sexta-feira, setembro 12, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Ministério recomenda a 11 estados que prorroguem vacinação contra rubéola

 

 

 Brasília - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou hoje (12) que 11 estados prorroguem, até o próximo dia 19, a campanha de vacinação contra a rubéola. Isso porque nesses estados a média de imunizações ficou abaixo do esperado. A decisão de estender a campanha cabe a cada unidade federativa.

 

Em nota, o Ministério da Saúde informa que a imunização deverá se estender por mais sete dias em todos os estados da Região Norte – Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – além de Goiás, São Paulo, do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, onde as taxas de cobertura ficaram entre 62% e 76%.

 

A coordenadora do Programa de Imunizações do ministério, Marília Bulhões, diz que, além da prorrogação da campanha, é preciso disponibilizar a vacina em locais de maior concentração do público masculino. "Não é só ficar nas unidades de saúde esperando a população ir se vacinar, mas se deslocar, principalmente, para os locais onde estão os homens, como empresas, escolas e estádios de futebol."

 

Preocupados em deixar o país, brasileiros procuram consulado de Santa Cruz

 

 Brasília - A tensão nos últimos dias com o agravamento da crise política na Bolívia levou um grande números de brasileiros a recorrer ao consulado de Santa Cruz de La Sierra, preocupados em como deixar o país. A informação foi divulgada hoje (12) pelo vice-cônsul do Brasil Cláudio Bezerra. Segundo ele, entre 4 mil e 7 mil brasileiros moram no departamento de Santa Cruz.

 

"A fluência de brasileiros ao consulado é bem grande. A preocupação deles é se alguém vai tirá-los daqui", relatou o vice-cônsul. "Nós aconselhamos as pessoas a ficarem em casa, uma vez que há manifestações em várias partes da cidade e com uma certa violência", completou.

 

Bezerra disse que não há um plano de evacuação dos brasileiros da região, mas que, se a ordem for dada pelo Ministério das Relações Exteriores, existem meios para garantir a saída. "Isso é fácil e rápido", garantiu.

 

 

PF busca suspeitos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em três estados

 

São Paulo - A Polícia Federal faz hoje (12) em Rondonópolis, Mato Grosso do Sul, uma operação para coibir o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. Os policiais cumprem 26 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, na ação batizada de Boi Branco.

 

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Polícia Federal, a quadrilha é formada por empresários e criminosos conhecidos e contava com a ajuda de um policial civil, preso em agosto por transportar três quilos de cocaína da cidade de Cáceres para Rondonópolis. O policial repassava informações ao bando para proteger o entorpecente durante o transporte. O grupo fazia referência ao tráfico de entorpecentes como compra e venda de gado, por isso o nome da operação.

 

O grupo se dividia entre o tráfico e o investimento do lucro obtido. Os responsáveis por reinvestir o dinheiro eram os empresários, como disfarce para lavar o dinheiro. A polícia apurou que, em quatro meses, a quadrilha movimentou cerca de R$ 7 milhões com o esquema.

 

 

GERAL

 

Reforço de ônibus na Parada Gay

Para facilitar a realização da passeata da "7ª Parada do orgulho Gay", no próximo domingo (14), a Prefeitura do Salvador, através da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET), autorizou o reforço de ônibus nas imediações do local do evento, que vai ter saída do Campo Grande. Para servir melhor aos participantes da parada, 77 linhas deverão operar com a frota máxima de pico de sábado, das 15 às 23 horas. As linhas com destino à Baixa dos Sapateiros deverão, a partir das 15 horas, fazer o retorno no Terminal da Barroquinha.

 

 

 

Seminário

A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria de Relações Internacionais (Secri), juntamente com a OIT - Organização Internacional do Trabalho e o Governo do Estado da Bahia, via Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizou na tarde de ontem (11) o seminário "Trabalho decente e eqüidade: Normas Internacionais e Boas Práticas". O seminário enfocou as questões de gênero e raça e o papel da OIT no Brasil. A Agenda Bahia do Trabalho Decente e o Programa Combate ao Racismo Institucional de Salvador também fizeram parte do evento.

