segunda-feira, novembro 03, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Fusão de bancos não prevê demissões

 

 São Paulo - Os presidentes do Banco Itaú, Roberto Setubal, e do Unibanco, Pedro Moreira Salles, afirmaram hoje (3) que a fusão das duas instituições não causará demissões nem fechamento de agências. Em entrevista coletiva concedida nesta tarde, em São Paulo, ambos disseram que a junção dos bancos foi acertada visando o crescimento das empresas envolvidas. Portanto, para eles, não faria sentido a demissão de trabalhadores.

 

"Nossa intenção é manter as agências e não haverá planos para demissão", afirmou Setubal, ressaltando que a nova empresa terá mais de 4 mil agências - mil do Unibanco, mais 3 mil do Itaú.

 

"É lógico que podem existir sobreposições em alguns postos de trabalho, mas são poucos", complementou Salles. "Pode haver um momento de transição, mas, em três ou quatro anos, queremos aumentar o número de funcionários."

 

Ainda de acordo com Setubal e Salles, a fusão dos bancos criará a IU Participações. Para eles, essa nova empresa terá capacidade de se inserir no mercado global e, dentro de cinco anos, tornar o que eles chamaram de global player, ou seja, uma empresa com negócios em vários países.

 

 

Campanha quer alertar população sobre riscos de acidentes com energia elétrica

 

 Rio de Janeiro - A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) lançou hoje (3) a 3ª Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica. Segundo o presidente da entidade, Luiz Carlos Guimarães, a expectativa é atingir cerca de 150 milhões de pessoas. Durante toda a semana haverá atividades em nove capitais e 51 cidades, com o objetivo de ensinar e conscientizar a população sobre os cuidados a serem tomados para se evitar acidentes com energia elétrica.

 

"Tem uma série de eventos que estão acontecendo, como informação na conta de luz, blitze educativas em ônibus, em shopping centers, nos locais mais importantes das cidades, lojas de material de construção, canteiros de obras, nas escolas, teatro. Tudo isso gera uma discussão e conscientização sobre o tema", destacou Guimarães.

 

CIDADE

 

Governador fala de turismo

 

As ações nas áreas de turismo e investimentos, bem como os frutos da viagem recente aos Estados Unidos, a exemplo da instalação na Bahia de uma fábrica da Pepsico, são os temas abordados pelo governador Jaques Wagner no programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (4). O programa semanal, disponibilizado gratuitamente pela Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia (Agecom), é veiculado pelas principais emissoras do estado. A íntegra do programa pode ser conferida no site www.comunicacao.ba.gov.br

 

Sábado tem campanha para detecção precoce do câncer de

 

No próximo sábado (8), acontece  a décima  Campanha de Detecção ao Câncer de Pele no estado. O objetivo é facilitar para a população o acesso aos médicos dermatologistas, que assim poderão detectar, precocemente, casos de câncer de pele. A campanha acontece em Salvador, Guarajuba e Arembepe (distritos de Camaçari), Barreiras, Feira de Santana, Itaberaba, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Itabuna e Belmonte.

 

         A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Centro Estadual de Oncologia (Cican) e dos hospitais João Batista Caribé e Especializado Dom Rodrigo de Menezes, estará participando da Campanha, que é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Bahia (SBD).

 

         No Cican serão distribuídas 60 fichas e o atendimento acontecerá das 8 às 13h, com dois dermatologistas cedidos pela SBD. Caso o número de pacientes seja maior, eles serão agendados para atendimento em outros dias na unidade.

 

         No Hospital João Batista Caribé, onde estarão atendendo cinco dermatologistas, serão distribuídas 150 fichas e o horário de atendimento será também das 8 às 13h. Além das unidades da Sesab, o Hospital Aristides Maltez (Brotas), Associação Obras Assistenciais Irmã Dulce (Roma) e o 7º Centro de Saúde (Itapoã) estarão participando da Campanha, em Salvador.

 

 Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra será instalado nesta quinta

 

 Os secretários da Saúde, Jorge Solla, e da Promoção da Igualdade, Luiza Bairros, instalam, nesta quinta-feira (6), às 10h, na Sesab, o Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra.

