sexta-feira, novembro 07, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Reservas do pré-sal podem chegar a 50 bilhões de barris, diz nova diretora da ANP

 

 Rio de Janeiro - A nova diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, afirmou hoje (7), durante discurso de posse, que as reservas de petróleo e gás natural na área do pré-sal – onde estão localizados os mega-campos de Tupi e Iara – podem chegar a pelo menos cerca de 50 bilhões de barris. O volume estimado é mais de quatro vezes maior do que as reservas atuais do país.

 

 

A diretora da ANP, que antes ocupava a superintendência de Definição de Blocos da agência, manteve a avaliação inicial já feita para o mega-campo de Tupi, de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo e óleo equivalente.

 

Segundo ela, serão necessários investimentos de cerca de US$ 70 bilhões, a perfuração de cerca de 500 poços e a instalação de oito plataformas de grande porte para desevolver o campo.

 

 

"Estimamos que o pré-sal tenha pelo menos 50 bilhões de barris, volume 4 vezes maior do que as reservas atuais do país. Isto significa um enorme desafio em termos de investimentos, de produção de aço e necessidades regulatórias", afirmou.

 

 

O chamado "Cluster de Tupi", como vem sendo conhecida a área que inclui ainda poços como o de Guará, Iara e Carioca já teve 42 dos seus quase 100 campos licitados pela Agência Nacional do Petróleo.

 

"Não será rápido nem fácil nos tirar do buraco", diz Obama

 

"Não será rápido nem fácil nos tirar do buraco em que estamos", afirmou nesta sexta-feira (7) o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, em sua primeira entrevista coletiva após vencer o candidato republicano, John McCain, e tornar-se, aos 47 anos, o primeiro negro a governar o país. Ainda sobre a crise, o democrata afirmou que "enfrentamos o maior desafio econômico de nossas vidas. Teremos que atuar rapidamente para resolvê-lo" e que "a crise é global e requer uma resposta global". "A crise é global e requer resposta global", afirma Barack Obama; assista:

 

 

"Eu não subestimo a enormidade do problema que temos a frente. Algumas das escolhas que teremos que fazer serão difíceis. Não será rápido nem fácil nos tirar do buraco em que estamos. Mas a América é um país forte", afirmou.

 

Acompanhado pelo vice, Joe Biden, o democrata disse que há famílias lutando por seus empregos e pensando em como podem manter suas casas e pagar suas contas. "Vou lidar com essa crise para ajudar essas famílias trabalhadoras. Hoje, conversei com meus conselheiros, que trabalharão com minha equipe de transição, para dar uma resposta a essa crise", afirmou.

 

Trens do metrô chegaram a Salvador

 

Os primeiros trens do metrô chegaram ao porto de Salvador na manhã desta sexta-feira (7). São três trens, cada um com quatro vagões com tração elétrica, carrocerias e estrutura em aço inoxidável. A chegada dos trens foi acompanhada de perto por autoridades dos governos federal, estadual e municipal, representantes dos operários da obra do metrô, das empresas envolvidas no projeto e da imprensa.

 

         Fabricados na Coréia pela empresa Rotem e distribuídos pela Mitsui & Co Ltda., os trens são de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). No total, foram adquiridos pela empresa seis trens, com 24 vagões, no valor de mais de R$ 90 milhões.

 

A capacidade de cada trem é de 1.250 passageiros e os vagões terão ar- condicionado e isolamento acústico. Os outros três devem chegar a Salvador em janeiro de 2009. 

 

         Segundo a presidente da Conder, Maria del Carmen, o compromisso do governo da Bahia foi cumprido. "Fizemos a nossa parte. Agora vamos cuidar para que os trens estejam em perfeitas condições para os testes nos trilhos", afirmou. O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, declarou que a população baiana, finalmente, vai realizar o sonho de 30 anos, "de ver o metrô funcionando".      

