quinta-feira, novembro 27, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

NACIONAL

 

Meirelles diz que tem armas para enfrentar a crise que outros países não têm

 

 Goiânia - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, apresentou um quadro extremamente otimista para o Brasil enfrentar a crise financeira internacional, ao falar hoje (26) à noite na abertura do 14° Encontro Nacional de Jovens Empreendedores, no Centro de Convenções de Goiânia, afirmando que as armas que o Brasil tem para enfrentar essa crise "numa posição de maior serenidade e segurança do que no passado ou de que muitos outros países", são reservas internacionais elevadas, mercado de trabalho forte, emprego e massa salarial crescendo, entre outros fatores.

 

Meirelles reafirmou aos jornalistas, após a palestra, os dados que apresentou sobre a crise mundial e a situação favorável ao Brasil nesse contexto, com uma série de gráficos que comprovavam cada afirmativa, num verdadeiro estudo sobre a situação da economia global. Outros fatores favoráveis ao Brasil, apontados por ele, são "uma dívida pública que está cadente em relação ao produto, é um país que é credor líquido em dólares e não devedor como muitos e como já fomos no passado".

 

 

 

 

O presidente do Banco Central ainda acrescenta outros motivos para essa visão otimista de Brasil: "é um país que tem algumas outras características de mercado financeiro importante, como depósitos compulsórios e liquidez dos bancos no Banco Central elevada, o que, junto com as reservas, tem permitido ao Banco Central do Brasil atuar na irrigação do mercado de liquidez, coisa que é o grande problema, hoje, da economia mundial, com leilões de dólares e de moeda estrangeira, linhas de crédito em dólares e liberação de compulsório".

 

Tudo isso, de acordo com Henrique Meirelles, junto com outras medidas anunciadas pelo Banco Central, "não faz com que o Brasil seja imune à crise - ninguém é imune à crise, mas faz com que o Brasil enfrente com maior força, maior segurança. A economia brasileira vai desacelerar no ano que vem, mas vai crescer mais do que a média mundial, enquanto alguns países vão decrescer. Isso é que é importante".

 

Meirelles também comentou sobre a questão do emprego no Brasil. Segundo ele, o emprego é fundamental, por ser a geração de emprego a finalidade última da política econômica e o aumento do padrão de vida da população. Por isso – acrescentou – "estamos monitorando isso cuidadosamente, fazendo o diagnóstico e dando o tratamento ao problema".

 

E qual o problema, ele indagou e respondeu em seguida: o Brasil está sendo afetado pela crise internacional através do canal de crédito, isto é, diminuição de liquidez e do crédito disponível, o que faz com que as pessoas comprem menos e as empresas produzam menos. "Então, o governo está atuando aí, através das medidas do Banco Central e de uma ação mais forte dos bancos oficiais, de maneira que isso possa manter a economia funcionando e preservar o emprego", acrescentou.

 

Indagado como avalia o enfrentamento da crise, sabendo que em 2010 vem eleição (presidencial) e ele é visto em Goiás como possível candidato. Meirelles respondeu: "O importante na administração econômica é que ela não pode obedecer a preocupações eleitorais. "O importante é que a economia seja bem administrada, que o país cresça, e isso é a finalidade última de qualquer política econômica bem sucedida, sólida, como o Brasil hoje é considerado. Tanto que o Brasil é um dos poucos emergentes selecionados pelo Banco Central americano (Fed) para fazer um contrato de troca de moedas. "Eles fizeram isso com países que foram considerados por avaliadores isentos como um país bem administrado, que é o caso do Brasil". Portanto, é importante que o Brasil continue na direção correta".

 

 

 

ECONOMIA

 

Inflação pelo IGP-M cai à metade em novembro, para 0,38%

 

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou inflação de 0,38% em novembro, menos da metade do 0,98% verificado um mês antes. Os dados são da Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado foi influenciado por uma suavização no ritmo de alta dos preços no atacado.

