sexta-feira, novembro 07, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Casa de Jorge Amado será tombada

 

O Conselho Estadual de Cultura da Bahia deu hoje parecer favorável ao tombamento da Casa do Rio Vermelho, a residência do casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai durante quatro décadas. O pedido havia sido feito pela própria Zélia - que tinha a intenção de transformar o espaço em um memorial aberto à visitação pública -, em 2005. No ano seguinte, o próprio conselho negou o tombamento, alegando que o memorial causaria alterações na arquitetura da casa.

No início deste ano, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) recorreu da decisão, alegando que a casa não deveria ser tombada por suas características arquitetônicas, mas por sua importância histórica e cultural. "O fundamental é preservar a ambiência da casa onde Jorge Amado e Zélia Gattai conviveram durante tantos anos e deram vida a obras de grande importância para a literatura brasileira", afirmou o conselheiro Washington Queiroz, membro da Câmara de Patrimônio do Estado. Agora, o processo aguarda a assinatura do governador da Bahia, Jaques Wagner, no Decreto de Tombamento e a publicação da decisão no Diário Oficial.

De acordo com o parecer, o tombamento da casa não está vinculado à criação do Memorial Casa de Jorge Amado - que poderá ser feita sob orientação do Ipac - e restringe alterações em alguns ambientes do imóvel, como a biblioteca, que dever ser preservada integralmente. Além disso, a resolução sugere que o projeto do memorial separe, fisicamente, o uso cultural do uso comercial do imóvel, para garantir a preservação da casa e seu jardim.

 

Preços de alimentos voltam a subir, depois de dois meses em queda

 

 Rio de Janeiro - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro, divulgado hoje (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 0,45%, após quatro meses em queda. O resultado é 0,19 ponto percentual superior à taxa de setembro (0,26%). Em outubro de 2007, o índice havia sido de 0,30%.

 

Foram comparados os preços coletados entre os dias 30 de setembro e 29 de outubro com os preços de 28 de agosto a 29 de setembro. Em 2008, o IPCA acumula alta de 5,23%, contra os 3,30% registrados no mesmo período de 2007 (3,30%). Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 6,41%, também acima dos 6,25% relativos aos 12 meses imediatamente anteriores.

 

Os preços dos alimentos voltaram a subir em outubro, após dois meses em queda (-0,18% em agosto e -0,27% em setembro), com alta de 0,69%.  Com o resultado de outubro, os produtos alimentícios acumulam elevação de 10,04% no ano, acima do índice referente a igual período de 2007 (7,76%).

 

Receita libera segunda-feira consulta a lote de restituição do IR

 

 Brasília - A Receita Federal libera segunda-feira (10) a consulta ao penúltimo lote regular de restituição do Imposto de Renda 2008, que será pago no dia 17 de novembro. O contribuinte pode acessar, a partir das 9h, a página da Receita na internet.

 

O lote é composto por 1,9 milhão de restituições, no valor total de R$ 1,8 bilhão. A correção foi de 7,21%.

 

 

Neste mês, a liberação do dinheiro nos bancos vai ocorrer dois dias depois do que normalmente acontece, já que o dia 15, fixado como data para pagamento das restituições, será um sábado.

 

EVENTO

 

Seicho-NO-IE realiza feira no Parque Costa Azul

 

 

 

A Seicho-NO-IE do Brasil, Filosofia de cunho religioso que prega a identidade de todas as Religiões, comunica que vai realizar no dia 9 de novembro, domingo, a Feira da Provisão Infinita. O evento acontece no Parque Costa Azul, em Salvador, das 9 às 19h.

De acordo com Margarida Fonseca, presidente da Federação Pomba Branca, o objetivo é angariar fundos para a reforma da Regional Pituba, localizada na Av. Magalhães Neto.

 

Atrações

 

Shows musicais, sorteios, atividades infantis, barracas com comidas típicas (doces e salgados), brechó e muito mais.

Mais informações

José Carlos Lavigne - Preletor

(71) 9111-6217

 

LEITURA DRAMÁTICA - Delore e Niangounna

 

 

 

Hoje, dia 7 de novembro, às 19h30, na Aliança Francesa, os autores, diretores e atores Jean-Paul Delore e Dieudonné Niangounna apresentam uma noite marcada pela leitura dramática. Uma viagem literária, através de seus próprios escritos e da redescoberta de textos de seus autores preferidos - Charles Baudelaire, Mia Couto, Sony Labou Tansi, Henri Michaux.