 

         Depois de descarregados, os trens foram levados para o Portoseco Pirajá e devem ficar armazenados em local seguro, sob a responsabilidade da Conder, até que o pátio auxiliar de manutenção esteja concluído e os trilhos assentados.

 

Conclusão da obra

 

O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, explicou que a obra do metrô é tripartite – de responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal – e que a prefeitura pretende concluí-la o mais rápido possível.

 

         "Com a chegada dos trens, a prefeitura se sente ainda mais responsável em cumprir o seu papel e concluir a obra no prazo estabelecido", disse João Henrique. Ele garantiu que os trilhos do metrô estarão prontos para os testes finais em maio de 2009.

 

Para os operários, a chegada dos trens é um marco para a conclusão da obra do metrô. "Vivemos hoje um dia histórico em Salvador, pois a chegada dos trens é o ponto de partida para o sonho do metrô se tornar realidade", ressaltou o coordenador do Movimento do Metrô, Joceval Tibúrcio.

 

"Vamos fazer com os cursos de medicina o que fizemos com os de direito", diz Haddad

 

  Brasília - O ministro da Educação, Fernando Haddad, dá entrevista a emissoras de rádio no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) 

Brasília - Após a divulgação de que 61% dos estudantes de medicina foram reprovados no exame do Conselho Regional de Medicina de  São Paulo (Cremesp), o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou hoje (7) que vai fazer com os cursos de medicina aquilo que fez com os cursos de direito, ou seja identificar as deficiências das instituições e saná-las.

 

"O exame da Cremesp vem sendo aplicado há pouco tempo e, ao contrário do exame da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], é uma espécie de piloto ainda. Não conheço a prova propriamente para dizer se está calibrada para a função", disse.

 

Haddad considerou "grave " o índice de reprovação dos alunos e disse que uma comissão deve entregar ao Ministério da Educação, nos próximos dias, relatório sobre os cursos que obtiveram avaliação negativa no ensino superior.

 

Uma em cada quatro crianças nascidas no Brasil é filha de adolescentes, aponta médica

 

 São Paulo - Cerca de 25% das crianças que nascem no Brasil são filhas de menores de 20 anos, mas nem sempre a gravidez nessa faixa  etária é considerada algo tão ruim. A afirmação é da ginecologista da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Luiza Cromack.

 

A médica, ligada a projetos para promoção da saúde de jovens, participou do Encontro Nacional Criança e Adolescente: Direitos e Sexualidade, organizado pela secretaria estadual de Desenvolvimento e Assistência Social (Seads) do estado de São Paulo, encerrado hoje (7) na capital paulista.

 

Segundo Luiza, ao analisar índices de gravidez na adolescência é preciso ter cuidado e entender em que contexto essa gestação ocorre. Ela explicou que a maioria das adolescentes que engravida tem alguma motivação para isso e nem sempre o fato decorre simplesmente de falta de orientação.

 

 "Nós geralmente olhamos com olhar de adulto para essa gravidez e elas têm o olhar delas sobre isso. Muitas vezes são filhas de mães que tiveram filhos na adolescência e na família delas isso é um modelo que elas vão seguir inconscientemente".

 

MST vai desocupar área

 

As 30 famílias do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) que ocupam há mais de um ano a Estação Experimental Manoel Machado, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA), localizada no município de Itambé, a 570 quilômetros de Salvador, no Sudoeste do estado, vão desocupar a propriedade de maneira pacífica até o dia 25 de novembro. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (7) durante a reunião de conciliação na Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), promovida pelo Departamento de Ouvidoria Agrária e Mediação de Conflitos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

 

         Para a saída das 30 famílias, até o dia 25 deste mês, ficou acordado que o Incra disponibilizaria uma equipe para atuar na região, principalmente nos municípios vizinhos a Vitória da Conquista, nas buscas cartoriais e na pré-vistoria dessas áreas, indicadas pelo próprio movimento.

