segunda-feira, setembro 15, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Presidentes da Unasul se reúnem agora à tarde para discutir crise na Bolívia

 

 

 Santiago (Chile) - Os 12 países que integram a União das Nações Sul-Americanas (Unasul ) se reúnem agora à tarde, em Santiago, no Chile, para discutir uma saída para a crise política na Bolívia, que já deixou 30 mortos.

 

Já confirmaram presença no encontro os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Evo Morales (Bolívia), Cristina Kirchner (Argentina), Hugo Chávez (Venezuela), Fernando Lugo (Paraguai), Tabaré Vazquez (Uruguai), Álvaro Uribe (Colômbia) e Rafael Correa (Equador). O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, também participará da cúpula. Dos 12 presidentes da Unasul, somente Alan Garcia, do Peru, anunciou que não participará da reunião.

 

O jornal chileno El Mercurio desta segunda-feira (15) estampa a preocupação do presidente boliviano com um possível golpe de Estado. Por meio de um telefonema à presidente do Chile, Michelle Bachelet, Evo Morales disse que "havia um aviso de seu pessoal de inteligência sobre uma tentativa iminente de derrubá-lo".

 

 

Número de empregos gerados em agosto é 79% superior ao do mesmo mês de 2007

 

Brasília - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, divulga o ranking do emprego nas capitais, nas regiões metropolitanas e no interior do país, a partir dos dados de Agosto de 2008 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) 

Brasília - Em agosto, foram gerados no país 239.123 empregos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje (15) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Esse é o maior resultado para o mês desde o início da série histórica do Caged, em 1992, e representa um crescimento de 0,78% em relação ao registrado em julho.

 

De acordo com o ministério, houve expansão de 79% em comparação com o número de empregos gerados em agosto de 2007 (133.239).

 

Entre janeiro e agosto deste ano, foram criados 1.803.729 empregos, um recorde para o período. O acumulado é 33% superior ao resultado verificado nos primeiros oito meses de 2007 (1.355.824).

 

Mantega volta a dizer que país não será tão afetado pela crise americana

 

 São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a afirmar que a crise financeira norte-americana não vai afetar tanto o Brasil, que não é o mesmo país de anos atrás. "Hoje nós temos reservas de US$ 200 bilhões e os analistas consideram o país uma potencial economia".

 

Ele reafirmou que a economia está sólida e que o governo tem tomado medidas fiscais e monetárias que garantem essa solidez. Mantega afirmou que mesmo assim. O governo está vigilante com a situação norte-americana e que tomará as medidas cabíveis quando forem necessárias. "O problema é lá, não é aqui".

 

Segundo o ministro, esta é a primeira crise, desde 1929, que não afetará tanto o país."O máximo que pode acontecer é a diminuição de financiamentos externos e menor arrecadação por conta [da queda] das exportações".

 

Associação estuda proposta de reciclagem de veículos sem condições de circular

 

 São Paulo - Com a retomada da discussão no Congresso Nacional sobre projeto de lei que trata da inspeção técnica veicular, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) retoma também a elaboração de um projeto de reciclagem de veículos considerados fora de linha ou impróprios para circulação. A entidade já vem estudando o assunto há pelo menos cinco anos e a idéia é apresentar a proposta ao governo federal.

 

De acordo com o presidente da entidade, José Edison Parro, o grande problema da reciclagem de veículos é que não há empresas especializadas nesse serviço no Brasil. Dessa forma, seria necessário trazer para o país empresas interessadas em atuar na área. "Seria uma linha de desmontagem na qual há vários componentes, óleo, plástico, graxa, borracha, então isso tem que ser feito dentro de uma seqüência e uma linha de montagem. Esse é o nosso objetivo, um estudo de engenharia ligado a essa parte automotiva."

 

Parro afirmou que, além dos problemas de ordem técnica, há desafios burocráticos, porque não existe uma regulamentação para o descarte dos veículos fora de linha. Com isso, eles acabam sendo levados para desmanches e depósitos, onde os restos ficam totalmente expostos. "O que queremos fazer é colocar uma ordem nesse assunto e promover essa reciclagem, principalmente em termos ambientais. O nosso grande objetivo é fazer a reciclagem de veículos e não simplesmente destruir o veículo. Nós acreditamos que há uma série de materiais que podem ser reaproveitados."

