domingo, outubro 26, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Mais de 27 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo para escolher 31 prefeitos

 

 Brasília - O processo eleitoral deste ano para escolha dos 5.563 prefeitos termina amanhã (26), com a eleição de 30 chefes de Executivo de cidades com mais de 200 mil eleitores. Entre elas, 11 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP). Pelos cálculos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitos devem ser conhecidos três horas após o encerramento da votação. Mais de 27 milhões de pessoas devem votar neste segundo turno.

 

Além das 11 capitais, haverá segundo turno em 19 municípios: Anápolis (GO), Bauru (SP), Campina Grande (PB), Campos dos Goytacazes (RJ), Canoas (RS), Contagem (MG), Guarulhos (SP), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Mauá (SP), Montes Claros (MG), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Ponta Grossa (PR), São José do Rio Preto (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Vila Velha (ES).

 

Em Benedito Leite,  pequeno munícipio do interior do Maranhão, os eleitores também vão às urnas neste domingo para eleger o novo prefeito e nove vereadores. Isso porque a votação de 5 outubro teve de ser cancelada em conseqüência de um protesto da população, que queimou as urnas por causa do cancelamento de 400 títulos de eleitor.

 

Entre as 11 capitais, quatro concentram os maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, com 8.198.282 eleitores; Rio de Janeiro, com 4.579.365; Belo Horizonte, com 1.772.227; e Salvador, com 1.747.278 eleitores. Outra grande capital que vai escolher o prefeito neste domingo é Porto Alegre, que é a sétima cidade brasileira em número de eleitores, com 1.038.885.

 

Dilma diz que crise deixou de ser uma pequena gripe, mas ainda não chega a pneumonia

 

 Porto Alegre - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, defendeu neste domingo a MP 443, que prevê a possibilidade de compra de bancos privados pelo governo federal, como uma medida preventiva contra efeitos mais drásticos da crise do sistema financeiro internacional na economia brasileira.

 

"A Medida 443, sobretudo, permite que o governo, em sendo necessário, empregue um conjunto de práticas para prevenir a crise", disse Dilma antes de café da manhã com a candidata petista à prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário.

 

"É de fato, uma crise de proporções gigantescas, mas o que acontece os países emergentes e especificamente no Brasil é o fato de nós termos mais instrumentos, mais musculatura para enfrentá-la", completou.

 

Questionada se continuava considerando a crise uma "pequena gripe", como definido por ela há 20 dias, respondeu com risos: "Não é uma pneumonia, pneumonia é o que está acontecendo na Inglaterra, com o PIB caindo meio por cento".

 

DIREITOS HUMANOS

 

 

Secretaria pesquisa tráfico

 

Atualmente, 92% dos casos de tráfico de seres humanos estão relacionados a exploração sexual e as principais vítimas são as mulheres, crianças e adolescentes.

 

Os dados são da pesquisa realizada em Salvador e Feira de Santana, no período de janeiro e julho deste ano, por iniciativa do Instituto Winrock Internacional, com apoio do Governo do Estado da Bahia e da Fundação OAK.

 

Os resultados foram apresentados pela secretária da Justiça, Marília Muricy, durante o "V Encontro Internacional sobre Direitos Humanos, Segurança Pública e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos: Assistência Integral às Vítimas".

 

A pesquisa sobre Tráfico de Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual no Estado da Bahia teve como objetivo levantar informações para propor políticas públicas de combate ao tráfico de seres humanos.

 

Bahia ganha escola de cidadania

 

O Governador Jaques Wagner e a Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Marilia Muricy, inauguram, na próxima quarta-feira (29), o Centro de Estudos em Direitos Humanos e Assuntos Penais J.J. Calmon de Passos (CEDHAP). A aula inaugural será dia 31, às 10 horas, com a Ministra do STF Cármen Lúcia Antunes Rocha, no auditório da SJCDH, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

 

O CEDHAP, na rua Bráulio Xavier, 57, Corredor da Vitória, promoverá cursos para aproximadamente 2.400 profissionais da Secretaria, incluindo os que atuam nas 22 unidades prisionais da capital e do interior, e a diversos servidores estaduais e da sociedade civil que tenham relação com os programas promovidos pela SJCDH.

