sexta-feira, novembro 28, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

NACIONAL

 

Indústria começa a sentir efeitos da crise internacional, avalia Ipea

 

 Brasília - Apesar de continuar em crescimento, a indústria brasileira começa a sentir os efeitos da crise internacional, segundo informou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o Indicador Ipea de Produção Industrial Mensal, divulgado hoje (28), a atividade industrial cresceu 3,3% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado, mas apresentou estagnação em relação a setembro.

 

O levantamento, destacou o Ipea, desconta os fatores sazonais – oscilações típicas dos índices conforme as épocas do ano – para apontar a variação da atividade de um mês para outro. A estagnação detectada, portanto, não considera a queda típica na produção das mercadorias que serão comercializadas no natal, cujo pico costuma ocorrer em setembro.

 

Conforme o relatório, praticamente todos os setores da indústria apresentaram crescimento na comparação com outubro de 2007. A exceção foi o setor automobilístico, um dos mais afetados pela crise financeira que restringiu o crédito em todo o mundo.

 

Interpol pede mais agilidade dos países no combate à pedofilia

 

 Rio de Janeiro - A chefe da divisão de tráfico de pessoas da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), Kristin Kvigne, fez hoje (28) um apelo para que todos os países intensifiquem o envio de informações sobre pedofilia e sejam mais ágeis na prisão de procurados por suspeita de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

 

Em uma oficina realizada no 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ela ressaltou a importância do intercâmbio de dados e orientou cerca de 100 policiais, especialistas e representantes de governos, que disputaram lugar no auditório.

 

"É preciso que fique claro que a Interpol depende da contribuição de todos os países membros. Se a informação não chegar até nós, teremos dificuldades de agir, de acionar a rede", destacou Kristin.

 

De acordo com ela, a cooperação com o Brasil é considerada um exemplo para outros países. "Ficamos muito satisfeitos com a Operação Carrossel [de combate à pedofilia, realizada pela Polícia Federal] e temos acompanhado atentamente o desenvolvimento de softwares de investigação."

 

CULTURA

 

Luiz Paulo Horta assume cadeira de Zélia Gattai na ABL

 

 

O crítico musical e jornalista Luiz Paulo Horta assume nesta sexta-feira (28) o posto de imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL). Nascido em 1943, o escritor carioca ocupará a cadeira nº 23, que pertencia à baiana Zélia Gattai, falecida em maio deste ano, e que dantes pertencera a Jorge Amado. A cerimônia de posse acontecerá no Salão Nobre do Petit Trianon, no Rio de Janeiro, às 21h. Entre os principais trabalhos de Horta está o 'Dicionário de Música' e a edição brasileira do 'Grove Dictionary of Music and Musicians'.

 

Festival Interescolar de Artes realiza Ciclos de Diebates

 

  O 13º Festival Interescolar de Artes Professor Anísio Teixeira será realizado, a partir de segunda-feira (01º), um Ciclo de Diálogos sobre Arte-Educação e Contextos Sociais, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula.

 

As atividades, voltadas para professores e estudantes da área de Educação, vão acontecer até quarta-feira (3), das 9 às 12h, no auditório Jurandir Oliveira. Do programa consta ainda a realização do Seminário Arte-Educação, Cultura no Contexto da Escola Pública e dos Movimentos Sociais.

 

No dia 18 haverá a premiação dos vencedores do festival, nas categorias música, teatro, dança e poesia, que acontecerá no Teatro Xisto Bahia, das 9 às 17h. 

 

         Membro-fundador da ONG Coordenação Especial de Núcleos de Prevenção de Aids (Cenpa), que trabalha há 10 anos com escolas da rede pública e é parceira da produção do Festival Interescolar de Artes, Frederico da Luz, ressalta que a proposta é que a partir do Ciclo seja criada uma rede de professores para trabalhar com arte-educação.

 

O objetivo destes encontros é fortalecer, trocar conhecimentos e assumir compromissos de melhoria do ensino-aprendizagem por ser responsável pela formação de outro ser humano, propondo alternativas de trabalho.