 

 

 

POLÍTICA

 

 

Professor Jadson homenageado com o Título de Cidadão

 

 

A Câmara Municipal homenageou Jadson Luiz dos Santos lhe outorgando o Título de Cidadão da Cidade do Salvador, em sessão solene realizada quarta-feira, 10, à noite, no Plenário Cosme de Farias. "É com muita satisfação que acrescentaremos mais um nome na lista de renomados filhos de Cachoeira. Refiro-me ao professor, advogado, escritor e ativista social Jadson Luiz dos Santos, nascido em 26 de outubro de 1973, a quem homenageamos pela sua relevante atividade especialmente na área da educação, desde que aqui passou a residir, em 1994", disse o vereador Valdenor Cardoso (PTC), presidente da Câmara.

 

"Devemos, acima de tudo, louvar e parabenizá-lo pela iniciativa de fundar, em maio de 2003, o primeiro curso pré-vestibular gratuito de Salvador, no bairro de Pernambués. Nos cinco anos de funcionamento ininterrupto, o curso já contabiliza um número expressivo de alunos aprovados nos vestibulares de faculdades da capital e do interior", enfatizou Valdenor Cardoso.

 

O presidente da Câmara disse que imagina o orgulho e a felicidade de dona Lindaura Maria dos Santos, a mãe de Jadson, e pelo o sucesso do filho. "Tenha certeza, dona Lindaura, que todos os atributos citados para definir seu filho, como retidão de caráter, generosidade, aplicação no estudo e no trabalho, determinação e perseverança, são o resultado da sua orientação, do seu carinho de mãe e de sua atenção e cuidado constantes para que Jadson levasse na bagagem da vida uma sólida formação moral", destacou Valdenor.

 

 

 

Sessão comemora 35 anos do Grão de Arroz

 

com homenagem ao fundador

 

 

As músicas "O cio da Terra", de Chico Buarque, e "O Sal da Terra", de Beto Guedes, foram cuidadosamente escolhidas pelo Coral da Câmara (regido pelo maestro Keiler Rego e acompanhado pelo tecladista Jorge Marques e o violonista Jair Menezes) para abrir a sessão especial em comemoração aos 35 anos do Restaurante Grão de Arroz. Proposta pela vereadora Olívia Santana (PCdoB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara, a iniciativa teve como objetivo, também, homenagear a memória do fundador Luiz Antônio Mota Cunha, o popular Lula do Grão de Arroz.

 

A sessão foi realizada na quinta-feira (dia 11) à noite, no Plenário Cosme de Farias, com a presença de dezenas de amigos, familiares e freqüentadores do restaurante macrobiótico, referência da cozinha natural em Salvador. "Mais que um ponto de venda de alimentos, o Grão de Arroz transformou-se em um espaço de encontros, de discussão de arte, cultura e política. Um verdadeiro espaço de convivência", sintetizou Olívia Santana, freqüentadora do restaurante desde os tempos de estudante de Pedagogia da Ufba.

 

Para Vera Martins, viúva de Lula, a homenagem ao restaurante a ao seu fundador foi importante por revelar à sociedade "toda a dignidade, dedicação e fidelidade que mantém o trabalho do Grão de Arroz". Ela lembrou que Lula nasceu em 25 de novembro de 1947, no município de Serrinha, no interior da Bahia, onde viveu até a adolescência. Foi taxista e estudou jornalismo na UFBA, o que o levou a escrever artigos para revistas e jornais locais. Em 1970, aos 23 anos, atuou como diretor e ator de cinema no filme "Cavera my friend". Nesse período viveu em aldeias hippies, fazendo artesanatos para sobreviver.

 

Outra face sua, ressaltada no evento, era o gosto pela política, com uma visão voltada para o social. "Foi um homem culto e inteligente, que acreditava que para apreciar as coisas boas da vida tinha que ser como uma boa comida, uma boa bebida e uma boa leitura. Poucos tiveram a oportunidade de conhecê-lo na íntegra, e descobrir o seu coração bondoso e simples", lembrou Vera Martins.

