sexta-feira, novembro 14, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Receita libera consulta a lote residual

 

 Brasília - A Receita Federal libera hoje (14), às 9h, consulta a lote residual de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2004. O dinheiro estará disponível para saque na rede bancária a partir de 24 de novembro e terá correção de 63,85%, calculada pela taxa básica de juros, a Selic.

 

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) e o Receitafone pelo número 146. Serão liberadas 17.423 declarações. Desse total, 4.751 terão imposto a restituir, 10,4 mil declarações terão imposto a pagar e 2.262, não terão a pagar ou a restituir.

 

 

Passa a valer hoje mais uma medida do Banco Central para enfrentar a crise

 

 Brasília - Entra em vigor hoje (14) circular do Banco Central que retira a remuneração de parte dos depósitos a prazo que os bancos são obrigados a recolher. A medida, anunciada no dia 30 de outubro, determina que 70% do depósito compulsório não sejam mais recolhidos em títulos, mas em espécie, sem remuneração.

 

Os depósitos compulsórios são os recursos que os bancos são obrigados a deixar no BC. Essa é uma forma que a  autoridade monetária tem para controlar a quantidade de dinheiro disponível no mercado.

 

No final de outubro, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que o objetivo da decisão era "tornar mais eficaz" a medida de estímulo à compra de carteiras de pequenos bancos por grandes instituições, com expectativa de direcionamento de R$ 28 bilhões para esse fim.

 

Dia Mundial do Diabetes chama a atenção para avanço da doença entre crianças e jovens

 

 Brasília - Muita sede, aumento da quantidade de urina, desmaios e crises de hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue). Esses são alguns dos sinais que podem significar o diabetes, uma doença metabólica que pode causar danos irreversíveis aos rins e à visão, além de problemas cardiovasculares.

 

"Não é nenhum sintoma alarmante, como uma febre, então às vezes o diagnóstico passa despercebido", diz a coordenadora Nacional de Hipertensão e Diabetes do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio Vila-Nova de Carvalho.

 

Para conscientizar a sociedade da importância de identificar o diabetes no estágio inicial, este ano o Dia Mundial do Diabetes, comemorado hoje (14), vai alertar para o avanço da doença entre crianças e adolescentes. "O objetivo é chamar a atenção do público e de profissionais da saúde. O diabetes é uma doença crônica, de início insidioso [traiçoeiro] e quando se tem o diagnóstico já é com alguma complicação", diz Carvalho.

 

Fim de semana: balneabilidade das praias de Salvador

 

Segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), as praias próprias para o banho neste fim de semana são: São Tomé de Paripe, Periperi, Penha, Bogari, Boa Viagem, Roma, Cantagalo, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris. Apenas a praia de Pedra Furada, atrás do Hospital Sagrada Família, não tem indicação para o banho.

 

O boletim de balneabilidade das praias de Salvador é realizado com base nos resultados de exames bacteriológicos feitos em amostras colhidas durante cinco semanas consecutivas. A praia é considerada própria quando apresenta numa média de 80% das amostras menos de mil coliformes fecais por 100 mililitros de água. Esses critérios foram estabelecidos pela Portaria 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

 

Acidente de trânsito preocupa

 

Para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran/BA) promove no domingo (16) uma campanha educativa em vários pontos de Salvador. Trata-se de uma oportunidade de atrair a atenção do público sobre as conseqüências dos acidentes de trânsito e suas medidas de prevenção.

 

Com o lema Um Dia para Lembrar que Temos uma Vida Inteira pela Frente, os educadores da Coordenadoria de Segurança e Educação para o Trânsito do órgão vão realizar comandos educativos, das 9 às 12h, em oito pontos da orla de Salvador: Ribeira, Porto da Barra/Farol, Ondina, Pituba, Jardim de Alá, Boca do Rio, Jaguaribe e Itapuã.

 

Salvador sedia evento sobre segurança de barragens

 

Para ampliar a atuação técnica e discutir a questão da segurança de barragens e hidrelétricas, o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), regional Bahia e nacional, organiza em Salvador, entre os dias 18 e 19 deste mês, o 3º Simpósio de Segurança de Barragens e Riscos Associados.

 

Apoiado pelo Governo do Estado, via Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) e Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), o evento acontece no Hotel Portobello Ondina Praia, no bairro de Ondina, das 8h30 às 18h30.

 

O encontro tem como público-alvo profissionais e estudantes ligados à operação e à segurança de barragens, companhias hidrelétricas, saneamento e abastecimento de água, irrigação e mineração.

