quarta-feira, novembro 12, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Brasil é superado pela Holanda e aparece em 5° no ranking da Fifa

 

A seleção brasileira perdeu a quarta posição no ranking mundial da Fifa para a Holanda, de acordo com a atualização divulgada nesta quarta-feira. A Espanha ainda aparece na liderança, e a Inglaterra ganhou quatro lugares e voltou ao top 10.

O Brasil, que começou o ano de 2008 em segundo lugar, atrás apenas da Argentina, chegou a cair para a sexta posição na atualização de setembro deste ano. Voltou para o quarto lugar no mês seguinte, e agora aparece atrás de Espanha, Alemanha, Itália e Holanda.

Já a Argentina, que caiu da primeira para a sétima posição entre junho e agosto, recuperou o sexto lugar da Croácia. A Rússia passou a República Tcheca e está em nono, enquanto Portugal divide o décimo posto com a Inglaterra. A França, que aparecia em 11º no mês passado, agora está em 12º, somente três pontos à frente da Turquia.

Entre os sul-americanos, o Paraguai teve destaque. Líder isolado das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, o país ganhou cinco posições e já está em 17º, à frente do Uruguai, que caiu três postos e aparece em 23º.

Mas foi o Equador que teve a maior arrancada dos sul-americanos. Subiu 11 posições e já está em 31º, logo atrás da Sérvia, que também disparou 10 lugares. No entanto, nenhuma seleção da parte de cima do ranking superou a escalada da Suíça, que ganhou 18 postos e já figura em 27º lugar.

A maior ascensão de todo o ranking foi da Jamaica, que chegou a bater México e Honduras nas eliminatórias e garantiu a disparada do 116º lugar para a 83ª posição, entrando de vez no top 100. O destaque negativo ficou com a Noruega, que perdeu 15 lugares e deixou o top 50, aparecendo em 54º.

 

12 de Novembro de 2008 - 10h30 - Última modificação em 12 de Novembro de 2008 - 10h29

 

Receita libera lote da malha fina de 2003

 

Brasília - A Receita Federal liberou para consulta na internet um lote da malha fina do Imposto de Renda de 2003. O dinheiro vai estar disponível a partir do dia 21, corrigido em 82,47%.

 

O lote contém 1.121 declarações, das quais 456 com restituição, no valor de R$ 1.899.290,59. No lote, 371 contribuintes têm imposto a pagar no valor de R$1.426.583,54.

 

 

 

Estudo mostra que só em 2011 participação de salários na renda nacional volta ao nível de 1990

 

 Brasília - Apenas em 2011 o rendimento do trabalho deve voltar a ter a mesma participação na renda nacional que tinha em 1990, de 45,4%. A perspectiva consta do estudo Distribuição Funcional de Renda no Brasil: Situação Recente, que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publica hoje (12), com base na análise dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e do Sistema Nacional de Contas, ambos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Segundo o estudo, de 1990 a 1996, o rendimento do trabalho perdeu participação relativa no total da renda do país (-15,2%). Depois, de 1996 a 2001, registrou-se crescimento de 5,4% da parcela do rendimento do trabalho na renda nacional. De 2001 a 2004, houve nova queda, de -3,1%. Numa quarta fase, a partir de 2005, houve uma expansão de 4% da parcela do rendimento do trabalho na renda do país.

 

O estudo do Ipea traça um paralelo entre a variação da distribuição pessoal de renda e a distribuição funcional de renda, que engloba rendimentos de proprietários de terra, donos de capital, lucros, juros e aluguéis, por exemplo.

 

SESI Bonecos do Brasil e do Mundo começa

neste sábado (15), no Pelourinho

 

 O Sesi Bonecos do Brasil e do Mundo chega a Salvador nos próximos dias 15 e 16 e promove apresentações gratuitas no Terreiro de Jesus e Cruzeiro de São Francisco – no Pelourinho, a partir das 16h30. O projeto itinerante já percorreu todo o país, somando mais de 500 atuações e visto por cerca de um milhão de pessoas. No Pelourinho, vai reunir artistas nacionais e internacionais em uma programação que integra, além das performances, oficinas, teatro com técnicas variadas, ateliês, feira temática e exposições.

 

 

 

Desde o início de novembro, quatro carretas e seis caminhões circulam nas estradas do Nordeste com uma carga preciosa. Além de 500 toneladas de equipamentos, a caravana transporta centenas de bonecos para a montagem em seis capitais da região. O espetáculo SESI Bonecos - o maior evento do gênero no Planeta - também acontece em Recife, Maceió, Aracaju, João Pessoa e Fortaleza. "O Pelourinho é um centro cultural mundial. Não há lugar melhor do que o Centro Histórico de Salvador para realizar o Festival de Bonecos", enfatiza Saulo Passos, produtor local do evento.

