sexta-feira, novembro 28, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

NACIONAL

 

Governistas insistem em votar reforma tributária mesmo sem acordo

 

 Brasília - Líderes de partidos da base aliada ao governo reuniram-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), para pedir empenho na votação da reforma tributária a partir da próxima semana. "Queremos votar a reforma porque é bom para a economia brasileira. A disposição do governo é votar a matéria o quanto antes", disse o líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS), após a reunião com Chinaglia.

 

Segundo Fontana, o governo aceita negociar com a oposição alguns conteúdos da proposta para votá-la nos próximos dias. Ele informou que, na terça-feira (2), os aliados terão nova reunião com os líderes da oposição para buscar acordos.

Fontana afirmou que, se não se chegar a um acordo e a oposição obstruir as votações na Casa, vai dificultar a apreciação da reforma tributária.

 

 

Economistas acreditam que Brasil sairá bem da crise internacional

 

 Brasília - Economistas afirmaram  que o Brasil poderá se sair bem ao fim da crise econômica internacional. De acordo com o economista Luiz Paulo Rosemberg, que participou de audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, dessa vez, "o Brasil foi pego com o mínimo de robustez".

 

 

Ele disse ainda que os setores mais afetados pela crise serão os de exportação, construção civil e o de automóveis, que mais dependem de crédito externo.

 

Já o professor de economia da Fundação Getúlio Vargas Paulo Rabelo, que também participou do encontro, disse que um dos reflexos do fim da crise será a perda de hegemonia do dólar e em conseqüência disso, outra moedas surgirão como alternativa, entre elas o real. "Brasil e brasileiros vão ganhar mais se confiarem mais no real", disse.

 

Chanceler equatoriana diz que Brasil também pode ser prejudicado com fim de projetos

 

Brasília - O Brasil também poderá ser prejudicado, caso a tensão diplomática com o Equador afete os projetos de integração entre os dois países. Foi o que afirmou a ministra equatoriana de Relações Exteriores, María Isabel Salvador, segundo informa a BBC Brasil.

 

"Espero que não afete a integração, porque, na prática, será um impacto muito grande para o Brasil que o projeto Manta-Manaus não se realize", disse a chanceler, em Caracas, onde participa de um encontro regional.

 

O projeto do Eixo Multimodal prevê a criação de um corredor rodofluvial entre Manaus e o porto de Manta, no Equador. A obra, que ainda está em fase de negociação, abriria uma saída no Oceano Pacífico para o Brasil.

 

Depois do anúncio pelo governo equatoriano da ação internacional para suspender o pagamento de um empréstimo contraído no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), o governo brasileiro chamou o embaixador em Quito para prestar esclarecimentos. Cerca de 30 projetos de cooperação entre o Brasil e o Equador estão sendo reavaliados, de acordo com o embaixador Antonino Marques Porto.

 

INTERNACIONAL

 

!20 mortos em ataque na Índia

 

120 mortos, 300 feridos em ataques terroristas na capital financeira da Índia. A operação de resgate dos reféns está a terminar mas ainda há combates em vários lugares. Norte-americanos e britânicos foram escolhidos como alvos nos ataques em 10 sítios diferentes entre 21.00 e 21.15 na quarta-feira à noite.

 

Os ataques coordenados efectuados por militantes armados com Kalashnikov e granadas, que iniciaram entre 21.00 e 21.15 na quarta-feira à noite no centro financeiro lançaram o pânico no coração da Índia, deixando 105 pessoas mortas e cerca de 300 feridas, cifras que tendem a aumentar em flecha ao passo que a situação desenvolve.

 

Entre os mortos são 81 nacionais indianos, 14 policiais e 6 estrangeiros. Os terroristas escolheram como alvos 10 sítios depois de chegar à cidade de barco. Há relatórios de um navio de nacionalidade paquistanesa capturado ao largo da cidade e de um cidadão paquistanês entre os terroristas presos. Entre os sítios escolhidos foram a principal estação dos caminhos-de-ferro, um restaurante muito utilizado pelos turistas, o hospital Cama, Nariman House, que inclui um Centro Judaica e dois hotéis.