 

O objetivo do comitê é formular, sistematizar, apoiar, monitorar e avaliar a implementação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra, em consonância com os Planos Nacional e Estadual de Saúde, o Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial e o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.

 

Além disso, terá a responsabilidade de apresentar subsídios técnicos e políticos voltados para a atenção à saúde da população negra no processo de elaboração, implementação e acompanhamento do Plano Estadual de Saúde.

 

Alimentação Escolar

O Projeto de Reorientação do Programa de Alimentação Escolar, fruto da parceria entre Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) e a UFBA, oferece um curso de especialização para nutricionistas, que vão atuar na supervisão da quantidade e qualidade da alimentação escolar, de modo que esteja adequada para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Com a finalização do curso, Salvador irá contar com pelo menos um nutricionista por Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

 

 

Operação Verão

Para garantir um verão tranqüilo, a Prefeitura Municipal vai aumentar o número de salva-vidas nas praias de Salvador. Os 17 quilômetros de litoral, entre as praias de Jardim de Alah, e Aleluia, além das ilhas de Paramana, Maré e Frades já contam com mais 170 novos guarda-vidas, com o objetivo de diminuir os casos de affogamento. Até outubro foram registradas cerca de 800 ocorrências neste trecho, com sete mortes. No ano passado esse número foi de 1.370 ocorrências.    

           

 

Solicitação de Exames do SUS

A Secretaria Municipal da Saúde informa aos usuários do SUS que, a partir desta semana, estará atendendo na sede da 1ª DIRES - Sesab, para o recebimento das solicitações de exames de alta complexidade. Funcionários da Coordenadoria de Regulação e Avaliação da SMS vão orientar a população sobre a mudança dos pontos de atendimento. As solicitações passarão a ser entregues, a partir do dia 10 de novembro, no Centro de Saúde Adroaldo Albergaria, em Periperi; no 15º Centro de Saúde Eduardo Araújo, no Vale das Pedrinhas; e na Sede do Distrito Sanitário de Cajazeiras III, em Águas Claras. A ampliação da rede de atendimento visa facilitar o acesso dos usuários ao serviço público de saúde, oferecendo maior comodidade.

 

POLÍTICA

 

Democrata cobra de governador

 

solução para crise no aeroporto de Ilhéus

 

 

 

 

O vice-líder da Oposição, deputado Eliedson Ferreira (DEM) exigiu hoje uma solução para a grave crise que sofre a população de Ilhéus por conta das exigências feitas pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) para o funcionamento do Aeroporto Jorge Amado. Ferreira destacou que vem recebendo diversos e-mails de moradores da região, protestando contra a inoperância do governo em relação ao problema de Ilhéus. "A população reclama da falta de articulação da bancada baiana que tem relações estreitas com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Reclamam da falta de articulação do governador Jaques Wagner, que disse que tinha relações estreitas com o presidente e que isso traria dividendos para o Estado. Não vemos nenhuma ação, enquanto toda uma região é prejudicada, sem qualquer reação do governo baiano em defesa do Extremo Sul. Será que o Extremo Sul não faz parte da Bahia? Porque este desprezo para com aquela região?", questionou o parlamentar.

 

Segundo o deputado, depois da grave crise provocada pela vassoura de bruxa, que dizimou os cacauais, o turismo se tornou a alternativa viável para o desenvolvimento da região. "Dos 17 vôos que chegaram a existir para aeroporto Jorge Amado, hoje só restam quatro. A Anac já fechou o escritório de representação que possuía na cidade. Os equipamentos para o controle do tráfego aéreo já foram transferidos, impedindo pousos e decolagens por instrumentos. Das 64 exigência feitas pela Anac para o funcionamento do aeroporto, 62 já foram contempladas e até agora não há uma informação de que a situação do aeroporto será regularizada. Alegam problemas de segurança, mas desde sua criação, não há um único registro de acidente naquele equipamento. A que interesses atende essa interdição do Aeroporto Jorge Amado? Exigimos uma resposta e uma reação do Estado", enfatizou.

