arte surgiu na infância e na adolescência passou a desenhar modelos de roupas femininas. Em 1980, aos 12 anos, participou de uma mostra infantil promovida pela UNEB/Alagoinhas.

 

Autodidata, iniciou na pintura em 1999, com tecidos. Mudou logo depois para telas, sempre valorizando muito o jogo de cores. Em 2006 conheceu Márcio Carttos, proprietário do Ateliê Márcio Carttos, no Bairro da Barra, que acabou tornando-se seu amigo e mentor. "Verônica é uma das artistas mais criativas que eu conheço", referenda o artista, cujo atelier apóia a exposição.

 

Em 2007 participou da Mostra Coletiva de Natal da Panorama Galeria de Arte. Seus trabalhos podem ser vistos, também, nas galerias virtuais Stuart (Londres), Alborques (Portugal) e na Galeria Aberta (Brasil).

 

Recentemente, Verônica recebeu convites para expor em Lisboa e no Espaço Vila Lobos em São Paulo; teve os trabalhos publicados na tese de mestrado do Professor Alexandre Melo, da Universidade Federal do Acre, e foi convidada para ter duas pinturas publicadas no Livro da Secretaria da Cultura e Arte de Córdoba, na Argentina. Segundo Melo, a artista tem um dom raro: "Consegue, a partir a partir de suas obras, atrair a atenção de um interlocutor e aguçar sua curiosidade a respeito dos temas retratados. E aí, vem a vontade de ver o trabalho e tentar decifrar o que há nas entrelinhas (ou seria melhor entreimagens) do trabalho."

 

Para Ana Georgina, da Panorama Galeria de Arte, as telas de Verônica Santana "são uma mescla de cubismo e surrealismo multicolorido". O artista plástico Luís Ramos completa: "São várias pinturas em uma"

 

CULTURA

 

Café Literário estimula servidores a doar livros

 

Numa promoção da Casa Civil, os funcionários públicos do prédio da Governadoria, no Centro Administrativo, tiveram, nesta quarta-feira (5), um dia especial no trabalho, com intervalo para apreciar a arte.

 

Um café literário, com poesia, música e apresentação de poemas, no final da tarde, agradou os servidores. O evento também estimulou a doação de livros para a biblioteca do prédio.

 

         "É a primeira vez que uma apresentação como esta acontece aqui na Governadoria, numa iniciativa louvável, que contribui para combater o estresse do dia-a-dia, além de promover a arte entre os servidores", afirmou a funcionária Dulcinéa Lino, servidora há 24 anos. 

 

         Uma das atrações da tarde foi a Oficina de Música Instrumental, integrada por 30 jovens da escola coordenada pelo músico Aroldo Macedo. "Acho genial a abertura de novos espaços para apresentações musicais, valorizando o trabalho de jovens talentos", disse o músico.

 

 A Oficina apresentou cinco canções, empolgando o público, no final, com a música "Chame Gente", considerada o Hino do Trio Elétrico Dodô e Osmar.

 

Cameratas da Osba abrem programação de novembro

Nesta quinta-feira (6), o Quadro Solar e Quinteto de Metais abrem a programação do mês de novembro do projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

O grupo Quadro Solar faz apresentação no Instituto Pestalozzi, em Ondina, às 15h30. No mesmo dia, às 19h, o Quinteto de Metais se apresenta na Galeria Solar do Ferrão, Pelourinho.

Já na sexta (7), a apresentação do Quinteto de Metais será na Fundação Cidade Mãe, no Engenho Velho de Brotas, às 16h. Os concertos têm entrada franca.

 Divulgar a música erudita no Estado, levando-a a públicos diversos. Este é o objetivo principal do Projeto Cameratas da Osba.

Os grupos se apresentam em locais alternativos como hospitais, escolas e igrejas, onde seria difícil a presença da orquestra, democratizando o acesso à música de concerto e popular e contribuindo para a formação de novas platéias.

 O Projeto é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, por meio da Fundação Cultural do Estado e Teatro Castro Alves.

 

De Cartola ao Malê, encontros valorizam cultura negra na Casa da Música

anos de nascimento do compositor Cartola, completados em 11 de outubro, serão lembrados pelo músico e produtor cultural Roberval Santos no próximo Bate-papo musicado, nesta sexta-feira (7), às 14h, na Casa da Música, em Itapuã, com entrada franca.

