terça-feira, agosto 12, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Tiago Camilo vence holandês e fica com o bronze

 

 

PEQUIM (China) - Vice-campeão olímpico em Sydney-2000, o meio-médio brasileiro Tiago Camilo encerrou sua participação nos Jogos de Pequim com a medalha de bronze. Na repescagem, o brasileiro venceu o holandes Guillaume Elmont por ippon.

 

Depois de lutar desde o segundo combate com problemas no dedo mínimo da mão direita, o brasileiro sentiu dores na mão, mas continuou a luta. Camilo foi punido por falta de combatividade deixando o europeu com a vantagem de um koka.

 

 

INTERNACIONAL

 

 

Russos bombardeiam Geórgia

 

TBILISI - Autoridades da Geórgia afirmaram, nesta terça-feira, que jatos russos estão bombardeando vilarejos fora da Ossétia do Sul, dentro do território georgiano, apesar da ordem russa de cessar-fogo.

 

 

O presidente russo, Dmitry Medvedev, ordenou na terça-feira a suspensão das operações militares na Geórgia, dizendo que Moscou atingiu seu objetivo, que era punir Tbilisi.

 

 

FESTA

 

Norte-americanos chegam à Bahia para Festa da Boa Morte

 

 

 

Os sons dos atabaques e berimbaus, acompanhados pelos sorrisos e coreografias das baianas – que distribuíram fitinhas do Senhor do Bonfim –, serviram como boas-vindas para 16 norte-americanos que desembarcaram na manhã desta terça-feira (12) no aeroporto de Salvador. Eles vão passar de cinco a sete dias na Bahia e chegam para conhecer as potencialidades étnicas do estado, a exemplo da Festa da Boa Morte.

 

Segundo a dona da agência de turismo norte-americana Soul Planet Group, Nhe Nhe, os negros dos Estados Unidos se importam muito com os antepassados africanos. "Para eles, é muito interessante resgatar o passado de escravidão e sofrimento para ressaltar a grandeza do nosso povo", afirmou.

 

Nhe Nhe disse que o turismo étnico é muito importante também sob o aspecto comercial. A empresária antecipou que já está elaborando pacotes de viagem para a Festa do Rio Vermelho, em fevereiro.

 

 

 

 

Inflação tem oitava desaceleração seguida em São Paulo, apura Fipe

 

Marli Moreira

Repórter da Agência Brasil

 

   

 

 

 

 

 

 São Paulo - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), fechou a primeira prévia de agosto em 0,38% ante 0,45% do encerramento de julho e 0,77% da primeira prévia do mês passado. Foi a oitava desaceleração seguida. Mais uma vez, a redução no ritmo de alta se deve ao grupo dos alimentos, que teve alta de 0,69%, abaixo da medição anterior (1,07%) e da primeira quadrissemana de julho (2,34%).

 

No período também houve a contribuição do grupo vestuário em queda de (-0,15%), um recuo mais acentuado do que o constatado na última pesquisa (-0,03%). O grupo de despesas pessoais desacelerou ante a pesquisa anterior (1,19%), mas ficou superior ao da primeira prévia de julho. Educação passou de uma alta de 0,05% para 0,04% e, ante a pesquisa de 30 dias atrás, indica recuo inflacionário já que estava em (0,11%).

 

Secretarias firmam parceria para preservação de arquivos na Bahia

 

 

 

Em um trabalho conjunto entre a Secretaria da Administração (Saeb) e a Secretaria de Cultura (Secult), via Fundação Pedro Calmon, começa-se a pensar uma nova gestão da documentação do estado. Foi entregue ontem (11) à Saeb um documento de referência para a regulamentação da gestão de arquivos no ambiente executivo da Bahia, primeiro passo para uma ação sistêmica que envolverá as secretarias e os órgãos do governo nos próximos meses.

 

"Com esse documento, formalizamos a orientação que guiará todos os aparelhos do governo estadual, no que toca à guarda, preservação e arquivamento dos documentos oficiais circulantes", afirmou a diretora de Serviços da Saeb, Gerusa Paes Coelho.

 

 

______________________________________________________________________