 

Pela pesquisa Focus mais recente, os agentes consultados pelo Banco Central (BC) projetavam elevação de 0,67% para o indicador deste mês. No ano, o IGP-M avançou 9,95%. Em 12 meses, foi apurado acréscimo de 11,88%.

 

Nokia deixará de vender celulares no Japão

 

A Nokia irá parar de vender celulares no Japão porque sua participação de mercado na região permanece abaixo das expectativas.

 

"Avaliamos que não poderíamos continuar investimento no desenvolvimento de produtos apenas para o Japão em meio às difíceis condições econômicas atuais", declarou o vice-presidente da Nokia, Timo Ihamuotila.

 

A empresa ressalvou, no entanto, que seguirá comercializando os aparelhos móveis de luxo Vertu, marca detida pela Nokia. Também continuarão as operações de pesquisa e desenvolvimento localizadas no Japão.

 

AGE delibera sobre responsabilidade em operações com derivativos

 

A Aracruz Celulose realizou em 24/11 uma Assembléia Geral Extraordinária de seus acionistas, da qual participaram representantes de 96,5% do capital votante, para deliberar sobre uma proposta de ação de responsabilidade envolvendo o ex-diretor financeiro da companhia, Isac Zagury. Os acionistas aprovaram a proposição de ação em virtude dos "prejuízos causados à companhia pela celebração de operações com derivativos acima dos limites previstos na Política Financeira". A administração da empresa irá agora avaliar com advogados especializados a forma adequada para a proposição da ação.

A Aracruz acaba de lançar em seu site um estudo sobre sua principal matéria-prima para produção de celulose e madeira serrada. Produzido pela equipe do Centro de Pesquisa e Tecnologia da companhia, "O Eucalipto e o Meio Ambiente em Tempos de Aquecimento Global" apresenta desde a importância das florestas e a história do eucalipto, até pontos mais questionados sobre a espécie, como consumo de água, biodiversidade e impactos no solo. O objetivo da Aracruz com esse conteúdo é contribuir para o enriquecimento da discussão sobre a cultura do eucalipto e divulgar sua importância para o desenvolvimento socioambiental .

 

ESPORTE

 

Socos e pontapés na Assembléia do Bahia

 

 

  Por Raphael Carneiro (Tribuna da Bahia)

 

 

   Ânimos acirrados, muita discussão e nenhum resultado. Esse foi o resumo da Assembléia Geral de Sócios do Bahia realizada na noite de ontem na sede de praia do clube, na Boca do Rio. Do lado de fora, seguranças agrediram torcedores. Dentro, discussões sobre as propostas a serem votadas culminaram com o encerramento precoce da reunião, que teve a democracia como a grande derrotada.

  A Assembléia, marcada para referendar as mudanças no Estatuto do Bahia aprovadas pelo Conselho Deliberativo, que tem como carro-chefe eleições diretas em 2011, começou às 18h30. Antes disso, dezenas de torcedores do Bahia fizeram um protesto na frente do clube exigindo a saída da diretoria.

  Os tricolores ficaram à frente do portão de entrada, para verificar se todos que estavam entrando eram realmente sócios. Foi quando o torcedor Bruno Araújo alegou ter sido agredido por dois seguranças e ter uma faixa roubada. "Não fiz nada com eles. Mandaram eu sair da rua e disse que iria ficar ali, foi quando um segurança me deu um murro no ombro. Disse que ia denunciar ele, foi quando outro veio por trás e disse: 'Vai falar que ele te bateu?' e me deu outro murro", contou revoltado.

  Enquanto do lado de fora os torcedores realizavam seu protesto, no interior da sede de praia, a reunião seguia com discussões quentes. O grupo Revolução Tricolor tentou fazer com que uma proposta de Estatuto, elaborada por ele fosse também colocada em votação. Sem sucesso.

  Depois de uma ameaça do presidente Petrônio Barradas de cancelar a Assembléia pela exaltação de alguns torcedores, os ânimos ficaram realmente quentes logo após o conselheiro Ademir Ismerim ler todos os pontos que seriam colocados em votação. Um dos organizadores da invasão ao Fazendão, ao lado da Bamor e da Povão, Ismerim cobrou que fossem votados os tópicos separados e, não, a proposta toda, como queria a diretoria.