 

         A Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Seagri (CDA) disponibilizou o carro para percorrer os quase três mil quilômetros durante o trabalho a ser realizado. Serão doadas a essas famílias cestas básicas e lonas.

 

Casa de fazenda é tombada

 

A casa da Fazenda Barão de Paratigi, localizada no município de Rafael Jambeiro, a 217 quilômetros de Salvador, foi tombada como patrimônio da Bahia, este mês, de acordo decreto publicado no Diário Oficial do Estado.

 

O tombamento havia sido solicitado, desde 2001, ao Conselho Estadual de Cultura pela Fundação de Desenvolvimento Cultural Educacional São Rafael.

 

Segundo o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgão responsável pelas pesquisas e dossiê que possibilitaram a fundamentação para o tombamento, a casa da fazenda é um dos cinco bens culturais edificados mais relevantes de Rafael Jambeiro.

 

"A casa é do século XVII, construída por mestres de obras treinados na tradição de casas rurais fortificadas, típica do período colonial, e com elementos arquitetônicos evidentes dessa modalidade arquitetônica", comenta o diretor geral do Ipac, Frederico Mendonça.

 

Entre outros bens culturais, o município tem ainda igrejas do século XVIII e casas de fazenda do século XIX.

 

Pólo naval gera empregos

 

O Recôncavo baiano vai dispor de até 10 mil novos postos diretos de trabalho, com a implantação do Pólo da Indústria Naval da Bahia, que será anunciada pelo governador Jaques Wagner, na terça-feira (11), às 19h, durante a abertura da Feira Industrial de Petróleo e Petroquímica (Feippetro).

 

 O evento vai ser realizado até o dia 14 deste mês, no Centro de Convenções da Bahia, e reunirá aproximadamente 15 mil pessoas ligadas a atividades relativas ao petróleo.

 

O Pólo da Indústria Naval será implantado em duas fases, na área de influência da foz do rio Paraguaçu, nas proximidades do atual canteiro de obras do estaleiro de Roque do Paraguçu.

 

Praia de Pedra Furada imprópria para banho

 

Das 23 praias de Salvador analisadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), apenas a da Pedra Furada, localizada na Península de Itapagipe, foi considerada imprópria para o banho.

 

As praias consideradas próprias para o banho foram as de São Tomé de Paripe, Periperi, Penha, Bogari, Boa Viagem, Roma, Canta Galo, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris.

 

O IMA alerta que em período chuvoso é desaconselhável o banho de mar devido ao aumento considerável de bactérias nas praias. E mesmo em dias de sol o banho deve ser evitado próximo às saídas de esgoto, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem, por causa do aumento da concentração bacteriana nas águas.

 

O boletim de balneabilidade das praias de Salvador é realizado com base nos resultados de exames bacteriológicos feitos em amostras colhidas durante cinco semanas consecutivas.

 

Iguatemi Salvador, um show de Natal

 

O tema deste ano da decoração do Iguatemi Salvador diz tudo. "Um Show de Natal" promete ser grandioso. A decoração - projetada e executada pela Becker Brasil, empresa do maior grupo de entretenimento sazonal do mundo - surpreende mais uma vez e ocupa todos os espaços do shopping. Na praça Dorival Caymmi, o público poderá visitar o lar do bom velhinho, onde bonecos animatrônicos de Mamãe Noel e duendes trabalham para que tudo esteja perfeito no dia de Natal. A casa de dois andares terá uma passagem interna, proporcionado maior interação com o público. O mall ainda contará com a presença do Papai Noel ao vivo, na praça Dodô e Osmar, tirando fotos e dando autógrafos para a criançada, e com shows de bonecos animados na praça Divaldo Franco.