 

Os dois hotéis tomados pelos militantes, o Trident Oberoi e o centenário Taj Mahal Palace, foram já libertados de acordo com testemunhas oculares. 39 reféns foram libertados do primeiro e no segundo, ainda não há cifras além do facto que o cerco terminou, alguns militantes foram mortos e 3 presos. Não há dados sobre os reféns ainda. Quanto ao centro judaico, os relatórios são contraditórios, alguns dizendo que o cerco terminou e resultou na libertação de 8 reféns, outros que ainda prosseguem os combates.

 

Venezuela faz operação naval com a Rússia

 

 A visita do presidente russo e os navios da Rússia à Venezuela é a prova de que o mundo está a operar mudanças, disse ele.

 

Os exercícios conjuntos, a serem realizados em breve com os marinheiros russos, irão contribuir para o reforço da luta para a prontidão das Forças Armadas da Venezuela, que desempenham um importante papel na manutenção da paz e da democracia no país, disse Manigilia.

 

Nos exercícios navais conjuntas, que vão começar em 1 º de Dezembro, irão participar na Venezuela 12 navios e aeronaves, incluindo caças SU-30MK2, e os russos, os mísseis cruzadores nuclear "Pedro, o Grande" e "Admiral Chabanenko".

 

Cuba e Angola reativam cooperação em ensino superior

 

HAVANA - Cuba e Angola acordaram reativar sua cooperação no setor do ensino superior com a concessão de 200 bolsas de estudo a jovens do país africano, para completarem seus estudos universitários neste país antilhano.

 

O anúncio foi feito durante uma visita oficial a Angola do Ministro cubano de Ensino Superior, Juan Vela Valdés, que se encontrou com autoridades angolanas dessa esfera.

 

Segundo a agência de notícias Prensa Latina, essa iniciativa faz parte de um Protocolo de Cooperação assinado em 2007 durante a visita a Cuba do presidente angolano José Eduardo dos Santos. 

 

Vela Valdés explicou que o acordo inclui o aumento nos próximos cinco anos, do número de jovens angolanos que estudam em Cuba, sobretudo, nas áreas de saúde, engenharia, pedagogia, assim como ciências naturais e agrícolas.

 

 

Os primeiros bolsistas de carreiras médicas chegarão a Cuba em fevereiro próximo, enquanto o resto vai fazê-lo em setembro de 2009.

 

 

O Ministro do Ensino Superior acrescentou que a seleção de alunos iria ser feita por um júri composto por professores cubanos e angolanos.

 

 

 

ECONOMIA

 

Factor comemora 21 anos lançando empreendimento

 

 

A Factor Empreendimentos comemorou os 21 anos de atuação no mercado baiano oferecendo um coquetel aos amigos e clientes na Casa da Pedra, no Jardim Armação. No local também foi lançado o The Place Beach Aparts, primeiro empreendimento de luxo da orla em frente à praia. Com VGV de R$ 21 milhões, o edifício conta com alto padrão de acabamento, 75 apartamentos de 2, 3, e 1 quarto, sendo oito de cobertura todos com piscina. O projeto é do arquiteto Eduardo Brandão, que preserva o sítio histórico incorporando-o a uma arquitetura bela e arrojada. O empresário Luiz Cajazeira credita o sucesso dos 21 anos da empresa ao trabalho e dedicação. "A maior vitória da Factor em todos esses anos foi ter conseguido sobreviver as crises e aos pacotes econômicos como o plano Collor e o plano Bresser. Encerramos 2008 lançando quatro empreendimentos e continuaremos apostando no mercado baiano", diz.