 

 

 

 

Escolas no combate à violência I

A terceira edição do projeto Educação em Pauta, desenvolvido pela Prefeitura do Salvador através Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), tem como tema "A Importância da escola no combate à violência infanto-juvenil". O evento ocorreu nesta manhã (12), no auditório do Anexo II da SMEC, no Parque Solar Boa Vista. Entre as palestras, temas sobre Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o papel da instituição de ensino e educadores no combate à violência doméstica.

 

 

 

 

Reforma nas escolas II

A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), reinaugurou durante esta semana a Escola Municipal Alto de Coutos. A unidade, que teve a última intervenção em 1992, passou por ampla reforma, com pintura geral, revisão nas redes elétrica, hidráulica e de esgoto, revestimento de piso cerâmico e azulejos, instalação de forro com material para controle térmico e acústico nas salas de aula e laboratório de informática. A instalação do laboratório de informática e o crescimento considerável no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), que passou de 2,4 em 2005, para 3,5 no ano passado nas avaliações do MEC, foram outros avanços obtidos na unidade de ensino.

 

 

 

 

Reforma nas escolas III

A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), vai entregar até o fim de setembro à população da capital baiana mais 10 escolas completamente reformadas e ampliadas, beneficiando cerca de 5 mil alunos das comunidades do Subúrbio, São Caetano, Cabula, Cidade Baixa, Itapuã, Federação e orla marítima.

 

 

 

Fundação Cidade Mãe

Tirar as crianças das ruas e conseqüentemente de situações de risco social e ajudá-las na formação para a cidadania é mais um dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura através da Fundação Cidade-Mãe (FCM), em parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Oficinas de teatro, artes, canto/coral, capoeira e esportes, além de acompanhamento pedagógico de matemática e comunicação, são oferecidos de terça a sexta-feira nos turnos matutino e vespertino para crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos incompletos dos bairros de Itapuã, Alto do Coqueirinho, Bairro da Paz e Piatã. De acordo com o chefe-administrativo da AABB, Sidy Brandão, o intuito do projeto é inibir a entrada dessas crianças e adolescentes no submundo do crime e transformá-las em cidadãs.

 

 

 

Regularização fundiária

A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal da Habitação (Sehab) entregou ontem, quinta-feira (dia, 11) 160 títulos de posse de terras a soteropolitanos, dando continuidade ao programa de regularização fundiária.  no auditório da ABI, na Praça da Sé. Está programada a regularização de mais 9,7 mil escrituras até o fim do ano. A iniciativa da Prefeitura beneficiou também moradores de 56 localidades de diversos bairros da cidade. Moradora da Fazenda Grande do Retiro, a dona-de-casa Daniela Almeida acredita que sua casa pode até ser valorizada. "Quando não se tem o título de posse tudo pode acontecer", disse. Agora, com a documentação, se quiser ela pode fazer algum investimento no imóvel, conseguir empréstimo para construir. "Além de que, para questão de herança, é uma garantia futura para os meus filhos de quem ninguém vai tomar", destacou.

 

 

 

Projeto Viva Coração

Na próxima segunda-feira (dia 15), a prefeitura municipal, por meio da sua Secretaria de Saúde (SMS) lançará o projeto Viva Coração, ação, pioneira e inédita no país, tem como principal objetivo atender vítimas de paradas cardíacas ou arritmia severa, levando em conta que mais de 95% das mortes ocorrem fora do ambiente hospitalar. O lançamento do projeto será às 10 horas, na Estação da Lapa. Oitenta desfibriladores externos automáticos serão instalados em pontos de grande circulação da cidade como estações de transbordo, Salvamar, instituições públicas, unidades de saúde, Ilhas, além de unidades móveis do Samu-192 e aéreas. Logo após o lançamento, equipes do Samu irão realizar um treinamento e educar a população para o uso adequado dos equipamentos de desfibrilação. Cento e quarenta e quatro profissionais de saúde do Samu já foram capacitados em Suporte Básico de Vida, com a formação de 24 instrutores. O mesmo evento vai ser realizado às 15 horas, na Estação Pirajá.

 

 

 

 

Deferimento de recursos da SET

A Prefeitura Municipal do Salvador publicou nesta sexta-feira, dia 12, no Diário Oficial do Município a primeira relação de 81 motoristas que tiveram seus recursos deferidos pela Comissão de Defesa de Autuação da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET), julgados com base nos novos critérios adotados pela autarquia esta semana, visando tornar o procedimento transparente e de caráter educativo. A SET calcula que aproximadamente 3 mil autos de infração ainda pendentes de julgamento pela Comissão de Defesa de Autuação serão contemplados com os novos critérios adotados pela autarquia.   