Mas o maior impacto de "Um show de Natal" poderá ser apreciado no próximo dia 10, a partir das 18h, na praça Newton Rique, em frente ao shopping. Ali a população poderá acompanhar de perto a chegada do Papai Noel, show de fogos de artifício e apresentação do coral do antigo Liceu de Artes e Ofícios. Tudo isso acontece em volta da tradicional árvore de 20 metros de altura. O espetáculo de luzes e sons – coordenados pelo mecanismo denominado show-control – contará com cinco vezes mais combinações que em 2007 e estará integrado à fachada do shopping.

 

Terra de Valor vai à região Nordeste

 

"Até junho do ano que vem não ficará nenhuma casa sem um ponto de água confiável em Macururé", afirmou, sob aplausos de representantes de várias comunidades rurais baianas, o secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, durante a abertura dos trabalhos de implantação das ações do Programa Terra de Valor, na região Nordeste do estado.

 

Acompanhado de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à secretaria, Lucas percorreu, do dia 31 passado até a última quinta-feira (6), municípios como Abaré, Cícero Dantas, Ribeira do Pombal, Euclides da Cunha e Santa Luz, onde se reuniu com vários dirigentes de órgãos estaduais e federais, prefeituras, associações comunitárias e entidades ligadas ao semi-árido.

 

POLÍCIA

 

Acusada de tráfrico é presa

 

Alzivander Ferreira Alcântara, 31 anos, foi presa nesta quinta-feira (6) na Cidade Baixa, por agentes da 3ª Delegacia (Dendezeiros), que apreenderam com ela 21 pedras de crack prontas para venda e uma pedra grande da mesma droga. Os policiais também encontraram na casa da acusada de tráfico, no bairro de Massaranduba, certa quantidade de maconha além de cartões de crédito e um celular.

 

De acordo com o delegado Miguel Cicerelli, titular da 3ª CP, Alzivander já vinha sendo investigada pela equipe daquela unidade policial, que recebera denúncias da comunidade sobre o tráfico na residência dela, localizada na Rua Rezende Costa. Autuada em flagrante, ela está custodiada desde ontem na carceragem da 6ª CP, em Brotas.

 

O delegado Cicerelli orienta a população da Cidade Baixa a informar à polícia a prática de qualquer delito naquela região pelo  telefone 3117-6514 (Serviço de Investigação da 3ª CP). A Central Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (3235-000) também pode ser acionada.

 

Acusado de matar músico é capturado

 

Agentes da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia (23ªCoorpin), sob o comando do delegado Rodolfo Faro, titular de Eunápolis, elucidaram dois assassinatos ocorridos naquele município e em Murici, no Extremo Sul do estado. Na tarde de quinta-feira (6), os policiais prenderam Geferson Santana, 20 anos, morador do bairro Moisés Reis, e em seguida o paulista Robison Santos do Nascimento, 20, encontrado com um revólver de calibre 38, com numeração raspada.

 

Eles confessaram o assassinato do casal Joaquim Alves de Aranha, 69, e Maria Luciene Fortuna, 41, mortos com facadas no pescoço em 21 do mês passado, no distrito de Itabatã, município de Mucuri. Disseram que para evitar barulho usaram uma faca no crime, que fora presenciado por um filho do casal, de 11 anos. A operação de captura da dupla teve o apoio de policiais da 8ª Coorpin, sediada em Teixeira de Freitas.

 

Durante o interrogatório Robison acabou confessando um outro crime ocorrido em 14 de junho, em Eunápolis, tendo como vítima o baterista Wellington Brito Barbosa dos Santos, 39. Declarou que antes do crime discutiu pelo telefone celular com o baterista, morador do mesmo prédio, e decidiu elimina-lo. 

 

Acusados de assaltar residência presos

 

Adicionar remetente à lista de contatos Para: destinatários-ocultosA mensagem contém anexosnas0811k.doc (80 KB)Três pessoas foram presas na quinta-feira (6), após saquearem uma residência no município de Belmonte, no extremo-sul baiano. Josafá Souza da Cruz, o 'Aba', Valney Farias da Silva e Jaílson Araújo Félix, juntamente com dois comparsas que estão foragidos, subtraíram da casa vários móveis e aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos. O trio foi autuado por furto qualificado e por formação de quadrilha.

