terça-feira, outubro 28, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Lula assina protocolo para implantação do Porto Sul

 

O protocolo de intenções para estabelecer atribuições e procedimentos a serem adotados na implantação do novo Porto Integrado Público em Ilhéus (Porto Sul) foi assinado nesta terça-feira (28), no Palácio de Ondina, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, o governador Jaques Wagner e o  ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Britto. O complexo intermodal envolverá porto, ferrovia, hidrovia, rodovia e aeroporto.

 

         Iniciativa do Governo da Bahia, via Secretarias da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), do Planejamento (Seplan), de Infra-estrutura (Seinfra) e de Meio Ambiente (Sema), o Porto Sul será construído numa área de 1.771 hectares, na localidade de Ponta da Tulha, no sentido Ilhéus/Itacaré, e deverá solucionar o gargalo existente nos principais portos baianos para o escoamento da produção.

 

         O empreendimento, que movimentará recursos estimados em R$ 4 bilhões, deve reforçar a dinâmica local de produtividade e eficiência, agilizando o escoamento de minérios e grãos e cargas conteinerizadas. Na primeira fase de implantação está estimada, pela Sicm, a geração de 8 a 10 mil empregos.

 

         O novo porto de Ilhéus se tornará, ainda, ponto de apoio para os estados do Sudeste que também já estão com seus portos comprometidos, a exemplo de Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

 

 Ferrovia Oeste-Leste e minério de Caetité

 

         O complexo prevê a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que fará a ligação dos estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Distrito Federal com o litoral, transformando a Bahia no novo corredor de comércio exterior (exportações e importações), agregado a novos pólos industriais, comerciais e de serviços.

 

         Além da ferrovia, o Porto Sul será a alavanca para outro empreendimento de máxima urgência no estado: a exploração e o escoamento do minério de ferro de Caetité. Este é o projeto-âncora do complexo, que vai garantir, só com sua atividade de exportação, avaliada em 25 milhões de toneladas por ano, o destaque de segundo maior porto do Nordeste.

 

         A entrega do trecho Ilhéus/Caetité da ferrovia está prevista para julho de 2011 e a construção terá um crédito especial suplementar no valor de R$ 332 milhões, segundo proposta enviada recentemente pelo presidente Lula para aprovação do Congresso Nacional.

 

         Dados do Ministério dos Transportes indicam que o investimento total para a construção da ferrovia é de R$ 4,8 bilhões, entre recursos públicos e privados. O equipamento, que visa possibilitar a articulação dos sistemas de transporte da região Oeste do estado, terá uma extensão total de 1,5 mil quilômetros, sendo que mais da metade em território baiano.

 

         A execução da obra ficará a cargo da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A e, quando tiver pronta, será administrada pela iniciativa privada, por meio de concessão pública.

 

 Preocupação com o meio ambiente

 

 

        O complexo tem a preocupação com a questão ambiental. Fizeram parte dos processos de pesquisa e avaliação da escolha do lugar a ser implantado equipes da Sema e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que levaram em conta todos os limites de distanciamento a serem respeitados, devido à preservação de áreas de proteção ambiental.

 

         Faz parte do projeto a formação de cinturões verdes onde serão cultivadas espécies nativas para contribuir com a preservação dos ecossistemas. O Porto Sul é caracterizado como um porto off shore. Como as embarcações atracam a grande distância da praia – no caso específico, a três quilômetros –, não há danos para o ecossistema local. O sul da Bahia foi escolhido justamente por apresentar as melhores condições naturais para esse tipo de porto.

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