 

 

Bahia Grafita

A abertura do Encontro Internacional de Grafite – 1º Bahia Grafita –, vai acontecer amanhã, sábado (13), às 19 horas, na sede do Instituto de Cultura Brasil Itália Europa (ICBIE), localizada na Rua Porto dos Tainheiros, nº36, Ribeira. No domingo (14) os artistas vão se reunir no bairro de Massaranduba, onde a Prefeitura do Salvador vai realizar mais uma edição do Ruas de Lazer, projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). Na segunda-feira (15) as atividades continuam no bairro, e terça-feira (16) os visitantes irão conhecer os pontos turísticos da cidade. O encontro vai ser retomado na quinta-feira (18), Campo Grande, onde haverá a pintura oficial de um muro, reunindo traços dos vários artistas. Uma festa hip-hop, no Humaitá, a partir das 19 horas vai acontecer durante o encerramento, sexta-feira (19).

 

 

Moradores de Itapuã comemoram novo mercado

 

 

 

Em clima de festa, os moradores de Itapuã, ao lado do secretário municipal de Serviços Públicos, Fábio Mota, reabriram hoje o Mercado Municipal de Itapuã, após cerca de 20 anos sem reparo. Com isso a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), contabiliza quatro, dos nove mercados administrados pelo município, revitalizados. O próximo beneficiado será o do Rio Vermelho, mais conhecido como Mercado do Peixe.

 

O espaço que contempla ramos variados do comércio ganhou mais um boxe, totalizando 27 permissionários e teve ainda as instalações elétrica e hidráulica restauradas, assim como o piso, gradil, pintura externa e interna, além da construção de novos sanitários. Ainda entre as melhorias, um reservatório de água desativado há anos foi retirado, no sentido de melhorar o trânsito de pedestre no local.

 

 

 

Livro foi lançado

 

Foi lançado hoje , no auditório Yeda de Andrade Ferreira, no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), às 15h, o livro "Geologia na Bahia – 50 anos de contribuição". Trata-se de uma coletânea de artigos técnico-científicos organizada pelos professores Aroldo Misi (UFBA), Augusto Pedreira (CPRM), Simone Cruz (UFBA) e Luis Rogério (UFBA). Na ocasião, o consultor da Petrobras e da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Dr. Cícero Paixão Pereira, irá proferir a palestra "O que é Pré-sal". A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) – que comemora 35 anos de existência -, Sociedade Brasileira de Geologia e Instituto de Geociências da UFBA.

 

 

 

 

 

Porto de Salvador ganha novo terminal de passageiros

 

 

 

Na próxima temporada de cruzeiros, que começará em outubro deste ano e terminará em abril de 2009, o Porto de Salvador terá um novo terminal marítimo de passageiros. O projeto está sendo  implantado no Armazém 1 pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur). "O objetivo é melhorar imediatamente a recepção dos turistas que chegam nos transatlânticos, oferecendo serviços de melhor qualidade. O investimento previsto é de R$ 1 milhão, assegurados pela Setur, com recursos do Ministério de Turismo", informa Marco Antonio Rocha Medeiros, presidente da Codeba.

 

 

 

O secretário de Turismo Domingos Leonelli informa que a previsão é de que já neste próximo verão o terminal de passageiros esteja funcionando. "Este é um dos problemas que vem se arrastando há mais de 20 anos e que estamos começando a resolver. A Bahia começou pelo mar desde a chegada de Pedro Álvares Cabral e não podíamos continuar com uma recepção precária que não atende às necessidades dos turistas que visitam Salvador", afirma Leonelli.