 

Dentro da programação do Ano da França no Brasil, serão apresentados, em turnê pelo Brasil, o espetáculo Talvez - exibido na França e em Moçambique em 2007, e um novo Carnet Sud-Nord em Salvador e Belo Horizonte. O projeto Carnet Sud/Nord (Cadernos Sul/Norte), criado em 2002 e  dirigido por Jean-Paul Delore, é um laboratório itinerante que reúne artistas da África Subsaariana e da Europa alternando períodos de busca entre artistas profissionais, ateliês de formação e criação abertos a amadores e de criação teatral e musical.

 

Sobre as páginas dos Carnets evoluem artistas do mundo, atraídos provavelmente por sua curiosidade com relação à abstração de certas formas escritas orais, musicais e plásticas, além dos olhares exigentes, desesperados e irônicos que lhes são lançados em suas próprias situações de estrangeiro. À sua maneira, eles fazem dos Carnets um projeto de cooperação artística, estética, de savoir-faire, intuição e improvisação.

 

De um continente a outro, o objetivo dos  Carnets é a coleção de formas vivas do teatro musical contemporâneo: espetáculos, recitais, concertos, performances, instalações, etc. Desde 2002, foram escritas numerosas páginas nestes cadernos, as quais deram lugar à mais 265 apresentações na Europa, África Oeste, Central e Leste. 

 

 SOBRE OS DIRETORES

 

 JEAN PAUL DELORE

 

 Diretor da companhia LZD-Lézard Dramatique, Delore escreve e atua em seus próprios espetáculos. Na fronteira dos gêneros, seu trabalho aproxima de músicos e compositores contemporâneos, desenhando contornos de um teatro musical original.  Desde 2002, Delore conduz o projeto Carnet Sud/Nord (Cadernos Sul/Norte), um laboratório itinerante de criação teatral e musical na África Subsaariana e na Europa, unindo artistas dos dois continentes. Dentro da programação do Ano da França no Brasil, ele apresentará em turnê pelo Brasil o espetáculo Talvez - exibido na França e em Moçambique em 2007. Também como parte das atividades do Ano da França no Brasil, o autor iniciará um novo Carnet Sud-Nord em Salvador e Belo Horizonte.

 

 DIEUDONNÉ NIANGOUNNA

 

O autor, diretor e ator congolês, Dieudonné, começou no teatro nos anos 90 na cidade de Brazzaville.  Em 1997, com seu irmão Criss, criou a compania Les Bruits de la rue, da qual  dirigiu as três primeiras peças: La Colère d'Afrique, Bye-Bye et Carré Blanc, encenadas em países da África e na Fança. Ele é colaborador como autor e ator nos Carnets Sud/Nord, da companhia LZD-Lézard Dramatique desde 2002 e é o criador do Festival Mantsina sur Scène, em Brazzaville. Niangounna foi selecionado como bolsista da Fundação Beaumarchais em 2004 pelo espetáculo Banc de touche e ainda teve seus textos apresentados no quadro da Semana Africana, no teatro Vieux Colombier. Em 2007, ele criou e apresentou Attitude Clando na programação do Festival In d'Avignon e no Festival de Artes Cênicas da Bahia (FIAC) e também esteve em turnê na França e em outros países.

 

Bela Saffe e Grupo Kairós apresentam o espetáculo de dança Ghawazee

 Está chegando a hora de curtir um show inédito aqui em Salvador. A dançarina e professora, Bela Saffe, e o grupo de dança árabe Kairós apresentam o espetáculo Ghawazze no dia 07 de novembro, sexta-feira, às 21h, no palco do Teatro Molière (Aliança Francesa). O espetáculo é uma homenagem aos povos nômades, ciganos, responsáveis, em grande parte, pela difusão das danças de diferentes culturas e de suas mútuas influências, como as Danças Árabe e Flamenca. O nome do espetáculo, cujo significado é cigana egípcia, inspira-se nessa conjuntura cultural.

De forma inédita em Salvador, todo o espetáculo será apresentado com música ao vivo, mostrando a sintonia entre dança e música, assim como os fortes sentimentos que esse encontro desperta. O evento terá como convidados a Escola de Arte e Cultura Espanhola (EDACE) e a dançarina do ventre Beth Soares. Além da presença do músico Douglas Felis, venezuelano, formado no Egito com mestres da música árabe. Excelente percussionista de importantes instrumentos árabes, como derback e bendir, Douglas também canta, toca instrumentos de sopro (Ney e Kawala) e cordas (Banjo Marroquino). Para acompanhá-lo, os percussionistas baianos, Ives Soeiro e Zen, além de Maurício Deodato (acordeão). Na guitarra e cante flamenco, a presença de Lucas Dourado, conhecido dos palcos baianos por acompanhar importantes grupos de dança flamenca. 