  Nesse momento, um torcedor afirmou que as torcidas organizadas não poderiam tomar decisões por toda a torcida do Bahia. Os presidentes da Povão, Rosalvo Castro, e da Bamor, Jorge Santana, não gostaram da opinião e se iniciou uma discussão, somente paralisada com uma nova ameaça de Petrônio Barradas de cancelar a Assembléia.

  Com o uso da palavra, Petrônio colocou em votação o ponto que considera mais importante: as eleições diretas em 2011. "Aqueles que são a favor permaneçam como estão", falou. A maioria dos sócios se levantou e iniciou-se uma nova discussão. Nesse momento, às 19h08min, alegando temer que as divergências chegassem às vias de fato, Petrônio Barradas deu por encerrada a Assembléia

  

Acordo não foi votado

 

   No calor das discussões, logo após o encerramento da Assembléia, enquanto os componentes da mesa Paulo Maracajá, Marcelo Guimarães, Ruy Accioly e Marco Costa arrumavam um jeito de sair do local, Petrônio Barradas foi rapidamente cercado por seus seguranças, torcedores e a imprensa.

  Entre pedidos dos torcedores para retomar a reunião, o presidente do Bahia explicou o porquê da sua decisão. "Tentei fazer com que fosse votado o mais importante para o clube, mas eles não deixaram. Tivemos agressões verbais e cancelei a reunião para impedir que houvesse um mal maior", comentou.

  Depois de afirmar ao conselheiro Ademir Ismerim que o acordo estava votado, Petrônio corrigiu a informação. "O clube vai ter de convocar uma nova Assembléia para referendar a decisão do Conselho", disse. "Agora vou convocar as eleições e esperar que os candidatos se apresentem", completou.

  O edital para as eleições do Bahia seria publicado na edição de hoje da Tribuna da Bahia, mas após a confusão de ontem foi cancelado. Nele, constava que as eleições seriam realizadas em 5 de dezembro.

 

No domingo, o Palmeiras encara o Vitória, no Barradão, e precisa ganhar para se manter na zona de classificação à próxima Copa Libertadores da América. Como o clube baiano está na zona intermediária da tabela e não disputa mais nada, especula-se que Flamengo ou Cruzeiro possam oferecer um incentivo financeiro Para que o Palmeiras seja derrotado, pois dependem de um tropeço da equipe paulista.

 

 Um jogador  falou da mala branca usada para rebaixar Corinthians e diz: "é válido". Na reta final dos campeonatos, a mala branca aparece, e os jogadores normalmente tentam fugir do assunto. Na tarde desta quarta-feira, porém, o meia palmeirense Evandro surpreendeu ao tratar com naturalidade sobre esse tipo de incentivo financeiro.

 

O atleta de 22 anos revelou que ano passado, quando defendia o Atlético-PR, recebeu mala branca do Goiás após o empate por 2 a 2 contra o Corinthians, no Pacaembu, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, os times paulista e goiano lutavam para fugir do rebaixamento, enquanto o paranaense ocupava posições intermediárias na tabela. O resultado foi importante para o Goiás continuar na Série A e o Corinthians cair.

 

"Já passei por situação assim e acho que vale. Já joguei em time que recebeu a mala branca", contou. Questionado quando isso ocorreu, respondeu: "ano passado, pelo Atlético-PR. Recebemos do Goiás e conseguimos um resultado bom contra o Corinthians."

 

"É um dinheiro a mais que vem, mas isso não é o mais importante, porque quando o juiz apita você acaba esquecendo de tudo dentro de campo", minimizou o jogador, na seqüência.

 

Willans pode aumentar lista de desfalques do Vitória contra o Palmeiras

 

O técnico Vágner Mancini preferiu comandar mais um treino técnico-tático nesta quarta-feira e deixou a realização do coletivo para o próximo treinamento. O meia Willans deixou a fase final do treinamento, sentindo dores no adutor da coxa. Caso Willans não tenha condições, o meia Ricardinho deve ser o substituto.