 

 

DIA 2 DE DEZEMBRO NA PAULO DARZÉ GALERIA DE ARTE EXPOSIÇÃO DE DANIEL SENISE

 

Encerrando o ano comemorativo de 25 anos de inaugurada, a Paulo Darzé Galeria de Arte traz a partir do dia 2 de dezembro, exposição de Daniel Senise, um dos artistas centrais na cena contemporânea internacional, com mostras e obras nos principais museus dos Estados Unidos e da Europa, com 18 trabalhos em técnica mista - fotografia com interferências -, e 6 pinturas em acrílico sobre tela, tendo como título da mostra os endereços de seus ateliês no Rio e em Nova Iorque , locais onde nestes último três anos realizou o conjunto de trabalhos que agora apresenta na Bahia. A temporada permanece na Paulo Darzé Galeria de Arte (Rua Dr. Chrysippo de Aguiar 8, Corredor da Vitória) até dia 4 de janeiro, com visitação aberta ao público de segunda a sexta das 9 às 19 horas, e sábado das 9 às 13 horas.

 

Para a crítica Glória Ferreira, que assina a apresentação da mostra no catálogo, "Daniel Senise, neste conjunto de trabalhos, iniciados em 2005, inverte de certa maneira as prerrogativas da colagem, fazendo da fotografia o depositário de coisas do mundo, criando aí também vai-e-vens entre pintura e fotografia, entre o fotografado e seu próprio referente, entre suas escalas. No seu processo de trabalho, a relação com o dispositivo fotográfico vem sendo, a meu ver, um dado imanente das suas pinturas, apropriando-se e operando eventos que acontecem no ateliê e outros espaços onde trabalha, como os atuais, no Rio e em Nova York, indicados no título. Abolindo a pincelada pessoal, a tela torna-se, como diz, 'testemunha de um evento', transpondo texturas e formas, em que margens são deixadas aos acasos. O que se arranca e transpõe do ambiente do atelier como 'fundo' e ponto de partida da obra é a própria matéria do mundo impregnada num corpo, a pintura".

           

Entrevista com Daniel Senise

 

1)      Sua trajetória começa nos anos 80, sua primeira individual é em 84, na Escola de Artes Visuais do Parque Laje, no Rio de Janeiro, e este momento é colocado como da retomada pintura, e disto surge a primeira pergunta: Deste marco inicial onde há ainda tinta e pincel, o que há dele no seu desenvolvimento como pintor na sua pintura hoje?

 

Em 1986 eu resolvi não mais deixar a marca da pincelada na tela. Achei que a marca da pincelada atrapalhava o que eu começava a definir no meu interesse em pintura. Considero que todo o desenvolvimento do que faço é relacionado à pintura.

 

2)      A sua trajetória levou-o a outras significações, a experimentações de técnicas e processos. O que o motivou a percorrer este caminho e quais, se for possível, as modificações mais importantes ou significativas que você veio a realizar ou está realizando?

 

A experimentação de outras formas de tratar a superfície veio vinculada ao desejo de fazer uma pintura que ainda tivesse alguma relevância nos dias atuais. Eu usei como base uma das principais conquistas do modernismo: a presentificação da tela como um objeto e não mais com uma superfície neutra, passiva. Isso decorreu em experimentações com materiais. Junto a isso, tentei reforçar uma característica da pintura, que embora de pouco relevo em certos momentos do modernismo, acredito que seja a sua base mais irredutível, que é a tematização de questões perenes, o mistério da existência, etc..

 

3)      Neste caminho da sua pintura você vem realizando um vocabulário próprio e bem definido nas cores e tratamento da superfície da pintura, como a de uma definição monocromática. O que o leva a esta escolha das cores?

 

A cor é em geral decorrente dessas superfícies que imprimo. Embora meus trabalhos sejam sempre figurativos, a representação é sempre feita através de materiais e não tinta. Isso impede uma representação naturalista. Ao mesmo tempo, eu prefiro representar o fragmento, o resíduo, ou o espaço não ocupado, as superfícies. Isso em geral usa uma paleta reduzida.

 

4)      Na sua pintura há um repertório temático, tais como o interior de espaços arquitetônicos, motivos religiosos, os ateliês, mas mesmo se reconhecendo temas, como você sente a sua pintura sendo vista como uma pintura que discute em primeiro plano os aspectos intrínsecos da própria pintura?

 

Os motivos religiosos e alguns espaços arquitetônicos que usei. na verdade foram composições apropriadas de outras pinturas. Eu acredito que um autor ao escolher uma linguagem para se expressar, ao mesmo tempo em que conta a sua história através dessa linguagem deve usá-la criticamente, discuti-la, ampliar suas possibilidades.

