sábado, novembro 29, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

NACIONAL_____________________

 

Sobe para 109 o número de mortos devido às chuvas em Santa Catarina

 

 Brasília - Mais nove corpos foram encontrados entre o início da noite de ontem (28) e esta manhã (29), elevando para 109 o número de mortos devido às chuvas que castigam a região leste de Santa Catarina. Dezenove pessoas continuam desaparecidas. Já o número de desalojados (27.410) e de desabrigados (51.297) se mantém estável desde a tarde de quinta-feira (27).

 

 

Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil às 9h46 de hoje (29), Ilhota é a cidade com o maior número de mortos (37). Em seguida vêm Blumenau (24); Gaspar (15); Jaraguá do Sul (13); Luís Alves (cinco); Rodeio (quatro); Rancho Queimados, Benedito Novo e Itajaí (dois óbitos em cada) e Brusque, Pomerode, Bom Jardim da Serra, São Pedro de Alcântara e Florianópolis (uma morte em cada).

 

O governo decretou estado de calamidade pública em 14 municípios: Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú, Benedito Novo, Luis Alves, Itajaí, Rodeio, Itapoá, Blumenau, Brusque, Ilhota, Pomerode e Timbó.

 

Quem precisar de informações sobre a situação das rodovias estaduais pode acessar o site do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual ou ligar para o número 198. Quem quiser checar as condições da BR-101 pode ligar gratuitamente para o telefone 0800 603 0101.

 

Defesa Civil Nacional envia ajuda humanitária para o Espírito Santo

 

 Brasília – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou ajuda humanitária para o Estado do Espírito Santo . Por solicitação da coordenadoria estadual de defesa civil, o secretário Nacional Roberto Guimarães, autorizou o envio de 2.500 cobertores, toalhas, travesseiros e mosquiteiros, 1 mil kit de limpeza e desinfecção e 30 rolos de lona para abrigos.

 

 

 

Segundo levantamento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Sedec, 20 municípios capixabas foram afetados por fortes chuvas nos últimos dias. Até o momento já foram contabilizados 336 desabrigados e 450 desalojados.

 

 

 

O secretário Roberto Guimarães disse que a Defesa Civil Nacional está pronta para fornecer a ajuda que for necessária à população capixaba afetada pelos desastres provocados pelas chuvas. "Tenho determinação do Ministro Geddel Vieira Lima de fornecer todo o apoio para amenizar e minimizar os problemas decorrentes do desastre", afirmou.

 

 

 

Os municípios afetados pela chuva são: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Domingos Martins, Água Doce do Norte, Iconha, Baixo Guandu, João Neiva, Pancas, Vargem Alta, Aracruz, Itapemirim, Colatina, Linhares, Marechal, Guarapari, Cachoeiro e São Mateus.

 

TCU encontra irregularidades no relacionamento de 14 universidades com fundações de apoio

 

 Brasília - Depois da crise na Universidade de Brasília (UnB), que terminou com a renúncia do ex-reitor Timothy Mullholand, o Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou irregularidades em contratos e convênios de 14 instituições federais de ensino superior com suas fundações de apoio. Entre julho e setembro de 2008, o TCU fiscalizou 464 convênios e contratos que juntos somavam R$ 950 milhões de reais.

 

As instituições auditadas foram: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal de Amazônia (UFAM), Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

 

INTERNACIONAL_____________________

 

Polícia encerra cerco a hotel em Mumbai

 

Forças de segurança indianas tomaram o controle, neste sábado, do hotel Taj Mahal Palace, em Mumbai, onde extremistas resistiam após os ataques da última quarta-feira. Autoridades indianas afirmam que pelo menos 195 pessoas teriam sido mortas nos atentados. O comissário de polícia de Mumbai, Hassan Gafoor, afirmou que "todas as operações foram finalizadas e os militantes mortos".

 

Segundo informações, pelo menos três militantes teriam sido mortos na operação deste sábado, dando fim a um cerco que já durava quase três dias.

