domingo, novembro 16, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

 Líderes do G20 definem data para apresentar proposta de regulação de mercados

Washington - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta ao Brasil satisfeito com o encontro de líderes do G20 financeiro, que reuniu chefes de Estado e de governo de 19 grandes economis desenvolvidas e emergentes neste sábado, em Washington. Para ele, o simples fato de tantos países sentarem ao redor da mesma mesa para falar sobre a economia mundial é histórico.

Os líderes definiram o prazo de 31 de março para a elaboração de propostas para a regulação dos mercados financeiros. Uma nova cúpula está prevsita para 30 de abril. As propostas serão definidas em grupos de trabalho com representantes de governo, técnicos e empresários. As atividades serão coordenadas pelo triunvirato do G20 – Brasil, que está hoje na presidência do grupo, Reino Unido, próximo presidente do G20 financeiro, e Coréia do Sul, que será o líder em 2010.

"Eu, que já estou há seis anos na presidência [da República do Brasil] , já participei de 300 reuniões, em que já discuti individualmente com todos os líderes só posso dizer que o dia de hoje é um dia histórico para a política mundial", afirmou Lula, pouco antes de embarcar de volta ao Brasil.

Segundo ele, há seis, oito meses, era impossível imaginar que o G20 iria se reunir e iria tomar, por unanimidade, as decisões que tomou para cuidar melhor do sistema financeiro internacional, para cuidar da Rodada de Doha e para definir, de forma coletiva, "as coisas que precisam ser definidas na economia mundial".

Jango recebe anistia quase meio século depois de derrubado pela ditadura militar

Natal (RN) - O ministro da Justiça, Tarso Genro, o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, e o neto de Jango, Cristofer Belchior Goulart, durante sessão de julgamento do pedido de anistia do ex-presidente João Goulart 

Natal - Quase meio século após ser deposto da Presidência da República pela ditadura militar, João Goulart recebeu anistia política. A decisão foi tomada em julgamento da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça realizado hoje (15).

A viúva do ex-presidente, Maria Teresa Goulart, também foi anistiada. Esta foi a primeira vez que um ex-presidente da República é anistiado por perseguição política.

 

O fato torna-se histórico também pelo fato de a deposição de Goulart ter sido o marco do início da ditadura militar que se estabeleceu no país por cerca de 20 anos. O pedido de anistia a João Goulart foi feito por Maria Teresa Goulart e inclui um pedido de reparação econômica.

 

 

Produção de petróleo no Brasil aumentou mais de 8% em outubro

 

 

Rio de Janeiro - A produção média diária de petróleo no Brasil chegou a 1.872.970 barris, um aumento de 8,3% em relação ao mesmo período do ano passado.  A produção de gás natural nos campos nacionais atingiu 53,717 milhões de metros cúbicos diários, indicando aumento ainda maior:  26% sobre os 42,589 milhões de metros cúbicos produzidos em outubro de 2007.

As informações, divulgadas pela estatal em nota na noite de ontem, indicam que, somados os volumes de óleo e gás natural, a produção média, em outubro, no Brasil, alcançou 2.210.839 barris de óleo equivalente (BOE) por dia - aumento de 6,9% em relação ao mesmo mês do ano passado (1.997.366 BOE por dia), mas mantendo o mesmo patamar de setembro de 2008. Quando comparada a setembro, no entanto, a produção média de óleo, em outubro, foi 1,3% inferior.

"Essa pequena variação decorreu de problemas operacionais, já resolvidos, nas plataformas P-52 e FPSO-Brasil (Campo de Roncador) e P-48 (Campo de Caratinga), assim como da queda na produção da Estação de Tratamento de Óleo de Furado, em Alagoas, por causa do acidente ocorrido no dia 23 de setembro", informou a Petrobras. Ainda assim, a produção de gás, em outubro, foi 2,3% maior que a de setembro de 2008.

Lançamento de Minhas Memórias de África de Thomas Bisinger

O fotógrafo paulista Thomas Bisinger estará no dia 20 de novembro em Salvador para o lançamento de seu livro Minhas Memórias de África. O evento será às 19h, na Galeria do Livro, no shopping Boulevard 161, Itaigara. Minhas Memórias da África é um misto de crônica, reportagem, poesia e sentimentos à flor da pele. Um olhar brasileiro sobre o que Thomas viu, viveu e sentiu, em suas andanças pelo sul da África, carregado de perplexidades e paixão - uma espécie de diário de viagem, no qual ele vai contando de seus encontros, desencontros, ódios e amores.