Bela Saffe tem uma trajetória de 15 anos de dança árabe como dançarina e professora, tendo sido a pioneira nessa arte em Salvador. Realizou diversos espetáculos com o Grupo kairós e, freqüentemente, promove workshops de dança do ventre com profissionais de outros estados e países. Douglas Felis ministrará workshop no dia 8 de novembro sobre "Dança e improviso musical".

 Serviço:

O quê: GHAWAZEE (Cigana Egípcia), Espetáculo de dança árabe, flamenco e tribal

Local: Teatro Moliére (Aliança Francesa)

Data: 07 de novembro ás 20h30min

Ingressos: R$ 20,00.

II Festival Gastronômico da Chapada aquece o turismo local

 

 Vinte e cinco restaurantes de Lençóis, Mucugê e Palmeiras (Vale do Capão), participam até o dia 16 de novembro do II Festival Gastronômico da Chapada Diamantina. Durante este período, quem visitar estes municípios terá a oportunidade de conhecer a boa e exótica culinária local, a cozinha regional e internacional e as belezas naturais da região.  O evento é realizado pelo Sebrae, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, e conta com o apoio da Bahiatursa, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel, Associação Comercial e Industrial de Lençóis, Associação de Comerciantes do Vale do Capão - Acomtuv  e Prefeituras Municipais.

 

Os pratos inscritos possuem preço diferenciado durante a realização do festival. Alguns estabelecimentos desenvolvem receitas exclusivamente para o evento, outros, escolhem os pratos mais pedidos da casa e colocam um preço atrativo ao consumidor, o que chama a atenção de quem visita o local.

 

Além de uma ação comercial, o II Festival Gastronômico da Chapada Diamantina é uma oportunidade de capacitação para os restaurantes da região. Para participar, os estabelecimentos passaram por duas etapas de treinamento, a primeira foi o curso de Manipulação de Alimentos, realizado entre os dias 5 e 10 de outubro, através do Senac, parceiro do Sebrae na promoção do evento. A segunda etapa consistiu em uma oficina de garçom, também realizada pelo Senac, entre os dias 21 e 26 de outubro.

 

O festival tem uma importância fundamental para o aquecimento da economia da Chapada, uma vez que as oportunidades de negócios são ampliadas para todos os empresários de turismo da região. Os turistas poderão conferir também programações culturais preparadas exclusivamente para o evento. São diversas manifestações da cultura local, como rodas de capoeira, boi bumbá, grupos de danças, entre outras.

 

 

Pelourinho Cultural e Funceb comemoram o Mês da Música

 

com atrações nacionais inéditas para o público baiano

 

 Em parceria com o Programa Pelourinho Cultural (IPAC), a Diretoria de Música da Fundação Cultural da Bahia (Funceb) – ambos pertencentes à Secretaria de Cultura do Estado – realiza a 2ª edição do projeto Novembro - Música em Todos os Ouvidos, com shows nos próximos dias 14, 15, 22 e 29. Os 12 espetáculos musicais, com atrações de nove estados brasileiros, acontecem no largo Pedro Archanjo, às 20h, com ingressos a R$2 e R$1.

 

Na grade de shows, o público confere a Orquestra Contemporânea de Olinda (PE), o cantor Wado (AL) e o grupo Quixabeira da Lagoa da Camisa (BA), no dia 14; as bandas Cidadão Instigado (CE), The Baggios (SE) e SubAquático (BA), no dia 15; Vanguart (MT), Cascadura (BA) e Móveis Coloniais de Acaju (DF) - dia 22; e, no encerramento – dia 29, a banda Matiz (BA) e as cantoras Silvia Machete (RJ) e Mallu Magalhães (SP).

 

 Programa investe na formação da juventude

 

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio das suas políticas para a juventude, vem implementando ações integradas para elevar a qualidade de vida não apenas do jovem beneficiado, mas também da sua família e comunidade.

 

O enfoque étnico-racial é uma das prioridades das políticas públicas voltadas para a juventude desenvolvidas pela Sedes e a principal delas é o programa Jovens Baianos. "Este é o carro-chefe para a articulação de projetos e ações que, além de valorizar a cultura negra, viabilizam a inserção desse segmento no mercado de trabalho através da capacitação profissional e do estímulo ao protagonismo político da juventude negra", disse o coordenador do programa, Anderson dos Santos.

 

Além de atender à juventude negra, o Jovens Baianos é voltado para indígenas, mulheres, quilombolas e a juventude da área rural. A articulação e a integração de diversos projetos realizados por outras secretarias estaduais ou prefeituras também fazem parte da proposta.

 

"O objetivo é potencializar as ações do Estado para o sucesso das políticas públicas de juventude, considerando as diversas dimensões que envolvem a heterogeneidade do mundo juvenil", destacou o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção.

 

______________________________________________________________________