sexta-feira, outubro 24, 2008


Notícias do Momento

Geddel e Wagner saem em defesa de seus candidatos na Bahia

 

 

 

 Brasília - No fim da campanha à prefeitura de Salvador, os protagonistas dos ataques não foram os dois candidatos, João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT). Ganharam a atenção os dois principais cabos eleitorais das duas campanhas: o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), e o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), ambos da base de sustentação do governo.

 

No último comício da campanha, realizado ontem à noite (23) no bairro Cajazeiras, na periferia de Salvador, Geddel rebateu os ataques feitos pelo governador aconselhando a Wagner que se espelhasse no presidente Lula.

 

 

"Alguns [parece] que não aprenderam uma lição do presidente Lula. Perder ou vencer faz parte do jogo democrático. O que não se pode perder é a compostura e a dignidade", disse Geddel em defesa de João Henrique, que foi chamado de "mentiroso e traidor" pelo governador na quarta-feira, durante o último comício de Pinheiro.

 

Antes, João Henrique havia provocado os ânimos de Wagner, ao chamá-lo de "lerdo" para executar as obras do governo federal na cidade.Ontem, o governador viajou para Brasília para uma audiência com Lula e ponderou a necessidade de "respeito mútuo" para que PT e PMDB continuem juntos na Bahia.

 

 

 

BNDES pode ajudar empresas que perderam com valorização do dólar

 

 Rio de Janeiro - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, admitiu hoje (24) que a instituição avalia a possibilidade de apoiar empresas exportadoras brasileiras que tiveram, ou vierem a ter, problemas com operações realizadas em dólar (os chamados derivativos cambiais), e que agora enfrentam dificuldades com a alta da moeda norte-americana decorrente da crise financeira internacional.

 

Coutinho fez as declarações durante palestra na Câmara Britânica de Comércio, na qual admitiu que o BNDES vem conversando com algumas dessas empresas afetadas com a forte valorização do dólar em relação ao real, depois que se agravou crise financeira mundial.

 

"São empresas exportadoras brasileiras robustas e de qualidade, que têm meios de encontrar solução junto ao próprio sistema bancário privado, mas que terão, se necessário, o suporte do BNDES de modo que nenhum problema de liquidez inviabilize essas empresas", disse o presidente da instituição.

 

POLÍTICA

 

Eleitor do município de Camaçari, onde não haverá segundo turno, o governador Jaques Wagner estará neste domingo (26), a partir das 9h, no Colégio Marista de Salvador (Avenida Araújo Pinho, 39, Canela) acompanhando o voto da primeira-dama Fátima Mendonça. Logo após, no mesmo local, ele falará rapidamente aos repórteres presentes.

 

 

Memorial exibe trabalhos de J.L. Cerqueira

 

 

Está em cartaz no Memorial da Câmara, até terça-feira, 28 de outubro, a exposição do artista plástico J. L. Cerqueira. O artista procura demonstrar em suas obras de arte uma parte da Bahia antiga no no período do Brasil colonial.

 

J. L. Cerqueira é responsável pelo projeto Costa do Descobrimento, sua proposta é mostrar o início da civilização brasileira. Seus trabalhos têm a intenção de mostrar as construções antigas, as puxadas de rede, o modo de viver dos ancestrais do que viria a ser a nação Brasil.

 

"A mistura de raças, negros, índios e brancos; parte da história da afrodescendência do povo baiano com as cores simbólicas da Bahia antiga. Tudo isso procuro registrar em pequenas estátuas feitas em pedras de massa bruta resistente, numa técnica de modelagem em argamassa fresca umedecida para representar o corpo humano, animais e a natureza", justifica J. L. Cerqueira.

 

Nascido em Salvador, no bairro do Garcia, em 27 de dezembro de 1954, ele se define como um artista plástico da Bahia, conservador das raízes culturais e tradicionais do povo brasileiro.

 

 

Câmara doará cópias de programas da TV

 

do Poder Legislativo para outras instituições

 

Cópias em DVD dos programas Cultura & Arte com personalidades baianas, uma produção da TV do Poder Legislativo de Salvador, além de integrar o acervo do Memorial da Câmara, serão encaminhadas à Biblioteca Central do Estado da Bahia e ao Instituto Geográfico Histórico da Bahia. As medidas necessárias para a doação dos programas já estão sendo tomadas pelo presidente da Câmara, vereador Valdenor Cardoso (PTC).

 

"O nosso desejo é fazer circular a informação, munindo pesquisadores e estudantes com as produções da TV do Poder Legislativo de Salvador. Temos depoimentos valiosos de personalidades de vários campos. São histórias de vidas que enriquecem a cultura brasileira. Este material tem que estar acessível em outras instituições", destacou Valdenor Cardoso ao falar da doação.

 

O primeiro lote dos programas Cultura & Arte já está sendo convertido para o formato DVD. No campo político os entrevistados foram os ex-governadores Roberto Santos e Waldir Pires. Nas letras jurídicas o programa Cultura & Arte ouviu o professor J.J. Calmon de Passos, falecido recentemente.