 

Os rumos da guitarra baiana

 

Os Novos Rumos da Guitarra Baiana é o tema de uma mesa redonda dentro do II Fórum de Música, Mercado e Tecnologia, que acontece em Salvador/BA, de 12 a 15 de Novembro.

 

O Fórum apresentará discussões, palestras e shows na cidade, e pretende fortalecer o mercado de música na Bahia. A iniciativa é da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

 

A discussão sobre a Guitarra Baiana e sua importância para a música local e nacional, acontece na sexta-feira, dia 14/11, com a participarão de Aroldo Macedo, Morotó Slim, Gabriel Dominguez e Roberto Barreto. A entrada no evento é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso com uma hora de antecedência, na bilheteria do local. O acesso está condicionado à lotação do Teatro.

 

O quê: Oficina - Novos Rumos da Guitarra Baiana

Palestrantes: Morotó Slim/ Gabriel Dominguez / Aroldo Macedo /

Mediador: Roberto Barreto (Rádio Educadora)

Quando: 14, sex, 16h às 18h

Onde: Goethe-Institut/ICBA - Avenida Sete de Setembro, 1.809 - Corredor da Vitória. Mais informações sobre o Fórum: www.funceb.ba.gov.br.

 

Chuvas começam a cair na Chapada a partir da próxima semana

 

 

O boletim meteorológico divulgado hoje (11) pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Cemba/INGÁ) mostra que as chuvas começarão a cair na região da Chapada Diamantina a partir da próxima semana, e com maior intensidade nos últimos dias do mês de novembro.

 

Para os próximos quatro dias, a previsão para a região da Chapada ainda é de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidades de chuvas fracas em pontos isolados, com temperaturas que variam entre 21ºC e 33ºC e alta umidade do ar (entre 50% e 85%). Apesar disto, esta mudança no tempo não é suficiente para aplacar os focos de queimadas.

 

De acordo com o meteorologista do INGÁ, Heráclio Alves, as frentes frias já começaram a se deslocar do Sudeste para o Nordeste do país, em direção ao Sul da Bahia, podendo provocar chuvas fracas nas regiões Oeste e Sul do Estado. "É a partir da segunda quinzena de novembro que as frentes frias começam a ser mais freqüentes, aumentando a probabilidade de chuvas para todo o Estado, podendo acabar com esses meses de estiagem na Bahia", explicou.

 

Irdeb traz para Salvador o Festival Internacional de Televisão

Entre 17 e 19 deste mês, o público baiano vai ter acesso ao que de melhor se produz nas televisões do planeta. Pela primeira, Salvador será uma das cidades que recebem módulos do Festival Internacional de Televisão (FITV), evento que chega este ano à sua quarta e maior edição, se expandindo do Rio de Janeiro para outras grandes cidades do Brasil, como São Paulo, Salvador e Belém.

O FITV exibe na capital baiana o Panorama da TV Mundial, os finalistas da Mostra Competitiva de Pilotos Brasileiros e a Mostra Internacional de Televisão, além de promover um debate sobre TV Digital com o diretor de Promoção do Fórum Brasileiro de TV Digital e diretor de Interatividade da Band, Luís Renato Olivalves. As mostras acontecem sempre das 14 às 21h, no Teatro do Irdeb.

 

 

Literatura infantil afrodescendente é tema de encontro

 

A maioria das histórias que se costuma contar para as crianças não apresenta personagens centrais ou heróis negros. Por muito tempo, a cultura afrodescendente e as contribuições da população negra na formação da sociedade brasileira foram deixadas de lado no ensino feito nas escolas.

Entendendo a necessidade de se difundir o conhecimento em torno da literatura afro-brasileira, o projeto Segundas da Literatura Negra promove na Biblioteca Pública do Estado (Barris), segunda-feira (17), às 17h, um encontro.

 

 

 

AGENDA PELOURINHO CULTURAL

 

De 17 a 23 de novembro

 

 

SEGUNDA, DIA 17

 

 

*Encontro Internacional de Dança Negra - EIDAN 2008

O evento visa à criação e difusão da dança negra e vai reunir na Bahia ícones de diversas partes do mundo.

>> Gratuito, Até 6/12. Informações: www.eidan2008.com.br 

 

*Saraus instrumentais do XVIII

Graça Ferreira, compositora e arranjadora, e a escritora Mabel Veloso apresentam o tema: Os Barrocos.

>> 19h, Gratuito, Teatro XVIII - Rua Frei Vicente, nº 18 – Pelourinho / Tel. (71) 3322-0018

 

 

TERÇA, DIA 18

 

 

*Orkestra Rumpilezz - 18 e 25

Com base no universo percussivo baiano e nos toques do candomblé, os instrumentistas tocam sob a batuta do arranjador e compositor Letieres Leite.