 

 

 

MEDICINA

 

Médicos baianos participam de congresso

 

José Eutrópio Vaz , Fabio Vaz e Miriam Vaz , do Hospital de Olhos José Eutrópio –HOJE- representaram a Bahia no  "XVIII Congresso Brasileiro de Prevenção a Cegueira e Reabilitação Visual"  que aconteceu em Florianópolis . Os oftalmologistas participaram de mesas- redondas e debates e fizeram palestras sobre  Cirurgias de Catarata e Refractiva. No  encontro que reunui especialistas de todo o país foram  discutidos avanços nos tratamentos das doenças oculares que levam à cegueira e políticas publicas que resolvam os problemas dos mais de 1 milhão de cegos e 4 milhões de deficientes visuais existentes no Brasil, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

 

 

 

POLÍTICA

 

Padre Bernard, de Alagados, homenageado pela Câmara

 

 

A Câmara Municipal homenageou o padre Bernard Marie Xavier Charil de Villanfray lhe outorgando o Título de Cidadão da Cidade do Salvador, em sessão solene realizada terça-feira, 9, à noite, no Plenário Cosme de Farias. Autor da Resolução nº 1.837/08, que possibilitou a homenagem, o vereador Valdenor Cardoso (PTC), presidente da Câmara, destacou que o padre Bernard é administrador da paróquia de Nossa Senhora dos Alagados desde 22 de maio de 2003, quando substituiu padre Dominique You, ordenado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Salvador.

 

"Padre Bernard estava na França, mais precisamente na cidade de Marselha, onde foi ordenado sacerdote em 24 de maio de 1987, quando foi convidado para morar em Salvador e trabalhar numa paróquia localizada numa das áreas mais críticas da cidade, o bairro dos Alagados, na cidade baixa", enfatizou Valdenor.

 

"Quando conheci a história de Padre Bernard, nascido em 10 de novembro de 1955, em Ambilobe, na Ilha de Madagascar, protetorado francês da África, e seu trabalho nos Alagados, fiquei me perguntando, intrigado e confuso: por que razão alguém deixaria seu país, seus amigos e seu trabalho muito bem encaminhado para se aventurar numa terra estranha e com a dura tarefa de levar o conforto espiritual e motivar milhares de pessoas, confinadas num bolsão de pobreza e com pequenas perspectivas de uma vida melhor?".

 

Segundo o vereador, "padre Bernard, como todos os outros, recebeu um dom de Deus, é vocacionado para servir e, por isso, sempre diz 'sim' aos chamados para estar ao lado dos humildes, daqueles para quem a caminhada é interminável e sofrida", disse Valdenor.

 

Ele acredita que, ao receber o convite para morar em Salvador, certamente padre Bernard lembrou da recomendação de Cristo os apóstolos, que está registrada no Evangelho de Mateus: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações".

 

Ao lhe apresentarem o novo lar logo lembraram a padre Bernard que o bairro tem fortíssima simbologia para toda a comunidade católica. A começar pela Igreja de Nossa Senhora dos Alagados, inaugurada por sua Santidade o Papa João Paulo II, em 7 de julho de 1980, na sua segunda visita ao Brasil", informou o presidente da Câmara.

 

 

Precárias condições

 

 

O lugar de precárias condições de vida não desanimou padre Bernard, pelo contrário. A mensagem de Cristo foi levada de casa em casa, mesmo nos locais de difícil acesso. De cada morador, ouviu, pacientemente, o testemunho pessoal e a todos demonstrava atenção e dava seu testemunho de fé. Em pouco tempo, a desconfiança da comunidade foi transformada em gratidão, em adesão aos projetos do "padre amigo", em maior participação na vida da Igreja. Mas, três meses depois de iniciado o trabalho, padre Bernard enfrentou o primeiro grande problema de saúde: contraiu dengue, passou semanas internado no Hospital Santo Antonio, das Obras Sociais Irmã Dulce e, em recuperação, morou quatro meses na creche das Irmãs Missionárias.

 

Ainda em 2003, padre Bernard transferiu-se definitivamente para a paróquia, passando a morar nas dependências da sacristia da Igreja, depois de realizar reformas e melhoramentos nas áreas interna e externa do prédio

 

 

Intensa atividade

 

 

Os dias de padre Bernard têm sido de intensa atividade pastoral e de muitas ações em favor da comunidade, como a concessão de escrituras das casas dos moradores do bairro do Uruguai por parte do governo do Estado; a implantação do Curso de Alfabetização para Adultos, em convênio com a Prefeitura de Salvador; a implantação do Curso de Informática na Paróquia e a implementação do Projeto de Reforço Escolar para crianças carentes do bairro do Uruguai.