 

 

Ciência e arte

 

 

Os programas com personalidades da literatura e história foram com José Carlos Capinan, Miriam Fraga, Luiz, Sérgio Matos, Ildásio Tavares, Henrique Dias Tavares e Consuelo Pondé de Sena. No jornalismo o Cultura & Arte ouviu Sebastião Nery e Armênio Guedes.

 

O primeiro lote traz ainda o depoimento do cientista Elsimar Coutinho, que falou de seus estudos no campo da reprodução humana. Tem também uma viagem sonora pelo mundo do rádio com o pesquisador musical Perfelino Neto.

 

Nas artes plásticas os artistas Bel Borba, Sante Scaldaferri e César Romero falam autobiograficamente, prendendo-se no contexto histórico, presente em todos os programas.

 

 

TV pública

 

 

No campo cinematográfico os entrevistados foram Edgar Navarro e Oscar Santana. Na área religiosa, a conversa foi com o padre Gaspar Sadoc, que mostrou o lado católico dos baianos. O arquiteto Fernando Peixoto apontou para a riqueza arquitetônica de Salvador e o publicitário José Jorge Randan e os teatrólogos Paulo Dourado e Clécia Queiroz falaram de suas vivências em publicidade e teatro.

 

Além de transmitir as sessões e audiências da Câmara, a TV do Poder Legislativo de Salvador (Net, Canal 20) vem cumprindo o seu papel de TV pública, reportando a cultura e a arte do povo baiano por meio de seus mais destacados representes.

 

 

Parque das Dunas é proposta de

 

Sandoval para APA do Abaeté

 

 

De autoria do vereador Sandoval Guimarães (PMDB), está tramitando na Câmara Municipal o projeto de Indicação nº 104/08, dirigido ao Executivo municipal, recomendando a criação e implantação do Parque das Dunas, um parque ecológico na APA Lagoas e Dunas do Abaeté. Na proposição ele argumenta a necessidade de preservação ambiental das grandes áreas que ainda restam no município.

 

Sandoval lembra a existência de entidades ambientais que lutam pela preservação das dunas e lagoas da APA do Abaeté, por entenderem sua importância para a cidade. "Precisamos fortalecer esta luta, de modo a atingir os objetivos que visem ao benefício para a cidade como um todo", diz ele, defendendo a adoção de formas efetivas de combate a todo tipo de invasão da área abrangida pela APA do Abaeté.

 

As Dunas têm papel importante junto ao bioma original, enquanto integrado ao bioma urbano como filtro de salinidade, impedindo que os ventos salitrosos "spray marinho ou salitre" provenientes do oceano, adentrem na cidade", justifica o vereador. Sandoval observa que se inspirou em proposta apresentada por entidades ambientais representadas no Conselho Gestor da APA Lagoas e Dunas do Abaeté, entre elas a AMIL e Unidunas, que propuseram a criação do Parque das Dunas, já encaminhada, de forma a melhor proteger a área da APA.

 

 

 

SAÚDE

 

Doença da pele atinge mais de 125 milhões de pessoas

 

Manchas vermelhas na pele, inflamação nas cartilagens e articulações, descolamento da unha, todas essas alterações podem estar ligadas a um único problema: a psoríase. É uma doença inflamatória na pele que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas, geralmente aparecem nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. A Psoríase atinge cerca de 3% da população mundial, dentre homens e mulheres e costuma aparecer após os 20 anos de idade.

 

 No Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, mais conhecido como Hospital das Clínicas, os portadores de psoríase são atendidos através do SUS, no prédio do Ambulatório Magalhães Neto, todas as quartas-feiras à tarde, a partir das 13h. O serviço atende cerca de 200 pessoas por mês.

 

No dia 29 de outubro, dia mundial dos portadores de psoríase, acontece das 9h às 12h, uma concentração na Praça da Piedade, dos portadores de psoríase da capital baiana, representados pela Associação Baiana de Portadores de Psoríase (ABAPP) para alertar a população sobre o problema, suas causas e tratamentos, além de lutar pela superação dos preconceitos acerca da doença que atinge 125 milhões de pessoas ao redor mundo./ palestras com dermatologia

 

 

POLÍCIA

 

Acidente deixa 12 feridos na Br 242

 

No início da manhã de hoje, 24, por volta das 5h40, uma colisão entre um

ônibus da empresa Entram, placa BTA 1858, Guarulhos/SP, que fazia linha

Irecê/BA a São Paulo/SP e uma Pampa, placa JLJ 0091, Barreiras/BA,

carregada de carvão, deixou 12 feridos, a maioria com leves escoriações.

O acidente ocorreu nas proximidades do trevo que dá acesso...Leia mais em:

http://www.jornalnovafronteira.com.br/index2.php?id_editoria=20&id=1834

 

 

______________________________________________________________________