domingo, outubro 26, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Fiscais do TRE apreendem no comitê de Eduardo Paes panfletos contra Gabeira

 

 

 Rio de Janeiro - Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro apreenderam em um comitê de campanha do candidato Eduardo Paes (PMDB) à prefeitura do Rio 90 mil panfletos que associavam o candidato Fernando Gabeira (PV) ao prefeito da cidade Cesar Maia (DEM). Os panfletos, encontrados em 18 caixas no comitê da avenida Ministro Edgard Romero, no subúrbio de Madureira, estavam assinados pelo PT, PDT, PSB, PcdoB. A tiragem total do material era de 3 milhões de cópias.

 

A apreensão foi feita com um mandado de busca expedido pelo juiz de fiscalização Fábio Uchoa, que afirmou ter se baseado em denúncias anônimas e também no depoimento de Bruno Heleno do Nascimento, o motorista de uma van apreendida pela manhã com 5 mil panfletos e bandeiras. De acordo com o juiz Fábio Uchoa, o motorista informou a existência e a localização do material, o que coincidiu com as denúncias anônimas. Ainda no comitê, os fiscais encontraram dezenas de kits lanches. Todo material apreendido foi levado para a sede do TRE, no centro do Rio.

 

 

TSE diz que 163 pessoas já foram presas por fazer boca-de-urna

 

 Brasília - Em todo o país, 163 pessoas foram presas acusadas de boca-de-urna neste segundo turno das eleições. O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de prisões: 152 no total. No Espírito Santo foram sete, em Minas Gerais, três e em Mato Grosso, uma. Nenhum dos presos era candidato às eleições.

 

O boletim de ocorrências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda aponta três prisões em Goiás por outros motivos que não a boca-de-urna ou a divulgação de propaganda eleitoral.

 

Sete pessoas também foram autuadas por divulgação de propaganda, mas sem prisões - três em Mato Grosso, três em Minas Gerais e uma no Rio de Janeiro. Há também um caso de transporte ilegal de eleitores em Santa Catarina.

 

O TSE ainda mostrou que das 77,9 mil urnas eletrônicas, 249 (0,32%) foram substituídas.  O maior número de substituições ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, com 55 urnas. Em seguida vêm Porto Alegre (RS), com 25 urnas, e Joinville (SC), com 20.

 

Boca de urna: João Henrique deve se reeleger

 

A disputa no segundo turno pela prefeitura de Salvador deve ser vencida pelo atual prefeito da cidade, João Henrique (PMDB), que contou com a ajuda declarada do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, seu correligionário. O candidato aparece na ponta das pesquisas, com margem segura em relação ao petista Walter Pinheiro, que, por sua vez, é apoiado pelo governador Jaques Wagner, também do PT.

 

De acordo com pesquisa do instituto Datafolha, João Henrique teria 55% das intenções de votos válidos neste segundo turno, contra 45% de Pinheiro. Com margem de erro de 2 pontos percentuais, o atual prefeito estaria isolado na liderança do pleito. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 deste mês, com 1.794 eleitores.

 

Já em pesquisa realizada pelo Ibope na capital baiana nos mesmos dias, com 805 eleitores, João Henrique aparece com 56% de intenção de votos válidos, contra 44% de Pinheiro. A margem de erro nesse levantamento é de 3 pontos percentuais.

 

Independentemente de quem seja vencedor em Salvador, haverá uma mudança significativa na composição de poder político na cidade. Essa é a primeira eleição ocorrida após a morte do cacique político local e ícone nacional, Antônio Carlos Magalhães, que era filiado ao Democratas. Seu neto, ACM Neto (DEM), chegou a disputar a eleição à prefeitura local, mas foi derrotado. Após sua derrota, ACM Neto passou a apoiar João Henrique.

 

Trabalho do BC é ininterrupto para proteger economia

 

Anápolis (GO) - O trabalho do Banco Central é ininterrupto para manter a economia brasileira funcionando sem sofrer "efeitos exagerados" da crise financeira internacional.

 

A afirmação foi feita pelo presidente da autoridade monetária, Henrique Meirelles, depois de ter votado em uma escola do município goiano, a 130 quilômetros de Brasília.

 

Segundo ele as ações do BC estão sendo tomadas a tempo e a hora e quase sempre têm função preventiva.

 

"Muitas vezes não são facilmente entendíveis no momento, mas com o passar do tempo podem ou não se revelar necessárias".

 

Meirelles e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, foram criticados por parlamentares da oposição no Congresso, por não terem anunciado que o governo preparava a Medida Provisória 443, que autorizou o Banco do Brasil e a Caixa comprar empresas financeiras em dificuldades, editada no momento em que participavam de audiência pública para falar sobre a crise.

 

 

______________________________________________________________________