 

5)      Ainda continuando na temática. Apesar de ser vista como uma pintura que discute a pintura, sua obra pode ser considerada narrativa. Através dela você conta histórias, registra espaços, extrai impressões. Como você vê que mesmo sendo uma pintura de contexto próprio, sua obra, longe da sociologia ou arqueologia ou da psicanálise, apenas por suas imagens, ser tão plena de significações?

 

Como disse anteriormente não pretendo falar da pintura. Meu desejo é recuperar uma de suas funções mais claras até o modernismo, que é tratar de questões humanas. Mas de uma forma que somente possa ser feita através da pintura. Posso dizer que tento pintar uma paisagem contemporânea.

 

6)      Ainda continuando no tema, há no seu trabalho as figuras e objetos como representação: um quadro, para você, é um objeto em si mesmo? Pintura é imagem?

 

Pintura é um objeto, pode ser mesmo um espelho, e, ao mesmo tempo, é uma janela.

 

7)      Suas telas nos passam uma composição e um equilíbrio de proporções, uma simetria, mas na sua realização sabemos que há uma ordenação de materiais, um jogo que você estabelece com os materiais, a transformação destes, os seus resíduos, a impressão na pintura. Pode se considerar o deflagrar inicial do trabalho nesta delimitação espacial, algo que você age diretamente, e na escolha de quais materiais para os seus vestígios?

 

A definição das composições está sempre em algum nível relacionada ao material q está sendo usado. A idéia é que esse material, mais ao que representado, seja o fundamento para a leitura da obra.

 

8)      Sua obra nos deixa ver uma produção de signos visuais, uma abstração e uma representação, uma tensão do fundo versus imagem, experimentação e tradição, passado e presente. Neste contraste é que temos uma poética, linguagem visual e visualidade, de Daniel Senise?

 

Uma obra se constitui plenamente na cabeça do espectador. Considero importante que enquanto falo de outras coisas não necessariamente relacionadas à estrutura da arte, estar também discutindo a linguagem, no caso a pintura.

 

9)      Para a realização desta poética, o seu processo de criação traz uma apropriação, uma representação, e um imaginário, e já foi dito como uma pintura que evita a "pintura". Como é realizado este seu trabalhar de uma poética com a tela, o campo espacial desta, as incorporações, as texturas advindas disto?

 

O trabalho se desenvolve em um território onde a pintura é o filtro de aproximação para se tratar das coisas da vida. Não há um processo definido. Em muitos casos o material indica o que deverá ser feito.

 

Daniel Senise - trajetória

 

Nascido no Rio de Janeiro, em 1955, se formou em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo ingressado na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro em 1981, onde participou de cursos livres até 1983, sendo professor da mesma Escola de 1985 a 1996.

Estreou em mostra individual nos anos 80 e desde este momento vem participando de mostras coletivas, entre elas a Bienal de São Paulo, a Bienal de La Habana, em Cuba, a Bienal de Veneza, a Bienal de Liverpool, a Trienal de Nova Delhi, no MASP e no MAM de São Paulo, no Musee d'Art Moderne de la Ville de Paris, no MOMA, em New York, no Centre Georges Pompidou, em Paris, no Museu Ludwig, em Colônia, Alemanha, e exposto individualmente em museus e galerias no Brasil e no exterior, entre eles, o MAM do Rio de Janeiro, MAC de Niterói, Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o Museum of Contemporary Art, em Chicago, o Museo de Arte Contemporáneo, Monterrey, México, Galeria Thomas Cohn Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro, Ramis Barquet Gallery e Charles Cowley Gallery, em Nova York, Michel Vidal, em Paris, Galleri Engström, em Estocolmo, Galeria Camargo Vilaça, em São Paulo, Pulitzer Art Gallery, em Amsterdam, Diana Lowenstein Fine Arts, em Miami, na Galeria Silvia Cintra, no Rio de Janeiro, Galeria Vermelho, em São Paulo, e a Galeria Graça Brandão, em Lisboa. Atualmente, Daniel Senise vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Para o crítico Ivo Mesquita, no livro "Ela que não está", publicado pela Cosac & Naify sobre a sua obra, "as pinturas de Daniel Senise, desde o principio, estabeleceram uma relação direta com a história da arte, com o universo das imagens e os seus modos de construção e percepção. Testemunhas do compromisso do artista com a pintura como linguagem".