 

 

 

Os 18 anos do Estatuto da Criança

 

serão lembrados em sessão especial

 

 

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa, neste mês, a maioridade e os 18 anos do conjunto de leis voltado para a proteção do menor serão lembrados em sessão especial, na Câmara Municipal, na próxima segunda-feira (22/09), às 10 horas, no Plenário Cosme de Farias. A sessão foi requerida e será dirigida pela vereadora Aladilce Souza (PC do B) e deverá contar com a participação de representantes do Juizado da Infância, Ministério Público, Centro de Defesa da Criança do Adolescente (Cedeca) e de outras entidades ligadas aos movimentos de proteção às crianças e adolescentes.

 

O objetivo da sessão, segundo a vereadora, é abrir um amplo debate na sociedade sobre a aplicação do Estatuto. "Muitos dos artigos do ECA não estão sendo colocados em prática. Nossa sociedade ainda não protege como deveria e como exige o Estatuto nossas crianças e nossos adolescentes, principalmente no que se refere à direitos, como uma educação de qualidade, assistência à saúde e oportunidades nas áreas de cultura e lazer", alertou Aladilce.

 

 

Indicações propõem escolas exclusivas

 

para alunos com deficiência auditiva

 

Considerando que os deficientes auditivos necessitam de professores especiais, o vereador Décio Sant'Anna (PSDB) fez indicações, ao governador do Estado e ao prefeito de Salvador, sugerindo a criação de unidades escolares exclusivas para deficientes auditivos.

 

Na Indicação nº 98/08, ao governador Jaques Wagner, o vereador observa que o número de professores capacitados para o ensino é muito pequeno. Acrescenta que tem turmas com alunos com deficiência auditiva freqüentando a mesma sala dos alunos normais. A Indicação nº 99/08, com o mesmo teor, foi encaminhada ao prefeito.

 

Como conseqüência negativa do aprendizado, ele aponta as dificuldades que têm os professores, nessas turmas, para atender os dois grupos de alunos. "O aprendizado em separado propiciará um melhor rendimento escolar, não só por parte dos professores, como, também, dos alunos", assegura o vereador Décio.

 

 

Silvoney quer nome de rua em homenagem a

 

Manoel Tanajura Filho, "Maneca"

 

 

 

 

O vereador decano Silvoney Sales (PMDB) está propondo, por meio do Projeto de Lei nº 216/08, que uma rua do Loteamento Alphaville, na Avenida Paralela, seja denominada Manoel Tanajura Filho "Maneca".

 

Falecido recentemente, no dia 23 de agosto, Maneca Tanajura foi presidente do Esporte Clube Vitória e do Conselho Deliberativo do clube. "Ele foi um dos maiores e mais importantes dirigentes da equipe, tendo prestado relevantes serviços ao Esporte Clube Vitória", destacou o vereador em sua justificativa.

 

Maneca Tanajura era filho de Manoel Pontes Tanajura e de Maria Tanajura. Aprendeu dentro de casa que o amor ao clube é fundamental para as grandes conquistas, herdando do pai a paixão equilibrada, buscando, segundo Silvoney, "diálogo e união para o Esporte Clube Vitória".

 

Em vida, recebeu a Comenda Arthêmio Valente, por ocasião das comemorações dos 109 anos de fundação do clube, uma honraria concedida aos torcedores rubro-negros mais ilustres. "Por tudo que fez pelo esporte baiano, a homenagem, com o seu nome ficando gravado para sempre numa rua de Salvador, é das mais justas", ressalta o vereador Silvoney Sales.

 

 

Renovação de utilidade pública para Clube

 

de Mães Criança Esperança de Santo Inácio

 

 

Tramita na Câmara o Projeto de Lei nº 204/08, de autoria da vereadora Marlene Souza (PTN), propondo a renovação de utilidade pública municipal da Associação do Clube de Mães Criança Esperança de Santo Inácio.

 

Segundo a vereadora, a Associação não tem fins lucrativos e desenvolve importante trabalho social no bairro de Mata Escura, atuando também nos bairros adjacentes. A entidade, acrescenta Marlene, atende crianças entre zero e seis anos, promove a integração familiar e incrementa ações educativas.

 

GERAL

 

Facilitadores para o ProJovem

A Prefeitura de Salvador, através da Coordenadoria dos Direitos da Juventude da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), está convocando profissionais da área de Educação Física e Artes para compor 30 vagas da equipe de facilitadores de esporte e cultura do ProJovem Adolescente. Os interessados – com idade igual ou superior a 21 anos, ensino superior completo ou cursar a partir do sexto semestre dos cursos de Educação Física e Artes – deverão apresentar currículo até o dia 19, na Rua Conselheiro Saraiva, 43, Comércio.