 

 

Ibametro fiscaliza peso de produtos natalinos

 

Atento ao período natalino, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) fez uma coleta de vários produtos, particularmente alimentícios, em todas as redes de comercialização do estado. Entre os produtos coletados pelos técnicos do Ibametro estão panetones, espumantes, nozes, uva passas, frutas cristalizadas, entre outros.

 

Todo o material coletado está nos laboratórios do órgão para uma avaliação mais apurada. Essa fiscalização é feita em supermercados, armazéns e outros estabelecimentos comerciais com o objetivo de verificar se a quantidade informada no rótulo corresponde efetivamente ao conteúdo acondicionado e adquirido pelo consumidor.

 

Caso sejam encontradas irregularidades, o instituto emite um auto de infração e o fabricante tem prazo de 10 dias para apresentar a defesa. Assim que forem concluídas as avaliações, o Ibametro estará disponibilizando os resultados das análises das conformidades.

 

         Mas não são apenas alimentos que o Ibametro fiscaliza nessa época do ano. Pisca-pisca, brinquedos, roupas e eletrônicos também passam pelo crivo do órgão para garantir a segurança dos consumidores que adquirem os produtos natalinos. Os enfeites de Natal também são fiscalizados durante a ação do Ibametro.

 

GERAL

 

Convention recebe Prêmio Axé

 

O Convention Bureau de Salvador foi homenageado na festa de comemoração dos 40 anos da Bahiatursa, no último dia 13 de novembro, em Salvador. O presidente do Bureau, Cícero Sena, recebeu, em nome da fundação, o Prêmio Axé de Turismo 2008, que substitui o Prêmio Opaxorô, como destaque na Promoção e Comercialização do Destino Bahia em 2007, na categoria Captação de Eventos. A premiação aconteceu no Centro de Convenções da Bahia e reuniu mais de 700 convidados. "Este prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Convention em prol do turismo baiano", destacou Sena.

 

 

 

Chuvas reduzem o número de focos de incêndios no estado

 

As chuvas que caíram em praticamente todo o estado, na última semana, ajudaram a reduzir o número dos focos de incêndio, principalmente nas áreas mais atingidas pelas queimadas, como os municípios da Chapada Diamantina, oeste e Sudoeste.

 

A tendência é que esses focos sejam reduzidos significativamente, com as chuvas previstas para essas regiões, neste final de semana (de sexta-feira a domingo). A previsão foi divulgada  pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá). 

 

Na maior parte da Bahia, onde começou a chover desde o último dia 20, a intensidade das chuvas deve aumentar para as localidades do oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, Recôncavo, sudoeste e sul.

 

De acordo com o meteorologista do Ingá, Ricardo Rodrigues, o fenômeno chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) influencia as condições do tempo nessas regiões da Bahia, deixando o céu com muitas nuvens e chuvas com intensidade, variando de fracas a moderadas.

 

CSU da Liberdade capacita para mercado de trabalho

 

Bordado, culinária, artesanato, tranças afro, panificação, decoração de festas, pedrarias e inglês. Este ano, o Centro Social Urbano (CSU) da Liberdade, numa parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), com o Serviço Social do Comércio (Sesc), capacitou 387 pessoas para o mercado de trabalho em Salvador.

 

 Na entrega dos certificados, na semana passada, o secretário Valmir Assunção elogiou a parceria com o Sesc e ressaltou a importância da qualificação profissional que os CSUs oferecem à população.

 

Segundo Assunção, o Estado está cumprindo o seu papel de enfrentar os índices de desemprego, oferecendo mais alternativas de geração de renda para a população.

 

Ele informou que a meta do governo, inclusive, é recuperar todos os CSUs da Bahia até o ano de 2010, para que as atividades sejam executadas em melhores condições.

 

Formada no curso "Aprenda, faça e venda", a artesã Marilsa de Jesus Santos está satisfeita com o aprendizado. "O curso acrescentou muito na minha vida e o que eu quero, agora, é montar um negocinho com a minha filha", afirmou.