 

Até o momento, o Vitória já tem três desfalques definidos: o meia Leandro Domingues, que levou o terceiro cartão amarelo contra o Grêmio, o zagueiro Leonardo Silva, impedido de enfrentar o ex-clube por exigência de contrato, e o atacante Osmar, que além de estar na mesma situação de Leonardo ainda está contundido.

 

Com salários atrasados, Bahia antecipa férias de parte do elenco

 

Com a utilização de alguns atletas revelados na divisão de base no jogo contra o Gama, alguns jogadores ganharão férias antecipadas. Após o treino desta quinta-feira pela manhã, o zagueiro Cléber Carioca, o volante Emérson Cris, o meia Caio e o atacante Marcelo Ramos serão liberados.

 

Os jogadores estão esperando que a diretoria cumpra a promessa de pagar pelo menos um, dos dois meses de salários atrasados nesta quinta-feira. Daqui a uma semana vence o salário do mês de novembro. O contrato de 16 jogadores do elenco se encerra no dia 30 de novembro e a diretoria liberou os atletas para negociarem com outros clubes.

 

 

CULTURA

 

Edital apóia iniciativas voltadas para a valorização da cultura Negra

 

A Fundação Pedro Calmon e a Fundação Cultural do Estado, unidades da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), lançam, nesta quinta-feira (27), no auditório da Biblioteca Pública do Estado (Barris), um edital de apoio à promoção da Cultura Negra.

 

Um total de R$ 300 mil será disponibilizado pelo Fundo de Cultura para projetos artístico-culturais que contribuam para a disseminação desta cultura, combatendo as diferentes manifestações de discriminação racial existentes.

 

As inscrições poderão ser feitas desta sexta (28) a 12 de janeiro de 2009, na Fundação Pedro Calmon-FPC/Biblioteca Pública do Estado da Bahia, localizada na Rua General Labatut, nº 27, Barris, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 17h, ou enviadas via Correios. Informações sobre os editais podem ser obtidas no site <www.cultura.ba.gov.br>.

 

O lançamento será às 17h, durante o ciclo de conferências Memória dos Movimentos Sociais, promovido pela FPC, que terá o "Movimento Negro" como tema desta edição. O edital conta ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi). 

 

Incentivo

 

Os dois editais transversais integram a atual política de fomento à produção cultural da Bahia da Secult. Só este ano foram lançados 27 editais que somam R$19 milhões em apoio a projetos culturais com recursos do Fundo de Cultura.

 

No último dia 21, a Fundação Pedro Calmon anunciou, na Academia de Letras da Bahia, a abertura das inscrições de cinco editais de incentivo à literatura, por meio de apoio à editoras, publicação de livros, bibliotecas comunitárias, pesquisa e criação de obras literárias e estímulo à leitura.

 

"A política de editais é um instrumento transparente e democrático para fomentar a cultura, sem privilegiar pessoas ou grupos. Sendo assim, qualquer cidadão pode se inscrever", explica o diretor geral da Fundação Pedro Calmon, unidade da Secult responsável pela formulação e implementação de políticas públicas para Literatura e Memória, Ubiratan Castro de Araújo.

 

 "Foi principalmente por meio da cultura e da arte que a população negra conseguiu uma brecha na base racializada em que se construiu o Brasil. As manifestações artísticas, sejam musicais, estéticas, culinárias, vestuárias, manufaturadas, que hoje vemos em nosso estado serem expandidas como patrimônios da humanidade, devem ser valorizadas e estimuladas em meio a quem as produz, afirma Castro.

 

Seguindo ele, esse é o intuito do edital de Cultura Negra, lançado também como uma forma de combater o racismo em um estado marcado pela influência da cultura africana, como a Bahia.

