domingo, novembro 30, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

 

NACIONAL_____________________

 

 

Novas regras para atendimento ao consumidor pelo telefone começam a valer a partir de amanhã

 

 Brasília - Quem já precisou resolver um problema com alguma empresa ou prestadora de serviço pelo telefone sabe que, muitas vezes, o tempo de espera é grande e a demora para ser atendido costuma tirar a paciência de muitos consumidores. Mas a partir de amanhã (1º), os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) terão novas regras.

 

Com a entrada em vigor do Decreto 6.523/08, o consumidor não deverá esperar mais do que um minuto para ser atendido. Ao ligar para um SAC, o consumidor deve ter a opção, logo no primeiro menu eletrônico e em todas as suas subdivisões, de falar diretamente com o atendente, sem ter que fornecer seus dados antes.

 

O serviço deve funcionar todos os dias durante 24 horas. O pedido de cancelamento de um serviço deve ser registrado imediatamente e os efeitos do cancelamento também devem ser imediatos.

 

As determinações valem para setores regulados pelo governo, como os serviços de telecomunicações, instituições financeiras, companhias aéreas, transportes terrestres, planos de saúde, serviços de água e energia elétrica. As regras não valem para oferta e contratação de produtos e serviços realizadas pelo telefone.

 

Alencar é internado em São Paulo com dores abdominais

 

 São Paulo - O vice-presidente da República, José Alencar, permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por causa de fortes dores abdominais.

 

 

José Alencar se sentiu mal, com forte dores na barriga, quando participava da cerimônia de formatura dos cadetes da Academia Militar de Agulhas Negras, em Resende (RJ), na tarde de ontem (29).

 

 

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Alencar passou por uma bateria de exames e o diagnóstico médico revelou que o vice-presidente teve uma enterite, inflamação no intestino delgado.

 

O vice-presidenter está sendo assistido pelos médicos Paulo Hoff, Roberto Kalil Filho e Marcelo Cerqueira César Machado.

 

O vice-presidente da República, José Alencar, esteve internado no Sírio-Libanês em setembro passado, quando foi submetido a uma cirurgia para tratamento de um tumor abdominal.

 

 

Escolas têm até amanhã para corrigir dados preliminares do Censo Escolar 2008

 

 Brasília - As escolas de todo Brasil têm até amanhã (30) para fazer as correções necessárias nos dados preliminares do Censo Escolar 2008. As unidades que ainda não responderam ao censo têm até a mesma data para preencher as informações solicitadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

 

Os dados do Censo Escolar são base para formulação de políticas públicas e para distribuição de recursos. O dinheiro é destinado à merenda e ao transporte escolar, à implantação de bibliotecas e laboratórios de informática e à instalação de energia elétrica.

 

 

O Censo é base também para o cálculo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

 

Para garantir esses repasses é importante que a versão preliminar do Censo, publicada no Diário Oficial da União do dia 29 de outubro, seja conferida e corrigida no Sistema Educacenso. O endereço do Educacenso é: www.educacenso.inep.gov.br

 

Dados do Educacenso apontam que 93,18% das escolas brasileiras já responderam ao censo

 

 

Pagar dívidas é a melhor alternativa para usar o décimo terceiro, diz especialista

 

 

 Brasília - Usar o décimo terceiro salário para pagar dívidas é a melhor alternativa para esse tempo de crise financeira, segundo recomendação do especialista em finanças do Conselho Regional de Economistas do Distrito Federal, Jussâncio de Souza.

 

De acordo com o economista, a prioridade é pagar as dívidas. "Para aquelas pessoas que têm dívidas, uma boa alternativa seria pagar dívidas assumidas e ter uma certa cautela em assumir outras", aconselhou.

 

Jussâncio de Souza também recomenda guardar parte do dinheiro para as despesas do começo do ano, como gastos com matrícula escolar, prestações do IPTU e IPVA

 

"Para aqueles que puderem poupar, guardar na poupança, no investimento, é justamente porque o início de ano é sempre um período traumático. Junta as prestações de IPTU, IPVA, despesas escolares, estrutura de gastos muito elevada. Então, se preparar para esses meses iniciais. E agora, com essa questão das incertezas, sempre é bom ter uma cautela a mais", orientou.

 

O vigilante Valmir Rodrigues disse que vai usar parte do seu décimo terceiro salário para pagar algumas contas atrasadas. "Décimo terceiro é pagar um pouco das dívida aí que nós estamos devendo". A mesma opinião tem a empresária Rafaela que vai usar o dinheiro para quitar o cartão de crédito.