 

Principais mostras

Entre suas principais exposições individuais temos: •1985: Subdistrito Comercial de Arte, São Paulo •1986: Thomas Cohn Arte Contemporânea, Rio de Janeiro •1988: Galerie Michel Vidal, Paris, França •1990: Pasárgada Arte Contemporânea, Recife - Pulitzer Art Gallery, Amsterdam, Holanda •1991: Galleri Engström, Estocolmo, Suécia - Museum of Contemporary Art, Chicago, EUA •1992: Galeria Modulo, Lisboa, Portugal •1993: Instituto de América Centro Damián Bayón, Granada, Espanha • 1994: Museo de Arte Contemporáneo, Monterrey, México •1995: Charles Cowley Gallery, New York, EUA •1997: Museu Alfredo Andersen, Curitiba - Galeria Cohn Edelstein, São Paulo •1999, Galeria Ramis Barquet, New York, EUA - Diana Lowenstein Fine Arts, Buenos Aires, Argentina • 2000: Galeria Paulo Darzé, Salvador • 2001: Galeria Brito Cimino São Paulo - Galeria Canvas, Porto, Portugal • 2002: "The Piano Factory", Instituto Tomie Othake, São Paulo - Diana Lowenstein Fine Arts, Miami, EUA • 2003: "Quase infinito", MAC, Niterói, Rio de Janeiro - Galeria Silvia Cintra, Rio de Janeiro • 2006: Museu Oscar Niemeyer, Curitiba • 2008: Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador - "Vai que nós levamos as partes que te faltam" MAM, Rio de Janeiro - Museu de Arte do Rio Grande do Sul Aldo Malagoli, Porto Alegre.

Como principais mostras coletivas: •1984: "Como vai você, Geração 80?", Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro • 1985: XVIII Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo •1986: VI Trienal de Nova Delhi, Nova Delhi, India - II Bienal de La Habana, Havana, Cuba - V Bienal Americana de Artes Gráficas, Cali, Colômbia - I Bienal Latinoamericana de Arte sobre Papel, Buenos Aires, Argentina •1987: "Modernidade: Art Brésilien du XXème Siècle", Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, França - MAM, São Paulo •1989: XX Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo - "UABC", Stedelijk Museum, Amsterdam, Holanda - Fundação Calouste Gulbekian, Lisboa, Portugal •1990: XLIV Biennale di Venezia, Veneza, Itália - Sala Uno, Roma, Itália •1991: "Viva Brasil Viva", Liljevalchs Konsthall,  Estocolmo, Suécia •1992:  "Latin American Artists of the Twentieth Century", Estáción Plaza de Armas, Sevilha, Espanha - Centre Georges Pompidou, Paris, França - Museu Ludwig, Colônia, Alemanha - "Entre Trópicos", Museo de Arte Contemporáneo Sofía Imber, Caracas, Venezuela •1993: "Latin American Artists of the Twentieth Century", MOMA, New York, EUA •1994: "Bienal Brasil Século XX", Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo •1996: "Venosa, Senise" Paço Imperial, Rio de Janeiro •1998: XXIV Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo •1999: "Art Lovers" – Liverpool Biennial, Inglaterra •2000: Galeria Juan Pratz, Barcelona, Espanha - "Um oceano inteiro para nadar", Culturgest, Lisboa, Portugal •2001: "Bienal Mercosul", Porto Alegre •2003: "In The Realm of the Absurd", The Gallery of Contemporary Art, Sacred Heart University, Fairfield, Ct, EUA •2004: "Encontros com o Modernismo – destaques do Stedeljik Museum Amsterdam", Estação Pinacoteca, São Paulo - MAM, Rio de Janeiro e "Casa – poética do espaço na arte brasileira", Museu Vale do Rio Doce, Vila Velha • 2005: "Panorama da Arte Brasileira 2005", Museu de Arte Moderna, São Paulo •2007: "Encontros entre dois mares" "Luz ao Sul", Museo Del Carmem, Valencia, Espanha - "80/90 Modernos Pós Modernos ETC", Instituto Tomie Othake, São Paulo - "3 Americas", Galeria Emma Molina, Monterey, México • 2008: "Paper Trail", Allsopp Contemporary, Londres, Inglaterra.

