quarta-feira, setembro 17, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Lula confirma ajuda a Evo Morales, mas sem envio de tropas

 

 Brasília - Em entrevista exclusiva à TV Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o país vai dar apoio logístico à Bolívia, a pedido do presidente Evo Morales, para desmantelar grupos armados no departamento de Pando, fronteira com o Acre. A informação foi dada na entrevista gravada pela manhã, em Brasília, para a estréia do programa 3 a 1, da TV Brasil, que vai ao ar às 22h de hoje (17).

 

"Nem pensar em ingerência brasileira na Bolívia; muito menos tropas", disse Lula. Mas o Brasil vai auxiliar com a venda de caminhões e ônibus ao Exército Boliviano e com ajuda da Polícia Federal na fronteira. O presidente pediu aos ministros da Justiça, Tarso Genro, e da Defesa, Nelson Jobim, para entrar em contato com autoridades bolivianas a fim de tratar dessa colaboração. Na entrevista, Lula criticou a interferência de embaixadas dos EUA em assuntos internos de países da América do Sul em diversos momentos da história do continente, ao comentar a decisão de Evo Morales de expulsar da Bolívia o embaixador norte-americano.

 

Tribunal revoga prisão de delegado da Polícia Federal

 

 Brasília - O diretor-executivo afastado da Polícia Federal, delegado Romero Menezes, foi solto na madrugada de hoje (17), segundo informou a assessoria de imprensa da PF.

 

O Tribunal Regional Federal da 1º Região revogou a prisão do delegado acusado de vazar informações da operação Toque de Midas e também de favorecer uma empresa do irmão.

 

A Corregedoria-Geral da Polícia Federal determinou a abertura de um procedimento disciplinar para investigar as denuncias contra o delegado.

 

O delegado está afastado do cargo e o diretor de Combate ao Crime Organizado, delegado Roberto Ciciliatti Troncon Filho, está substituindo Menezes até o fim das investigações.

 

CIDADE

 

Novo business center

 

O novo empresarial de Salvador, o First Business Center, no Jardim Armação, será comercializado pela Lopes Consultoria de Imóveis. O empreendimento, da Abyara e BNCorp, será construído em frente ao Centro de Convenções da Bahia. O complexo empresarial vai ocupar um terreno de 7.151 m² , terá uma torre de 13 pavimentos e 306 salas comerciais moduláveis com espaço de 40m² a 1.200 m² , além de hotel da bandeira Íbis, restaurante com deck, livraria-café e área de convenção. O lançamento do business center está previsto para este mês, no estande do empreendimento, na Rua Simon Bolívar.

 

Governo vai instituir eleições para dirigentes escolares

 

 

 

 

 

O Governo do Estado assina, nesta quinta-feira (18), o decreto que institui a eleição para dirigentes nas 1.753 escolas da rede estadual.

 

As eleições ocorrerão em dezembro, em todas as unidades da rede estadual, e o mandato será de três anos.

 

 A formalização do processo, pelo governador Jaques Wagner e o secretário  da Educação, Adeum Sauer, será às 9h, na Escola Parque, na Caixa D'Água, e contará com a participação de estudantes, pais, professores e funcionários da rede estadual.

 

Com a medida, o governo atende a uma antiga reivindicação dos profissionais da educação do estado e, ao mesmo tempo, contribui significativamente no processo da gestão democrática em rede com efetividade social.

 

Poderão votar, professores, servidores, pais ou responsáveis e alunos. A validação do processo depende da participação de uma cota mínima de cada uma das representações.

 

 

 

Novos ônibus em circulação

A partir desta quarta-feira, 17, a empresa Expresso Vitória passa a operar com novos 20 ônibus em sua frota adaptados para pessoas com dificuldade de locomoção Os novos veículos fazem a ligação entre os bairros da Ribeira, Barbalho, Pituba, Pernambués, Sieiro, Pau da Lima, Cajazeiras e Dom Avelar a diversas áreas da cidade, a exemplo de Iguatemi, Aeroporto, Barra, Estação Pirajá, Terminal da França e Barroquinha. Os ônibus adaptados foram apresentados à população ontem, terça-feira, 16. A Prefeitura de Salvador, através da Superintendência de Transportes Públicos (STP), intensificou a fiscalização dos veículos, impedindo a circulação de novos veículos na frota de transportes coletivos sem as condições definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), determinando a obrigatoriedade, a partir do próximo dia 16 de outubro, de todos os ônibus saírem das fábricas com equipamento para acessibilidade.