 

Sandro Régis assume temporariamente

 

liderança do bloco PR/PRTB

 

 

 

 

O deputado Sandro Régis (PR), anunciou hoje, no plenário da Assembléia, que assume temporariamente a liderança do bloco PR/PRTB, exercida pelo deputado Elmar Nacimento (PR). De acordo com Régis, o colega republicano precisou se afastar temporariamente para resolver problemas de ordem pessoal fora da capital baiana.

 

 

 

 

Clóvis Ferraz relata encontro com senador Eduardo Azeredo

 

 

 

 

O deputado Clóvis Ferraz (DEM) disse hoje que, em recente encontro que teve com o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) pediu que o Senado apreciasse a PEC-13, que pretende devolver às Assembléias Legislativas as prerrogativas de legislar sobre emancipação, fusão ou incorporação de municípios. Representante da Assembléia Legislativa da Bahia na União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), Ferraz lembrou que a Câmara modificou o projeto de lei complementar 9802, relatado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que, além de regulamentar a emancipação de 57 municípios, devolvia as Assembléia as prerrogativas de decidir sobre emancipações, determinando novas regras, como a observância do número de habitantes por região . "O relator do projeto na Câmara, anunciou que vai aprovar a matéria de regulamentação dos novos municípios sem acatar a proposta de devolver às Assembléia o direito de decidir sobre as emancipações. Pedimos, então, ao senador Azeredo que coloque em votação no Senado a PEC-13 e decida a situação das emancipações", relatou Ferraz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Líder da Oposição pede ao governo que decida

 

indicações das comissões permanentes da AL

 

 

 

 

O líder da Oposição na Assembléia, deputado Gildásio Penedo Filho (DEM) fez um apelo à liderança da Governo na Casa para que faça logo as indicações para as comissões permanentes da Casa por determinação do Tribunal de Justiça. O Judiciário determinou a dissolução e recomposição das comissões temáticas de acordo com as eleições de 1º de outubro de 2006. As comissões são compostas em proporção com a representatividade de cada partido na Assembléia. O problema é que a composição das comissões levou em conta o dia da posse dos parlamentares, em 1º de fevereiro de 2007, quando vários deputados eleitos já haviam migrado para a base governista e não o dia das eleições, quando a oposição tinha 32 deputados contra 31 do governo. A movimentação inchou a base de sustentação de Wagner e possibilitou ao governo ter maioria nas comissões. O DEM, por exemplo, elegeu 16 deputados, mas na posse contava com 13. O contrário aconteceu com o PMDB, que elegeu seis e empossou dez, por conta da cooptação de muitos parlamentares. O prazo para as indicações termina amanhã, terça-feira, dia 4.

 

Entretanto, até o momento a base do Governo não fez nenhuma indicação, daí a preocupação do líder oposicionista. "A Casa precisa funcionar normalmente. Existem muitos projetos importantes para serem avaliados pelas comissões, como o Orçamento do Estado para o próximo ano. As comissões precisam funcionar. Além disso, precisamos respeitar o princípio da proporcionalidade e da alternância na direção das comissões. Apelo para o bom senso do líder para que encontremos o bom caminho para que os trabalhos legislativos tenham andamento e o governo compreenda que a Casa vive um novo momento, que deve sentar e negociar, buscar o entendimento e que faça valer a vontade das urnas", enfatizou o parlamentar.

 

 

 

 

Líder do Democrataraldo cobra ação da Sesab em Itapetinga

 

 

 

 

O líder do Democratas na Assembléia Legislativa, deputado Heraldo Rocha, cobrou hoje, em pronunciamento na tribuna, ação urgente da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) na cidade de Itapetinga, no Centro Sul baiano, a 580 KM da capital, onde mais de mil trabalhadores da Azaléia encontram-se com problemas de intoxicação ainda não identificado pelos médicos. O único hospital da cidade, o Cristo Redentor, não tem mais condições de receber pacientes e já faltam medicamentos para reidratação. A suspeita dos médicos é que esteja ocorrendo uma infecção viral ou bacteriana. A fábrica já determinou que fossem realizados exames tanto na água quanto nos alimentos servidos aos operários, cujos resultados devem ser divulgados nas próximas horas.

