quarta-feira, novembro 26, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Estudo prevê menos áreas para plantio e saúde pior no Nordeste em função de mudanças do clima

 

 Rio de Janeiro - A escassez ou limitação da disponibilidade de terras para a agricultura,  com  repercussão negativa sobre a saúde da população, é um dos cenários traçados para o Nordeste brasileiro por um estudo elaborado para a Embaixada Britânica pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e pelo Centro de Pesquisas René Rachou, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

Segundo informou o coordenador da equipe do Cedeplar/UFMG, Alisson Barbieri, a pesquisa Migrações e Saúde: Cenários para o Nordeste Brasileiro-2000-2050 mostra que "a escassez de alimentos vai depender da capacidade de resposta do governo e das instituições de transferir renda para os habitantes do Nordeste".

 

 Esse é o primeiro estudo realizado no mundo que envolve em uma visão integrada as variáveis demográfica, econômica e climática para explicar cenários futuros, disse o professor. As mudanças climáticas em curso no planeta tendem a afetar com maior intensidade, no Brasil, as populações mais vulneráveis a esses fatores, que estão localizadas sobretudo no Nordeste do país, incluindo os migrantes.

 

OIT sugere que países protejam poder de compra dos trabalhadores para combater recessão

 

 Brasília - Não só o mercado financeiro, mas também os trabalhadores assalariados, especialmente os mais vulneráveis, devem ser alvo de políticas de proteção contra a crise econômica que já levou alguns países desenvolvidos à recessão. Essa é uma das conclusões do Relatório Mundial sobre Salários 2008/2009, divulgado hoje (25) em Genebra, Suíça, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 

A projeção feita pela organização é que, em 2009, o crescimento médio dos salários seja menor do que a média recente, caindo de um crescimento dos salários médios de 1,7% este ano para 1,1% no ano que vem. Nos países desenvolvidos, o crescimento dos salários de 2008 deve ficar em 0,8%, contra uma redução de 0,5% em 2009.

 

A diretora do escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, destaca que atualmente os governos têm investido em pacotes de estímulo fiscal, para fortalecer o mercado e o consumo internos, mas que também é necessário dar mais força às políticas de proteção social e às instituições do mercado de trabalho, como o salário mínimo e a negociação coletiva, dois pontos analisados pelo relatório.

 

"O salário não deve ser usado como uma variável de ajuste, é importante manter o poder aquisitivo dos assalariados e não cortar o poder aquisitivo", ressaltou.

 

Punição mais rigorosa para crime de pedofilia está no Diário Oficial

 

 Brasília - Está na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União a legislação que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente e torna mais rígida a punição para o crime de pedofilia.

 

De acordo com a Lei n.º 11.829, situações como o armazenamento de fotos, o financiamento da produção e o aliciamento de crianças e adolescentes pela internet agora são consideradas crime. A pena varia entre um e oito anos, dependendo do delito.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem (25) a lei, criada pela CPI da Pedofilia, durante a abertura do 3º Congresso Mundial para o Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Rio de Janeiro.

 

Balé TCA apresenta sua mais recente coreografia ao público de Jequié

 

Nesta quarta e quinta-feira (26 e 27), o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), companhia oficial de dança do Estado, apresenta ao público de Jequié, às 20h, no Centro de Cultura Antonio Carlos Magalhães, a sua coreografia mais recente, Engenho.

 

O BTCA tem apresentado público do interior baiano suas três coreografias – as outras são S/título e Azul de Klein - concebidas ao longo deste ano, dentro de uma nova proposta de interação com as linguagens artísticas contemporâneas.

 

Os espetáculos, com entrada franca, já aconteceram em Feira de Santana, Santo Amaro da Purificação e Valença. Criado em 1981, o balé é mantido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Fundação Cultural (Funceb). 

 

Em 2007, houve uma mudança no modelo de gestão e atuação, com a unificação dos dois elencos das antigas companhias BTCA I e II. Além disso, a companhia partiu para o intercâmbio com grupos independentes de dança - projeto BTCA Residência, e a aproximação com outros artistas da dança contemporânea - projeto BTCA Convida.

