segunda-feira, novembro 24, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

 

 

Usuários de mais quatro regiões podem trocar de operadora e manter número de telefone

 

 

 Brasília - A partir de hoje (24), os usuários de telefonia fixa e móvel das regiões com DDDs 47 (Santa Catarina), 69 (Rondônia), 71 e 73 (Bahia) e 89 (Piauí) poderão trocar de operadora sem mudar o número do telefone. Com isso, a portabilidade numérica estará disponível para 50 milhões de usuários do país.

 

De acordo com a ABR Telecom, entidade administradora da portabilidade numérica no Brasil, desde o dia 1º de setembro, 82 mil usuários solicitaram a troca de operadora com manutenção do número de telefone. Desse total, 49,4 mil solicitações foram atendidas.

 

Para trocar de prestadora e manter o número, o consumidor deve fazer o pedido à operadora para a qual ele quer migrar. Após fornecer dados como nome, endereço e documento de identidade, o usuário vai receber um número de protocolo, e a operadora antiga terá no máximo um dia útil para conferir as informações. O processo de portabilidade deve ser concluído em um prazo máximo de cinco dias depois da solicitação do consumidor.

 

Na telefonia fixa, a portabilidade só poderá ser feita dentro da mesma área local - município ou conjunto de municípios. Para os celulares, a manutenção do número será possível dentro da mesma área de registro – que corresponde ao DDD.

 

Grêmio evita comentar futuro de Celso Roth

Para dirigente, derrota para o Fluminense, em Salvador, não muda nada

 

Goleada do Vitória deixa Grêmio em crise

 

 

A direção do Grêmio evita comentar o futuro do técnico Celso Roth. O diretor de futebol, André Krieger, não quis entrar em detalhes sobre as intenções do departamento de futebol sobre a permanência do treinador em 2009. Para o dirigente, o momento é de concentração para a próxima rodada.

 

- É uma análise bem mais ampla que será feita no momento certo. Agora, temos de nos concentrar em recuperar o grupo para o jogo contra o Ipatinga – afirmou Krieger.

 

A provável perda do título para o São Paulo e a goleada sofrida diante do Vitória seriam pontos negativos numa avalição sobre o treinador, mas Krieger acha que esse não é o momento correto para fazer uma avaliação sobre o trabalho de Celso Roth.

 

– Não vou falar sobre isso. O Celso tem contrato conosco até o dia 31 de dezembro e não podemos tomar por base apenas um jogo – concluio o dirigente.

 

Interessados em concorrer a uma bolsa do ProUni podem se inscrever a partir de hoje

 

 Brasília - Os interessados em concorrer a uma bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem se inscrever a partir de hoje (24) pela internet. O processo seletivo permitirá o ingresso em cursos de instituições particulares de educação superior no primeiro semestre de 2009. As inscrições podem ser feitas até 12 de dezembro.

 

O ProUni oferece bolsas integrais e parciais de 50% da mensalidade. Para participar do programa, é preciso comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 622,50), no caso da bolsa integral, e de até três salários mínimos (R$ 1.245,00), para bolsa parcial.

 

Os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, com média mínima de 45 pontos na prova objetiva e na redação. Além disso, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, no caso de estabelecimento de ensino particular, na condição de bolsista integral. O programa é aberto a estudantes que vão concluir o ensino médio em 2008 ou que concluíram essa etapa em anos anteriores.

 

Com o tempo o mundo vai "se curvar" aos biocombustíveis, afirma Lula

 

 Brasília - Ao fazer um balanço da 1ª Conferência Internacional de Biocombustíveis, realizada em São Paulo na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (24) que o mundo irá "se curvar" ao biocombustível e que isso seria apenas uma questão de tempo. Para ele, o encontro teve "êxito total e extraordinário" com a participação de cerca de 100 delegações, quase a metade representada por ministros.

 

Segundo Lula, há uma "quase unanimidade" de que o mundo precisa apostar em uma nova matriz energética. "Sabemos que o mundo precisa produzir mais biocombustível, que é preciso diminuir a emissão de gases de efeito estufa e que, para isso, não podemos usar a mesma quantidade de petróleo que estamos utilizando", disse, no programa semanal Café com o Presidente.

 

Lula lembrou ainda que, em dezembro deste ano, o país comemora a produção de 7 milhões de automóveis flexfuel (veículos capazes de funcionar tanto com álcool quanto com gasolina), tecnologia, segundo ele, "aprovada e comprovada" de que os mesmos motores, mesmo utilizando álcool, têm bom rendimento.

 

"Além disso, já estamos trabalhando a produção de etanol de segunda geração, o que é uma coisa mais importante, porque vamos poder produzir etanol de cavaco de madeira e de bagaço de cana. Temos que fazer um debate internacional. Não é uma coisa fácil as pessoas mudarem, mas acho que o Brasil, com esse seminário, saiu na frente."

 

ARMANDINHO E NEOJIBÁ SE APRESENTAM NO SIMPÓSIO DE HÍDRICOS DO NORDESTE

 

 

 

Conduzidos pelo maestro e gestor artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia, Ricardo Castro, a orquestra juvenil NEOJIBÁ e o guitarrista, cantor e compositor Armandinho se apresentam na próxima terça-feira (25), a partir das 20h30, no coquetel de abertura do 9º Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. A apresentação, exclusiva aos participantes do evento, acontecerá no Salão Pelourinho, no Bahia Othon Palace.

 

 

 

Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Gestão das Águas e Climas (Ingá), o Simpósio tem como tema central "A Articulação das Políticas Públicas e a Vulnerabilidade dos Recursos Hídricos". A expectativa é reunir cerca de 600 pessoas, entre pesquisadores nacionais e internacionais, autoridades, profissionais e estudantes da área, nos dias 25, 26, 27 e 28 de novembro, no Bahia Othon Palace.

 

 

 

ARMANDINHO

 

Filho de Osmar Macedo (inventor do trio elétrico, juntamente com Dodô), Armandinho é um dos principais instrumentistas baianos. Destacou-se tocando guitarra e bandolim eletrificado, a chamada "guitarra baiana". Nos anos 70, fez sucesso com o grupo A Cor do Som. Além de ser um dos maiores representantes e divulgadores da música de trio elétrico, Armadinho é um dos nomes da renovação do choro, tendo gravado discos ao lado de Raphael Rabello e do Época de Ouro.

 

 

 

NEOJIBÁ

 

O projeto "Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia" é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, realizada pela Fundação Cultural e Teatro Castro Alves, sob gestão da Orquestra Sinfônica da Bahia. O NEOJIBÁ tem como objetivo promover a integração social através da prática orquestral, com a formação de núcleos de orquestras juvenis e infantis em Salvador e em cidades do Interior.

______________________________________________________________________