 

O parlamentar fez um requerimento solicitando que a Sesab encaminhe reforços com médicos e equipamentos para Itapetinga. "Temos que atuar para evitar o pânico na cidade. As pessoas começam a se desesperar porque mil pacientes de uma mesma localidade doentes de uma vez é uma situação difícil de controlar. O Hospital Cristo Redentor, mesmo com toda boa vontade de seus profissionais, não tem condições de atender esse volume de pacientes. Faltam equipamentos e medicamentos que estão sendo providenciados em municípios vizinhos. Precisamos de reforços", enfatizou Rocha.

 

De acordo com o diretor-médico do Cristo redentor, Arnaldo Teixeira, os pacientes chegam com diarréia, vômito, dor abdominal e alguns apresentam febre. "Nossa primeira ação é para fazer passar a dor e o vômito e reidratar esses pacientes, mas a situação ainda é grave, uma vez que ainda não identificamos o agente que está provocando essa contaminação em massa", relatou.

 

 

 

 

Heraldo Rocha denuncia que Mário Kertész foi grampeado

 

 

O líder do Democratas na Assembléia, deputado Heraldo Rocha, repercutiu hoje, na Casa a denúncia feita hoje pelo radialista e ex-prefeito Mário Kertész, na Rádio Metrópole, de que teria sido grampeado pelo PT junto com a sua família. Rocha pediu uma investigação profunda sobre a acusação de Kertész. "Teremos que ir fundo nesta questão de mais um grampo feito pelo Partido dos Trabalhadores, conforme a denúncia do radialista Mário de Melo Kértesz", afirmou o parlamentar. O líder da oposição, Gildásio Penedo (DEM), lamentou as denúncias de Rocha, e disse grampear "não é republicano".

 

 

Rei africano viabiliza acordos

 

de intercâmbio cultural com Salvador

 

Na tarde de ontem, 4 de novembro, Nana Osei Asibey I, rei dos Kwahu, povo nativo do país africano Gana, foi recebido pela Câmara Municipal de Salvador. O rei africano cumpre a agenda de sua visita à capital baiana com o objetivo de estreitar os laços culturais com a cidade, que tem a maior população negra fora da África, além das fortes ligações históricas que unem os povos através da escravidão do período colonial. Os vereadores da Câmara prestigiaram o encontro, realizado no Salão Nobre da Casa. O vereador Valdenor Cardoso (PTC), presidente da Câmara, representando seus colegas, trocou idéias e compromissos com o rei dos Jwahu.

 

Acompanhado de um intérprete, já que se expressava por meio do dialeto de seu povo asanti, o rei Nana Osei Asibey I foi objetivo quando tratou da finalidade de sua vinda a Salvador. Ele revela que a viagem é fruto de um sonho que tem de unir os dois países, Brasil e Gana. O rei africano acrescenta que decidiu, então, iniciar uma aproximação com o Brasil por Salvador, berço do povo e da cultura africana no Brasil. O rei observa o quanto é representativa esta aproximação, pois é o primeiro rei de toda a África a pisar em solo brasileiro.

 

 

Intercâmbio

 

 

Nana Osei Asibey I destacou que quer voltar à África com ações e acordos firmados com as autoridades brasileiras, pois, avalia ele, esta iniciativa pode ajudar muitas pessoas tanto em seu país como no Brasil. O rei propõe, por exemplo, a criação de uma escola que ensine as técnicas do artesanato, da culinária e da música de Gana. Como ato simbólico, Nana Osei Asibey deu a Valdenor Cardoso (PTC) uma faixa de tecido, que assim como sua vestimenta, foi feita à mão. O estimulo ao intercâmbio cultural também foi ressaltado pelo rei africano através do ensino da língua dos países.

 

A autoridade africana sensibilizou-se com a situação dos jovens que encontrou morando nas ruas de Salvador. Como declara gostar muito de crianças, entende que este trabalho de integração cultural pode contemplar esta parcela necessitada da população baiana, com cursos de artesanato que poderiam gerar renda e novas perspectivas de vida aos moradores de rua de Salvador.