 

A equipe técnica do Centro será composta por uma coordenação geral; um assessor administrativo; cinco técnicos de nível superior nas áreas de Informática, Direito, Serviço Social, Pedagogia e Psicologia; um apoio administrativo, além de uma equipe de segurança e manutenção.

 

Centrais sindicais no Mercosul

 

Os representantes das centrais sindicais dos países do Mercosul vão estar presentes nas Cúpulas América Latina e Caribe (Calc), Mercado Comum do Sul (Mercosul) e União das Nações Sul-americanas (Unasul) que acontecerão em Salvador, nos dias 16 e 17 dezembro deste ano.

 

O objetivo da participação das entidades sindicais, congregadas na Coordenação de Centrais Sindicais do Cone Sul, nessas três cúpulas, é analisar a situação dos trabalhadores do Mercosul e compor uma pauta de reivindicações que será entregue aos governos de cada país.

Lula chega terça a Salvador para Cimeira

 

A programação geral da IX Cimeira Brasil-Portugal já está definida. A reunião de cúpula, a ser realizada terça-feira (28), em Salvador, com as presenças dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro-ministro português, José Sócrates Pinto de Sousa, está prevista para as 10h30, no salão nobre da Santa Casa da Misericórdia, no Centro Histórico. O governador Jaques Wagner será o anfitrião do evento. A última cimeira foi realizada na Cidade do Porto, em outubro de 2005.

 

O comércio bilateral, a crise econômica mundial, a promoção da língua portuguesa no exterior e o fortalecimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) são alguns dos assuntos em pauta. O primeiro-ministro português chega a Salvador na segunda-feira (27), no final da tarde, na Base Aérea. Ele ficará hospedado em um hotel de grupos portugueses, no Rio Vermelho.

 

Lula vem na terça, às 9h30, desembarcando também na Base Aérea, seguindo direto para o local do evento. Wagner recepcionará Lula, acompanhando-o até a Santa Casa.

 

 

Região Metropolitana

 

 

Prefeitura entrega nova praça em Itinga

 

 

 

LAURO DE FREITAS – Depois de dois meses afastada das inaugurações por força da legislação eleitoral, a prefeita Moema Gramacho entregou ontem (23) a nona praça construída no município em sua gestão. Dentro do conceito de espaço de convivência, a Praça da Esperança ou Praça José Ramos como é mais conhecida, em Itinga, contempla todas as gerações: o parquinho para crianças, o canto sob o flamboyant com mesas e bancos para o bate papo descontraído entre vizinhos, e a arena com arquibancadas, no centro, para apresentações culturais.

 

Ao lado de um dos mais antigos moradores do local, José Ramos, que doou o terreno para a praça há 19 anos, a prefeita disse que sua maior satisfação é saber que o projeto foi discutido pela comunidade e respeitou as demandas sugeridas. "Que este espaço sirva para resgatar valores, cultura e a história do povo de Itinga". Moema anunciou que a praça será batizada com o nome Simone Ramos, em homenagem a filha de José Ramos morta precocemente. Emocionado, Ramos agradeceu à prefeita e se disse orgulhoso em fazer parte de um novo momento na história do município. "Desde que doei o terreno, se passaram quatro prefeitos e só agora  com Moema, temos a praça".

 

Caravana do Cinema Negro aborda

 

a intolerância religiosa e racial

 

 "A cor da sua pele é diferente da minha, e daí? Temos direitos iguais." Essa foi a manifestação do estudante Eduardo Queiroz, 14 anos, que se emocionou ao assistir o documentário "Abdias do Nascimento: Memória Negra", exibido ontem, na abertura do Projeto Caravana do Cinema Negro, no Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira, em Lauro de Freitas. A Caravana é uma iniciativa da Prefeitura, dentro da política de  combate a intolerância religiosa e racial, e sua realização foi viabilizada através de um convênio com a Fundação Palmares.

  Cidade mais negra da Bahia, Lauro de Freitas tem 81% da sua população formada por afrodescendentes. A idéia de estimular o debate em torno das suas necessidades e anseios foi reforçada na mesa-redonda que seguiu a exibição do documentário. "Isso sim que é democracia. Falar das origens do meu povo", pontuou o historiador Hanka Nogueira, para quem o debate eleva a auto-estima dos jovens. 