 

Encaminhados para depor na Delegacia de Santa Cruz de Cabrália, Josafá, Valney e Jaílson declararam ao delegado titular, Cícero Feitosa de Macedo, que o assalto fora planejado, após saberem que o proprietário da casa reside no Rio de Janeiro e só se instala no imóvel poucas vezes ao ano. Um vizinho da vítima, que repassou informações para o grupo, também está foragido.

 

CULTURA

 

II Festival Gastronômico da Chapada aquece o turismo

 

Vinte e cinco restaurantes de Lençóis, Mucugê e Palmeiras (Vale do Capão), participam até o dia 16 deste mês, do II Festival Gastronômico da Chapada Diamantina.

 

Durante este período, quem visitar os municípios terá a oportunidade de conhecer a boa e exótica culinária local, a cozinha regional e internacional e as belezas naturais da região.

 

 Os pratos inscritos possuem preço diferenciado durante a realização do festival. Alguns estabelecimentos desenvolvem receitas exclusivamente para o evento. Outros escolhem os pratos mais pedidos da casa e colocam um preço atrativo ao consumidor, o que chama a atenção de quem visita o local.

 

 O evento é realizado pelo Sebrae, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e conta com o apoio da Bahiatursa, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Associação Comercial e Industrial de Lençóis, da Associação de Comerciantes do Vale do Capão (Acomtuv) e prefeituras locais.

 

Além de uma ação comercial, o festival é uma oportunidade de capacitação para os restaurantes da região. Para participar, os estabelecimentos passaram por duas etapas de treinamento.

 

SESI Bonecos do Brasil e do Mundo leva ao Pelourinho

 

os nomes mais renomados da arte de manipulação

 

Bonecos de todo o Brasil vão ganhar vida no maior festival de marionetes do país. O Sesi Bonecos do Brasil e do Mundo chega a Salvador nos próximos dias 15 e 16 e promove apresentações gratuitas no Terreiro de Jesus e Cruzeiro de São Francisco – no Pelourinho, a partir das 16h30.

 

 

O projeto itinerante já percorreu todo o país, somando mais de 500 atuações e visto por cerca de um milhão de pessoas. No Pelourinho, vai reunir artistas nacionais e internacionais em uma programação que integra, além das performances, oficinas, teatro com técnicas variadas, ateliês, feira temática e exposições. O público assiste aos mais criativos espetáculos, com bonecos em pano, madeira, isopor, papel, tinta, entre outras possibilidades. Tem ainda a graça e o encanto dos bonecos gigantes, que vão desfilar para o público que gosta ou que nunca teve a oportunidade de conferir.

POLÍTICA

 

Aladilce critica o indeferimento

 

de passes-livres para deficientes

 

 

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) criticou, em pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Salvador, em sessão ordinária realizada quarta-feira, 5, a forma como a prefeitura está recadastrando os portadores de deficiências para o beneficio do passe-livre em ônibus. A vereadora substanciou seu julgamento em matérias publicadas na imprensa, as quais trazem declarações de Gustavo Almeida, coordenador da Unidade de Gratuidade para Pessoas com Deficiência (UGPD), reconhecendo que um em cada quatro pedidos de recadastramento está sendo indeferido; e todos os indeferimentos são comunicados aos beneficiários de forma verbal, sem qualquer documentação justificando o porquê da decisão.

 

Aladilce criticou a Lei 7.201/06, aprovada na Câmara Municipal, que corta o beneficio do passe-livre para pessoas que na legislação anterior eram contempladas, como alguns casos de doença mental, hemofílicos e os acompanhantes de deficientes físicos. Ela explica que se deve a essa nova lei a drástica redução no número de carteirinhas renovadas, mas não poupou o gestor municipal: "Gustavo Almeida não tem coração. Parece que ele tem uma postura de prazer em cortar o passe de pessoas deficientes".

