segunda-feira, agosto 11, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Brasil ganha duas medalhas de bronze no judô

 

 

PEQUIM - Pouco tempo depois de Ketleyn Quadros ganhar a primeira medalha do Brasil na Olimpíada de Pequim, o judô brasileiro conquistou outro bronze. Foi com Leandro Guilheiro, que subiu ao pódio nesta segunda-feira como terceiro colocado na categoria leve (até 73kg).

 

Aos 25 anos, o judoca paulista Leandro Guilheiro repetiu, assim, o resultado que tinha conseguido na Olimpíada de Atenas, em 2004, quando também conquistou a medalha de bronze. O resultado dele ainda transformou o judô no esporte que mais medalhas olímpicas ganhou para o Brasil, com as mesmas 14 da vela.

 

Dessa vez, para chegar à medalha, Leandro disputou seis lutas nesta segunda-feira. Começou com duas vitórias seguidas, sobre o argentino Mariano Daniel Bertolotti e o sul-africano Marlon August. Aí, sofreu sua única derrota, para o sul-coreano Kichun Wang. Com isso, ele passou para a repescagem, quando venceu o usbeque Shokir Muminov e o ucraniano Gennadii Bilodid.

 

Na luta válida pela medalha, Leandro enfrentou o iraniano Ali Malomat e conseguiu uma vitória arrasadora: em apenas 23 segundos, aplicou um ippon e conquistou o bronze.

 

 

NACIONAL

 

CPI dos grampos ouve nesta semana Daniel Dantas e juiz que decretou sua prisão

 

 Brasília - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas da Câmara dos Deputados prossegue nesta semana com a tomada de depoimentos dos envolvidos na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que desarticulou um esquema de crimes financeiros, no qual estaria envolvido o banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity.

 

Amanhã (12), a CPI ouve o juiz federal Fausto De Sanctis, que decretou a prisão do banqueiro e analisa o caso. No mesmo dia, a comissão deve votar requerimento para ter acesso a informações e documentos da Operação Satiagraha.

 

Daniel Dantas será ouvido na quarta-feira (13). A CPI quer que Dantas esclareça denúncias de escutas telefônicas clandestinas que teriam sido feitas pela empresa americana Kroll, de consultoria.

 

 

Aquecimento global vai provocar queda na produção agrícola brasileira

 

 Rio de Janeiro - O aumento da temperatura global vai  provocar crescimento menor da agricultura brasileira nos próximos anos. Essa é uma das conclusões do estudo "Aquecimento Global e Cenários Futuros da Agricultura Brasileira", elaborado em parceria pela Universidade de Campinas (Unicamp) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

O engenheiro agrônomo Hilton Silveira Pinto, diretor do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, um dos coordenadores da pesquisa, disse à Agência Brasil que o estudo detectou a possibilidade de quebra da produção agrícola, principalmente de grãos.

 

"Das culturas  que nós vimos até agora, apenas a cana-de-açúcar é que sai ganhando, pelo menos até 2050. Nas outras culturas, a área  [plantada] diminui e a produtividade diminui". Ao contrário do que muitos poderiam pensar, essa expansão projetada para a cana não se deve à produção de etanol. "O etanol é conseqüência", afirmou Hilton Silveira.

 

Ele esclareceu que a produção de cana vai aumentar porque a modificação climática continua sendo adequada a essa cultura. "O etanol vai sair ganhando porque o clima vai favorecer a produção de cana".

 

A mandioca é outro produto que não sairá perdendo com o aquecimento global, segundo o engenheiro agrônomo.

 

 

EVENTO

 

CASA COR BAHIA 2008 LANÇA PROJETO 'NOVOS TALENTOS'

 

 

 

A 14ª edição da Casa Cor Bahia, marcada para começar em 18 de setembro, será este ano uma vitrine e tanto na carreira de cinco jovens. É que, pela primeira vez, a mostra baiana abriu vagas para os universitários que estão prestes a concluir o curso ou para aqueles que ainda não têm três anos de formados —tempo mínimo exigido para participar do evento. A iniciativa, que foi batizada de Novos Talentos, terá quatro ambientes na exposição, que prossegue até 26 de outubro, no Hotel da Bahia. Sob a supervisão de Rogério Menezes, o autor do projeto máster deste ano, o grupo estreante é formado por Gabriel Magalhães & Luiz Cláudio Souza (Galeria Leste), Leonardo Mascarenhas (Galeria Oeste), Lu Gama (Banheiro Público Feminino – 4º andar) e Alter Fernandez (Banheiro Público Masculino – 4º andar).

 

Servidores estaduais participam de capacitação

para consumo eficiente de energia elétrica

 

 

Depois dos setores de compras e de manutenção, chegou a vez dos

servidores estaduais que atuam na área de construção participarem da

capacitação em eficiência energética. Fruto de uma parceria entre a

Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, e o governo do estado da Bahia, o

curso será realizado nos próximos dias 11, 12 e 13 de agosto, no Salão

Azul da Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM).

 

Ao longo dos três dias, os profissionais receberão instruções sobre

Aquecimento Solar, Diagnóstico Energético, Edificações, Iluminação, Ar

Condicionado, dentre outros. O treinamento será ministrado por Ana

Christina Mascarenhas, coordenadora do Programa de Eficiência Energética

da Coelba; Carlos Farias, diretor executivo da Dasol ? Departamento

Nacional de Aquecimento Solar da Abrava; e pelo engenheiro mecânico

Lázaro Peres.

 

 

Seminário discute criatividade

 

A  comunicação intercultural, que remonta aos primórdios da humanidade, se apresenta, hoje, mais do que nunca, como condição de sobrevivência global, uma vez que a interdependência dos povos exige uma comunicação cada vez mais eficaz, observa o jornalista e cientista político José Roberto Whitaker Penteado. O tema vai ser tratado por Penteado no seminário Criatividade Âmago das Diversidades Culturais - A Estética do Sagrado. O evento, nos dias 21, 22 e 23 no Hotel Pestana, em Salvador, vai reunir alguns dos mais importantes estudiosos da questão cultural no mundo.

______________________________________________________________________