terça-feira, novembro 25, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Projeto do Parque Tecnológico é apresentado ao moradores do Vila Verde

 

 Um grupo de moradores do Conjunto Vila Verde, comunidade da Estrada Velha do Aeroporto, trocou o lazer e a novela da noite de sábado (22), para conhecer um projeto que pode mudar a vida de quem precisa de capacitação para o mercado de trabalho: a implantação do Parque Tecnológico de Salvador, cujas obras de infra-estrutura já foram iniciadas em um terreno da Avenida Paralela.

 

Por iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), responsável pela execução das obras, o projeto está sendo apresentado aos moradores do entorno do Parque Tecnológico, o primeiro da Bahia.

 

A apresentação começou por Vila Verde, na sede do Clube dos Amigos da Vila. Nesta quinta-feira (27), às 18h, ocorrerá no Clube de Mães do Bairro da Paz, e em 4 de dezembro, às 9 h, no Colégio Nilton Sucupira, em Mussurunga.

 

No começo de 2009, um grupo de representantes das três localidades será submetido a um curso de capacitação, com noções de cidadania e de formulação de projetos sociais, dentre outros temas, para multiplicar a mobilização em torno das chances de geração de emprego e renda que serão oferecidas pelo TecnoVia.

 

Encontro Baiano de Artesanato vai discutir plano para o setor

 

O I Encontro Baiano de Artesanato acontece no Grande Hotel da Barra, em Salvador, entre os dias 26 e 28 de novembro, com a participação de lideranças do segmento, gestores, ONGs, universidades e outros públicos. O objetivo do encontro é construir um plano de ação e políticas de articulação territorial para o desenvolvimento do artesanato na Bahia. As inscrições são gratuitas.

 

Especialistas como Ricardo Lima, do Centro Nacional de Folclore (Iphan/Minc), Pedro Ortale, da Fundação Nacional do Índio, e o prestigiado pesquisador Raul Lody, do Rio de Janeiro, discutirão o artesanato sob a ótica multidisciplinar da cultura, da identidade territorial, do trabalho, da geração de renda e da sustentabilidade sociocultural e ambiental.

 

A portuguesa Maria Madalena Carrito, o colombiano Dário Castillo e Eduardo Davel, das Universidades de Quebec e Montreal, trazem relatos da experiência com o setor do artesanato nesses países.

 

Entre os temas das discussões estão Preservação de identidades: o artesanato como representação da cultura local; Artesanato e avaliação da qualidade artesanal; Artesanato, desenvolvimento e território; Artesanato e desenvolvimento regional sustentável; Contextualização, produção e distribuição do artesanato indígena; e Tecnologias tradicionais de matriz africana.

 

Durante o evento, serão reunidos subsídios visando a elaboração de políticas públicas para os diversos setores do artesanato na Bahia para o período de 2009 a 2011. Um grupo executivo vai se responsabilizar pela operacionalização de ações para o setor, constituindo um fórum permanente com vistas ao desenvolvimento de um Programa Baiano de Artesanato.

 

Dia Nacional de Combate ao Câncer será marcado com caminhada

 

O câncer é a segunda causa de morte natural no mundo. No Brasil, existem diferentes incidências, variando de estado para estado. Na Bahia, o câncer é a segunda causa de morte. O câncer de mama é a primeira causa de morte e, segundo apontam os dados do Instituto do Câncer (Inca), tem estimativa de 1.790 novos casos este ano. Em segundo lugar, vem o câncer de colo do útero, com estimativa de 970 novos casos no estado.

 

O Dia Nacional de Combate ao Câncer é comemorado dia 27 e durante toda a semana (24 a 28), estão sendo realizadas ações educativas, de promoção e prevenção da saúde, em todos os municípios baianos.

 

Em Salvador, com o intuito de chamar a atenção e mobilizar a população para o conhecimento de medidas preventivas, a Área Técnica da Mulher, em parceria com a 1ª Diretoria Regional de Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), promove no sábado (29), a partir das 9 horas, do Farol da Barra a Ondina, a Grande Caminhada para uma Vida Saudável na Luta contra o Câncer.

 

Durante o percurso será enfatizada a prevenção e o controle do câncer do colo do útero e de mama. Também serão distribuídos material educativo, camisetas, viseiras e outros brindes. No final da caminhada será servido um buffet de frutas tropicais.

 

 

Saúde capacita técnicos de higiene dental em Vitória da Conquista

 

A Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesba), promove até sexta-feira (28), em Vitória da Conquista, Capacitação Pedagógica para Técnico de Higiene Dental.

 

Participam do curso, 46 profissionais de 20 municípios baianos que estão em contato direto com a população e necessitam aprimorar seus conhecimentos para a melhoria da qualidade da assistência prestada.

 

Os municípios beneficiados são Itororó, Dom Basílio, Ibicoara, Ituaçu, Malhada de Pedras, Belo Campo, Maetinga, Poções, Jacaraci, Lagoa Real, Igaporã, Iuiú, Laranjeiras, Jacobina, Mirangaba, São José do Jacuípe, Mairi, Capim Grosso e Umburanas, além da coordenação da 16ª Diretoria Regional de Saúde.

 

 

______________________________________________________________________