quinta-feira, outubro 30, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Fórum Empresarial Ibero-Americano rejeita medidas bruscas contra crise

 

 San Salvador (El Salvador) - Participantes do 4° Fórum Empresarial Ibero-Americano incluíram na carta de conclusões do evento um pedido para que chefes de Estado evitem tomar atitudes bruscas para proteger a economia de seus países contra a crise financeira. No documento divulgado ao fim do fórum, representantes do empresariado de 22 países destacaram a importância de ações contra os efeitos da turbulência internacional, mas afirmaram também que a América Latina, em geral, está melhor preparada para enfrentá-la do que em outras vezes.

 

Segundo o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, que apresentou a carta final aos participantes, a crise financeira é séria e foi debatida com a atenção devida no fórum. Aos empresários, Iglesias disse que devido a essa situação mais confortável, a América Latina não deve modificar a regulação do seu sistema financeiro, mas sim adpatá-la, seguindo diretrizes de discussões internacionais.

 

Habitação terá mais recursos do FGTS a partir de 2009

 

 Brasília - Um volume maior dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será disponibilizado para financiamento e investimento no setor habitacional a partir de 2009.

 

De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, os recursos passarão dos atuais R$ 6 bilhões para R$ 11,5 bilhões e têm por objetivo impedir que a crise financeira internacional reduza o volume de crédito para um setor importante da economia.

 

"Nós estamos aumentando o orçamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, só na área de investimento de habitação, em cerca de 70%, com linhas de créditos para a construção de habitações populares e habitações em geral. Para que essa área que é tão fundamental, é tão estratégica, gere emprego".

 

O ministro do Trabalho e Emprego informou ainda que os recursos serão destinados aos bancos públicos e privados que atuam na área de financiamento habitacional.

 

GERAL

 

Detran funciona no final de semana

 

Para melhor atender aos usuários, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran/BA) lançou ontem (28) o mais novo programa do órgão, o Detran Todo Dia. A iniciativa, que faz parte do sistema de modernização do órgão, tem como objetivo realizar os atendimentos de vistoria de veículos também nos fins de semana, das 8 às 16h.

Na sede do Detran, na Avenida ACM, o serviço estará disponível apenas para pessoa física. Já no Auto Shopping Itapuã (próximo à rótula de São Cristóvão), o atendimento será mais amplo, incluindo ainda os credenciados, despachantes e empresas.

 

Mozart no São Francisco

 

Considerada um dos mais belos exemplares do barroco português no mundo, a Igreja de São Francisco, no Pelourinho, recebe a Série Mozart nas Igrejas no próximo dia 5, às 20h. O concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) terá regência de Ricardo Castro, que também atuará como pianista, e a participação dos solistas Gyula Stuller (violino), como convidado especial, e dos músicos Alexandr Tchikilov (viola) e Suzana Kato (violoncelo).

 

TVE lança novidade

 

O Soterópolis, da TVE, está com uma novidade para você. A partir de dezembro, um novo programa fará parte do seu dia-a-dia. Estréia o Agenda Soterópolis, um programa com cinco minutos que diariamente divulgará os eventos culturais da capital e do interior.

 

Se você é artista, produtor ou agitador cultural e quer que seu filme, show, lançamento de livro, exposição ou espetáculo teatral e de dança faça parte do programa, mande para nós o seu material com até 15 dias de antecedência do evento para o e-mail agendasoteropolis@gmail.com.

 

Dialogo Florestal lança relatório sobre plantações florestais

 

O Dialogo Florestal (The Forests Dialogue - TFD) lançou o relatório "Plantações Florestais sob Manejo Intensivo" durante o Fórum Mundial de Conservação da Natureza, realizado em Barcelona. O material é fruto de um processo de discussão entre empresas, proprietários florestais, ONGs, comunidades tradicionais e indígenas, instituições multilaterais e sindicatos de trabalhadores de diversos países, que envolveu reuniões na Europa e visitas a plantações florestais da China, Indonésia e Brasil.

Pastoral acompanha mais de 200 mil crianças pobres na Bahia

 

Cerca de 200 mil crianças de zero a seis anos, aproximadamente 170 mil famílias  e 12 mil gestantes são acompanhadas todos os meses por mais de 32 mil voluntários, na maioria mulheres, da Pastoral da Criança em todos os municípios do Estado da Bahia.

 

Esses números estão sendo avaliados na Assembléia Estadual do organismo social da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, que se realiza até sábado ao meio dia, na Organização Fraternal São José, Av. Luis Tarquínio nº 18, Largo de Roma, Salvador.

 

 A Assembléia anual da Pastoral da Criança também irá planejar as metas para 2009 estão participando representantes de todos as dioceses da baianas.  A coordenadora do órgão da Igreja Católica na Bahia, Zofia Kusy informa que esses números representam 19% das crianças vitimas da pobreza no Estado.

 

Bahia com delegação completa nas olimpíadas

 

A Bahia terá representantes em todas as modalidades nas Olimpíadas Escolares, que serão realizadas em João Pessoa (PB), de 6 a 16 de novembro. Ao todo, 161 pessoas vão compor a delegação, entre atletas, técnicos, dirigentes, jornalistas e fisioterapeutas. No ano passado, a competição reuniu na Paraíba mais de dois mil atletas de todos os estados do país e a Bahia trouxe seis medalhas, sendo uma de prata no futsal feminino e cinco na natação (três de prata e duas de bronze).

______________________________________________________________________