 

 

POLÍTICA

 

Governador recebe visita de membros do Parlamento Europeu

 

Sete membros do Parlamento Europeu fizeram uma visita de cortesia ao governador da Bahia Jaques Wagner, na manhã desta sexta-feira (28), na Governadoria, no Centro Administrativo de Salvador, para discutir os laços culturais e econômicos entre o Brasil, especialmente a Bahia, e a União Européia. 

 

"Os países da América Latina são nossos parceiros naturais, não a China, a Índia e a Rússia, com suas economias emergentes" disse o presidente da Delegação para as Relações com o Mercosul do Parlamento Europeu, Sérgio Souza Pinto.

 

Na avaliação de Pinto, o Brasil é o país da América Latina que está mais preparado para enfrentar os efeitos da crise econômica mundial. E, como motor do Mercosul, deve continuar à frente do processo de integração dos países latino-americanos, por ser a potência econômica e política da região.

 

Geddel Vieira Lima assina projetos para produção de pupunha e piaçava no sul da Bahia

 

Brasília - O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, assina na próxima segunda-feira (01/12), às 11 horas, em Salvador, um termo de cooperação entre o Ministério e a Fundação Odebrecht, além de dois acordos de implantação de projetos na região do Baixo Sul da Bahia, visando a redução das desigualdades regionais e a geração de emprego e renda. Os documentos serão assinados pelo ministro Geddel Vieira Lima e o presidente da Fundação Odebrecht, Maurício Medeiros.

 

O primeiro projeto a ser implantado, cujas autorizações serão assinadas na ocasião, é um Evento de Organização Produtiva no município de Ituberá, que beneficiará 75 famílias de agricultores, em projetos de produção de pupunha. O investimento será de R$ 170 mil, e a pupunha produzida na região será de alta qualidade e com certificação ambiental.

 

O segundo projeto, denominado de Artesanato para Inclusão Produtiva será desenvolvido nos municípios de Ituberá, Nilo Peçanha e Cairu, sendo beneficiadas 60 famílias das comunidades quilombolas e afro-descendentes. Esse projeto, com investimento de R$ 58.668,00 beneficiará diretamente 60 famílias e destina-se ao desenvolvimento e gestão do artesanato de piaçava.

 

A cerimônia de assinatura do acordo e implantação dos projetos será realizada na sede da Fundação Odebrecht, com a participação do ministro Geddel Vieira Lima e o presidente da entidade, Mauricio Medeiros, além do presidente do Conselho de Curadores, Norberto Odebrecht, o representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação ( FAO) Gustavo Chianca, e a Secretária de Programas Regionais do Ministério da Integração, Márcia Damo.

 

GERAL

 

Saúde da Bahia se engaja na campanha para conter tendência crescente de casos de Aids

 

Na Bahia, desde o registro do primeiro caso de Aids, em 1984, até agosto deste ano, foram notificados 9.319 casos em adultos. De 2000 a 2007 as estatísticas apontam 5.025 casos em adultos, entre estes, 470 casos acima de 50 anos Destes, 324 são homens.

 

O número de casos de Aids na faixa dos 50 anos, desde o início da epidemia, mostra uma tendência crescente, com uma média anual de 35 casos novos de Aids nos homens desta faixa etária.

 

Diante desse quadro, o Ministério da Saúde vai lançar uma campanha para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, tendo como alvo os homens acima de 50 anos.

 

Com o slogan "Sexo não tem idade. Proteção também não", a campanha abordará assuntos ligados à sexualidade como o uso do preservativo e dicas para melhorar a relação sexual depois dos 50.

 

A data também será lembrada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que, em consonância com o Programa Nacional DST/Aids, a realizará, na segunda-feira (1), no Farol da Barra, das 6h30 às 12h, um evento no qual vai oferecer testagem rápida para triagem do HIV, além de distribuição de material educativo e preservativo.

 

A atividade conta com parceria do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Centro de Referência Estadual de DST/Aids (Creaids), Secretaria Municipal de Saúde de Salvador/Programa Municipal de DST/Aids e Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas.