 

Desde quinta-feira, as forças indianas cercavam o Taj Mahal Palace. Temia-se que os extremistas que estavam no lugar estivessem mantendo reféns. Cerca de trinta corpos haviam sido encontrados no saguão do hotel na sexta-feira.

 

Logo após o anúncio, os policiais começaram uma revista em toda a área do hotel para se certificar de que o local estava sob controle e que nenhum militante estava escondido no prédio.

 

Antes de o hotel ser controlado, novas explosões e tiros foram ouvidos na manhã deste sábado e um incêndio começou em parte do prédio.

 

Investigação O governo da Índia investiga possíveis falhas no serviço de inteligência do país que permitiram que o ataque em Mumbai tenha ocorrrido. Segundo o correspondente da BBC em Nova Déli, David Loyn, o governo está sendo pressionado para descobrir o que aconteceu para impedir que um atentado dessa proporção volte a atingir a Índia.

 

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, se reuniu neste sábado com chefes do serviço de inteligência e das Forças Armadas do país para discutir os ataques. O premiê já havia afirmado que acredita que os responsáveis são "de fora do país". O governo do Paquistão, que nega qualquer envolvimento com os ataques, também convocou uma reunião de emergência depois do anúncio de que a polícia indiana havia assumido o controle do hotel Taj Mahal Palace. Autoridades paquistanesas ofereceram apoio e afirmaram que irão cooperar integralmente com os investigadores indianos.

 

A oferta de ajuda foi feita depois de o ministro das Relações Exteriores da Índia, Pranab Mukherjee, ter declarado que há indícios de que paquistaneses poderiam estar envolvidos nos ataques. Além disso, o Paquistão suspendeu a decisão de enviar à Índia o diretor-geral do serviço de inteligência do país. Em uma declaração neste sábado, o governo anunciou que enviará um representante do serviço, mas não da chefia. Os Estados Unidos também enviaram especialistas do FBI para auxiliar nas investigações. Na Grã-Bretanha, as autoridades estão investigando rumores de que cidadãos britânicos de descendência paquistanesa poderiam estar entre os responsáveis pelos atentados em Mumbai. Centro judaico Na manhã de sexta-feira, forças de segurança invadiram um centro judaico onde extremistas também mantinham prisioneiros.

 

Seis reféns foram encontrados mortos dentro do Centro Nariman, entre eles o rabino que dirigia o local, Gavriel Noach Holzberg, e sua mulher. Informações dão conta de que dois extremistas teriam sido mortos na ação.

 

 

GERAL_____________________

 

Servidor público tem acesso gratuito na Fenagro

 

Em sua 21º edição, a Fenagro/2008, iniciada na noite de sexta-feira (28), no Parque de Exposições de Salvador, na Avenida Paralela, apresenta, este ano, várias novidades. Uma delas é a entrega dos primeiros selos da Agricultura Familiar, criado para estimular a comercialização de produtos do segmento.

 

Outra medida é o acesso garantido aos servidores públicos estaduais, que poderão participar gratuitamente do principal evento agropecuário do Norte/Nordeste, apresentando o crachá funcional ou o contracheque, com a carteira de identidade.

 

A abertura oficial da Fenagro será neste domingo (30), com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado, Roberto Muniz. A feira acontece até o dia 7 (domingo).

 

O evento encerra o calendário anual de feiras do Brasil. A expectativa é atrair aproximadamente 300 mil visitantes durante os oito dias de exposição, além de uma previsão de movimentação financeira superior a R$ 115 milhões, montante gerado a partir da realização de negócios, leilões e da venda direta de animais e produtos.

 

O evento agropecuário é uma ação conjunta entre a Associação Baiana de Criadores (Abac) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).

 

Durante a exposição, a Seagri divulgará suas ações por meio de estandes institucionais, espaços alternativos e promocionais, como o Agroportal e a Vila da Agricultura Familiar. 