 

 

Certidão de Tempo de Contribuição pode ser requerida via internet

 

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) já disponibiliza, via internet, a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), um dos documentos necessários para comprovar o tempo de contribuição do ex-servidor estadual para fins de aposentadoria junto a outro regime previdenciário, por exemplo, o INSS.

 

 Os interessados poderão dar entrada no documento pelo Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), no link "Previdência".

 

O novo modelo facilita o requerimento e a consulta ao documento, que poderão ser realizados a qualquer hora. Além disso, a utilização do meio on-line visa dificultar a ocorrência de fraudes no processo, como explica a superintendente de Previdência do Estado, Daniella Gomes.

 

A CTC comprova o tempo de contribuição do ex-segurado para fins de averbação em regimes de previdência distintos do original (no caso de ex-servidores baianos, o documento visa dar entrada na previdência federal, municipal ou de outros estados).

 

Via Expressa Baía de Todos os Santos mais perto da concretização

 

)A Via Expressa Baía de Todos os Santos, obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), orçada em R$ 380 milhões, está mais próxima da concretização.  A  Comissão de Licitação da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) concluiu a segunda etapa do processo licitatório, com a abertura das propostas de preços.

 

         Participaram desta fase 11 proponentes. O resultado final, com a divulgação da vencedora no Diário Oficial do Estado, se dará após análises da composição dos preços contidos nas propostas.

 

         A Via Expressa solucionará um grandes problemas do trânsito de Salvador, retirando do centro da cidade o tráfego de veículos pesados que se dirigem ao terminal portuário.

 

 

Tempo em Salvador neste fim de semana

 

A previsão para a cidade de Salvador e Região Metropolitana é de céu parcialmente nublado, com chuvas fracas a qualquer hora, podendo ocorrer eventos moderados em áreas específicas da cidade. As temperaturas mínimas deverão variar entre 20ºC e 22°C e as máximas entre 30ºC e 33°C .

 

Já no setor centro - norte do Nordeste brasileiro, a presença da massa de ar seco deixa o céu com poucas nuvens e chuvas fracas e isoladas, que poderão ocorrer devido ao calor nessa região. Mas no Norte e Nordeste da Bahia, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com grandes chances de ocorrência de chuvas fracas a qualquer hora. São esperadas temperaturas mínimas variando entre 20ºC e 24°C , e máximas, entre 30° e 34°C .

 

Rodrigues aponta que a ZCAS está se desconfigurando, mas mesmo assim ainda causa muita nebulosidade e chuvas em várias áreas do setor centro - sul do Nordeste do país. "Enquanto a ZCAS atuar, mantém - se o aumento da nebulosidade, mas ainda assim haverá alto Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) em grande parte do Nordeste brasileiro", alerta. Na Bahia, o IUV 12 e 14 previstos para o período entre os dias 28 e 30 de novembro fazem parte da categoria Extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o que exige cuidado redobrado com a pele e os olhos.

 

Em todo o litoral baiano, a maré alta deve variar entre 1,8 e 2,2 metros de altura e devem atingir seus máximos em torno das 04h e 16 horas. As alturas mínimas deverão ocorrer em torno das 10h e das 22h, com valores variando entre 0,3 e 0,5 metros . A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca e com altura máxima chegando a 1,5 metros .

 

 

CULTURA

 

Educadora FM destaca Mercedes Sosa

 

O Especial das Seis desta sexta apresenta o álbum Amigos Mios, da cantora argentina Mercedes Sosa.  Na coletânea estão duetos com artistas do seu país e do Brasil, entre eles Milton Nascimento e a dupla gaúcha Kleiton e Kleidir.  Militante ativa contra a ditadura militar nos anos 70 e 80, quando se celebrizou como  a 'voz' da canção de protesto latino-americana, o trabalho de Mercedes Sosa tem o reflexo da sua militância.  O Especial das Seis vai ar ao de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, pela rádio Educadora FM 107.5 e pode ser conferido também no site www.educadora.ba.gov.br.