 

Brown homenageado nos 40 anos da Bahiatursa

 

O cantor e compositor Carlinhos Brown foi um dos 17 premiados com o Troféu Axé de Turismo 2008. A entrega do troféu aconteceu nesta quinta-feira (13) à noite na festa comemorativa dos 40 anos da Bahiatursa, no Teatro Iemanjá, Centro de Convenções.

 

Brown foi agraciado como o artista que mais divulgou a Bahia internacionalmente. Além dele, também foram homenageados representantes das famílias Caymmi e Amado. Foram contemplados com o prêmio, ícones baianos que se destacaram na promoção e comercialização da Bahia como destino turístico.

 

A premiação abrange as categorias: Captação de Eventos, Criatividade de Roteiro, Companhia Aérea Nacional e Internacional, Grupo Musical que Mais Promoveu a Bahia, Artista que Mais Promoveu a Bahia e Operadoras Mercosul, Nacional e Internacional.

 

O governador Jaques Wagner destacou a importância de programas como o estímulo ao turismo étnico e o enoturismo, garantindo que nem mesmo a crise mundial deve prejudicar os projetos futuros da Bahia em relação ao turismo. "Essa comemoração se deve, não ao passado, mas aos próximos 40 anos da Bahiatursa, pois vamos investir muito ainda na qualificação da mão-de-obra e na valorização dos nossos destinos turísticos", garantiu Wagner.

 

 

Estão abertas as inscrições para o I Encontro Baiano de Artesanato

 

 

Construir um plano de ação e políticas de articulação territorial para o desenvolvimento do artesanato na Bahia. Esse é o principal objetivo do I Encontro Baiano de Artesanato que acontece em Salvador entre os dias 26 e 28 de novembro, com inscrições gratuitas.

 

O Encontro reunirá lideranças do artesanato, gestores, Ongs, universidades e outros públicos envolvidos diretamente ou indiretamente com a área. O artesanato será discutido sob a ótica multidisciplinar da cultura e identidade territorial, do trabalho, da geração de renda e da sustentabilidade sociocultural e ambiental.

 

Os interessados podem se inscrever através do e-mail culturaspopulares@cultura.ba.gov.br, depois de preencher a ficha de inscrição que está disponível aqui. Mais informações pelo telefone: 0800 284 40 89.

 

Durante o evento, serão coletadas informações que vão subsidiar a elaboração de políticas públicas para os diversos setores do artesanato no estado da Bahia para o período de 2009 a 2011. Um Grupo Executivo vai se responsabilizar pela operacionalização de ações para o setor, constituindo um fórum permanente com vistas ao desenvolvimento de um Programa Baiano de Artesanato.

 

Participam do Encontro nomes como Ricardo Lima, do Centro Nacional de Folclore (Iphan/Minc), Pedro Ortale, da Fundação Nacional do Índio, e o prestigiado pesquisador Raul Lody, do Rio de Janeiro. A portuguesa Maria Madalena Carrito, o colombiano Dário Castillo e Eduardo Davel, das Universidades de Quebec e Montreal, trazem relatos da experiência com o setor do artesanato nesses países.

 

O I Encontro Baiano de Artesanato visa o reconhecimento e a promoção das condições de produção e fruição das culturas populares, alinhada com a Política Nacional proposta pelo Ministério de Cultura do Governo Federal. Neste sentido, a iniciativa de realização do Fórum é um passo importante para a convergência de interesses e esforços em prol do artesanato da Bahia.

 

 Motumbá e Chicafé são convidadas do primeiro ensaio do Fantasmão

 O cantor Alexandre Guedes, que comanda o Motumbá, e Serginho, vocalista da Chicafé, são os convidados especiais da Banda Fantasmão para o primeiro ensaio de verão, que será realizado na próxima sexta-feira, dia 21 de novembro, às 20 horas, na Praça da Cruz Caída, Centro Histórico de Salvador. Os ingressos já estão à venda nos principais balcões dos shoppings de Salvador. Eddye, e a turma do Fantasmão, já anunciaram que esse é o primeiro de uma grande série de encontros com o público da capital, pois os ensaios serão realizados por todo o verão e vão até depois do carnaval.

Em ritmo acelerado para o verão, a Banda Fantasmão já assegurou 3 dias de participação no carnaval 2009 em Salvador , em 3 diferentes blocos; e 1 dia no interior do estado. Além disso, vem aí o site www.bandafantasmao.com.br , com novidades, agenda de shows e todas as notícias sobre a banda, que promete ser a sensação do verão.

______________________________________________________________________