 

 

 

ProJovem Adolescente

O ProJovem Adolescente destina-se aos jovens em situação de risco social, independentemente da renda familiar, ou que sejam pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. O programa permite que os jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer.

 

 

 

 

Encontro internacional de grafite

Continua a programação do Encontro Internacional de Grafite - 1º Bahia Grafita, promovido pelo Instituto de Cultura Brasil Itália Europa (ICBIE) e tem o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC). Hoje (15) as atividades acontecem no bairro de Massaranduba, amanhã (terça 16) os participantes irão conhecer os pontos turísticos de Salvador. O encontro vai ser retomado na quinta-feira (18) no Campo Grande, com a pintura oficial de um muro, reunindo traços de vários artistas. Uma festa hip-hop, no Humaitá, a partir das 19 horas de sexta-feira (19), marcará o encerramento do 1º Bahia Grafita.       

 

 

 

Reeducação de alunos e professores I

A escolha do tema "Criança no Trânsito", pelo Conselho Nacional de Trânsito, para a Semana Nacional de Trânsito deste ano não foi por acaso, como informa a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) da Prefeitura do Salvador. Dados do Ministério da Saúde apontam que 2.427 crianças e adolescentes até 14 anos morreram no trânsito em 2004, 41% deste total em acidentes de trânsito. Pesquisa realizada pela Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação demonstrou que do total de pedestres atropelados, 39% foram crianças na faixa etária até 5 anos e adolescentes até 15 anos.

 

 

 

Reeducação de alunos e professores II

Tendo como finalidade a solução dos problemas do trânsito brasileiro, a SET está investindo na reeducação do principal agente, o cidadão. Por isso o órgão trabalha para a disseminação das regras de trânsito nas escolas, por ter na infância uma fase de maior aceitação aos ensinamentos e condutas seguras para o exercício da cidadania plena. A SET promove mudanças no comportamento, fazendo intervenções com temas transversais nas diversas disciplinas curriculares. A intervenção já foi realizada junto a 1.898 alunos em sala de aula e 255 professores através de formação continuada, somente este ano.

 

 

 

Reeducação de alunos e professores III

Os conteúdos trabalhados com os educadores envolvem segurança de trânsito, normas, sinalização, direitos e deveres enquanto cidadão, em cursos de capacitação e em oficinas de mobilidade e acessibilidade. O material didático utilizado no processo educativo foi elaborado por técnicos e pedagogos da Gerência de Educação para o Trânsito da SET.

A educação para o trânsito não se limita à educação formal, ela ultrapassa outros limites da educação utilizando a leitura da imagem veiculada nas campanhas publicitárias, em ações promocionais, eventos de fiscalização-através de blitze e intervenções em engenharia de tráfego.

 

 

 

Semana Nacional de Trânsito I

A Prefeitura do Salvador, através da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) programou uma série de eventos comemorativos à Semana Nacional de Trânsito. As ações educativas nos principais corredores da cidade já estão em curso desde o último final de semana. O lançamento oficial da campanha será no Hotel Fiesta, no Itaigara, dia 17, às 8h30. A ação vai durar até o dia 30 de setembro.

 

 

 

Semana Nacional de Trânsito II

Autoridades públicas de Salvador e Região Metropolitana, técnicos da Prefeitura e de empresas privadas são os convidados para a abertura da Semana Nacional de Trânsito, quando serão apresentados à sociedade os resultados estatísticos a partir da Lei Seca e os investimentos na área de engenharia de tráfego, fiscalização e educação para a cidadania no trânsito. Haverá ainda uma discussão sobre os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente x Trânsito, uma amostragem sobre a relação entre cidadania e violência no trânsito e o reconhecimento da importância dos parceiros.

 

 

 

 

 

Semana Nacional de Trânsito III

Uma mostra fotográfica das ações realizadas pela SET em 2008, retratando o trabalho educativo na formação dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio, está montada na Biblioteca dos Barris, a partir de hoje (segunda-feira 15) e vão ficar expostas até o dia 26 de setembro, das 8 às 18 horas, voltada para um público composto por estudantes, jovens e adultos.