O texto e as fotos nos carregam pela África do Sul, Zimbábue, Namíbia, Botsuana, Lesotho e Moçambique, numa jornada que ultrapassa as estradas comuns e se embrenha no mundo interior de quem observa e escreve. No trabalho, Thomas revela o cotidiano dos viventes do sul da África, o trabalho, a dança, a alegria, a vida mesma, seu passar incessante e inexorável. Também desvela, de forma singular, uma chaga aberta, ferida sangrante, praticamente invisível aos olhos ocidentais. 

 

Minhas Memórias de África é, então, muito mais do que o relato textual e fotográfico de um viajante. É um retrato assombrado de um longínquo lugar, muito amado, um diálogo amoroso entre um homem, um universo distante e um povo que, a despeito de todas as tentativas de destruição impetradas pelos colonizadores, ainda está de pé, resistindo, do seu jeito. Não há no texto nenhum juízo de valor. Só o relato e as perguntas... Muitas perguntas... Mas, como se diz, no bom jornalismo, libertador, mais valem as boas perguntas. Já as respostas, estas cabem ao leitor...

SineBahia oferece mais de 700 vagas para trabalhar em navios de cruzeiros

O SineBahia selou parceria com uma grande empresa de recursos humanos, responsável por viabilizar os contratos de trabalho para os maiores navios de cruzeiros que operam com rota no país. Para atender a última demanda anunciada, o serviço realizará a intermediação de mais de 700 vagas para as funções de camareira, auxiliar de limpeza, cozinheiro, recepcionista, barman, garçom, agente de recreação, fotógrafo, DJ, dentre outras. A temporada de trabalho dura entre seis e nove meses.

Para se candidatar às vagas é imprescindível ter idade entre 18 e 35 anos e inglês fluente. Possuir experiência na área em que se quer atuar não é um requisito determinante, mas conta pontos.  Jerusa Pedrosa, diretora-geral da empresa, afirma que a deficiência de qualificação, sobretudo com o idioma, implica em grande dificuldade para preencher as vagas ofertadas. Segundo ela, como o salário será pago em euro ou dólar, sem a incidência de impostos, a expectativa é de que pessoas mais adequadas ao perfil possam se interessar pela oportunidade. "É a chance de adquirir experiência internacional de uma forma muito lucrativa", completa Jerusa.

Intercâmbio

Muitas das funções relacionadas são operacionais, assemelhando-se muito com o tipo de trabalho que brasileiros exercem em outros países quando estão em viagens de intercâmbio. Os ganhos seriam parecidos, mas as despesas com alimentação, alojamento e assistência médica, no entanto, seriam nulas, totalmente custeadas pelo empregador. Como a experiência é requisito flexibilizado para a maioria das vagas, pessoas que possuam o inglês fluente e apenas alguma noção na função para a qual estão se candidatando, já chegam com boas chances de conseguir embarcar.

Os candidatos interessados, que cumpram os requisitos de escolaridade, além de possuírem aptidão para o trabalho e fluência nos idiomas exigidos, devem procurar a unidade central do SineBahia, na avenida ACM nº. 3359 – Edifício Torres do Iguatemi, ou os postos do SAC. É Imprescindível portar Carteira de trabalho, RG, CPF e Comprovante de Residência.

 

 

Hoje tem boi no Dique

A Fundação Pedro Calmon, por meio da Biblioteca de Extensão, leva para o Dique do Tororó, das 8 às 12h, uma programação especial para a garotada. O projeto Domingo na Praça, composto pelo Carro-biblioteca e o Brinquedo Móvel, traz para a alegria da criançada o arte-educador Jorge Conceição com o Boi Multicor, contando e recontando histórias e canções de ninar, a partir das 10h30.

Em uma de suas histórias, Jorge Conceição reúne Saci, o Príncipe Encantado, Princesa Caipora e Zumbi, o Rei dos Palmares. Na recriação do arte-educador, o saci possui duas pernas, em vez de uma, e é dono de uma horta orgânica, cultivada junto com a caipora, que tem os pés voltados para frente, é flautista e educadora infantil, além de ensinar o caminho de volta aos que se perdem nas matas.

______________________________________________________________________