 

Segundo Aladilce, os deficientes que se sentiram prejudicados com a nova legislação, que segundo ela é inconstitucional, podem procurar o Ministério Público, pois outros 500 deficientes já entraram com aloés judiciais contra a prefeitura. "É grave a postura do UGPD, que está indeferindo os pedidos de recadastramento verbalmente. Os deficientes saem sem suas carteirinhas recadastradas e não têm nenhum documento comprovando que o recadastramento foi indeferido", denunciou.

 

Presidente da Ascam destaca a eleição de Obama

 

Até parece que o mundo entrou em polvorosa e de uma hora para outra, um político preto, sem tradições e vínculos com os grupos formais de luta do povo afroamericano, pode chegar ao poder. Evidentemente, que toda essa onda Obama, surge como resultado das lutas travadas pelos afroamericanos ao longo da história – basta assistir Amistad, e ir além ao processo de lutas que caracterizaram a existência dos povos da diáspora africana pelo mundo e principalmente nas Américas. Rosa Parks, Rev. Luther King, Malcom X, a experiência política e revolucionária dos Panteras Negras, da Produtora Mothow que legou ao mundo Jackson Five, Lionel Richie, Diana Ross, etc., etc., etc. Trata-se de toda uma cadeia de relações de causas e conseqüências, que desembocaram nos direitos civis e o desenvolvimento de políticas públicas afirmativas para os pretos nos EUA.

 

Imediatamente, quando assistimos a esta perspectiva, voltamos os nossos olhos para o nosso interior; e nós? No entanto, o mundo ocidental precisa experimentar outra forma de vida e de leitura das relações com o semelhante, com a complexa rede que une animais, ar plantas e todas as formas de vida que existem na biosfera. Estamos falando isso do país que desenvolveu um modelo de racismo singular, e tão devastador quanto os outros desenvolvidos pelo mundo – do último país a acabar com o processo de escravidão de africanos e seus descendentes e que até aos dias atuais luta para não desenvolver uma política de ações afirmativas e reparatórias; e que tem como referência as idéias obsoletas do ocidente. Fazem o possível para evitar que os ensinamentos do Profº Cheick Anta Diop, entre outros, chegue ao nosso povo.

 

Estamos no Brasil, país que fabricou escravos e desenvolveu uma indústria neste sentido; ao ponto de ter gente que vive com vergonha da sua identidade, e muitos vivem sem sequer saber que tem identidade – evidentemente, que estas pessoas tentam se aproximar do modelo que lhes é apresentado e que aprendeu durante os anos como sua identidade. É esta confusão que paira na cabeça do nosso povo, que não permite olhar para o mundo e fazer uma atitude reflexiva; neste momento, o efeito Obama é importante! Ele abre um espaço para esta reflexão, não digo na maioria do nosso povo, até por que ela está fora das escolas etc. etc. etc. Mas em uma boa parcela de nós, que podemos ajudar em muito aos demais refletirem.

 

É verdade que não é simples chegar para alguém que nasceu escravo e dizer: você pode viver melhor; você é explorado e tem uma identidade que é negada! Você vem de um povo que tem uma relação de respeito e convivência harmoniosa com os recursos da natureza; você não aconteceu neste país a partir do último membro que vem a sua memória da sua família!

 

É por esta razão que esta candidatura de Obama e sua possível eleição, podem ajudar enquanto simbologia, ao enfrentamento de um debate sobre a situação econômica, política e social dos povos da diáspora africana e do Continente africano. Isto por que as pessoas podem ver a distância entre o Brasil e os EUA que sempre viram como modelo pela mídia. É verdade que as elites irão se movimentar e procurar uma forma de passar para o nosso povo que por aqui não temos "referências preparadas" e tudo aquilo que já sabemos; no entanto, há um espaço real que ainda não procuramos preencher!