>> 21h, Gratuito, Largo Tereza Batista

 

*Terça da Benção

Este mês o partido alto ganha reforço de cinco bandas, entre elas, Escola Meninos do Pelô e Embaixada Pop.

>> 21h, Gratuito, Largo do Terreiro de Jesus

 

*Benção de Arcanjo

O evento conta com grupos tradicionais de partido alto e as bandas Baianada e A Sombra.

>> 21h, Gratuito, Largo Pedro Archanjo

 

*Gerônimo - O Pagador de Promessas

O show dançante do cantor e compositor virou tradição no Centro Histórico. No repertório, clássicos como "Jubiabá" e "Éd'Oxum".

>> 19h, Gratuito, Escadaria da Igreja do Passo

 

 

QUINTA, DIA 20

 

 

*Série comunidade em cena - Rás Ednaldo Sá & Tribo Cultural

Com 20 anos de carreira, o Reggae Man do Centro Histórico apresenta músicas próprias, além de clássicos do reggae

 >> 21h, Gratuito, Largo Tereza Batista

 

*Performance de Graffiti

Homenagem ao Dia da Consciência Negra

>>9h, Gratuito, Terreiro de Jesus

 

 

SEXTA, DIA 21

 

 

*Educadora FM no Pelô – Se é Bom a Gente Toca!

Depois do sucesso das duas primeiras edições, chegou a vez do programa Rádio África trazer a força e a magia da música africana ao Pelourinho. Além da performance dos DJs, passos de Kizomba, intervenções visuais e aulas de kuduro com o DJ Álvaro Panafricano, o largo contará ainda com decoração e barracas de comidas e bebidas típicas.

>> 19h, Gratuito, Largo Tereza Batista

 

*2º Edição do Festival de Samba de Mesa – 21 e 28

Realizado pelos comerciantes e barraqueiros do Centro Histórico, o evento terá como convidados Neto Bala, Nelson Rufino, Gal do Beco e Bier.

>> 19h, Gratuito, Terreiro de Jesus

 

 

SÁBADO, DIA 22

 

 

*Novembro - Música em Todos os Ouvidos

Em homenagem ao mês da música, a Fundação Cultural da Bahia, em parceria com o Pelourinho Cultural, realiza 12 shows com participação de bandas e artistas de nove estados brasileiros.

Atrações: Vanguart (MT)/ Cascadura (BA)/ Móveis Coloniais de Acaju (DF)

>> 20h, R$2 e R$1, Largo Pedro Archanjo

 

*Feira Hype

Além dos stands com discos, livros, roupas, e outros tantos objetos, a feira ainda conta com performance de DJs e mostra de vídeos.

>> 14h às 22h, Gratuito, Largo Tereza Batista

 

*Feira de Artesanato do Mauá

Objetos em cerâmica, couro, metal, madeira, bordados, rendas, tecelagens e fibras naturais estarão à mostra. Atração: Malu Soares, às 15h.

>> 10h às 17h, Gratuito, Cruzeiro de São Francisco

 

*Pinte no Pelô

Crianças de todas as idades encontram tela, tintas e pincéis para uso livre. A ordem é soltar a imaginação. O projeto tem coordenação do artista plástico Maninho. 

>> 15h às 17h, Gratuito, Cruzeiro de São Francisco

 

*Tem Teatro no Pelô

Espetáculo: Plano Z

>> 14h, Gratuito, Cruzeiro de São Francisco

 

*Vivam a Música e o Livro

O show celebra o Dia Mundial da Música e do Livro, com apresentação de corais e bandas militares e sorteios de obras literárias e discos.

Realização: Congregação Mariana de São Luiz.

>> 19h30, Gratuito, Largo Quincas Berro D'Água

 

 

DOMINGO, DIA 23

 

 

*Feira de Artesanato do Mauá

Objetos em cerâmica, couro, metal, madeira, bordados, rendas, tecelagens e fibras naturais estarão à mostra. Atração: Grupo Nosso Partido, às 15h.

>> 10h às 17h, Gratuito, Cruzeiro de São Francisco

 

*Tem Teatro no Pelô

Espetáculo: Ele é o Tal

>> 14h, Gratuito, Cruzeiro de São Francisco

 

*Samba na Praça com Neto Bala - 23 e 30

O show conta com a participação de músicos, através do projeto Viola Vadia. No repertório, clássicos do samba nacional além de músicas autorais.

>> 15h às 20h, 1kg de alimento não perecível (exceto sal), Largo Quincas Berro D'Água

 

*Ensaio do Bloco Olodum - 23 e 30

 A banda ensaia para o carnaval e apresenta o consagrado samba-reggae, com batidas percussivas e composições autorais.

>> 19h, Informações: 3321-5010, Largo Pedro Archanjo

 

______________________________________________________________________