 

O edital concederá apoio a, no mínimo, sete projetos divididos em três categorias. Serão quatro projetos de até R$ 25 mil cada, dois de até R$ 50 mil, cada, e um, no valor de até R$ 100 mil. Os projetos artístico-culturais deverão valorizar o universo das heranças africanas na Bahia.

 

Artistas expõem suas telas em mostra coletiva no Wizard

 

Dia 1 de dezembro o curso de inglês Wizard abre suas portas para apresentar a primeira exposição, Arte coletiva em cena, que conta com mais de 16 telas pintadas por 8 artistas de grande expressão da cena baiana. A exposição contará com obras dos artistas, Edvaldo Gato e Zú Campos, presidente e vice da Associação dos Artistas Plásticos Modernos da Bahia (Arplamb) respectivamente, Marcelo Gato, Cláudia Xavier, Augusto Oiticica, Jacimar Santos, Lívia Dias e Ofélia Orquizo.

 

O diretor e educador do Wizard, sede Brotas, Alvimar Chaves explica que a idéia da exposição também é divulgar a cultura local, além disso, parte da venda das telas será doada para casa de filantropia. "Fizemos um acordo com a associação para que 30% da venda dos quadros sejam revertidas para a Santa Casa Clara, pois precisamos contribuir com aqueles que mais precisam", detalha Chaves. 

 

O presidente da Arplamb Edvaldo Gato avalia que o evento é uma forma de movimentar o setor artístico, além disso, é uma oportunidade de divulgar os trabalhos. "Isso tem de acontecer sempre, pois reúne diversos artistas maravilhosos".

 

De acordo com o artista plástico Marcelo Gato, curador da mostra, a intenção foi juntar artistas que apresentam obras representativas bem como novos talentos. Marcelo que já participou de bienais e decoração de carnaval busca, nesta mostra, expor a técnica de abstrato. "Tenho mais liberdade de criação, a meu ver, não só na forma de criar cores como também no próprio material que utilizo como vidros de carros estilhaçados e massa acrílica nas minhas obras".

 

Para Augusto Oiticica a proposta de expor em coletivo é gratificante para a união artística. "Nada contra a exposição individual, mas acredito muito mais nas mostras coletivas, porque une as pessoas", destaca o artista que vai expor os Sois I.

 

A mostra acontece na próxima segunda-feira (1) às 19h, havendo coquetel de abertura na sede do curso Wizard na Rua Campinas de Brotas, 119 Edifício Mamede, em Brotas. A visitação é gratuita e encerra-se no dia 6 de dezembro. A exposição é resultado de uma parceria entre a Associação dos Artistas Plásticos Modernos da Bahia (Arplamb) e o curso de inglês Wizard..

 

Circuito do Samba encerra temporada no interior do estado

 

Depois de passar por sete municípios do interior da Bahia, o Circuito do Samba faz sua última parada, na cidade de Antônio Cardoso (Portal do Sertão).

 

A iniciativa, resultado de uma parceria entre a Fundação Cultural do Estado (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura, e a Associação de Sambadores e Sambadeiras da Bahia, acontece, neste domingo (30), dentro do projeto Novembro - Música em Todos os Ouvidos, promovido pela Diretoria de Música da Funceb, em comemoração ao Mês da Música.

 

O evento, que busca discutir e avaliar a matriz cultural do samba-de-roda e suas variações é marcado por debates entre mestres do ritmo e representantes de instituições ligadas ao campo da cultura.

 

O objetivo é proporcionar a troca de experiências e ao mesmo tempo levantar demandas e propostas para políticas voltadas ao samba. Além disso, o encontro traz apresentações do Samba de Tocos e mais seis grupos vindos de Camaçari, Cachoeira, Saubara, Maragogipe, Santo Amaro e Candeias.

 

Em sua primeira edição, este ano, o Circuito do Samba passou por Irará, Saubara, Santo Amaro, Terra Nova, Maracangalha, Conceição de Almeida e Vera Cruz. No total, oito encontros em cidades de três territórios de identidades distintos, envolvendo 55 grupos de 29 cidades do interior da Bahia.

______________________________________________________________________