 

Há um espaço que entre o certo e o duvidoso o próprio Movimento Negro não vai para as ruas e não procura construir um fato político para debater, independente de sua posição! É um bom momento! No momento em que afundam um império e tentam apresentar um preto como bote de salva-vidas para humanizar as relações no mundo, assim como Kofi Annan já havia evidenciado para o mundo na ONU; independente da posição, o debate em escolas, manifestações e o que puder ser feito para chamar atenção para a realidade daqui, é importante. Portanto, apesar de Barack Obama conhecer o passado dele, coisa impossível para a maioria de nós; até por que uma grande fogueira queimou as possibilidades do restabelecimento destas linhas, podemos nos aproximar muito, de quem verdadeiramente somos.

 

Dia Municipal do Budismo

 

Segundo dados da Sociedade Budista do Brasil, o Budismo está despertando um interesse cada vez maior na sociedade brasileira e conquistando um número cada vez maior de adeptos. Baseando-se em princípios como "generosidade, amor-bondade e compaixão", comuns a todas as tradições budistas, o Budismo visa a uma atuação que responda às necessidades e problemas da sociedade, através do estabelecimento de uma cultura de paz.

 

Como forma de homenagear e criar mecanismos que colaborem para a consolidação da identidade do Budismo em Salvador, o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) apresentou, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 228/08, que institui o Dia Municipal do Budismo, em 18 de maio, dia do "nascimento e iluminação" de Sidarta Gautama - Buda. A idéia é que a data passe a integrar o Calendário Oficial do Município, com o objetivo de "conscientizar a população do Município de Salvador sobre o que é Budismo e sua filosofia religiosa".

 

Na justificativa, Vigas argumenta que a iniciativa tem a intenção, também, de reforçar um dos traços mais marcantes da cultura popular baiana, o pluralismo religioso. "Esta homenagem significa dar oportunidade para que mais uma forma de expressão religiosa possa atuar cada vez mais integrada à comunidade baiana", pondera.

 

O vereador observa que o enfrentamento das questões que afligem a raça humana não pode ser atribuído a nenhum grupo específico, e sim a políticas sociais consistentes e engajamento social e político de todos os cidadãos. Ele considera que "a Paz Universal se faz dia-a-dia com iniciativas que transformem concretamente a vida das pessoas numa busca constante, individual e coletiva pela igualdade de direitos, cidadania e solidariedade".

 

VIOLÊNCIA - Diante da crescente escalada de violência que atinge a sociedade, diz Odiosvaldo Vigas, é tarefa não só do Poder Público, mas de toda sociedade civil, reagir a este fenômeno social que vem prejudicando a qualidade das relações sociais, consequentemente a qualidade de vida das pessoas. Para o estabelecimento de relações sociais compatíveis com a dignidade humana, ele ressalta a importância das instituições religiosas.

 

"O Budismo, originário da Índia, é uma religião com intensa diversidade interna de variações étnicas, doutrinárias, filosóficas e rituais. Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.C.?), também conhecido como Buda. Ele é considerado pelos seguidores da religião como sendo um guia espiritual e não um deus. Desta forma, os seguidores podem seguir normalmente outras religiões e não apenas o Budismo", ressalta o vereador na justificativa do projeto.

 

Sandro Régis se manterá na Oposição

 

O deputado estadual Sandro Régis (PR), acaba de informar que, independente do posicionamento do seu Partido Republicano, continuará na Oposição e seguindo a liderança do ex-governador Paulo Souto (DEM). A declaração vem no momento em que setores do PR discutem uma possível adesão ao governo estadual. "Permanecerei na Oposição, situação em que o eleitor nos colocou nas eleições de 2006, caso o PR decisa aderir ao governo do PT. E espero que o partido respeite a minha decisão de estar na dissidência", enfatizou Régis.

______________________________________________________________________