 

 

 

Semana Nacional de Trânsito IV

Nos dias 18, 19 e 22, a SET estará com um estande no Parque de Educação do Detran recebendo alunos da rede pública para atividades lúdicas, das 8 às 18 horas. No dia 19, ocorre um curso de primeiros socorros para multiplicadores de educação para o trânsito, na Biblioteca Central dos Barris, das 8 às12 horas e das 14 às 18 horas, tendo como público-alvo educadores graduados de licenciatura. Ainda dentro das ações educativas da SET, acontece no dia 20 o desfile Paz no Trânsito, das 8 às 12 horas, com saída do Cristo em direção ao Farol da Barra, em homenagem ao Dia Internacional das Cidades  Sem Meu Carro, comemorado no dia 22 de setembro. O evento terá a participação das crianças e será animado pelo trio do Tio Paulinho, grupo Sapecas e fanfarras.

 

 

EVENTOS

 

Secretaria do Turismo e Bahiatursa divulgam a Bahia em feira francesa

 

 

 

A 30ª edição da  Top Resa, Salão de Turismo de Viagens, acontece este ano,  de  16 e 19 de setembro em Paris, França. Para esta edição são esperados cerca de 20 mil profissionais de turismo de várias partes do mundo. Esta Top Resa não será aberta ao público, se transformando em uma Feira   exclusivamente voltada para profissionais. Serão realizadas discussões sobre as  novidade do setor turístico no mundo, assim como lançamentos de novos produtos, apresentações e oficinas de estudo. A Secretaria de Turismo da Bahia e a Bahiatursa, vão participar da feira em parceria com a Embratur .

 

CASA COR BAHIA FAZ COQUETEL BENEFICENTE

 

EM PROL DO INSTITUTO ERIC LÖEF

 

 

 

Como já é tradição, Kátia Chamadoiro e Luisinha Brandão anunciam a inauguração da Casa Cor Bahia, em noite de passeio completo, com coquetel beneficente marcado para essa quinta, 18, às 20h, no Hotel da Bahia. Os convites -que custam R$150,00 e cujo valor total da venda será revertido para a Unidade Onco-Pediátrica Eric Löef, do Hospital Santa Izabel- estão disponíveis para compra no próprio Hotel da Bahia, onde a mostra estará aberta ao público de 19 de setembro a 26 de outubro. A Casa Cor Bahia 2008 reúne 50 ambientes idealizados por 66 profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo e poderá ser visitada de terça a sábado das 16h às 22h e domingos das 16h às 21h. O valor do ingresso é R$ 25,00, preço único.

 

 

CULTURA

 

Fotos e vídeo telecinado mostram legado do primeiro ambientalista brasileiro

 

O legado do visionário alemão naturalizado brasileiro Reinhard Maack

(1892-1969) chega à CAIXA Cultural Salvador a partir do dia 24 de

setembro e até dois de novembro, na forma de uma exposição fotográfica

documental organizada pela Consultoria Ambiental Lobo-Guará, de

Curitiba (PR). A mostra "Reinhard Maack - O Visionário Ambiental",

patrocinada pela CAIXA Cultural, abre para convidados no próximo dia

23 às 20h.

 

São 40 imagens em preto e branco e um vídeo telecinado de filmes em 16

milímetros, feitos pelo próprio pesquisador, representativos de um

acervo de mais de três mil fotos e quinze horas de filmagens em

películas de 16 milímetros das viagens de Maack.

 

SERVIÇO

 

Coelba monta esquema especial para eleições 2008

 

A eleição é um acontecimento marcante para a cidadania. Por isso, a

Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, dispensa atenção especial ao seu

serviço neste período. Durante o processo de votação e apuração, será

montado esquema especial para atender às emergências. Serão

disponibilizadas nos centros de apuração equipes de prontidão durante 24

horas, até a totalização final e publicação oficial dos resultados.

 

Até 05 de outubro, todas as redes e circuitos das zonas e seções

eleitorais, além dos centros de apuração, serão inspecionados e passarão

por manutenção preventiva. Para facilitar e agilizar a comunicação dos

juízes e presidentes de zonas e seções eleitorais com a Coelba em casos

de emergência, a empresa também está disponibilizando folheto informativo

com os nomes e telefones dos responsáveis pelos Centros de Operação em

todo o Estado.

______________________________________________________________________