 

Festa marca o último dia da Semana Nacional do Doador Voluntário de sangue

 

Hemoba comemorou o  último dia da Semana Nacional do Doador Voluntário, nesta sexta-feira (28) com muita festa. A Companhia de Teatro da Hemoba começou a se apresentar logo cedo, às 9h. Com o espetáculo Sonhos de um Palhaço, os atores e colaboradores Paulo Nery, Nina Correia e Ângela Dalto encantaram o público da Fundação com uma emocionante performance.

 

Logo depois, foi a vez da Camerata Castro Alves dar o seu show, com o sensacional quinteto composto por Marcos Santana e Neidy Macêdo nos vocais, Olgany Devay nos teclados, Walter Bahia no violino e Ruy Mesquita

 

NOTA

 

 

O Núcleo de Estudos da Doutrina Espírita Élzio Ferreira de Souza, formado por procuradores e promotores de Justiça do Estado da Bahia, promove a palestra "A ética pessoal aplicada às profissões" na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, às 19h30, na sede da Fundação Lar Harmonia, na Rua Deputado Paulo Jackson, nº 560, Piatã. O palestrante será o psicólogo e escritor Adenáuer Novaes. O evento, alusivo ao primeiro ano de criação do núcleo, é aberto ao público, com entrada franca.

 

 

'Corretor vacinado contra crise' é tema de palestra

 

O especialista em Marketing e vendas, Diogo Francischini, vai falar sobre a postura do corretor diante da atual crise financeira mundial. A palestra será realizada na próxima segunda-feira (01/12), às 19h, no Hotel Pestana e tem duração de uma hora. Para Francischini, "só há crise para os que não constroem alicerces e o maior alicerce de um corretor se chama relacionamento".

 

 A palestra encerra a semana de treinamento para corretores da consultora e intermediadora de imóveis Lopes/BA, unidade do Grupo Lopes, maior consultora e intermediadora de imóveis do Brasil. O diretor da filial em Salvador, Danilo Saito, disse que o objetivo é capacitar os corretores para que realizem seu trabalho com qualidade e competência, sobressaiam-se no mercado imobiliário e satisfaçam o cliente.

 

Perfil

 

Diogo Francischini é pioneiro em aliar conceitos de Gestão de Talentos aos de Gestão de Equipes Comerciais. Possui MBA em Marketing e é graduado em Comunicação Social. Começou cedo no mundo corporativo, iniciando suas atividades como consultor aos 21 anos, tendo na época, entre outros clientes, a construtora Norberto Odebrecht.

 

 

Moradores do Bairro da Paz discutem projeto do Parque Tecnológico

 

Instrutor de informática, Rafael do Sacramento Santos tem 23 anos. Líder comunitário, o aposentado Valdemar Bibiano vai completar 83 anos, em fevereiro de 2009.

 

Separados na idade por seis décadas, o instrutor e o aposentado se juntaram,  noite de quinta-feira (27), na Fundação Cidade Mãe, no Bairro da Paz, com um propósito comum - conhecer melhor e discutir o projeto de implantação do Parque Tecnológico de Salvador, em fase de construção na Avenida Paralela.

 

 O projeto vem sendo detalhadamente apresentado às comunidades do entorno do futuro empreendimento. No último dia 22, ele foi discutido no Conjunto Vila Verde, na Estrada Velha do Aeroporto. Na quinta-feira (4), às 9h, será apresentado aos moradores de Mussurunga, no Colégio Estadual Nilton Sucupira.  

 

No começo de 2009, um grupo de representantes das três localidades será submetido a um curso de capacitação, com noções de cidadania e de formulação de projetos sociais, dentre outros temas, para multiplicar a mobilização em torno das chances de geração de emprego e renda que serão oferecidas pelo Parque.

 

 Desse modo, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, (Secti), responsável pela execução da obra, cumpre seu papel de democratizar as discussões sobre um empreendimento que promete mudar as vida das comunidades  carentes do entorno da Avenida Paralela, com a geração de emprego e renda, além de representar um salto qualitativo para a pesquisa científica e ao desenvolvimento sustentável da economia baiana.

 

 "Minha expectativa é de que o Parque possa trazer novas tecnologias, inovação, gerar emprego e incentivar a cultura do conhecimento", afirmou Rafael, que se deslocou de Nova Brasília, nas proximidades do Bairro da Paz, para assistir à apresentação sobre o Parque Tecnológico.