 

Há também os mutirões de trabalho na Ilha de Maré, com a participação de 20 jovens franceses da Comunidade Emanuel, que atuaram como voluntários; da implementação do Curso de Computação Básica para jovens e adultos do bairro do Uruguai e arredores e da Implementação do Projeto de Reforço Escolar para crianças carentes.

 

 

Espetáculos musicais

 

 

Parte da sessão foi presidida pelo vereador Antonio Lima (DEM). Além dele, do homenageado e do vereador Valdenor Cardoso, fizeram parte da mesa o capitão da PM Ebenézer Ferreira do Espírito Santo, representando o comandante da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar no bairro do Uruguai, major César Cunha Bonfim; o médico Vespasiano dos Santos; e o padre Rafael Fornasier.

 

Os cantores da Paróquia dos Alagados, acompanhado do seminarista Alex, fizeram uma apresentação musical. A Sra. Hilda Almeida fez uma saudações especial ao homenageado. A entrega do Título ao homenageado foi feita pela Sra. Maria do Carmo, a dona Carminha, e o vereador Valdenor Cardoso. Em seguida, os cantores da Paróquia dos Alagados, acompanhados pelo tecladista Jorge Marques e o violonista Jair Menezes, voltaram a se apresentar ao público.

 

 

União das Mulheres

 

Os 20 anos da União Brasileira das Mulheres serão lembrados nesta segunda-feira (15/09), às 9 horas, em sessão especial, no plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal. A sessão foi requerida e será dirigida pela vereadora Olívia Santana (PC do B). Deverão participar do evento representantes de entidades ligadas aos movimentos de defesa das mulheres.

 

 

Audiência pública debate qualidade

 

dos cursos superiores de enfermagem

 

 

Em audiência pública, a Câmara, por iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PC do B), debateu ontem (11/09), no Centro de Cultura, a proliferação dos cursos superiores de enfermagem. A saturação do mercado de trabalho para os enfermeiros e a qualidade duvidosa dos muitos cursos de formação, abertos nos últimos anos, foram alguns pontos abordados pela vereadora.

 

O debate, no entendimento da vereadora Aladilce, deve continuar em todas as áreas relacionadas à enfermagem. Como um possível caminho para mudar a realidade que se apresenta, apontou a necessidade de regular à formação em função das necessidades da sociedade e não por imposição do mercado de trabalho. Previu também a queda dos salários em função da demanda.

 

Segundo Elizabeth Teixeira, integrante da Comissão Consultiva da Área do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, entidade que avalia os cursos de enfermagem e os reconhece oficialmente, existem no Brasil, aproximadamente, 730 cursos, sendo 230, ainda, sem concluintes.

 

Observou que os cursos superiores de Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social foram os que mais tiveram expansão. Como solução apontou dois caminhos. O primeiro seria o curso de Enfermagem integrar o Conselho Nacional de Saúde, formado por Medicina, Odontologia e Psicologia. "Entrando no Conselho, os critérios passam a ser mais rigorosos", disse.

 

O segundo caminho diz respeito aos critérios de avaliação do curso. Nesse aspecto, observou a palestrante Elizabeth, com avaliações específicas, um curso sem qualidade não atingiria a média três (numa escala até cinco), sendo reprovado naturalmente. Lamentou que, atualmente, por mais rigorosa que seja a avaliação, o curso atinge a média três com facilidade.

 

Citou como exemplos os cursos de Medicina e Direito, que mudaram a forma de avaliação. "Com o padrão para permanência no sistema, como está aí, todos os cursos permanecem e o problema fica sem solução", observou Elizabeth.

 

Para Luiza Castro, presidente da Associação Nacional de Enfermagem, secção Bahia, as faculdades têm uma visão equivocada do debate. Ela lamentou o sucateamento das escolas, a baixa qualificação, ressaltando que "o problema não é de quantidade, mas, sim, de qualidade". Fez duras críticas aos cursos que têm turmas com mais de 100 alunos e as aulas são ministradas em auditórios, comprometendo a qualidade de ensino.

 

Num discurso crítico, o estudante João Paulo, da Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem, disse "é consenso existir cursos de baixa qualidade", não entendendo o motivo de os mesmos permanecerem funcionando.