 

 

ADELMÁRIO COELHO GRAVA NOVO CD EM

COMEMORAÇÃO AOS 15 ANOS DE CARREIRA

 

O forrozeiro Adelmario Coelho inicia agora em dezembro a gravação do novo CD, que será especial em comemoração aos 15 anos de carreira, completados em 2009. O cantor já está em estúdio, com a banda, ensaiando as 14 canções inéditas que vão compor o novo trabalho. "Prometo ao meu público um CD contagiante, muito alegre e dançante, unindo o melhor do forró pé-de-serra com o melhor que a modernidade oferece na área musical. Desta forma, eu e minha família decidimos festejar esses 15 anos de muita estrada e aprendizado por esse Brasil a fora", anuncia o forrozeiro.

 

A gravação do CD acontece ao longo do mês de dezembro e o lançamento será logo após o Carnaval, em eventos que serão realizados na Bahia e em vários estados onde Adelmario é presença constante nos principais acontecimentos, especialmente no período junino. Durante os cinco dias de Carnaval, Adelmario Coelho dará uma prévia do novo CD, participando de eventos específicos com artistas da terra.

 

Desta forma, o ano de 2009 será um marco na carreira do forrozeiro, com um calendário de atividades recheado de surpresas para o seu público cativo, que acompanha passo-a-passo a sua história.

 

Discografia - Baiano de Barro Vermelho, distrito de Curaçá, Adelmario Coelho já gravou 14 CDs, ao longo dos 14 anos de carreira, além do DVD "Minha vida, meu forró", o primeiro de sua carreira lançado no final de 2006. Os discos do forrozeiro venderam mais de 600 mil cópias por todo o país. E o DVD igualmente tem sido bastante disputado, exigindo novas tiragens para atender a demanda do mercado. Entre as músicas de grande sucesso estão Bahia, Forró e Folia, Não Fale mal do meu país, Anjo protetor, Nenén e Petrolina e Juazeiro e Maria Rosa, uma canção romântica de homenagem às mulheres.

 

 

 

1994 – No Balanço do Forró ( Vinil )

1995 – Não Fale Mal do Meu País

1996 – Chuvendo Sinceridade

1997 – No Brasil Temos de Tudo

1998 – Vamos Dar as Mãos

1999 – 500 Anos de Brasil

2000 – Adelmario Coelho Ao Vivo

2001 – Chega de Saudade

2002 – Adelmario Coelho Acústico

2003 – Visita ao Trio Nordestino 2

2004 – Farejador de Forró

2005 – Povo Brasileiro

2006 – Forró pro Mundo

2007 –Minha Vida Meu Forró (DVD e CD ao vivo)

2008 – Melhores Sucessos da Carreira

 

 Curso forma gestores e agentes culturais

 

Uma série de atividades artísticas e culturais marca, nesta sexta-feira (28), o encerramento do Curso de Formação e Qualificação de Gestores e Agentes Culturais, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O curso, parceria entre a Pró-reitoria de Extensão da Uefs e a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), envolveu cerca de 60 artistas, produtores e agentes culturais de diversos municípios baianos.

 

As aulas foram ministradas por professores da Uefs,  entre 17 de outubro e 22 de novembro, sempre às sextas-feiras e aos sábados. O objetivo foi capacitar os participantes para elaboração de projetos e captação de recursos destinados à cultura, a serem aplicados nos respectivos municípios. A proposta do curso foi apresentada ao Governo da Bahia por ocasião das Conferências Estaduais de Cultura, realizadas em diversas cidades.

 

As atividades artísticas desta sexta-feira, com a participação de alunos e professores do curso, começam às 14h, no auditório 1, módulo 1º , campus universitário.

 

 

 

______________________________________________________________________