 

CULTURA

 

Até 29 deste mês é comemorado em todo o país a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Data instituída em 1980, assim como o Dia Nacional do Livro, que também é celebrado no dia 29, desde 1966.

 

Para comemorar essas datas, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (Rio Vermelho) promove no dia 29 (quarta-feira), às 15h, o Encontro com os Poetas Pedro Magalhães e Marcos Peralta. As atividades são gratuitas e destinadas às pessoas de todas as idades.

 

Artistas invadem as ruas de Salvador

 

Dezesseis trabalhos artísticos mudarão a paisagem de diferentes pontos de Salvador até o próximo dia 2. Essas intervenções urbanas fazem parte do seminário "CorpoCidade – debates em estética urbana 1", promovido pela Escola de Dança da Ufba, em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia – unidade da Secretaria de Cultura do Estado, até a próxima sexta-feira (31), e integra a programação do projeto Dez Dias de Cidade e Cultura.

 

         O evento traz artistas de diferentes cidades do Brasil e do mundo, como Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Londres e Paris, que realizam intervenções artísticas em dança relacionadas aos seguintes temas: Cidade Imaterial, A cidade como campo ampliado da arte, Corpografias Urbanas e Modos de subjetivação na cidade. Os trabalhos foram selecionados por uma comissão artística formada por Alejandro Ahmed, Daniela Brasil, Eliana Mara Pellerano Kuster e Ronald Duarte de Oliveira.

 

         Entre os destaques estão a intervenção "Troca de Segredos" (RJ), que utiliza carrinhos de chaveiros ambulantes, recolhendo "segredos" escritos em máquinas de escrever e distribuindo-os entre os transeuntes; e "Obra Limpa", com desenhos feitos a partir da limpeza dos muros da cidade. As intervenções serão realizadas em diversas localidades como Feira de São Joaquim, Ribeira, Barris e Centro Histórico, onde poderão ser vistas até o dia 2 de novembro.

 

POLÍTICA

 

Programa completa cinco anos

 

 O deputado Daniel Almeida parabenizou o governo Lula pelo sucesso de um dos programas sociais de transferência de renda mais importantes do mundo. O Programa Bolsa Família completou na última terça-feira, 21, cinco anos de implantado. O programa foi criado em outubro de 2003, na primeira gestão do presidente Lula, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

 

 

Medida beneficiará servidor federal

 

 Passada a votação das Medidas Provisórias na Câmara dos Deputados, os servidores públicos federais voltam a atenção para a articulação no Senado. A expectativa da próxima semana é a aprovação das Medidas Provisórias que beneficiam os funcionários públicos federais. As MP´s 440 e 441 estão na pauta do Senado.

 

As medidas que instituem reestruturação de carreiras, aprovam planos de cargos e salários em diversas áreas, criam novos empregos e gratificações de desempenho em atividades especiais, temporárias e permanentes entra esta semana para a pauta do Senado e provavelmente serão votadas na próxima quarta-feira.

 

Salvador preparada para o 2º Turno

 

 Os eleitores soteropolitanos vão dividir o domingo de sol entre as opções de lazer e o compromisso cidadão de escolher o próximo prefeito de Salvador.

 

A cidade viveu nos últimos dias, uma verdadeira corrida contra o tempo na busca dos votos. De um lado, o atual prefeito, João Henrique (PMDB) e do outro o petista Walter Pinheiro. A disputa apertada garantiu a participação de ambos os candidatos da base do presidente Lula no pleito eleitoral do segundo turno.

 

Negros são maiores vítimas de doenças da pobreza

 

Os brasileiros negros ou pardos são as maiores vítimas de doenças ligadas a condição de vida precária, chamadas também de doenças da pobreza.

A informação consta do Relatório Anual das Desigualdades Raciais do Brasil, divulgado há pouco pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com base na Pnad 2007 e nas informações mais recentes do Ministério da Saúde.

 

 

Colóquio Internacional

 

Especialistas vão discutir trabalho forçado

O objetivo é promover um espaço de diálogos e trocas de conhecimento acerca do período escravista e suas inúmeras conseqüências.

Salvador receberá entre os dias 3 a 5 de novembro, na Faculdade de Medicina da Ufba, no Terreiro de Jesus, o 5º Colóquio Internacional Trabalho Forçado Africano - Brasil, 120 anos da Abolição.

 

 

______________________________________________________________________