 

Participaram também do debate, compondo a mesa de trabalho, os enfermeiros Almir Ferreira (da Secretaria Municipal de Saúde) e Lúcia Duque (do Sindicato dos Enfermeiros da Bahia), além da estudante Mônica Gusmão.

 

 

Três projetos em homenagem a José Raimundo

 

 

Estão tramitando na Ordem do Dia da Câmara Municipal três proposições sugerindo homenagens ao ex-vereador José Raimundo, que morreu recentemente em plena campanha para retornar ao Legislativo: o Projeto de Lei nº 192/08 e a Moção nº 08/08, de autoria de Beto Gaban (PRP), e o Projeto de Indicação nº 90/08, de Cristóvão Ferreira Júnior (PDT). O primeiro recomenda que o nome do político, que exerceu forte liderança comunitária no bairro da Boca do Rio e foi vereador por três mandatos, seja adotado para denominar um logradouro público de Salvador.

 

"É notório o incansável trabalho realizado pelo cidadão e ex-vereador Zé Raimundo, figura emblemática da política baiana, principal interlocutor das reivindicações do bairro da Boca do Rio, sempre lutando em defesa dos interesses dos moradores, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população que ali reside", argumenta Beto Gaban.

 

Na Moção, ele diz que a Câmara de Salvador, representando o pensamento, a vontade e o sentimento dos soteropolitanos, manifesta voto de profundo pesar pelo falecimento de José Raimundo: "Lamentável e triste acontecimento que emociona, enluta, consterna e entristece, não só os seus familiares, como a todos os seus amigos, o meio político, enfim, a toda população".

 

Já o vereador Cristovinho propõe ao Executivo municipal a colocação do busto do ex-vereador José Raimundo na Praça Agnelo de Britto, na Boca do Rio, como forma de prestar uma justa homenagem a quem trabalhou pelo desenvolvimento da comunidade do bairro.

 

"O bairro da Boca do Rio tinha em Zé Raimundo a esperança e a certeza da melhora da sua qualidade e do seu bem-estar, uma vez que ele conseguiu grandes obras de infra-estrutura, saúde, educação e segurança. A população carente do bairro podia sempre contar com esse grande homem público que viveu em função do bairro até os últimos momentos de sua vida", justifica o vereador Cristovinho.

 

 

Bahia bate recorde na geração de emprego

 

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados em agosto, apontam um crescimento de 4,35% na geração de postos de trabalho com carteira assinada no estado. Um recorde no acumulado dos primeiros sete meses de 2008, ressalta o vereador Everaldo Augusto (PCdoB), frisando que de janeiro a julho foram criados 52.840 mil postos, o que equivale a 78% do total de vagas geradas em toda a região Nordeste no mesmo período - 67.823 mil – e coloca a Bahia em oitavo lugar no ranking nacional.

 

Os índices, segundo ele, encostam-se ao volume total de empregos criados em 2007 (58.720 mil, sendo 46.028 mil somente de janeiro a julho). De acordo com dados apresentados pelo secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE, Nilton Vasconcelos, apesar dos resultados positivos o comportamento sazonal do emprego precisa ser observado. "O segundo semestre costuma ser um pouco traiçoeiro, mais fraco que o primeiro. Em novembro do ano passado, por exemplo, havia 1,9 milhão de empregos de saldo a nível nacional, só que, em dezembro, o saldo foi negativo em mais de 300 mil, representando uma queda importante", pondera.

 

Apesar de precavido, Vasconcelos aposta que 2008 apresentará um saldo melhor que os últimos anos, superando até mesmo os índices de geração de emprego de 2005, ano considerado referência pelo crescimento econômico do país. "Se tomarmos 2007 como referência, esse ano devemos fechar com até 67 mil novos postos de trabalho, com a possibilidade de somarmos em torno de 13 a 15 mil vagas até o final de 2008, mesmo com a já esperada queda nos meses novembro e dezembro", estima o secretário.

 

O setor agropecuário assumiu a dianteira nos bons índices de crescimento, sendo responsável por 28,4% do total de empregos gerados, com um incremento de 15,96% se comparado ao ano passado. Na seqüência, o setor de serviços acrescenta outros 26,1%, seguido pelos 19,5% criados pela construção civil, 15,7% da indústria de transformação e 8,3% do comércio, somando mais 4.404 novos postos de trabalho.

______________________________________________________________________