 

 Ele disse que torce para que o Parque "atraia todas as coisas positivas para as comunidades ao redor" e que planejava ser um dos pesquisadores locais, na área de software livres.

 

 

PM leva serviços do seu programa social aos moradores Tancredo Neves 

 

Aproximar a Polícia Militar da sociedade e mostrar que, além da força repressiva, a corporação presta serviços à comunidade.

 

Com esse objetivo, a PM realizou, nesta sexta-feira (28), na Escola Estadual Antônio Sérgio Carneiro, em Tancredo Neves, o programa Ação de Serviço Social, atividade que integra o conceito de trabalho da Polícia Cidadã.

 

Durante todo o dia, os moradores do bairro tiveram à sua disposição, serviços como emissão de carteira de identidade, consultas médicas e odontológicas, além de palestras e vídeos sobre educação para o trânsito, demonstração de procedimentos contra incêndio, de equipamentos, de técnicas de salvamento e resgate.

 

Os participantes assistiram ainda a demonstrações de grupamentos especiais da PM como o Grupamento Aéreo, as motocicletas do Esquadrão Águia e os cachorros adestrados do Batalhão de Choque, e receberam informações sobre seus direitos, num posto avançado do Ministério Público.

 

As crianças foram orientadas sobre escovação e receberam um kit de higiene bucal. As mães aprenderam como devem agir quando o recém-nascido ficar engasgado.

 

"A primeira atitude é ligar para o número 193, do Corpo de Bombeiros, e pedir orientação a um dos nossos homens. Enquanto isso, algumas ações podem ser desenvolvidas pela própria mãe. Tudo isso estamos mostrando aqui", afirmou a tenente Maracy.  

 

Um trabalho que chamou atenção da dona de casa Ana Meire de Oliveira, moradora de Tancredo Neves, foi o projeto de Incentivo ao Aleitamento Materno do Corpo de Bombeiros, que presta orientações sobre a importância da amamanetação e faz a coleta do leite nas residências e transporta até hospitais e maternidades.

 

 "É uma coisa muito bonita, um trabalho de apoio às mães que por algum problema não conseguem amamentar seus filhos, ou de crianças internadas em hospitais e que precisam muito desse alimento precioso", disse. 

 

 

INTERNACIONAL

 

Interpol pede mais agilidade dos países no combate à pedofilia

 

 Rio de Janeiro - A chefe da divisão de tráfico de pessoas da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), Kristin Kvigne, fez hoje (28) um apelo para que todos os países intensifiquem o envio de informações sobre pedofilia e sejam mais ágeis na prisão de procurados por suspeita de crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

 

Em uma oficina realizada no 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ela ressaltou a importância do intercâmbio de dados e orientou cerca de 100 policiais, especialistas e representantes de governos, que disputaram lugar no auditório.

 

"É preciso que fique claro que a Interpol depende da contribuição de todos os países membros. Se a informação não chegar até nós, teremos dificuldades de agir, de acionar a rede", destacou Kristin.

 

De acordo com ela, a cooperação com o Brasil é considerada um exemplo para outros países. "Ficamos muito satisfeitos com a Operação Carrossel [de combate à pedofilia, realizada pela Polícia Federal] e temos acompanhado atentamente o desenvolvimento de softwares de investigação."

 

Piratas somalis libertam navio grego e seqüestram embarcação liberiana

 

Nairóbi.- Piratas somalis libertaram nas últimas horas uma embarcação mercante grega com bandeira de Malta e seqüestraram um navio-tanque com bandeira da Libéria, informou hoje à Agência Efe Andrew Mwangura, diretor do Programa de Assistência aos Marinheiros (PAM), com sede na cidade queniana de Mombaça.

 

O navio mercante grego "Centauri", seqüestrado em setembro nas águas do Oceano Índico, foi libertado na quinta-feira e sua tripulação, formada por 25 filipinos, "se encontra em bom estado", disse Mwangura.

 

O diretor do PAM acrescentou que o navio se dirige para o porto de Mombaça e que "não se sabe, por enquanto, se foi pago um resgate" para a libertação.

 

O "Centauri" foi seqüestrado em 18 de setembro 180 milhas (320 quilômetros) ao leste de Mogadíscio, quando navegava rumo ao Quênia, e foi sondado pelos piratas perto da localidade de Eyl, em frente à costa da região nortista somali de Puntlândia,.

______________________________________________________________________