 

 

ESPORTE_____________________

 

Jogadores da Bahia disputam vaga na Seleção Brasileira de Basquete de rua

 

A notícia chegou de surpresa. Cláudio Machado, o Álcool, e Antônio Luís Oliveira, o Lula, são jogadores de basquete das ruas da Bahia. Ao irem para o Rio de Janeiro disputar a Liga Brasileira de Basquete de Rua, representando o Estado, eles nem imaginavam que estavam sendo observados.

A votação on-line começou no dia 22 de novembro e terminará no dia 05 de dezembro de 2008. Para votar nos atletas baianos, acesse o site http://www.reisdarua.com.br, clique no link "Equipe". Abrirá uma tela indicativa de área: clique em Armador e dê sua nota no Antônio Luís Oliveira (Lula). Para votar no Cláudio (Álcool), clique em Ala.

 

 São Paulo pega Fluminense em casa

 

A corrida do São Paulo no Campeonato Brasileiro de 2008 não foi igual a dos dois últimos anos. Se nas temporadas anteriores a equipe levou a taça com folga, dessa vez o time começou mal o torneio e conseguiu se recuperar aos poucos. Agora, mais uma vez, está muito próximo de outra conquista nacional, faltando dois jogos para o fim. É dessa forma que a equipe pega o Fluminense neste domingo, no estádio do Morumbi, às 17 horas (de Brasília).

 

Depois de ficar 11 pontos atrás do Grêmio no início do segundo turno, o São Paulo precisa de apenas uma vitória simples nessa partida para conquistar o título brasileiro pela sexta vez, assumindo, sem nenhuma discussão ou confronto de bastidores, a hegemonia da competição.

 

Isso porque o Flamengo 'disputa' o posto de ser pentacampeão por ter levado o módulo verde da Copa União em 1987, torneio organizado pelo Clube dos 13 paralelamente à disputa feita pela CBF. O problema é que a confederação não reconhece o titulo flamenguista daquele ano, e sim o do Sport, vencedor do módulo amarelo.

 

 

 

GERAL_____________________

 

EBDA capacita quatro mil agricultores familiares

 

Com foco nos aspectos ambientais, tecnológicos, agroindustriais e na verticalização do processo produtivo, aproximadamente quatro mil agricultores familiares já foram capacitados por meio do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola  (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri).

 

O programa intensivo de formação ainda prevê até o final do ano, capacitar mais dois mil agricultores em diversas regiões do estado. As capacitações acontecem nos dez Centros de Formação de Produtores da empresa que, juntos, possuem um total de 138 instrutores com conhecimento nas áreas de Metodologias de Ensino para Adultos, Pedagogia Contextualizada - um novo modelo de atendimento socioeducativo, e Pedagogia da Alternância - que trabalha com uma forma diferenciada de aprendizagem, pois vincula o ensino à realidade social dos produtores.

 

"O uso dessa metodologia nos permite uma orientação didático-pedagógica baseada no princípio: aprender fazendo e entendendo", assegura o presidente da EBDA, Emerson Leal, que ainda chama a atenção para as mudanças na metodologia. "Os centros deixam de ser temáticos e passam a desenvolver todo o processo de formação em função das demandas dos agricultores familiares, em cada região".

 

O coordenador da área de formação da empresa, Cícero Magalhães, assegurou que o novo enfoque é trabalhar a partir das demandas identificadas junto aos agricultores familiares, que são o público-alvo da empresa.

 

"O trabalho dos centros é voltado para os agricultores e suas famílias, com o propósito de aumentar a renda, a inclusão social, a produção/produtividade, utilizando tecnologias analisadas e discutidas com eles, além da verticalização da produção, por meio da agroindustrialização", explica Magalhães.

 

Universidade de Feira fará coleta de resíduos químicos

 

A partir de dezembro, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) fará a coleta de resíduos químicos, biológicos e de saúde dos laboratórios e clínicas odontológicas da instituição localizadas dentro e fora no campus.

 

O serviço, antes prestado pela Prefeitura Municipal, é agora legalmente de responsabilidade da própria empresa ou órgão público gerador do resíduo.

 

O plano de coleta será tema de reunião, no dia 2 de dezembro, entre técnicos da Unidade de Infra-Estrutura e Serviços da Uefs (Uninfra), diretores de departamentos e coordenadores de laboratórios geradores de resíduos de laboratórios.

 

A empresa prestadora do serviço, a Serquip - Tratamento de Resíduos Limitados, de Simões Filho, enviará representante à reunião para orientação sobre procedimentos relacionados à coleta e preenchimento de formulários (termo de responsabilidade e ficha de identificação do produto).

 

A coleta sistemática evitará que os resíduos sejam descartados de maneira inadequada, o que pode provocar a contaminação do ambiente e propagação de doenças, como alerta Wilma Mascarenhas Cova, chefe da Uninfra.

 

______________________________________________________________________