 

 

Dificuldades

 

 

Nana Osei Asibey I está em Salvador desde sábado. Ele reclamou que, até então, ninguém havia entendido qual era seu objetivo com a viagem. O rei africano destaca que veio com recursos próprios a Salvador, pois teria de enfrentar questionamentos em seu país com a inesperada viagem. Valdenor Cardoso lamentou o tempo perdido, mas se comprometeu a organizar uma agenda para o rei africano possibilitando um maior aproveitamento de sua vinda a Salvador.

 

Valdenor Cardoso justificou que é difícil manter relações com todos os países da África. "A visita de Lula a muitos países é importante porque abre portas para uma relação mais próxima. Países como Angola e Benin, por exemplo, há uma relação de intercâmbio não só cultural, mas de mão-de-obra técnica, especializada". O presidente da Câmara, porém, colocou-se em disposição para concretizar as idéias trazidas por Nana Osei Asibey I a Salvador.

 

Também presente ao encontro, o representante da Secretaria Municipal das Relações Internacionais, Pablo Souza, propôs a criação de um centro de cultura da Gana em Salvador. Ele usou como exemplo os já existentes centros, como os de Angola e Benin. A proposta ficou de ser discutida nos demais eventos presentes na agenda oficial do rei africano.

 

 

Natal sem Fome dos Sonhos

 

 

"Não guarde sonhos em casa. Faça sua doação de livros ou brinquedos para alegrar o Natal das crianças carentes".

 

 

O pedido é do presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereadores Valdenor Cardoso(PTC), incentivando os servidores públicos e a população em geral a  participar da Campanha Natal sem Fome dos Sonhos, iniciativa de abrangência nacional, da qual a  Câmara participa desde 2006. 

 

O objetivo é arrecadar livros infanto-juvenis e brinquedos para as crianças, numa ação de solidariedade consciente. As contribuições  podem ser entregues no posto de coleta instalado no Memorial da Câmara.

 

Valdenor explica que os livros e brinquedos arrecadados serão doados às crianças das comunidades mais carentes de Salvador, numa ação que permitirá a milhares de crianças o resgate ao direito de sonhar com uma vida melhor.

 

 

I Colóquio África e Diáspora em

comemoração aos 20 anos da Unegro

 

 

 

Com o tema "O Lugar da Mulher Negra na Geopolítica: Refletindo sobre os desafios das lutas contra a pobreza e o racismo", a União de Negros pela Igualdade (Unegro) realizará de 6 a 9 de novembro, na Reitoria da Ufba, o I Colóquio África e Diáspora. A vereadora Olívia Santana (PC do B), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e lazer da Câmara Municipal e ex-secretária municipal da educação participará ativamente do evento. Ela será a coordenadora da conferência de abertura, às 18h30, sobre o tema "O pós-abolição no Brasil e na América Latina e o seu significado para as populações africanas e afro-americanas".

Em 2008, a Unegro celebra 20 anos de existência e de luta contra o racismo. Nesse mesmo ano, o Brasil registra a passagem de 120 anos de abolição legal da escravatura. Para marcar esses dois importantes episódios da história do Brasil, a Unegro, em parceria com a União Brasileira de Mulheres (UBM), estará realizando o Colóquio África e Diáspora.

 

O evento será um encontro de idéias, análises, reflexões e troca de experiências sobre a atual condição das mulheres negras na África e na Diáspora. O Colóquio cria oportunidades de refazer e resgatar caminhos e histórias, juntando vozes capazes de fortalecer a presença das mulheres negras como sujeitos políticos nas esferas de poder, em prol de uma ordem mundial socialmente justa, ambientalmente equilibrada e sem opressão de gênero, classe e raça.

 

Contando com a participação ativa de personalidades negras femininas, de projeção nacional e internacional nas palestras e debates, militantes e estudiosas das questões de gênero e negritude, o Colóquio estabelece um espaço de diálogo intercontinental, sobre a situação política, cultural e econômica das mulheres negras na África e na Diáspora, na perspectiva de buscar propostas que favoreçam o enfrentamento dos desafios impostos pela discriminação e pela pobreza.