 

 

Tráfego na região do aeroporto I

A Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) alerta aos motoristas de veículos e usuários do transporte coletivo que, em virtude das obras de construção do Complexo Viário 2 de Julho, o trânsito na região do Aeroporto de Salvador irá sofrer alterações, a partir da meia-noite de hoje quarta-feira, 17. Será interditado o acesso à segunda Rótula do aeroporto para os veículos vindos da Av. Caribé com destino à BA-099 (Estrada do Coco), a fim de possibilitar a execução dos serviços de terraplenagem para implantação de viaduto que interligará a Av. Caribé à Estrada do Coco. Já na meia-noite de segunda-feira (22 para 23) será interditado o acesso de veículos à segunda Rótula do Aeroporto para os motoristas vindos da Estrada do Coco com destino à BA-526 (Estrada CIA-Aeroporto) e ao Jardim das Margaridas (São Cristóvão). A interdição é para permitir a execução dos serviços de terraplenagem que servirão ao viaduto que interligará a Estrada do Coco à Av. Caribé.

 

 

Tráfego na região do aeroporto II

Durante o período que durar as interdições, os veículos vindos da Av. Caribé com destino à Estrada do Coco, Estrada CIA-Aeroporto e ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães terão como opção provisória de tráfego a nova via de acesso ao Aeroporto. Para quem sairá da Estrada do Coco com destino à Estrada CIA-Aeroporto e ao Jardim das Margaridas a opção de tráfego é o trecho de via construído com essa finalidade. Já os transportes vindos da Estrada do Coco com destino a São Cristóvão e Av. Caribé permanecem com seu trânsito inalterado, continuando a utilizar a segunda Rótula do Aeroporto. 

 

 

Nextel

Em uma reunião com representantes da Prefeitura, realizada ontem, terça-feira, dia 16, o Executivo de Comunicação Coorporativa da Operadora de Telefonia Móvel Nextel, Marcello Pimentel, informou que o grupo vai começar a operar em Salvador até o fim do primeiro semestre de 2009. Salvador é a primeira capital do Nordeste onde o grupo vai se instalar, tornando-se a nona do país a contar com os serviços da operadora. O grande diferencial da Nextel é o sistema que permite a um mesmo aparelho integrar telefone celular e rádio digital de alto desempenho. 

 

Selo da Diversidade

A Prefeitura do Salvador, através de Secretaria Municipal da Reparação (Semur), convidará 40 empresas a aderir ao Selo de Valorização da Diversidade Étnico – Racial.  Um ato solene marcará a entrega do Selo no dia 26 de setembro, às 19 horas, no Fiesta Bahia Hotel (Av. Antônio Carlos Magalhães, nº 711, Pituba). O Selo da Diversidade foi criado em novembro de 2007, através do Decreto Municipal n° 17.918 e corresponde a um projeto em parceria com o Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), a Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Bahia (ABRH), e o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Instituto IRIS). Com a iniciativa, a Prefeitura incentiva organizações públicas e privadas a praticarem políticas afirmativas na cidade de Salvador.   

 

Requalificação do CAS

A Prefeitura Municipal de Salvador participou, ontem terça-feira, 16, na Governadoria, da assinatura de acordo de cooperação técnica para requalificação do Centro Antigo de Salvador (CAS). Ocorrerão intervenções nas áreas urbanística, socioeconômica e ambiental, visando dotar o Centro Antigo de Salvador de melhor infra-estrutura e segurança para soteropolitanos e turistas. Os projetos a serem implementados na área prevêem investimentos da ordem de R$ 8,5 milhões. As obras, devem ocorrer em três etapas, nos próximos dois anos. O acordo é fruto de parceria envolvendo o governo do Estado, a iniciativa privada, instituições federais e a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp).    

______________________________________________________________________