 

 

Sinpro participa de debate sobre Ensino Superior Particular na Bahia

 

Hoje, às 10h, na Assembléia Legislativa da Bahia, o Sinpro participará da Sessão Especial sobre o Ensino Superior Particular no Estado da Bahia. O evento tem como finalidade debater os problemas que envolvem esse segmento no Estado. A sessão foi solicitada por professores das Faculdades Area 1 e Ruy Barbosa aos mandatos dos deputados estaduais: Bira Corôa e Alvaro Gomes. 

 

Forró invade o Sertão da Pituba

 

 Para quem gosta de um forrozinho, mas não encontra nenhum lugar da cidade para dançar agarradinho, por causa da época do ano, vai poder curtir aos sábados um forró de qualidade. O Forró Sobe Poeira está com uma temporada de shows no restaurante Sertão Bom, a partir das 21h. Ideal para os amantes do ritmo em qualquer época do ano. O Sertão Bom fica na Avenida Octávio Mangabeira, Pituba, de frente para o mar. E os amantes do Forró podem aproveitar o próximo sábado, dia 29 de novembro.

 

Aquarela de Amigos no Rio Vermelho

 

O grupo Aquarela do Samba, o resgate do samba clássico, está de volta, com uma nova programação para Salvador. Desta vez, os fãs do verdadeiro samba de raiz vão poder curtir o som do grupo próximo domingo, dia 30, no Largo de Santana - Acarajé da Dinha, às 17h, no Rio Vermelho, com entrada franca.

 

 

 

Durante o show, o grupo Aquarela do Samba toca clássicos dos grandes nomes do samba e aproveita para levar ao público um repertório novinho em folha do novo CD da banda: o Aquarela de Amigos. O álbum "Aquarela de Amigos" tem 14 músicas, com participação especial de Armandinho na composição "Quem sou eu", de Wilson Sales, vocalista do grupo. Além de composições próprias, o novo CD traz músicas de grandes sambistas baianos, como "De Menor", de Ederaldo Gentil e "Choro Nº1", de Riachão.

 

 

 

O CD é uma grande homenagem ao samba baiano. No "Aquarela de Amigos" a faixa 08 é uma canção de Nelson Rufino, "Jandirá", na voz de Wilson Sales. Outra personalidade do samba também é homenageada: os músicos colocaram a música "Hora da Razão", de Batatinha e J. Luna. Edil Pacheco e Paulinho Diniz também fazem parte da aquarela de amigos do grupo, com a música "Lua Menina".

 

 

Ação Cidadã- Velhos Amigos será lançada na próxima sexta

 

Na próxima sexta-feira, 28 de novembro, às 9h, no Centro Comunitário Nossa Senhora da Paz, na Rua Nossa Senhora da Paz, nº 15, no Bairro da Paz, em Salvador, a Defensoria Pública da Bahia lançará a "Ação Cidad㠖 Velhos Amigos". Trata-se de uma campanha voltada para as famílias baianas que visa conscientizar jovens, adultos, crianças, idosos sobre os direitos da pessoa idosa.

 

O que motivou a instituição a realizar esta Ação Cidadã foram as estimativas do atendimento realizado pela Defensoria Pública Especializada da Pessoa Idosa: em cerca de 70% dos casos de violência contra esta fatia populacional, a família aparece como a principal responsável pelo ato. Entre os tipos de violência registrados estão retenção, empréstimo consignado fraudulento ou coativo, ameaça, abandono, cárcere privado e maus tratos.

 

Tendo como slogan "O tempo também passa para você" , a campanha conta com peças como busdoor, cartilha, cartaz, selos, banner, bóttons, praguinhas, spot de rádio e um vídeo sobre o Estatuto do Idoso, que será exibido durante o lançamento. O evento, apoiado pelo fórum de entidades do Bairro da Paz, contará com a presença da defensora pública-geral, Tereza Cristina Almeida. Na ocasião, será apresentada uma peça teatral sobre o tema, encenada por um grupo de jovens que fazem parte do projeto "Juventude Cidadã".

______________________________________________________________________