 

A partir da discussão de temas estratégicos na contemporaneidade, o objetivo mais geral é de redesenhar cartografias de fronteiras da afro-descendência, dando visibilidade a produções, práticas e projetos em que a mulher negra seja não mais objeto mas sim protagonista e sujeito. A Unegro e seus parceiros nesta atividade acreditam que um mundo diferente e melhor é possível.

 

O governador Jaques Wagner participará da solenidade de abertura do evento, ao lado do ministro da Igualdade Racial, Edson Santos; da ministra da Secretaria de Políticas Especiais para Mulheres, Nilcéia Freire; de membros de representações diplomáticas no Brasil; do coordenador-geral da Agência Espanhola de Cooperação Internacional,  Pedro Flores; da diretora regional do UNIFEM - Cone Sul, Ana Falú; do procurador-geral da Justiça do Estado da Bahia, Lidivaldo Britto; do reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar de Almeida Filho; da secretária estadual de Políticas da Igualdade, Luiza Bairros, e do coordenador nacional da Unegro, Edson França.

 

Os conferencistas serão: Epsy Campbel Barr (Costa Rica) - presidente da Associação Parlamenteo Negro; Edeltrudes Pires Neves - Cabo Verde - advogada, ex-secretária de Estado e Ministra da Reforma do Estado, Administração Pública e Poder Local e ex-presidente da Assembléia Municipal de Praia; Benedita da Silva - RJ - Brasil - secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, ex-senadora, ex-deputada federal, ex-governadora do Rio de Janeiro e ex- ministra da Assistência Social.

 

Ex-vereador Castelo Branco completa 80

 

anos de vida e dá exemplo de vitalidade

 

 

O ex-vereador José Carlos Castelo Branco completou 80 anos de vida, ontem (3/11), e, na Câmara, recebeu os parabéns do presidente da Casa, vereador Valdenor Cardoso (PTC), que desejou vida longa e agradeceu pelos ensinamentos relativos ao Poder Municipal. "Castelo Branco é exemplo de homem público que engrandece qualquer casa legislativa. A Câmara parabeniza-o por mais um natalício e deseja todas as felicitações, além de muita saúde para continuar contribuindo com a cidade", desejou Valdenor.

 

Castelo Branco acumulou 42 anos de intensa vida pública, com sete mandatos na Câmara. Natural do Piauí, adotou Salvador como sua cidade, chegando na capital baiana quando tinha 5 anos. Desde então, manteve-se fiel ao bairro de Periperi, onde vive até hoje.

 

Eleito pela primeira vez em 1966, Castelo Branco entende que o maior cargo público de um político é o de vereador. Para os futuros vereadores, sugere estudar as leis municipais e respeitar o patrimônio moral existente na cidade do Salvador. "Dentre os novos vereadores, alguns já têm serviços apresentados à comunidade, principalmente na periferia, o que é um dado valioso para a cidade", observou.

 

Para os vereadores que renovaram os seus mandatos, destacou o uso da experiência como fundamental para a melhoria da cidade. Sobre a presidência da Câmara, cargo que já ocupou, disse esperar que "o futuro presidente faça pela Câmara e pelos servidores o mesmo que o atual presidente fez para o Poder Legislativo de Salvador".

 

Sobre o maior político que viu passar pela Câmara, entende que tenha sido Adroaldo Soares de Albergaria. "Ele era poeta e médico. Foi destacado presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, mesmo não sendo formado em Direito", lembrou.

 

Além de atuar na vereança, Castelo Branco dá exemplo de vitalidade e dedicação aos estudos. Formou-se em Pedagogia e aos 62 anos ingressou na Faculdade de Direito, na Universidade Católica. Depois de formado, fez pós-graduação, mostrando ser jovem, independentemente da idade. "Castelo Branco é exemplo de jovialidade. Ele é destemido e enfrenta os desafios que a vida oferece. É um exemplo a ser espelhado pelos mais novos", destacou Valdenor.

 

 

 

______________________________________________________________________