Histórias sobre a vida e obra do ilustre sambista serão intercaladas por canções e reflexões do público de moradores, estudantes e artistas freqüentadores do  espaço cultural da Fundação Cultural do Estado (Funceb), que vem contribuindo para a dinamização das atividades culturais no bairro.

Nascido no Catete, Rio de Janeiro, Angenor de Oliveira (Cartola) foi viver no morro da Mangueira aos 11 anos, onde ajudou a fundar, em 1928, uma das maiores escolas de samba do Rio, a Estação Primeira de Mangueira.

Episódios dessa história e, principalmente, canções imortais, como As Rosas Não Falam e O Mundo é um Moinho, serão apresentados por Roberval Santos, roteirista, arranjador e diretor do show Cartola e Noel, criado em 2004.

No Mês da Consciência Negra e da Música, a programação do espaço também destaca, no dia 21, as lutas do povo negro na Bahia, por meio do Retrato Sonoro dos Malês, apresentando a produção musical do bloco afro Malê Debalê, um dos mais antigos de Salvador.

O projeto acontece todas as sextas-feiras, com uma temática definida previamente ou escolhida de forma espontânea pelos participantes, segundo seus interesses e perfis. Este mês, as edições livres acontecem nos dias 14 e 28, sendo conduzidas pelo músico Amadeu Alves, coordenador da Casa da Música.

 

 

 

EVENTOS

 

PIZZA HUT HIPER IGUATEMI TRAZ NOVA ATRAÇÃO PARA O FIM DE SEMANA DA GAROTADA

 

Durante os finais de semana de novembro, a garotada se divertirá em dobro na Pizza Hut Hiper Iguatemi, no horário de almoço, das 13h às 15h, sempre aos sábados e domingos. Além da tradicional área de lazer do restaurante, a galerinha fará a festa com uma oficina de teatro de bonecos, na qual se poderá construir e manipular os próprios personagens. Coordenada pelo Grupo Ereotá ―palavra de origem indígena que significa 'fazer bonito'― a oficina será realizada com o intuito de dar asas à imaginação da criançada. A partir do uso de simples materiais, como papel, isopor e garrafas pet, os pequenos irão abusar da criatividade, mostrando que é possível criar seus próprios brinquedos e, o que é melhor: se divertir com eles.

 

Shopping Iguatemi traz Washington Olivetto

para lançamento de livro em Salvador

 

 

 

A descoberta de que o sutiã completaria 100 anos em 2008 disparou o "Lampadinha" de Washington Olivetto. O publicitário também já notara o quanto a célebre frase de sua autoria era usada de diversas maneiras. Foi o bastante para que as idéias culminassem no livro O Primeiro A Gente Nunca Esquece. Nele, Arnaldo Jabor, Pelé, Antônio Fagundes e a baiana Pitty são algumas das personalidades que tomaram emprestada a frase para falar de política, sexo, futebol, culinária, moda e muito mais.

 

 

 

E já que estamos falando em "primeiros", nenhum lugar poderia ser mais adequado para o lançamento da obra em Salvador do que o Iguatemi, o primeiro shopping da Bahia. Olivetto dará autógrafos no próximo dia 14, no Pereira Café, na alameda das grifes (3º piso do shopping). Quem levar o livro pra casa, ganha um marcador em formato de alça de sutiã.

 

 

ESPORTE

 

Baianos viajam para competir no karatê-dô em Natal

Os irmãos Rodrigo e Rafael Canaverde, primeiros colocados no ranking estadual em suas respectivas categorias (infanto-juvenil e infanto), estão seguindo para Natal, no Rio Grande do Norte, com apoio do governo estadual, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), onde, a partir de sexta-feira até domingo (7 a 9), disputam o Campeonato Norte/Nordeste de Karatê-dô Tradicional.

 

Preto Casagrande fala sobre esporte no Colégio-modelo

Alunos, pais, comunidade escolar e professores do Colégio-modelo Luís Eduardo Magalhães recebem amanhã (6), às 9h, no auditório do colégio, o ex-jogador do Bahia e do Vitória, Preto Casagrande, e o cantor da banda Motumbá, Alexandre Guedes, que, junto com o professor de Educação Física da escola, Ricardo Monteiro, participam de um bate-papo sobre os benefícios que a atividade física regular traz à saúde.

A ação, que faz parte do Papo de Esporte, projeto da TV Bahia em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), conta ainda com a mistura de ritmos da banda Motumbá, que se apresenta na quadra do colégio, às 10h30.

 

______________________________________________________________________