 

Tecnologia

 

 

 

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) vai inovar esse ano. Numa área de 900 metros quadrados, dentro da estrutura do estande institucional da Seagri, será instalado o Portal de Tecnologias para a agricultura familiar.

 

No local acontecerão demonstrações dinâmicas e interativas das ações de pesquisa, assistência técnica, extensão rural e qualificações desenvolvidas em todo o estado. Serão mostradas as tecnologias e os reflexos positivos que melhoraram a qualidade de vida de milhares de agricultores familiares.

 

 

 

Aqüicultura e Pesca

 

 

 

Além de apresentar as técnicas de beneficiamento e processamento de pescados e os projetos que fomentam a pesca artesanal e aqüicultura no estado, a Bahia Pesca vai montar aquários para expor as espécies produzidas na Baía de Todos os Santos, a exemplo do bijupirá e do caraguejo-uçá, e uma maquete demonstrando o manejo correto para o cultivo da ostra.

 

 

 

Sanidade Animal

 

 

 

Para garantir a sanidade dos mais de 10 mil animais que participarão da exposição, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) reforçou a equipe técnica que trabalhou no controle da documentação sanitária exigida para a entrada dos animais no parque, a exemplo do Guia de Transito Animal (GTA). Durante a feira serão apresentados os inúmeros programas de sanidade animal e vegetal desenvolvidos no estado.

 

Infra-estrutura turística terá recursos de R$ 17 milhões

 

O Ministério do Turismo e Governo do Estado vão investir de R$ 17 milhões em infra-estrutura. Os dois termos de repasse de recursos foram assinados durante solenidade realizada na Governadoria.

 

O primeiro deles, autoriza o repasse de R$ 550 mil para o asfaltamento da estrada Itacaré-Taboquinhas e a reforma do centro de eventos e receptivo turístico do município de Paulo Afonso.

 

O segundo termo, no valor de R$ 16,8 milhões vai garantir a requalificação urbana do Centro Antigo de Salvador. A reforma vai contemplar a reestruturação urbana da Baixa dos Sapateiros, principalmente na área que compreeende a Barroquinha e o Terminal do Aquidabã, a região do Pilar, o Taboão e a Rua Ruy Barbosa. As obras irão melhorar a acessibilidade, sinalização turística e infra-estrutura da região, e conseqüentemente, a vida dos moradores do local.

 

"Vai melhorar muito, tanto a questão da infra-estrutura quanto a segurança, o que vai ajudar a atrair os turistas de volta para a nossa região", afirmou Valdeck Ferreira, comerciante do Centro Antigo.

 

 

 

Detran capacita servidores para garantir paz no trânsito

 

Formar cidadãos capazes de transformar e contribuir para a melhoria do trânsito é o objetivo do Curso de Agentes Multiplicadores em Educação para o Trânsito que será oferecido aos servidores das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), de segunda a sexta-feira (1 a 5), na sede do Detran/Ba.

 

A capacitação vai beneficiar 35 representantes das 33 Ciretrans do estado. Durante as aulas serão abordados temas como projetos educacionais, exposições práticas de como confeccionar campanhas de educação e toda a parte teórica de educação para o trânsito. 

 

Segundo o coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito (CS) do Dentran, Sérgio Freire, "o estímulo, a valorização e a capacitação desses servidores vão garantir a perpetuação dos conceitos de segurança, cidadania e vida aos demais cidadãos".

 

ESPORTE_____________________

 

 

Domingo tem Campeonato de Karatê Interestilos em Simões Filho

 

O Sesi de Simões Filho sedia, neste domingo (30), o Campeonato Baiano de Karatê Interestilos (FBKI), que contará com a participação de 350 caratecas de 15 clubes baianos. As disputas no tatame começam a partir das 8h, envolvendo todas ascategorias. Entre os clubes, a Associação Banzai Dojô de Karatê, Arte, Oriental, Águia e Fox.

 

 

______________________________________________________________________